Sertania: Vereador diz que Prefeito quer criar trem da alegria no município
Através de um e-mail, o vereador Antônio Henrique Ferreira –Fiapo (PSB), relatou que prefeito Guga Lins (PSDB) quer implantar um “trem da alegria” no município.
Veja a baixo o e-mail enviado pelo vereador:
“O prefeito de Sertânia, Senhor Gustavo Maciel Lins de Albuquerque – Guga Lins-, encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei, criando um verdadeiro “trem da alegria”. O PL 02, de 02 de junho de 2014, trata da criação de 229 cargos comissionados. Cargos sem a menor necessidade para o município, como Secretaria de Comunicação, Secretaria de Cerimonial, Secretaria de Controle dos Conselhos Municipais, Secretaria de Defesa Civil ( vão precisar criar as calamidades, tipo enchentes, deslizamentos de barreiras, terremoto, etc) Todos esses cargos com vencimentos de R$ 3.200,00 e que no projeto de lei sequer tem atribuições.
Só para que se tenha uma ideia, apenas na Secretaria de Saúde, das mais criticadas da gestão, comandadas pela primeira dama Dra. Tatiana Mindelo, estão criando 10 cargos de assessor de gabinete e 10 de auxiliar de secretaria. O gabinete do prefeito passará a ter 45 cargos comissionados (a estrutura física não suporta tanta gente), entre eles três cargos de gerente geral (se é geral não seria apenas um?).
Serão quase cem cargos a mais do que os atuais e o custo será de R$ 5 milhões por ano.
O custo anual referente aos cargos apenas do Gabinete do prefeito e da Secretaria de Saúde será de mais de um milhão e novecentos mil reais . Pode esse prefeito falar em crise?
Em Sertânia falta remédios, merenda, muitas vezes falta transporte escolar por vários dias e o Governo quer fazer essa farra?
E tem mais: o Projeto de Lei foi encaminhado com solicitação de tramitação em regime de urgência e ainda com efeitos financeiros retroativos a 1º de maio.
Por que a urgência e por que retroativo? Será que já distribuíram os cargos e por isso toda essa pressa? É muito estranho essa urgência, já que o Governo Municipal ainda não encaminhou à Câmara de Vereadores a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, para o exercício 2015, que teria que ser enviada até 30 de abril.
O mais grave é que o Projeto de lei é inconstitucional, pois desobedece a Lei Complementar 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede a criação de cargos, quando o município estiver comprometendo 51,30% de sua receita corrente líquida com pessoal e o município de Sertânia está comprometendo mais de 65%.
Apesar de ser inconstitucional, conter muitas falhas, faltar documentos obrigatórios, como a declaração do prefeito a respeito da devida adequação financeira( art. 16, inciso II, da LRF), o projeto será votado e certamente aprovado, já que o Prefeito conta com 7 vereadores na Câmara,
Embora a sua coligação tenha elegido apenas 5 vereadores, o prefeito conseguiu a adesão vergonhosa dos Vereadores do PC do B, Damião Silva e Magaly Andrade Galindo que, certamente, como os demais vereadores da base do governo terão mais alguns cargos.
Para que servirá esse “trem da alegria”? Não será apenas para colocar mais parentes do prefeito (já tem 3 primos como secretários outros em diverso cargos) e mais apadrinhados e garantir votos para os seus candidatos?
Iremos recorrer à Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público para proibir essa grande farra que pretendem fazer com o dinheiro público”, concluiu. A sessão da Câmara acontece na próxima segunda feira dia 30 de junho.