Notícias

Secretário de Educação diz que em até quinze dias saem data e protocolo da volta às aulas em PE

Por Nill Júnior

Ano letivo deverá envolver ciclos que vai tomar 2020 e 2021 para compensar tempo perdido

Participando da live com o blogueiro Júnior Finfa,  o Secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, não definiu uma data para a retomada das aulas em Pernambuco.

Fred se deteve a dizer que daqui a dez ou até quinze dias,  o governo definirá uma data.  “Já estamos cuidando de adquirir itens como comprar termômetros para as escolas, orientando paraa compra de álcool em gel, estamos fazendo isso”.

Ainda afirmou que a retomada só será definida com o parecer da Secretaria de Saúde, que monitora o avanço dos casos de Covid-19 no estado. “A decisão será da Secretaria de Saúde com o governador.  Teremos que encontrar um ponto de equilíbrio “.

Ele detalhou ainda que o protocolo será gradual. “As duas primeiras fases da retomada não terão nem estudantes.  A primeira vai contar com equipe gestora para preparar o acolhimento dos nossos professores. Depois professores e gestores vão preparar o acolhimento dos alunos”.

Finfa fez uma pergunta tendo por base pesquisa da Rádio Pajeú,  onde praticamente 100% dos pais afirmaram não ter segurança de mandar os filhos mesmo que as aulas só fossem retomadas em agosto.

“Primeiro nós não temos data, temos um plano construído com um protocolo. Claro que eventualmente uma parte dos estudantes não retornem. Podemos ver como levar atividades a esses estudantes mas os pais  devem ver que a escola é o espaço adequado de atividades. E quando a educação voltar, praticamente todas as demais atividades terão voltado”.

Ele ainda observou que os casos de Covid-19 não tem afetado os jovens e as crianças.  Não chegam a 1% os casos abaixo de 30 anos. “A maior parte dos jovens são assintomáticos.  Qual o problema? Os grupos de risco e a grande aglomeração, com os jovens podendo levar pra casa. Mas até o final do mês as atividades terão retomado. A gente vai ter que perceber quando é o momento, com a pandemia mais controlada. Vai chegar o momento da educação, claro, com um protocolo enorme”.

“O mais importante pra gente não são dias letivos ou carga horária.  O mais importante pra gente é o aprendizado, acrescentou. Ele admitiu que o processo de recuperação do tempo perdido poderá envolver os ciclos de 2020 e 2021.

Também  que um dos maiores problemas tem relação com alunos que ainda não concluíram o ensino médio e se preparam para o Enem.

Outras Notícias

Afogados recebeu, mas não usou lote da Coronavac suspenso pela Anvisa

Secretário de Saúde informou que município recebeu 800 doses do imunizante Por André Luis Afogados da Ingazeira recebeu um lote com 800 doses da CoronaVac dentre as que foram suspensas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último sábado (04.09), por terem sido fabricadas em unidade não inspecionada pelo órgão. A informação foi confirmada […]

Secretário de Saúde informou que município recebeu 800 doses do imunizante

Por André Luis

Afogados da Ingazeira recebeu um lote com 800 doses da CoronaVac dentre as que foram suspensas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último sábado (04.09), por terem sido fabricadas em unidade não inspecionada pelo órgão.

A informação foi confirmada em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, nesta segunda-feira (06.09), pelo secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, que informou ainda que o município não chegou a usar as doses recebidas.

“Importante lembrar que não há nada de errado quanto a qualidade das vacinas. O que aconteceu é que os lotes foram envazados em uma fábrica que não foi inspecionada pela Anvisa. Por isso a Agência tomou a decisão pela interdição cautelar desses lotes. O lote com as 800 doses está estocado e assim que a Anvisa liberar usaremos”, lembrou Artur.

Vacinação – Informando sobre o andamento da vacinação no município, o secretário de Saúde destacou que dentre 27.746 pessoas com 18 anos ou mais, já foram vacinados, com a primeira dose, 25.745, o que corresponde a 92,78%. Já com a segunda dose, foram 16.686, ou 60,13%.

Ainda segundo Artur, na população abaixo de 18 anos, a qual só está autorizada receber vacina da Pfizer, de 12 a 17 anos são ao todo, 3.670 pessoas. Destas já foram vacinadas 1.408 (38,36%).

“Essa população com comorbidades é de 390 e 152 pessoas foram vacinadas (38,97%). A população de 15 a 17 anos sem comorbidades é de 1.857 pessoas, 1.256 já foram vacinadas o que corresponde (67,63%)”, informou Artur.

Outra informação é que nesta terça-feira, por conta do feriado de 7 de Setembro, não haverá vacinação no município.

Câmara embarca no primeiro voo Recife-Garanhuns

O governador Paulo Câmara embarca, nesta sexta-feira (15.07), no voo inaugural da Azul no trecho que liga o Recife a Garanhuns, no Agreste Meridional. Já no município, Paulo Câmara participa das cerimônias de implantação do sinal digital da TV Pernambuco e de lançamento da cozinha comunitária local, que visa a combater a insegurança alimentar e […]

O governador Paulo Câmara embarca, nesta sexta-feira (15.07), no voo inaugural da Azul no trecho que liga o Recife a Garanhuns, no Agreste Meridional.

Já no município, Paulo Câmara participa das cerimônias de implantação do sinal digital da TV Pernambuco e de lançamento da cozinha comunitária local, que visa a combater a insegurança alimentar e nutricional.

À noite, o governador prestigia a abertura da 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns e o lançamento do livro em homenagem ao evento.

Confirmada agenda de Raquel Lyra no interior

Foi confirmada toda a agenda da governadora Raquel Lyra no interior, a primeira desde assumiu em janeiro. Na quarta 11h ela inaugura o novo sistema de armazenamento de energia implantado na Estação de Tratamento de Água Petrópolis, em Caruaru. Conhecido como BESS (Battery Energy Storage System), o equipamento foi projetado para o atendimento do consumo […]

Foi confirmada toda a agenda da governadora Raquel Lyra no interior, a primeira desde assumiu em janeiro.

Na quarta 11h ela inaugura o novo sistema de armazenamento de energia implantado na Estação de Tratamento de Água Petrópolis, em Caruaru. Conhecido como BESS (Battery Energy Storage System), o equipamento foi projetado para o atendimento do consumo da unidade, de forma integral ou parcial, quando houver problemas de interrupção no fornecimento de energia.

Em seguida, a governadora visita a Adutora do Agreste, em Arcoverde. No início do mês, R$ 50 milhões foram transferidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para a aceleração das obras da primeira etapa, que beneficiarão 23 municípios do interior de Pernambuco. Os recursos foram obtidos após agendas da governadora Raquel Lyra em Brasília no primeiro trimestre de governo e possibilitarão retomar o ritmo da obra, que tem conclusão prevista para 2025.

A agenda da quarta (19) será encerrada à noite, com visita da gestora à I Expoberro, no município de Serra Talhada.

Ela pernoita em Serra. Pela manhã,  às dez horas em Maria’s Recepções,  realiza reunião com os prefeitos do Pajeú.

Três da tarde chega a Sertânia, onde inaugura a obra de Implantação do Sistema de Abastecimento de Água do Rio da Barra. A estrutura irá levar água para populações que vivem nas comunidades de Barreiros, Cacimbinha, Maia, Rio da Barra, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique-Xique. Depois, retorna a Recife.  Veja a agenda detalhadamente:

Quarta-feira, 19 de abril:

11h – Inauguração do Sistema de Armazenamento de Energia – BESS

Local: Rua Boa Viagem, n° 700, Petrópolis – Caruaru.

16h – Visita à obra da Adutora do Agreste

Local: Rodovia PE-219, s/n, Distrito de Ipojuca, Arcoverde.

19h – Expoberro

Local: Sesc Serra Talhada.

Quinta, 20 de abril:

10h – Reunião com prefeitos do Sertão

Local: Maria’s Recepções – Rua Enoch de Carvalho, 1046 A, Bairro AABB – Serra Talhada.

15h – Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água de Rio da Barra

Local: Rio da Barra, em Sertânia.

Inscrições para o concurso da Câmara de Afogados serão abertas nesta sexta

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira informou em suas redes sociais nesta quinta-feira (17), que as inscrições para o concurso público estarão abertas a partir desta sexta-feira (18). Segundo a informação,  as inscrições ficarão abertas e disponíveis via internet a partir de 00h desta sexta-feira (18), até 23:59 do dia 18 de abril […]

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira informou em suas redes sociais nesta quinta-feira (17), que as inscrições para o concurso público estarão abertas a partir desta sexta-feira (18).

Segundo a informação,  as inscrições ficarão abertas e disponíveis via internet a partir de 00h desta sexta-feira (18), até 23:59 do dia 18 de abril de 2022, no site http://www.contemaxconsultoria.com.br, onde também é possivel ter acesso ao edital do concurso.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João (PSD), anunciou a realização concurso na Sessão Ordinária do 3 de março.

“Ainda neste mês de março será lançado Edital de Inscrição para o concurso público. Em 112 anos de emancipação até hoje, só houve um concurso na história, em  1988, com o saudoso Luiz Alves Presidente. Faz 34 anos”.

“O presidente anterior, Igor Mariano se esforçou, mas veio lei da pandemia. E nós assumimos esse compromisso”. Ele garantiu que os aprovados serão convocados ainda este ano.

São seis vagas: três para Técnico Administrativo, com salário de R$ 1.818,00. Ainda duas vagas para Auxiliar Administrativo e uma vaga para Auxiliar de Serviços Gerais, com remuneração de um salário mínimo.

Quem ganha e quem perde no 2º turno da eleição ao Governo de Pernambuco, segundo pesquisa

Pesquisa indica que deve haver segundo turno na eleição para o Governo de Pernambuco em 2022. Veja quem ganha de quem na disputa direta Por Augusto Tenório/Blog de Jamildo A pesquisa Simplex/CBN, como publicou o Blog de Jamildo, mostra Raquel Lyra (PSDB) liderando a intenção de voto no primeiro turno da eleição para o Governo […]

Pesquisa indica que deve haver segundo turno na eleição para o Governo de Pernambuco em 2022. Veja quem ganha de quem na disputa direta

Por Augusto Tenório/Blog de Jamildo

A pesquisa Simplex/CBN, como publicou o Blog de Jamildo, mostra Raquel Lyra (PSDB) liderando a intenção de voto no primeiro turno da eleição para o Governo de Pernambuco. A vantagem, porém, não é larga e espera-se um segundo turno na disputa pelo Palácio Campo das Princesas.

Havendo disputa direta para o Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, segundo a pesquisa, venceria qualquer candidato neste momento. Já Danilo Cabral (PSB), escolhido por Paulo Câmara para continuar a gestão socialista, não venceria de candidato algum, num eventual segundo turno.

Vale destaque, porém, que neste momento, parte considerável dos eleitores escolheria votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos postos à prova na pesquisa. Nos seis cenários testados, a quantidade de eleitores que se recusa a escolher um dos nomes vai de 36% a 47% a depender do cenário.

Já os eleitores que não sabem em qual candidato votar ou não responderam ao questionamento somam de 21% a 25%, também a depender do cenário avaliado.

Confira os cenários testados pela pesquisa eleitoral Simplex sobre a intenção de voto de um eventual segundo turno na disputa pelo Governo de Pernambuco:

Cenário 1

Miguel Coelho (UB) 18,45% x 10,18% Danilo Cabral (PSB)

Brancos, nulos ou nenhum: 47,34%

Não sabe ou não respondeu: 24,03%

Cenário 2

Raquel Lyra (PSDB) 26,73% x 15,01% Miguel Coelho (UB)

Brancos, nulos ou nenhum: 36,75%

Não sabe ou não respondeu: 21,51%

Cenário 3

Raquel Lyra (PSDB) 29,60% x 8,87% Danilo Cabral (PSB)

Brancos, nulos ou nenhum: 38,61%

Não sabe ou não respondeu: 22,92%

Cenário 4

Anderson Ferreira (PL) 15,33% x 13,47% Danilo Cabral (PSB)

Brancos, nulos ou nenhum: 45,84%

Não sabe ou não respondeu: 25,36%

Cenário 5

Miguel Coelho (UB) 18,84% x 13,95% Anderson Ferreira (PL)

Brancos, nulos ou nenhum: 43,98%

Não sabe ou não respondeu: 23,23%

Cenário 6

Raquel Lyra (PSDB) 29,62% x 12,65% Anderson Ferreira (PL)

Brancos, nulos ou nenhum: 35,41%

Não sabe ou não respondeu: 22,32%