Notícias

Sertanejo participa de celebração com Papa Francisco e ganha solidéu para Museu

Por Nill Júnior

O afogadense Matheus Ataide, que hoje reside em Roma na Itália, onde terminou o bacharelado de teologia e dará início ao mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, participou da Celebração de Corpus Christi neste domingo (18) com o Papa Francisco.

Matheus falou desse momento ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, sobre como foi participar de uma celebração tão importante ao lado do papa Francisco.

“Marcou a minha vida e a minha história. Estive boa parte do tempo junto ao papa na celebração, foi muito importante pra mim, muito emocionante e muito significativo”, disse.

Antes da missa teve um momento particular com o papa Francisco. “Ele me chamou em particular e perguntou sobre mim, sobre a minha família, sobre os meus estudos, sobre tudo aquilo que eu estava fazendo durante a minha caminhada vocacional. Não tenho palavras para descrever aquele momento”, comemorou Matheus.

Matheus também conseguiu junto ao papa um presente para o Museu do Rádio em Afogados da Ingazeira. O Solidéu, usado por Francisco durante a celebração.

O papa na celebração de ontem e o solidéu (detalhe) doado ao Museu da Rádio Pajeú

“Perguntei se ele poderia me presentar com o Solidéu. Expliquei que seria pra doar à Rádio Pajeú. Falei rapidamente sobre a história da Rádio , a importância para a região como um meio de comunicação que acima de tudo evangeliza e também tem um papel social”, disse.

O solidéu do Papa Francisco estará em breve chegando a Afogados da Ingazeira e será colocado em exposição no Museu do Rádio, onde se juntara a outras peças históricas.

Outras Notícias

Queda da Comissão do União Brasil impede chance de Augusto Valadares ser candidato em São José, dizem aliados

Marquerteiro Lula Vieira e servidor Jeverson Ricardo, ligados a Paulo Jucá, assumem legenda.  Aliados de Augusto Valadares dizem que movimentação acaba chances de Valadares ser candidato.  Lula nega manobra ou participação de Jucá. “Augusto será candidato pelo UB se não quiser” Mudança de última hora e surpreendente em São José do Egito. O partido tinha o […]

Marquerteiro Lula Vieira e servidor Jeverson Ricardo, ligados a Paulo Jucá, assumem legenda. 

Aliados de Augusto Valadares dizem que movimentação acaba chances de Valadares ser candidato. 

Lula nega manobra ou participação de Jucá. “Augusto será candidato pelo UB se não quiser”

Mudança de última hora e surpreendente em São José do Egito.

O partido tinha o comando de nomes como Edílio Lira, Hugo Rabelo e Ronaldo Muniz.

Agora, foi publicada a nova comissão provisória da legenda. Lula Vieira, marqueteiro ligado a Paulo Jucá, assumiu a legenda.

O vice é Jeverson Ricardo Felipe de Góis, do setor de compras da prefeitura,  que também tem ligação com o Secretário.

Para defensores da candidatura do prefeito de Ouro Velho,  a movimentação impede qualquer possibilidade de sua candidatura, pois lhe nega a legenda, a não ser que migrasse do partido, o que, dado o prazo legal, é muito complexo.

Para aliados de Augusto, articulação teria tido participação de Mendonça Filho, com autorização do presidente nacional Antônio Rueda.

Hugo Rabelo: “bons entendedores entenderão”

Procurado pelo blog, o agora ex-presidente Hugo Rabelo disse tratar o tema como a trava final à candidatura de Augusto. “De repente, fui filiar umas pessoas e minha senha caducou. Me disseram que seria restabelecido o acesso, mas não foi. Pelos nomes que nos substituíram, bons entendedores entenderão. Isso inviabiliza totalmente a candidatura de Augusto “, disse.

Ele trata a questão como quebra de confiança. “Se faz isso às vésperas, inviabiliza a possibilidade de Augusto ser candidato”. Disse ainda que a situação é irreversível porque Efrain Filho,  aliado de Augusto e nome importante do União Brasil,  está na França.

Lula Vieira nega manobra: “União Brasil não se negará caso Augusto seja o candidato”.

Procurado pelo blog, o novo presidente da Comissão Provisória, Lula Vieira, negou qualquer envolvimento de Paulo Jucá no processo.

“Ele não teve nenhuma participação. E não há manobra. Eu é que fui procurado por Mendonça Filho no dia 6 de março. Disse que precisava de aliados nos diretórios municipais”.

Lula rechaçou as críticas. “Não tenho nada contra Augusto. Se ele for o candidato, e quiser ser pelo União Brasil, será. Já Hugo é meu amigo. Pena que não me ligou antes”, afirmou.

Ele chegou a sugerir que vai solicitar a Mendonça mudança na Provisória para evitar más interpretações.

Reclamou também do irmão de Evandro, Esdras Valadares, que estaria querendo criar um fato com o episódio desnecessariamente. Chegou a indicar que estaria descompensado. “É uma tempestade em copo d’água.

Grupo ainda articulava candidatura de Augusto:

Pelo que o blog apurou, havia nas últimas horas uma movimentação intensa envolvendo governistas egipcienses e o ex-prefeito de Ouro Velho, Doutor Júnior, para um alinhamento em torno do recuo da decisão de Augusto em não disputar a prefeitura. O vice-prefeito Eclérinston Ramos e o empresário Edílio Lira eram dois dos articuladores. As conversas estariam andando. Mas a mudança da Comissão Provisória no União Brasil para quem defendia Augusto zerou o debate e deixou essa possibilidade como praticamente inviável.

Afogados promove ações de educação para o trânsito com alunos da rede municipal

Teve início, nesta quarta (14), a programação do Maio Amarelo – mês de sensibilização para um trânsito mais seguro – em Afogados da Ingazeira. Na Escola Municipal José Rodrigues, no bairro São Francisco, os alunos puderam participar de diversas atividades lúdicas e educativas voltadas para o aprendizado das normas de trânsito. Em um pista feita […]

Teve início, nesta quarta (14), a programação do Maio Amarelo – mês de sensibilização para um trânsito mais seguro – em Afogados da Ingazeira.

Na Escola Municipal José Rodrigues, no bairro São Francisco, os alunos puderam participar de diversas atividades lúdicas e educativas voltadas para o aprendizado das normas de trânsito. Em um pista feita de cartolina, simulando uma via pública, as crianças puderam “trafegar” com seus carrinhos de brinquedo respeitando as orientações das placas verticais de sinalização, além de seguirem as orientações semafóricas e observarem o respeito à faixa de pedestres.

“Essas ações educativas, trazendo esses conteúdos para as nossas crianças, são fundamentais para a sensibilização, desde cedo, da importância do respeito às normas de trânsito. A construção de um trânsito mais seguro em nossa cidade passa pela responsabilidade de todos nós,” afirmou a Secretária municipal de transportes e trânsito, Flaviana Rosa.

A Escola Municipal José Rodrigues possui 12 turmas de creche e pré-escola, com 257 alunos nos dois turnos. A programação educativa vai contemplar, até o final do mês, as demais escolas da rede municipal de ensino, em uma parceria com a secretaria municipal de educação.

Nesta quarta também foi realizada uma blitz educativa ao lado da catedral do senhor bom jesus dos remédios, com a participação da Guarda Civil Municipal e o apoio da PM. “Essas blitze educativas irão ocorrer até o final do mês, em locais variados, com o objetivo de conscientizar nossos condutores acerca do uso dos acessórios obrigatórios e do respeito à legislação de trânsito,” finalizou Flaviana. Além das blitze, palestras e ações educativas nas escolas, a programação do Maio Amarelo também inclui uma reunião com os comerciantes e empresários das principais ruas do comércio de Afogados, para apresentação dos projetos de engenharia de trânsito para tais vias, além de uma caminhada com as crianças da rede municipal de ensino no último dia da programação (30).

Moradores continuam no prejuízo em avenida de Tabira após castigo da prefeita

Moradores da Avenida Raimundo Ferreira, nas proximidades do Hospital de Tabira, convivem com alagamentos, bloqueios de vias e deslizamentos provocados após a não realização de uma obra de duplicação na localidade. Com promessas de melhoramento do trânsito na entrada da cidade, a prefeita Nicinha Melo (MDB) assinou a ordem de serviço para início da obra […]

Moradores da Avenida Raimundo Ferreira, nas proximidades do Hospital de Tabira, convivem com alagamentos, bloqueios de vias e deslizamentos provocados após a não realização de uma obra de duplicação na localidade.

Com promessas de melhoramento do trânsito na entrada da cidade, a prefeita Nicinha Melo (MDB) assinou a ordem de serviço para início da obra no dia 06 de maio de 2022, no entanto, a avenida já havia sido fechada meses atrás tornando complicado a locomoção de moradores e comerciantes que empreendem no local.

De acordo com uma moradora que necessita de tratamento no hospital municipal, e fica do outro lado da avenida, ninguém da prefeitura aparece no local para dar alguma satisfação. “Deus é que nos ajuda, ninguém aparece aqui. Tá com um mês que fiz fisioterapia, pois eu não tenho condições de andar e sempre preciso de alguém que ajude a subir esse calçadão”, disse à reportagem da Rádio Cidade FM 97,7.

E continuou. “A prefeita e o marido acabaram com a rua. Agora só existe Deus para nos socorrer. Mas, quem faz aqui, paga aqui”, lamentou.

Para piorar a situação, após as fortes chuvas que caíram ao longo da madrugada desta quarta-feira, 30, mais uma vez uma cratera foi aberta no calçadão da avenida. Grande parte da parede que dava sustentação a passarela foi abaixo levando postes de iluminação pública ao chão. Por sorte, ninguém passava pelo local.

O vereador Dicinha do Calçamento, em entrevista a reportagem, cobrou atuação dos parlamentares da situação que prometeram uma reunião dos moradores junto a prefeita para resolver a situação, fato esse que nunca aconteceu. “Acho até que eles querem ajudar, mas se ‘derem um pio’ a coisa fica feia, são mais dois anos de castigo pra eles, ficando a rua castigada e os vereadores da situação castigados”, afirmou. As informações são do Tabira Hoje.

Gilson Bento anuncia apoio a Marília

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento,  do Republicanos,  anunciou apoio à candidatura de Marília Arraes,  do Solidariedade. “Após reunião realizada hoje com lideranças que compõem o grupo político que lidero, venho informar que  apoiarem a candidata Marília Arraes no segundo turno”. Gilson também comemorou a votação que seu grupo deu a Silvio Costa Filho,  com […]

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento,  do Republicanos,  anunciou apoio à candidatura de Marília Arraes,  do Solidariedade.

“Após reunião realizada hoje com lideranças que compõem o grupo político que lidero, venho informar que  apoiarem a candidata Marília Arraes no segundo turno”.

Gilson também comemorou a votação que seu grupo deu a Silvio Costa Filho,  com 2.662 votos, Gustavo Gouveia e Paulo Jucá,  com 1.663 e  1.306 votos respectivamente.

Caso Marielle: polícia faz nova operação para cumprir 16 mandados de busca e apreensão

G1 Agentes da Divisão de Homicídios (DH) da Polícia Civil do Rio de Janeiro fazem uma nova operação, na manhã desta quarta-feira (13), para cumprir 16 mandados de busca e apreensão no caso da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O foco dos policiais são documentos, celulares e computadores que possam […]

G1

Agentes da Divisão de Homicídios (DH) da Polícia Civil do Rio de Janeiro fazem uma nova operação, na manhã desta quarta-feira (13), para cumprir 16 mandados de busca e apreensão no caso da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O foco dos policiais são documentos, celulares e computadores que possam ajudar nas investigações.

Entre os endereços estão imóveis relacionados a três PMs e um bombeiro militar. No início da manhã, os agentes do Ministério Público e da Polícia Civil faziam buscas na casa do bombeiro Maxwell Simões Correa, conhecido como Suel, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade.

Nesta terça, a polícia prendeu o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz. Ronnie é apontado como autor dos disparos que mataram a vereadora e o motorista. Élcio teria dirigido o Cobalt usado no crime. O carro ficou de tocaia no endereço onde Marielle participava de um evento e a seguiu até o Estácio, onde ela e Anderson foram mortos.