Notícias

Serra registra 29º homicídio

Por Nill Júnior
Ao fundo, populares observam vítima. Foto: Nayn Neto

Mais um homicídio, o o 29º homicídio do ano, foi registrado na tarde desta segunda em Serra Talhada, no Pajeú.

Por volta das 14h, Cícero Fabrício da Silva, de 41 anos, morador do Assentamento Virgulino Ferreira,  foi assassinado a tiros.

Ele  se encontrava na carroceria de um carro de feira, no bairro Caxixola. “Ciço de Catonho”, como era conhecido, foi morto por dois homens não identificados, que estavam em uma motocicleta Honda Bros, de cor preta, placa não anotada.

Eles se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos que o atingiram fatalmente na cabeça. A vítima chegou a ser socorrida para o HOSPAM, porém, chegou sem vida.

Outras Notícias

Paulo Câmara assina decreto que cria o “BOPE Pernambucano”

O governador Paulo Câmara assinou o decreto que cria o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), para atuar em incidentes críticos contra o crime organizado em todo o Estado. A nova tropa de elite pernambucana será composta por 300 profissionais especializados, que começarão a operar ainda neste segundo semestre com munição de grosso calibre e novos […]

O governador Paulo Câmara assinou o decreto que cria o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), para atuar em incidentes críticos contra o crime organizado em todo o Estado.

A nova tropa de elite pernambucana será composta por 300 profissionais especializados, que começarão a operar ainda neste segundo semestre com munição de grosso calibre e novos helicópteros de visão noturna.

“O BOPE vai nos ajudar a combater o crime organizado de maneira mais efetiva, assim como teremos mais homens nas ruas com a finalização dos concursos, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, neste segundo semestre”, destacou o Paulo Câmara.

A medida, que está entre as primeiras ações do Plano de Segurança de Pernambuco, transforma a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) no BOPE, criando novas vagas para a tropa especializada e com gratificações próprias, em função da atividade específica. “O BOPE  ampliará e qualificará a atuação da CIOE, com mais pessoal, estrutura e recurso financeiro. O efetivo contará com armamento de grosso calibre e helicópteros, investimentos já anunciados pelo Plano de Segurança”, explicou o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

Os policiais que farão parte da unidade passarão por um teste rigoroso e, antes de ingressar, farão uma capacitação com profissionais de alta qualificação no combate ao crime organizado. Entre outras atuações dessa tropa, estão: intervenção em incidentes críticos, como negociações com reféns e sequestros; combate ao tráfico de drogas; e operações especiais no meio urbano.

 

Gonzaga continua internado para tratar dengue

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) está internado desde a última terça-feira (19), no Hospital Brasília, onde recebe tratamento contra dengue. Os médicos preferiram levar Gonzaga a UTI para melhor acompanhamento, mas dizem que o estado não é grave O parlamentar deve permanecer internado para acompanhamento clínico nos próximos dias. Ele já está dando sinais […]

Gonzaga recebeu esposa e filhos

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) está internado desde a última terça-feira (19), no Hospital Brasília, onde recebe tratamento contra dengue.

Os médicos preferiram levar Gonzaga a UTI para melhor acompanhamento, mas dizem que o estado não é grave

O parlamentar deve permanecer internado para acompanhamento clínico nos próximos dias. Ele já está dando sinais de recuperação e pretende voltar a sua rotina o mais rápido possível.

A família agradece a preocupação de todos os amigos e eleitores do deputado e reforça que ele está sendo devidamente acompanhado.

O próprio Gonzaga compartilhou nas redes sociais uma imagem na unidade. Estou na UTI do Hospital Brasília para ver se saio desta dengue que me derrubou desde terct. Vou ficar bom se Deus quiser”.

Com duas listas da morte, Chã Grande não dispõe de Instituto de Criminalística

Diário de Pernambuco O promotor Gustavo Dias, da Comarca de Chã Grande, município da Zona da Mata onde circulam duas listas com nomes de pessoas marcadas para morrer, disse que a localidade não dispõe de perícia do Instituto de Criminalística (IC) em local de crime e nem sequer de remoção dos corpos por parte do […]

Diário de Pernambuco

O promotor Gustavo Dias, da Comarca de Chã Grande, município da Zona da Mata onde circulam duas listas com nomes de pessoas marcadas para morrer, disse que a localidade não dispõe de perícia do Instituto de Criminalística (IC) em local de crime e nem sequer de remoção dos corpos por parte do Instituto de Medicina Legal (IML). Diante da falta de perícias e diligências, o promotor afirmou que está devolvendo alguns dos inquéritos de homicídios para que as mesmas sejam providenciadas.

As listas da morte começaram a circular em 2016, de forma inusitada, quando a primeira delas foi colada na parede do cemitério da cidade. No ano passado, em março, uma nova lista foi divulgada, dessa vez em uma escola pública abandonada no centro do município. Ambas foram recolhidas pela polícia. “Em muitos casos, sinto falta de diligências que podem ser adotadas e perícias que devem ser realizadas. Por isso estou devolvendo os inquéritos para que sejam providenciadas”, disse Dias. A remoção dos corpos, segundo ele, tem sido feita por casas funerárias após liberação dos corpos pela Polícia Civil.

Na manhã desta quarta (16), o promotor reuniu-se com o delegado João Gaspar, que responde interinamente pelo município, para definir ações conjuntas entre os dois órgãos e assim solucionar os recentes homicídios na região. Ele descartou, no entanto, a ação de um grupo de extermínio. “É importante dizer que os homicídios entre si não estão todos relacionados. Alguns casos foram esclarecidos e as autorias identificadas são distintas e não se relacionam, inclusive a motivação dos delitos. O ponto em comum é que as pessoas cujos nomes estão na lista são envolvidas com a criminalidade”, disse o promotor.

Ainda segundo Dias, a última lista foi feita por uma pessoa que teve seu nome divulgado na primeira. “Por vingança, a pessoa quis entregar outros criminosos fazendo a segunda lista”, acrescentou o promotor.

Dias chamou a atenção para a situação do pouco efetivo do município. “O estado precisa olhar com cuidado essa questão porque o número de agentes da Civil e PMs é insuficiente para a demanda, o que acaba prejudicando a repressão ao crime e as investigações”, pontuou. Segundo o delegado Joãop Gaspar, a Delegacia de Chã Grande dispõe de cinco agentes, sendo quatro para a permanência e apenas um para investigar.

Confira a resposta da Secretaria de Defesa Social na íntegra:  

“A SDS informa que a Polícia Científica de Pernambuco tem descentralizado suas unidades, fortalecendo as perícias criminais por todo o Estado. Além das unidades já existentes no Recife, em Caruaru e Petrolina, em 2018 foram inauguradas as regionais de Nazaré da Mata, Garanhuns, Arcoverde, Ouricuri e Afogados da Ingazeira. A próxima a ser inaugurada, ainda neste 1º semestre de 2019, é a de Palmares, na Mata Sul, que cobre 25 municípios da região, entre eles Chã Grande. 

Entre os serviços oferecidos pelos Complexos Regionais de Polícia Científica estão as perícias em locais de crime, balística, identificação de fraudes em veículos, laboratório de drogas e informática forenses, que ajudam a conferir mais agilidade e qualidade às investigações criminais. O IML, por sua vez, fará exames em vivos, a exemplo do traumatológico e do sexológico. O IITB oferecerá os serviços de emissão de carteiras de identidade, identificação criminal e necropapiloscopia.

Ao todo, o Complexo de Polícia Científica de Palmares vai atender os moradores de Amaraji, Chã de Alegria, Escada, Glória do Goitá, Pombos, Primavera, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Gravatá, Água preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Quipapá, Ribeirão, Rio formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande e Sirinhaém.

Importante ressaltar que os casos de CVLI em Chã Grande cairam 40%, saindo de 10 ocorrências em 2017 para 6 casos em 2018″. 

Prefeito Sebastião Dias e Flavio Marques cumprem agenda positiva no Recife

O Prefeito do município de Tabira, Sebastião Dias esteve com o Secretário de Administração, Flávio Marques em Recife visitando órgãos e instituições do Governo do Estado. No primeiro compromisso do dia a comitiva tabirense se reuniu com o Comandante Geral da PMPE, Coronel Antônio Francisco Pereira Neto, para tratar da assinatura do Convênio do Trânsito […]

IMG-20150505-WA0064 (2)

O Prefeito do município de Tabira, Sebastião Dias esteve com o Secretário de Administração, Flávio Marques em Recife visitando órgãos e instituições do Governo do Estado.

No primeiro compromisso do dia a comitiva tabirense se reuniu com o Comandante Geral da PMPE, Coronel Antônio Francisco Pereira Neto, para tratar da assinatura do Convênio do Trânsito Municipal entre a Prefeitura e a Polícia Militar de Pernambuco, bem como a reabertura do Posto Policial do Povoado de Borborema.

Em seguida o prefeito e o secretário estiveram na Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipal – EPTI. No encontro  foi discutida a situação do Terminal Rodoviário de Tabira que se encontra em péssimo estado, com documentos comprobatórios da atual situação do terminal rodoviário.

A presidenta da EPTI, Luciana Nóbrega, garantiu que a sua equipe de engenharia estará na próxima segunda-feira dia 11 visitando o terminal para fazer o levantamento da situação física, bem como realizar uma intervenção emergencial de parte do teto. Segundo a presidenta da empresa no 2º semestre o terminal será requalificado.

O secretário Flávio Marques saiu do encontro satisfeito com a promessa e acredita que a reivindicação da gestão será atendida. “Pelo que percebi e senti na nossa reunião que existe, pelo menos da presidenta, uma disponibilidade e boa vontade para nos atender”, afirmou o secretário.

O prefeito Sebastião Dias também corroborou afirmando que espera providências urgentes para solucionar o problema.

Para Roberto Amaral, PSB optou pelo coronelismo apoiando Aécio

 Do Portal BR 247 O presidente do PSB, Roberto Amaral, criticou a posição de seu partido, que decidiu apoiar o presidenciável Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais. Carlos Siqueira, que hoje ocupa a primeira-secretaria do PSB, é apontado como o favorito para assumir a direção no lugar de Amaral, com o governador […]

 r-amaralDo Portal BR 247

O presidente do PSB, Roberto Amaral, criticou a posição de seu partido, que decidiu apoiar o presidenciável Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais. Carlos Siqueira, que hoje ocupa a primeira-secretaria do PSB, é apontado como o favorito para assumir a direção no lugar de Amaral, com o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, como primeiro vice-presidente.

“Essa é uma característica da classe dominante pernambucana. Mesmo quando o engenho vai à falência e o filho do dono do senhor de engenho vai morar em Boa Viagem [avenida em área nobre de Recife], ele continua ideologicamente senhor de engenho”, declarou Amaral.Minoria na sigla, Amaral deve deixar a direção do partido no próximo dia 13, dia da eleição da Executiva.

“Quando o Partido Socialista Brasileiro teve a oportunidade de avançar, de se preparar para construir uma proposta de socialismo para o século 21, ele optou pelo patriarcalismo, ou, se quisermos, pelo coronelismo”, disse em entrevista ao “Estado de S. Paulo”.