Serra, Araripina, Pesqueira e Ouricuri apareceram em lista da operação ilegal da PRF nas eleições
A investigação da Polícia Federal (PF) apontou que um mapa dos municípios com maior número de eleitores do então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria sido utilizado durante uma reunião do Ministério da Justiça e Segurança Pública, na época sob gestão de Anderson Torres, pouco antes do segundo turno das eleições de 2022.
As investigações da PF sobre a possível interferência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no segundo turno das eleições do ano passado levaram à prisão do ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, na manhã desta quarta-feira (9), em Florianópolis.
Segundo o ofício da Polícia Federal, essas investigações tiveram início após uma denúncia de Clebson Vieira, então analista de inteligência do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Clebson disse que, após o primeiro turno das eleições em 2022, a diretora de inteligência do Ministério na época, Marília Alencar, solicitou a ele que fizesse várias análises estatísticas, dentre elas um levantamento dos municípios nos quais houvesse votação superior a 75% em um dos candidatos à Presidência – Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
No dia 30 de outubro de 2022, o analista falou ter percebido que a PRF parecia estar agindo com base nos dados de seu levantamento, com blitze em municípios ou próximas a municípios nos quais o então candidato Lula tivesse votação acima de 75%.
Alencar ainda afirmou que apresentou a planilha ao então ministro da Justiça, Anderson Torres, durante uma reunião antes do segundo turno, no dia 17 de outubro, na qual também estavam presentes outros servidores da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do ministério.
Em fotos armazenadas no celular da ex-diretora, é possível ver o mapa com dados de eleitores de Lula impresso em uma folha de papel. A imagem foi tirada pelo aparelho no mesmo dia que Alencar e Torres se reuniram.
Na imagem, uma folha de papel mostra a impressão de uma “tela” em que aparece um painel com o título “CONCENTRAÇÃO MAIOR OU IGUAL A 75% – LULA”.
Abaixo do título, há um mapa do Brasil e uma lista de municípios, trazendo uma tabela com cidades ordenadas, aparentemente, por ordem de concentração de votos no candidato Lula.
Em Pernambuco, os alvos que apareciam na relação foram Serra Talhada (PE), Araripina (PE), Pesqueira (PE), Ouricuri (PE). Na Paraíba, por exemplo, aparece Cajazeiras (PB). Mas é certo que a reunião definiu atuação onde havia presença da PRF.
A confirmação do esquema desmente a própria PRF na região, que negou. Dia 30 de junho, o blog denunciou a operação ilegal. A postagem teve repercussão nacional e serviu para ajudar a denunciar o esquema.
PRF dificulta acesso de eleitores em Serra Talhada e Salgueiro https://t.co/L28fIr7NAi via @Nill_Junior
— Distopia Brazil (@DistopiaBrazil) October 30, 2022