Notícias

Sertânia: prefeitura inicia obra de urbanização do largo Maria Francisca de Jesus

Por Nill Júnior

O Governo Municipal de Sertânia iniciou a obra de urbanização do largo Maria Francisca de Jesus.  Os trabalhos fazem parte do plano estratégico da Prefeitura para requalificar diversos espaços do município e promover a qualidade de vida e o bem-estar da população. Estão sendo investidos R$ 309.040,88 de recursos estaduais do FEM (Fundo de apoio aos Municípios) e em recursos próprios.

O local vai receber pavimentação em paralelepípedos graníticos, ligando da Rua Frei Caneca (ao lado da torre de telefonia – por trás do Fórum), até a Rua Vidal de Negreiros. Dentro desse serviço será construída, ainda, uma calçada para garantir a segurança do pedestre. A medida visa atender as normas de acessibilidade.

Além da pavimentação, será construída uma área de lazer (praça/canteiro), com piso intertravado, bancos e iluminação LED.  Também será feita uma estrutura para conter o talude da linha férrea. O canal de escoamento de águas pluviais será coberto e será construída uma ponte para viabilizar a efetivação desses trabalhos.  A empresa responsável pela obra é a MWR Construtora EIRELI – ME.

O investimento no paisagismo do município, bem como na criação de espaços de lazer já vem acontecendo desde o início da gestão. A Prefeitura recuperou, iluminou e melhorou vários canteiros e praças, requalificou a Praça Raul Guimarães no centro da cidade, está concluindo a nova Praça da Rua Amaro Lafayette e está fazendo licitações para requalificação e construção de praças nas comunidades de Caroalina, Várzea Velha e Waldemar Siqueira. São intervenções modernas, que geram mais mobilidade, funcionalidade e beleza para os sertanienses.

Outras Notícias

Paulo Câmara vai construir Parque da Feira do Gado de Tabira, promete Secretário Figueira

Por Anchieta Santos “Além da expectativa”. Foi assim que o Presidente do PSB de Tabira Pipi da Verdura definiu o encontro do PSB no último sábado para receber as filiações do ex-prefeito Josete Amaral e novas lideranças ao partido, como o vereador Edmundo Barros, empresários Paulo Manu e Lúcia Simões, Aristeia da Farmácia, Ricardo Nascimento, […]

12921004_1718136481773710_1664290547_n

Por Anchieta Santos

“Além da expectativa”. Foi assim que o Presidente do PSB de Tabira Pipi da Verdura definiu o encontro do PSB no último sábado para receber as filiações do ex-prefeito Josete Amaral e novas lideranças ao partido, como o vereador Edmundo Barros, empresários Paulo Manu e Lúcia Simões, Aristeia da Farmácia, Ricardo Nascimento, Adelmo Cabral (presidente da Coodapis), ex-vereador Irmão Betinho e Ricardo do Posto.

O evento realizado na Câmara contou com presenças do Secretário da casa Civil Antônio Figueira e do Chefe de Gabinete do Governador Paulo Câmara, João Campos. A boa notícia foi dada pelo Secretário Antônio Figueira: “Até o meio do ano o Governo do estado promoverá a licitação para a construção do Parque da Feira do Gado de Tabira”.

A notícia só confirma informação passada em off semana passada a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta pelo empresário Téa da Damol, que pediu reserva, para que algum representante do governo fizesse o anuncio oficial.

Téa está entre as lideranças que muito tem lutado pela conquista do Pátio da feira. Prefeitos de cidades da região como José Patriota de Afogados da Ingazeira, Delson Lustosa de Santa Terezinha e Arquimedes Machado de Itapetim, compareceram à solenidade.

De zero, Arcoverde já pula pra quatro candidatos “da terra”

De cidade com zero nomes da terra, Arcoverde virou a cidade com mais nativos candidatos por metro quadrado. Já Morreu (Estadual pelo PSB), Olavo Bandeira (Estadual pelo PSDB), Warton Brito (Federal pelo PT) e por fim, Luciano Pacheco, a ser anunciado candidato a Federal pelo PRD. O movimento não tem a bênção dos principais nomes […]

De cidade com zero nomes da terra, Arcoverde virou a cidade com mais nativos candidatos por metro quadrado.

Já Morreu (Estadual pelo PSB), Olavo Bandeira (Estadual pelo PSDB), Warton Brito (Federal pelo PT) e por fim, Luciano Pacheco, a ser anunciado candidato a Federal pelo PRD.

O movimento não tem a bênção dos principais nomes da cidade. O prefeito Zeca Cavalcanti apoia os irmãos Gouveia,  Marcelo e Gustavo. A movimentação recente de Luciano Pacheco inclusive gerou o afastamento entre eles.

Já a ex-prefeita Madalena Brito apoia Diogo Moraes para Estadual e Felipe Carreras para Federal.

SJE está entre os 10 municípios de Pernambuco com boas práticas de gestão

São José do Egito acaba de conquistar o reconhecimento estadual ao figurar entre os 10 municípios de Pernambuco com boas práticas de gestão. O município agora passa a integrar o Banco de Boas Práticas da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e também o Programa de Intercâmbio Municipal, reforçando seu papel como referência em iniciativas públicas […]

São José do Egito acaba de conquistar o reconhecimento estadual ao figurar entre os 10 municípios de Pernambuco com boas práticas de gestão. O município agora passa a integrar o Banco de Boas Práticas da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e também o Programa de Intercâmbio Municipal, reforçando seu papel como referência em iniciativas públicas que geram impacto real na vida da população.

O destaque foi conquistado por meio do Hub da Agricultura, projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico através da Sala do Empreendedor. A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer o produtor rural, promovendo capacitação, incentivo à formalização e abertura de novos mercados para a produção local.

Mais do que uma ação pontual, o Hub da Agricultura representa um resgate da identidade do produtor rural egipciense. O projeto oferece suporte técnico e estratégico para que os agricultores passem a enxergar suas atividades como negócios estruturados, ampliando oportunidades de crescimento e geração de renda.

Com acesso à capacitação e orientação, os produtores conseguem melhorar a qualidade da produção, alcançar novos públicos e aumentar sua competitividade no mercado.

Reconhecimento estadual e troca de experiências

Ao entrar para o Banco de Boas Práticas da AMUPE, São José do Egito passa a compartilhar sua experiência com outros municípios pernambucanos, contribuindo para o fortalecimento da gestão pública em todo o estado.

O município também será destaque durante o 9º Congresso Pernambucano de Municípios, que acontece no dia 27 de abril, em Recife, onde o projeto será apresentado como exemplo de inovação e resultado na gestão municipal.

O reconhecimento reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas eficientes e transformadoras, especialmente voltadas ao desenvolvimento econômico e valorização do homem do campo.

O prefeito destacou a importância da conquista para o município:

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, investindo em ações que realmente fazem a diferença na vida das pessoas. O Hub da Agricultura é um exemplo de como é possível fortalecer o produtor rural, gerar oportunidades e desenvolver a nossa economia com trabalho e compromisso.”

Junho: zero homicídios em 98 municípios pernambucanos

O balanço das estatísticas criminais da Secretaria de Defesa Social (SDS) mostra que o mês de junho terminou com 98 municípios pernambucanos sem registro de homicídios. A Zona da Mata pernambucana se destaca pelo segundo mês com uma redução de 13% no número de mortes. Em junho de 2023, foram registradas 47 mortes na região, […]

O balanço das estatísticas criminais da Secretaria de Defesa Social (SDS) mostra que o mês de junho terminou com 98 municípios pernambucanos sem registro de homicídios.

A Zona da Mata pernambucana se destaca pelo segundo mês com uma redução de 13% no número de mortes. Em junho de 2023, foram registradas 47 mortes na região, contra 54 no mesmo período de 2022.

A queda da violência também se apresenta na Região Metropolitana do Recife com redução de 11,3%, sendo 63 crimes violentos em 2023, contra 71 no mesmo mês de 2022. Já no Sertão, a diminuição dos casos de CVLI, saiu de 40, em 2022, para 36 em 2023, o que representa uma queda de 10% nos números.

As análises criminais contabilizaram de janeiro a junho, 4,8% menos CVLIs do que no mesmo período em 2022, que corresponde a 1.722 vítimas, comparado a 1.809 do ano anterior. A resultou em 78 conduções por flagrante de acusados de cometer homicídios. Dos 254 casos de CVLIs registrados em Pernambuco, no mês de junho, 174 (68,5%) foram motivadas por atividades criminais.

Ex-prefeito de Iguaracy diz que fala de Teobaldo foi alvo de trucagem

Prezado Nill, A respeito da nota sobre o Dep. Ricardo Teobaldo, na sua coluna de hoje, reconheço a impropriedade da expressão por êle usada, mas esclareço que o Deputado na verdade, fazia uma brincadeira referindo-se à minha pessoa, e não ao atual prefeito. Na verdade houve uma trucagem criminosa da fala do deputado, cuja autoria […]

Prezado Nill,

A respeito da nota sobre o Dep. Ricardo Teobaldo, na sua coluna de hoje, reconheço a impropriedade da expressão por êle usada, mas esclareço que o Deputado na verdade, fazia uma brincadeira referindo-se à minha pessoa, e não ao atual prefeito.

Na verdade houve uma trucagem criminosa da fala do deputado, cuja autoria já foi identificada, e as providências estão sendo tomadas pela sua assessoria jurídica. Confira a transcrição e o vídeo original:

 

“Não tem esse negócio de dizer que vai se aposentar não! Você vai é pegar no serviço de nôvo! E ainda tem uma diferença: Êle vai se lascar quando êle pegar a prefeitura de nôvo…”

Observe-se que a todo tempo o Deputado fala com a platéia e aponta para minha pessoa, que estava sentado ao seu lado.

Agradeço pela sua atenção e me coloco a disposição.

Abraços,

Francisco Dessoles