Notícias

Sertão do Pajeú chega aos 100 óbitos por Covid-19

Por André Luis

São José do Egito registrou seu terceiro óbito.

Triunfo contínua com alta de casos.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quinta-feira (20.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 5.152 casos confirmados de Covid-19. Nove cidades registraram juntas 92 novos casos nas últimas 24 horas.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 2.939 confirmações. Logo em seguida, com 384 casos confirmados está Tabira,  São José do Egito está com 379 casos confirmados, Afogados da Ingazeira está com 347, Triunfo tem 204, Carnaíba está com 154 e  Calumbi está com 130 casos confirmados.

Flores tem 107 casos, Itapetim tem 86, Quixaba tem 80, Brejinho está com 61, Iguaracy tem 61, Santa Cruz da Baixa Verde tem 59, Solidão está com 54, Tuparetama tem 52, Santa Terezinha tem 43 e Ingazeira tem 12 casos confirmados.

Mortes – Com mais um óbito em São José do Egito, a Região tem agora no total, 100 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 44, Triunfo e Carnaíba tem 9 óbitos cada, Afogados da Ingazeira 8, Tabira tem 6, Flores tem 5, Tuparetama tem 4, Quixaba, Iguaracy, Itapeitim e São José do Egito tem 3 cada, Santa Terezinha tem  2 óbitos e Calumbi tem 1 óbito.

Recuperados – A região conta agora com 4.302 recuperados. O que corresponde a 83,50% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 7h55 desta sexta-feira (21.08), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Outras Notícias

IF Sertão-PE oferece 91 vagas para cursos superiores em Salgueiro, Ouricuri e Floresta

O IF Sertão-PE está ofertando 91 vagas remanescentes em cursos superiores, com ingresso em 2014.2. As oportunidades são para os cursos de Gestão da Tecnologia da Informação (07) e Licenciatura em Química (27), no campus Floresta; Licenciatura em Física (23) e Tecnologia em Alimentos (17), em Salgueiro, e Licenciatura em Química (17), no campus Ouricuri. […]

SAM_5618O IF Sertão-PE está ofertando 91 vagas remanescentes em cursos superiores, com ingresso em 2014.2. As oportunidades são para os cursos de Gestão da Tecnologia da Informação (07) e Licenciatura em Química (27), no campus Floresta; Licenciatura em Física (23) e Tecnologia em Alimentos (17), em Salgueiro, e Licenciatura em Química (17), no campus Ouricuri.

Os interessados devem comparecer até 22 de agosto ao campus do curso escolhido e apresentar um documento de identificação com foto e o boletim de desempenho do Enem 2013, que pode ser obtido no endereço eletrônico: sisu.mec.gov.br.

O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de agosto, com matrículas previstas para os dias 27, 28 e 29 deste mês. O edital e outras informações sobre o processo seletivo para vagas podem ser obtidos no site:www.ifsertao-pe.edu.br/reitoria.

Mulheres na Política

Quando falamos em mulheres e Política, logo nos vem à mente a dificuldade que nós mulheres enfrentamos em chegar a ocupar cargos do poder publico, dificuldade esta que não se acaba quando uma candidata é eleita, pelo contrário, estas sofrem além do peso do cargo, o machismo da política, construída historicamente no masculino e para […]

Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Quando falamos em mulheres e Política, logo nos vem à mente a dificuldade que nós mulheres enfrentamos em chegar a ocupar cargos do poder publico, dificuldade esta que não se acaba quando uma candidata é eleita, pelo contrário, estas sofrem além do peso do cargo, o machismo da política, construída historicamente no masculino e para o masculino.

No Pajeú, sobretudo, nos municípios de Afogados da Ingazeira e Carnaíba, esse machismo foi muito mais descarado e voltou muito mais forte na última eleição municipal, de 02 de outubro de 2016. Com um número de 20 candidatas a vereadora, nenhuma obteve êxito, e ainda pior é constatar que algumas candidatas não tiveram nem os próprios votos, no município de Afogados.

Nós que formamos o Fórum de Mulheres do Pajeú, e compomos o Fórum de Mulheres de Pernambuco e a Articulação de Mulheres Brasileiras, estamos no Pajeú há mais de 10 anos como Fórum, mas enquanto entidades que buscam construir uma equidade de gênero, desde a década de 1980 e vemos este fato com muita tristeza e indignação, mas também enxergamos esse momento histórico como uma oportunidade de reflexão social e politica, não apenas como movimento, mas enquanto cidadãs.

Reflexão esta que já iniciamos nas últimas eleições municipais, quando na ocasião desenvolvemos a pesquisa “Mulheres construindo Poder”, através da escuta de mulheres sobre o poder e suas relações, suas funções. Essa pesquisa demonstrou que no cotidiano as mulheres se vêem construindo e transformando relações de poder na sua comunidade (sítio, bairro), os seus depoimentos eram repletos de ações de liderança, transformações delas próprias através de trabalhos de entidades feministas e/ou de mulheres empoderadas nessa região. Porém quando indagadas sobre a ocupação dos cargos públicos estas os vinham como algo muito distante de suas realidades. Quase impossíveis.

Esse sentimento de distanciamento das mulheres com relação à política, já evidenciada na pesquisa e comprovada no pleito deste ano, trás a tona a ausência de representatividade da maior parcela da população, as mulheres, nos lugares de maior decisão política municipal, estadual e nacional, o que só evidencia a falência desse sistema político. Embora a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) oriente o percentual máximo de vagas de 70% e mínimo de 30% de candidaturas de um mesmo gênero, esta se tornou obrigatória apenas em 2009.

No entanto esta legislação vem se mostrando insuficiente para aproximar as mulheres da política eleitoral. Ao passo que partidos entendem a participação das mulheres apenas como uma obrigatoriedade legal e não trabalham essas candidaturas continuamente, perpetuando o vício em reservar para as mulheres, candidaturas de última hora, que não garantem fundos partidários para sua campanha e não reservam horários nas propagandas eleitorais nos meios de comunicação.

Tais partidos ao contrário de seguir a orientação do Tribunal Superior Eleitoral de que na impossibilidade de registro de candidaturas femininas no percentual mínimo de 30%, deve-se reduzir o número de candidatos do gênero masculino para se adequar às cotas de gênero, usam a tática de caçar candidatas “laranjas”.

Assim, podemos nos perguntar: Por que homens se interessam mais por política do que Mulheres? Por que mesmo com candidaturas e campanhas femininas, foram eleitos apenas homens em muitos municípios Brasileiros?

O movimento de mulheres do Pajeú acredita que o desafio urgente para nós e de toda a sociedade é não apenas responder a essas perguntas, mas, sobretudo, mudar essa realidade. Mudança essa que acreditamos ser uma luta contra o machismo e contra a estrutura política que está posta baseada no poder econômico.

Avançamos na conquista da legislação eleitoral, embora não seja suficiente, mas ainda precisamos manter a luta pelo empoderamento das mulheres para que possamos chegar a uma representatividade legítima nos partidos políticos e consequentemente nas candidaturas e nos cargos eletivos.

A desigualdade de gênero na política nada mais é do que a representação do conjunto de desigualdades vivenciadas pelas mulheres no seu cotidiano e que se reflete na reprodução do pensamento machista também representado nas urnas.

É preciso um trabalho educativo constante com a população no sentido de construção da equidade que devem estar expressa no currículo escolar e em outros processos educativos na vida de crianças e jovens: em casa, na escola, na sociedade…

Para além das urnas, a igualdade entre homens e mulheres ainda é uma luta cotidiana das mulheres na busca da equidade na política e em outras dimensões da sociedade.

Nesse sentido, o Fórum de Mulheres do Pajeú, reafirma sua luta pela igualdade de gênero no Sertão do Pajeú, pela erradicação da violência doméstica, da exclusão econômica das mulheres e da equidade na política. Seguiremos em debate e reflexões no sentido de ampliar nossas forças e alcançarmos cada vez mais mulheres de toda a região para a luta pela consciência da importância da igualdade entre homens e mulheres e que não nos calemos diante de qualquer violência e exclusão.

Fórum de Mulheres do Pajeú

 

Serra: Arena da Copa espera grande público neste sábado

No início da tarde deste sábado (28) os comandados de Luiz Felipe Scolari terão o primeiro grande desafio no sistema de mata-mata, o adversário é o perigoso Chile. Fazendo aquela corrente pra frente, a prefeitura de Serra Talhada lembra que o encontro está marcado para a “Arena”, montada na Estação Ferroviária. Já a partir do […]

unnamed (2)

No início da tarde deste sábado (28) os comandados de Luiz Felipe Scolari terão o primeiro grande desafio no sistema de mata-mata, o adversário é o perigoso Chile. Fazendo aquela corrente pra frente, a prefeitura de Serra Talhada lembra que o encontro está marcado para a “Arena”, montada na Estação Ferroviária.

Já a partir do meio dia o telão de alta definição, de 4×6 metros já estará funcionando, fazendo o verdadeiro esquenta esperando a bola rolar.

“Agora é matar ou morrer e esperamos uma multidão pra juntos fazermos a corrente pra frente. Vamos passar pelo Chile”, apostou o prefeito Luciano Duque.

IPA participa do projeto Colmeia do SESC em Arcoverde

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participa da 7ª Edição do Projeto Colmeia, coordenado pelo SESC – Arcoverde, apresentando a oficina “Tecnologia para Produção de Hortaliças Orgânicas”, apresentando técnicas e incentivando o cultivo de hortaliças orgânicas com vistas a proteção ambiental e o consumo de uma alimentação mais saudável pela população. Durante o evento, foram distribuídas aproximadamente 1000 mudas (Neem, […]

projetocolmeia(1)

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participa da 7ª Edição do Projeto Colmeia, coordenado pelo SESC – Arcoverde, apresentando a oficina “Tecnologia para Produção de Hortaliças Orgânicas”, apresentando técnicas e incentivando o cultivo de hortaliças orgânicas com vistas a proteção ambiental e o consumo de uma alimentação mais saudável pela população. Durante o evento, foram distribuídas aproximadamente 1000 mudas (Neem, Ipê roxo, Sabiá e Acácia).

O estande foi visitado por mais de 1,3 mil pessoas. O evento acontece anualmente e reúne várias instituições parceiras que prestam diferentes
serviços à sociedade. Participaram os pesquisadores e técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco IPA, em Arcoverde, Maria da Conceição Silva, Vanda Lúcia Arcanjo, Anselmo Alves Vaz e Gilberto Soares

Serra Talhada: Marcus Godoy defende escolha de nome “realmente preparado” no bloco governista

Presidente da CDL, que tem nome cotado diz estar a disposição. “Não faço politicagem não tenho preocupação em empregar parentes”. Na entrevista que concedeu ao radialista Anderson Tennens para a Rádio Pajeú e o blog, o presidente da CDL Serra Talhada, Marcus Gody foi perguntado se vai deixar a entidade para disputar as eleições de […]

Presidente da CDL, que tem nome cotado diz estar a disposição. “Não faço politicagem não tenho preocupação em empregar parentes”.

Na entrevista que concedeu ao radialista Anderson Tennens para a Rádio Pajeú e o blog, o presidente da CDL Serra Talhada, Marcus Gody foi perguntado se vai deixar a entidade para disputar as eleições de 2020. Ele é cotado como possível nome do bloco governista.

“O momento que nós empresários e a população de Serra Talhada vivemos é um momento de empreender, um momento de trazer oportunidades para as pessoas, de trazer investimentos para a nossa região. Questão de política nós vamos ver na frente, eu não estou preocupado com isso”.

Marcos disse que não tem vocação para impor nome ou bater na mesa para forçar uma candidatura. Mas fez considerações sobre os critérios que devem nortear a escolha.

“O meu nome está a disposição de Serra Talhada. Se a população entender que quer um candidato que não faz politicagem, que vai trabalhar pelo município, investir, então meu nome está a disposição”.

Mas disse que não tem nenhuma imposição. “Tô aberto a conversa. Acho que esse debate tem que ser mais a frente, tem que cobrar, discutir, essa proposta tem que ser bem detalhada porque quem for assumir a Prefeitura de Serra Talhada no momento de crescimento, de investimento, ele tem que estar preparado”.

Disse mais: “esse debate tem que ser mais provocado, ver se a pessoa está preparada, se tem vocação e está focada no desenvolvimento e manter o crescimento implantado pelo prefeito Luciano Duque”.

“Você está preparado?” – perguntou Tennens. “Eu digo que estou sempre aprendendo. Eu achava que sabia muito e estava preparado pra tudo. Assumi a CDL de Serra Talhada e vi que aprendi e estou aprendendo muito. Sobre a prefeitura digo que estou disposto a aprender. Vim de baixo, sou simples e disposto a adquirir conhecimento, procurar as pessoas corretas para estar nos locais corretos, descentralizar os serviços e as obrigações”.

E acabou falando em perfil de gestão. “Temos que formar uma equipe com um gestor com foco na cidade sem interesses pessoais. Não tenho como não tenho nenhuma preocupação em empregar familiares, ou algo nesse sentido. O meu foco é colocar a pessoa certa independente de classe social, raça, no lugar certo. Que tenha vocação e capacidade de desempenhar as funções que o município precisa”.