Notícias

Serra Talhada realizou o I Seminário do Plano Municipal de Política Pública para Primeira Infância

Por Nill Júnior

unnamed

Aconteceu na manhã desta quinta (13) no Salão Paroquial, o I Seminário de Elaboração e aprovação do Plano Municipal de Política Pública para Primeira Infância de Serra Talhada na Capital do Xaxado. Até às 17 horas haverá discussão de todas as propostas apresentadas pelas entidades reunidas nas ouvidas anteriores.

De acordo com José Ricardo Oliveira, Coordenador executivo do CENDHEC (Centro Dom Helder Câmara), “O seminário garante o direito da efetiva participação dos mais variados segmentos que atuam na garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, defendeu ele.

O Plano Municipal de Política Pública para Primeira Infância tem apoio da Fundação Abrinq e Save the Children.  Participam do encontro APAE, Pastoral do Menor, Conselhos Tutelar e de Direito, OSOPE, Pastoral da Criança, Mãe Coruja e secretarias da administração municipal entre outras entidades representativas.

“Este ato reafirma o compromisso da nossa gestão em assegurar os direitos de crianças e adolescentes. Mobilizamos as nossas secretarias e as entidades da sociedade civil para aprovarmos o plano e darmos as mãos com o intuito de garantir este direito”, disse o Prefeito Luciano Duque.

Está previsto para logo mais às 16 horas a Reunião do Conselho de Direitos para aprovação do Plano decenal pela Primeira Infância e logo em seguida, às 16:30 a apresentação do Pano aprovado às 17 horas acontecerá o encerramento do Seminário quando será dado os encaminhamentos finais.

Outras Notícias

Sem lixão Flores entra para lista dos municípios que tratam corretamente os resíduos sólidos

A Prefeitura de Flores, através das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura celebrou um Convênio de Cooperação com o município de Salgueiro, que visa à correta destinação e tratamento dos resíduos sólidos. Com início da operação, Flores entra para lista dos Municípios de Pernambuco que depositam seus resíduos sólidos em local adequado, seguindo o que […]

A Prefeitura de Flores, através das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura celebrou um Convênio de Cooperação com o município de Salgueiro, que visa à correta destinação e tratamento dos resíduos sólidos.

Com início da operação, Flores entra para lista dos Municípios de Pernambuco que depositam seus resíduos sólidos em local adequado, seguindo o que prescreve a Lei 12.305/2010, acabando de forma definitiva com o uso do lixão.

Além de cumprir a legislação, a administração municipal cumpre o prazo estabelecido pelo o Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE, de substituir lixões por aterros sanitários.

O primeiro dia de operação do transporte de resíduos sólidos para o aterro sanitário do município de Salgueiro foi acompanhado por Anna Eduarda Falcão, Engenheira Ambiental da CPRH e, pelo Secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do município, Júnior Campos.

“Não estamos apenas retirando os nossos resíduos sólidos, e depositando em um local para o tratamento adequado e sim, cuidando de saúde pública e do meio ambiente”, disse o secretário.

Para o prefeito do município, Marconi Santana “mais uma demonstração do quanto nossa administração é compromissada com as questões ambientais, com os órgãos de controle e com a qualidade de vida de nossa população”.

Solidão realizará mais uma edição da tradicional Festa dos Bacamarteiros neste fim de semana

Evento acontece nos dias 16 e 17 de agosto com apresentações culturais e caminhada até a gruta A cidade de Solidão-PE realizará, nos dias 16 e 17 de agosto, mais uma edição da tradicional Festa dos Bacamarteiros. O evento reúne cultura, fé e tradição, com uma programação especial que promete movimentar o município. A abertura […]

Evento acontece nos dias 16 e 17 de agosto com apresentações culturais e caminhada até a gruta

A cidade de Solidão-PE realizará, nos dias 16 e 17 de agosto, mais uma edição da tradicional Festa dos Bacamarteiros. O evento reúne cultura, fé e tradição, com uma programação especial que promete movimentar o município.

A abertura será neste sábado (16), com a recepção oficial aos bacamarteiros às 16h, no portal de entrada da cidade. À noite, a partir das 19h, a Praça José Barros Sobrinho será palco de apresentações culturais com o Grupo de Xaxado Bandoleiros de Solidão e o Grupo de Reisado Domingos Amaro, fortalecendo a valorização das tradições populares locais.

No domingo (17), a programação inicia às 6h, com a acolhida no Centro de Apoio aos Romeiros. Logo após, às 7h30, ocorre a tradicional Caminhada dos Bacamarteiros até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, culminando com a Missa em Ação de Graças às 08h30min. Até o momento, 17 grupos de bacamarteiros já confirmaram presença no evento.

Como parte das atividades culturais, haverá salva de tiros nas manhãs dos dias 16 e 17, nas imediações do portal e da Gruta, marcando simbolicamente a presença dos bacamarteiros e celebrando essa manifestação tão característica do Sertão.

O Governo Municipal de Solidão, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, convida toda a população para prestigiar a Tradicional Festa dos Bacamarteiros e reforça seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade.

Em atenção à Lei nº 12.764/2012 e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, informa-se que haverá salvas de tiros no dia a partir das 16h, e no dia 17 a partir das 6h da manhã, nas imediações do Portal de Entrada da Cidade e da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Nelly diz que tema não está na pauta, mas não descarta a vice de Sebastião Dias

Por Anchieta Santos Afirmando que ninguém a procurou para tratar de sucessão municipal, a vereadora Nelly Sampaio respondeu à pergunta da Produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, quando questionada se seria a companheira de chapa do Prefeito Sebastião Dias em 2016. “Em política não se descarta nada”, afirmou Nelly . O comentário que chegou […]

Nelly

Por Anchieta Santos

Afirmando que ninguém a procurou para tratar de sucessão municipal, a vereadora Nelly Sampaio respondeu à pergunta da Produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, quando questionada se seria a companheira de chapa do Prefeito Sebastião Dias em 2016.

“Em política não se descarta nada”, afirmou Nelly . O comentário que chegou à produção foi de que o Grupo do ex-prefeito Rosalvo Sampaio já estaria atuando para emplacar a vereadora na chapa majoritária.

De certo mesmo, apenas que o Prefeito Sebastião Dias não terá mais a vice atual Genedy Brito, com quem rompeu. O que chama a atenção é que Genedy e Nelly formam o mesmo grupo.

Madalena Britto anuncia apoio a Raquel Lyra

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), declarou na noite desta terça-feira (04), juntamente com seu grupo político, o apoio a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) que disputará o 2° turno para o Governo do Estado de Pernambuco. Madalena, prefeita por dois mandatos, promete levar toda sua experiência para dar a vitória a Raquel […]

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), declarou na noite desta terça-feira (04), juntamente com seu grupo político, o apoio a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) que disputará o 2° turno para o Governo do Estado de Pernambuco.

Madalena, prefeita por dois mandatos, promete levar toda sua experiência para dar a vitória a Raquel Lyra no 2° turno. “Estou pronta e preparada para fazer o que eu mais gosto”, declarou Mada.

Ela lembrou que um dos momentos importantes da sua gestão Madalena foi a visita de Raquel Lyra (PSDB) em 2016, onde esteve reunida com o presidente do IQE, Marcos Magalhães, e com a equipe da Secretaria de Educação do município. O município melhorou seus índices no Ideb, atingindo a meta prevista para 2021.

Na época foi apresentado o projeto de implantação do Sistema de Ensino Integral na rede municipal. Na ocasião a prefeita eleita Raquel, visitou as duas escolas integrais: Ivani Bradley e Jonas Freitas, para conhecer o funcionamento e ouvir os depoimentos de professores e alunos.

Augusto Coutinho faz balanço do ano em discurso no plenário da Câmara

O líder do Solidariedade na Câmara dos Deputados, deputado Augusto Coutinho (PE), fez nesta quarta-feira (18) seu último discurso em plenário de 2019. Em sua fala, o parlamentar destacou os avanços e as conquistas do Congresso neste ano e adiantou pontos que devem ser tema de debates em 2020, além de fazer um balanço da […]

O líder do Solidariedade na Câmara dos Deputados, deputado Augusto Coutinho (PE), fez nesta quarta-feira (18) seu último discurso em plenário de 2019. Em sua fala, o parlamentar destacou os avanços e as conquistas do Congresso neste ano e adiantou pontos que devem ser tema de debates em 2020, além de fazer um balanço da atuação da bancada.

Dentre os assuntos de maior repercussão do ano, Coutinho elencou a reforma da Previdência. “Foi sem dúvida uma das matérias mais densas deste ano, reforma necessária para frear o crescimento da dívida pública, um sério problema dos Governos brasileiros”, comentou.

O deputado também reforçou a importância do Novo Marco do Saneamento, aprovado nesta semana na Câmara. “O saneamento básico ainda é um privilégio em nosso País e a falta dele gera condições indignas de vida e prejuízos irreparáveis. O poder público não tem dado conta de trazer à população as repostas necessárias. Mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável, e 15% são crianças. Metade da população deste País não tem coleta de esgoto em casa. No Nordeste, o atendimento com esgotamento sanitário não chega a 40%”, argumentou.

Ainda sobre o tema, Augusto Coutinho lembrou a audiência pública feita a seu pedido sobre bactérias encontradas na água que podem afetar os efeitos do zika vírus. “Foram apresentados resultados de pesquisas que indicaram a relação direta entre a falta de saneamento e o surto do Zika e microcefalia, que assolou o nosso País em 2015. Naquele ano, 12 mil mulheres estavam grávidas, mais de 3 mil crianças nasceram com má formação no cérebro, 88% dos casos da microcefalia em bebês por conta do Zika Vírus foram registradas no Nordeste, sempre no Nordeste com esses números duros. A maior parte deles, no meu Estado de Pernambuco”, lamentou.

O parlamentar lembrou também que “uma das propostas de lei mais importantes analisadas em 2019” foi a Nova Lei de Licitações, da qual ele foi relator no plenário da Câmara e que “tantos benefícios trará na agilidade e na condução do dinheiro público, visando uma maior transparência, uma maior agilidade”. O projeto encontra-se parado desde setembro no Senado, sob a relatoria do Senador Anastasia. “Aproveitamos essa ocasião para apelar ao Senado Federal que agilize e vote para que a nova Lei de Licitações seja sancionada pelo Presidente da República. Certamente vai diminuir, e muito, a frustração de muitos dos brasileiros que veem dinheiro público aplicado em obra paralisada e se deteriorando”, apelou.

Nordeste – Augusto Coutinho utilizou o tempo na tribuna ainda para comentar sua atuação como coordenador da bancada de Pernambuco em 2019. Dentre os assuntos destacados estão as obras da Ferrovia Transnordestina e o Complexo Portuário de Suape. “Uma região como o Nordeste, com tantas dificuldades, não pode ver a Transnordestina no esquecimento, paralisada, se deteriorando”, afirmou. “Este ano, visitei o Ministério da Infraestrutura e ouvi do Ministro Tarcísio o compromisso da retomada dos trabalhos. Cobrei em Plenário e assim seguirei fazendo, da mesma forma que seguirei atento à situação de Suape”.

De acordo com o deputado, a lei dos portos, editada pela ex-presidente Dilma Rousseff, “tirou do estado a autonomia para novas licitações e contratos, aumentou a burocracia, travou investimentos importantes ao porto pernambucano”. Para ele, Suape não pode e não deve ser menosprezado, por isso, precisa voltar ao comando do Governo de Pernambuco. “Não fosse a alteração, Suape já poderia ter o TECON II, o segundo terminal de containers, e o arrendamento de um pátio de veículos. Ações que, somadas, representariam investimentos em Pernambuco na faixa de um bilhão de reais. Temos mais de 100 empresas instaladas hoje em Suape, mais de 50 bilhões em investimentos privados”, justificou.

Por fim, Coutinho agradeceu o esforço dos demais colegas nas votações do Congresso, em especial a bancada do Solidariedade. “Ficamos muito felizes por este ano que foi de grande avanço para o Brasil, com matérias importantes, matérias ásperas, matérias difíceis, mas o Parlamento teve a coragem de discuti-las, teve a coragem de ouvir a população, teve a coragem de enfrentar a discussão”, comemorou. “É isso que eu espero que aconteça em 2020, que nós continuemos com essa mesma coragem”.