Notícias

Sepultado pai do prefeito de Belmonte

Por Nill Júnior

Zé de Otávio Mariano, 85 anos, pai do prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, foi sepultado ontem, vitimado pela Covid-19.

Seu Zé de Otávio era tido como um senhor esperto e ativo, com boa cabeça e bom papo. Nas redes sociais, muitas autoridades manifestaram solidariedade ao prefeito.

Dentre elas, o Deputado Federal e candidato a prefeito do Recife pelo PSB, João Campos.

“Meu pensamento está com a família de Zé de Otávio, que deixa seu exemplo de trabalho em São José do Belmonte”, disse. O sepultamento seguiu os protocolos para casos de Covid-19.

Outras Notícias

Blog e Rádio Pajeú levam você à Paxião de Cristo de Nova Jerusalém

Famosos chegam a Pernambuco para participar da encenação neste domingo (7) Os famosos Juliano Cazarré, Priscila Fantin, Ricardo Tozzi, Gabriel Braga Nunes, e Bruno Lopes desembarcam no aeroporto do Recife neste domingo (7). Eles chegam para participar da temporada 2019 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que começa no próximo dia 13 de abril […]

Juliano Cazarré interpretará Jesus

Famosos chegam a Pernambuco para participar da encenação neste domingo (7)

Os famosos Juliano Cazarré, Priscila Fantin, Ricardo Tozzi, Gabriel Braga Nunes, e Bruno Lopes desembarcam no aeroporto do Recife neste domingo (7). Eles chegam para participar da temporada 2019 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que começa no próximo dia 13 de abril e vai até o dia 20, no município do Brejo da Madre de Deus (PE).

Os primeiros a chegar no Recife no domingo são Juliano Cazarré e Ricardo Tozzi que desembarcam às 15h. Gabriel Braga Nunes chega às 22h. Os últimos são Priscila Fantin e Bruno Lopes que chegam à meia noite.

Ao desembarcarem, os artistas seguem direto para a cidade-teatro, que fica a 180 quilômetros da capital pernambucana, para dar início a maratona de ensaios. Eles ficarão hospedados na Pousada da Paixão que funciona dentro da Nova Jerusalém.

Nestes cinco dias de preparação antes da estreia o desafio maior é sem dúvida de Juliano Cazarré, que fará o papel de Jesus. Como seu personagem participa de quase todas as cenas, ele necessitará investir mais tempo para ensaiar os movimentos de cena e o sincronismo da dublagem.

Para Priscila Fantin, que fará Maria; Ricardo Tozzi, que será o rei Herodes; Gabriel Braga Nunes, que viverá Pilatos e Bruno Lopes, que interpretará o Apóstolo João, o processo de preparação também é desafiador, uma vez que eles estarão pela primeira vez subindo aos palcos do maior teatro ao ar livre do mundo para viver uma experiência sem igual em suas carreiras.

Na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que este ano completa 52 anos de história, a vida de Jesus é contada em nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Cristo, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. A peça começa diariamente às 18h, mas os portões são abertos ao público às 16h.

Concorra a ingresso e transporte dia 15 de abril: o Blog e a Rádio Pajeú levam você até a Cidade Teatro para acompanhar o espetáculo. Leitores do blog e ouvintes da Rádio Pajeú concorrem, além dos ingressos, ao traslado até Nova Jerusalém, ida e volta, com saída de Afogados da Ingazeira na segunda, dia 15 de abril.

Segunda, o banner da promoção será publicado com as regras. Em caso de ganhadores de outra(s) região (ões), haverá entrega dos ingressos. Demais despesas, como alimentação ficam a cargo dos(as) ganhadores(as).

O fiscal oculto: tecnologia, inteligência e o caso de Paulista

No cenário atual dos concursos públicos, o crescimento das fraudes em todo o país deixou de ser episódico e passou a representar um desafio estrutural. Grupos organizados atuam de forma cada vez mais sofisticada, utilizando dispositivos eletrônicos miniaturizados, comunicação remota, sinais invisíveis ao olho humano e estratégias cuidadosamente planejadas para burlar protocolos tradicionais de fiscalização. […]

No cenário atual dos concursos públicos, o crescimento das fraudes em todo o país deixou de ser episódico e passou a representar um desafio estrutural. Grupos organizados atuam de forma cada vez mais sofisticada, utilizando dispositivos eletrônicos miniaturizados, comunicação remota, sinais invisíveis ao olho humano e estratégias cuidadosamente planejadas para burlar protocolos tradicionais de fiscalização.

Essa sofisticação ficou evidente em diversos certames recentes e exige das bancas uma mudança de postura: segurança não pode ser estática. O improviso foi substituído, do lado criminoso, por organização, investimento financeiro e estudo prévio dos editais. Do lado das instituições sérias, a resposta precisa ser técnica, integrada e inovadora.

Nesse contexto, o caso do Município do Paulista tornou-se um marco. O concurso público realizado ontem (11) contou com um esquema especial de segurança e integração entre órgãos municipais e estaduais, resultando na prisão em flagrante de quatro pessoas por tentativa de fraude nos cargos de Guarda Civil Municipal e Agente Municipal de Trânsito. 

A atuação conjunta da Secretaria de Segurança Cidadã, da Comissão do Concurso e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) permitiu identificar e deter os envolvidos ainda durante a aplicação das provas, em diferentes unidades de ensino da região.

O êxito da operação esteve diretamente ligado aos protocolos e ao modelo de segurança adotados pela banca organizadora, o Instituto IGEDUC. Além dos procedimentos clássicos, como detectores de metais, revistas rigorosas e inspeções visuais, o Instituto incorporou soluções que elevam o padrão de fiscalização.

Entre elas destaca-se o K68, equipamento trazido da China que vai além da detecção metálica tradicional. O K68 é capaz de identificar sinais infravermelhos, tecnologia amplamente utilizada em pontos eletrônicos e dispositivos de comunicação clandestinos empregados por quadrilhas especializadas. Essa ferramenta amplia significativamente a capacidade de localizar fraudes invisíveis aos métodos convencionais.

Somando tecnologia e estratégia humana, o IGEDUC implantou a figura do fiscal oculto. São profissionais posicionados discretamente em sala de aula, sem identificação ostensiva, que acompanham o comportamento dos candidatos sem que estes saibam que estão sendo observados. Essa metodologia rompe a previsibilidade da fiscalização tradicional, dificulta a atuação dos fraudadores e permite intervenções precisas no momento adequado.

A combinação entre K68 e fiscal oculto representa um verdadeiro contra-ataque institucional às fraudes modernas. O caso de Paulista demonstra que, quando há planejamento, inteligência preventiva e inovação contínua, é possível neutralizar esquemas criminosos e preservar a lisura dos certames. 

Hoje, esse modelo coloca o IGEDUC como referência nacional em segurança de concursos públicos, reafirmando que mérito, igualdade e confiança pública só se sustentam quando a integridade é tratada como prioridade absoluta.

Arcoverde: divulgada programação da Festa de São Cristóvão

Entre os dias 25 e 29 de julho, acontece em Arcoverde a tradicional Festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Com apoio da Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Turismo e Eventos, a programação promovida pela Paróquia do São Cristóvão agrega a realização de missas solenes, procissões, visitas a idosos e enfermos, entre outras […]

Foto: Diocese de Pesqueira/divulgação

Entre os dias 25 e 29 de julho, acontece em Arcoverde a tradicional Festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Com apoio da Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Turismo e Eventos, a programação promovida pela Paróquia do São Cristóvão agrega a realização de missas solenes, procissões, visitas a idosos e enfermos, entre outras atividades religiosas, sendo encerrada através da Procissão Motorizada, na qual são concebidas bênçãos aos veículos participantes.

Neste ano, o evento organizado pelo Pe. Pedro Francisco Monteiro Neto possui como tema “Todos juntos por uma igreja em saída”.

Confira a programação:

– De 15 a 24 de julho: Novena com peregrinação dos oratórios nos Núcleos Missionários

25 de julho (quarta-feira):

Abertura do Tríduo

6h – Alvorada Festiva

12h – Badalada dos Sinos

18h30 – Procissão da bandeira com os oratórios saindo da Capela São Pedro Tamboril

19h30 – Solene Celebração de Abertura

Noiteiros: Núcleos Missionários, Comunidades Urbanas e Rurais

26 de julho (quinta-feira):

6h – Alvorada Festiva

9h – Visita aos enfermos e idosos com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC)

12h – Badalada dos sinos e fogos

15h – Adoração Eucarística com Bênção do Santíssimo Sacramento

19h30 – Celebração Eucarística

Noiteiros: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Acólitos, Pastoral do Dízima, Pastoral da Pessoa Idosa, Liturgia e Pastoral da Criança

27 de julho (sexta-feira):

6h – Alvorada Festiva

9h – Visita aos enfermos e idosos com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC)

12h – Badalada dos sinos e fogos

15h – Hora da Divina Misericórdia

19h30 – Celebração Eucarística – Renovação das Promessas Matrimoniais

Noiteiros: Encontro de Casais com Cristo (ECC), Pastoral familiar, Equipe de Nossa Senhora de Fátima, Apostolado da Oração, Jesus Misericordioso, Vicentinos, Legião de Maria, Mãe Rainha, Mãos Ensanguentadas, Homens do Terço, Conselho Pastoral Paroquia, Conselho Econômico, Tiro de Guerra e Polícia Militar

28 de julho (sábado):

6h – Alvorada Festiva

12h – Badalada dos sinos e fogos

19h30 – Celebração Eucarística com a Santa Unção Crismal – Sacramento da confirmação.

Noiteiros: Setor juventude – Filhos de Luz, Servos por amor, Catequese de Crisma, Crismandos e Renovação Carismática Católica (RCC)

29 de julho (domingo):

6h – Alvorada Festiva

7h – Santa Missa no Santuário do Perpétuo Socorro

9h – Gincana da Juventude: “Sal da terra e Luz no mundo”

12h – Badalada dos sinos e fogos

16h – Missa Solene e encerramento da Festa

17h – Procissão Motorizada com a bênção dos veículos

Corpos aguardam exame de DNA meses após massacre na Penitenciária de Alcaçuz

G1 Quase quatro meses após a rebelião que deixou pelo menos 26 detentos mortos na Penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, ainda há restos mortais a serem identificados no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) em Natal. Ao todo, 12 cabeças decapitadas, outros membros e três corpos carbonizados aguardam, no instituto, o exame de […]

G1

Quase quatro meses após a rebelião que deixou pelo menos 26 detentos mortos na Penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, ainda há restos mortais a serem identificados no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) em Natal.

Ao todo, 12 cabeças decapitadas, outros membros e três corpos carbonizados aguardam, no instituto, o exame de DNA que pode identificá-los.

Segundo o diretor do Itep, Marcos Brandão, a demora se deve à falta de um laboratório equipado para esse tipo de exame no estado. “A gente utiliza o laboratório da Bahia pra gente realizar o exame de DNA, porque a Bahia tem a maior estrutura laboratorial do Nordeste”, disse.

O diretor do Itep explica que o envio das amostras de DNA para análise estava programado para o início deste mês, mas será adiado por causa de dificuldades de encaixe na agenda do Itep da Bahia. “Houve algumas demandas administrativas deles, então não pudemos ir pra lá esse mês. Provavelmente as equipes vão em junho”, ressaltou.

De acordo com Marcos Brandão, as amostras devem levar cerca de 20 dias para ser analisadas.

Um laboratório que faça exames de DNA deve ser construído em breve no Rio Grande do Norte. Segundo o diretor do Itep, já há um projeto para a construção da estrutura, e o edital de licitação será publicado no dia 15. “Os recursos estão totalmente assegurados, vão ser recursos próprios do Itep, que a gente já empenhou, ou seja, não vai haver problema de pagamento”, afirmou.

Dos 26 mortos em Alcaçuz, 22 foram identificados através de exames de papiloscopia, que é comparação das impressões digitais. As tatuagens das vítimas também ajudaram em algumas identificações. Um quarto corpo não identificado, além dos três carbonizados, foi enterrado como indigente após ter o material genético recolhido.

Homem de 62 anos morre em acidente na PE 320

Um grave acidente tirou a vida de um homem de 62 anos na PE 320, próximo à fábrica de cimento Pajeú, em Carnaíba. Severino Gomes dos Reis, conhecido como Biroca, morador de Quixaba, morreu ao cair de uma moto quando vinha da casa da filha, na comunidade de Poço Grande, Flores. Guiava a moto um […]

Um grave acidente tirou a vida de um homem de 62 anos na PE 320, próximo à fábrica de cimento Pajeú, em Carnaíba.

Severino Gomes dos Reis, conhecido como Biroca, morador de Quixaba, morreu ao cair de uma moto quando vinha da casa da filha, na comunidade de Poço Grande, Flores. Guiava a moto um cidadão conhecido por Naná, idade não informada.

Relato do repórter Marconi Pereira indica que a versão do motociclista é de que ele teria se assustado com um caminhão e sentido contrário e fez uma manobra brusca, arremessando Severino, que era o carona.

Na queda, ele teve fratura exposta na perna esquerda e perdeu muito sangue. Socorrido para o Hospital Regional Emília Câmara por uma equipe do SAMU, acabou falecendo por volta das 21h30. O corpo já está sendo velado em sua casa na Quixaba. Era casado e tinha seis filhos.