Notícias

Secretário de Cultura nega falta de apoio às “Lacraias” em Serra Talhada

Por Nill Júnior

O Secretário de Cultura de Serra Talhada, Anildomá William, disse ao radialista Francys Maya, no programa Frequência Democrática, na Vilabela FM, que não procede a queixa de Rogério Nascimento, o Rogério da Pitú, ao bloco Lacraias.

Rogério disse que falta reconhecimento ao bloco , diante da impossibilidade de ir às ruas este ano. “Assim como outros segmentos, o objetivo esse ano obviamente não é sair as ruas e sim fazer uma live para homenagear o saudoso Paulo Parosi,  responsável pelo Bloco Tô na Concha”, diz Rogério.

“Uma das promessas de campanha da prefeita eleita Márcia Conrado foi investir e resgatar esse movimento.  Mas o Bloco não foi considerado como ‘Cultura’ pelo diretor Anildomar William junto à Lei Aldir Blanc”, reclama.

Sendo genérico, Anildomar disse à Maya: “Estamos trabalhando com mais de trezentos cadastros. São 175 Projetos da Lei Aldir Blanc, com o Birô de Atendimento ao Artista orientando. Não vou entrar em resposta individual. Não é verdade o que ele diz”, afirmou.

Em áudio, a fala foi ainda mais genérica. “A pandemia tirou os blocos da rua e dos clubes. Resta a criatividade pra sobrevivência da cadeia produtiva do carnaval”.

Domá lamentou o prejuízo da cadeia produtiva mas adiantou que Pernambuco vai abrir edital do Funcultura para a festa de Momo. “São cinco editais e serão abertos editais para blocos carnavalescos. Estamos aguardando as orientações. Não é recurso que vem para a prefeitura “, disse, lembrando decretos que vedam uso de dinheiro o município para o Carnaval por conta da pandemia “.

Estamos aguardando as orientações e convidando artistas e produtores para fazerem seu cadastro de produtor cultural. Só vão poder concorrer a esse recursos pessoas cadastradas.

Outras Notícias

Pernambuco registra mais de 500 mortes por Covid-19

Infectados totalizam 5.574 casos Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (28.04), 366 casos novos da Covid-19, sendo 196 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves. Ainda, além  outros 170 casos leves (profissionais de saúde e segurança, além dos seus contatos e pacientes ambulatoriais da […]

Infectados totalizam 5.574 casos

Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (28.04), 366 casos novos da Covid-19, sendo 196 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves.

Ainda, além  outros 170 casos leves (profissionais de saúde e segurança, além dos seus contatos e pacientes ambulatoriais da rede privada). Agora, o Estado totaliza 5.724 casos confirmados (3.884 casos graves e 1.840 casos leves).

Também foram confirmados laboratorialmente 58 óbitos. Com isso, o Estado totaliza 508 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Pressão internacional é importante para caso Marielle

Blog do Kennedy Após 120 dias, o assassinato de Marielle Franco e de Anderson Gomes continua sem solução. A Anistia Internacional fez pressão positiva hoje, ao cobrar a elucidação do caso. A atenção internacional pode contribuir, já que nossas autoridades, como o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, não apresentam resultados concretos apesar do falatório […]

Blog do Kennedy

Após 120 dias, o assassinato de Marielle Franco e de Anderson Gomes continua sem solução. A Anistia Internacional fez pressão positiva hoje, ao cobrar a elucidação do caso.

A atenção internacional pode contribuir, já que nossas autoridades, como o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, não apresentam resultados concretos apesar do falatório constante.

Trata-se de um assassinato político que aconteceu durante a intervenção militar no Rio de Janeiro, ação que tem apresentado resultados ruins. Vereadora pelo PSOL, Marielle denunciava a violência policial. É uma vergonha nacional e internacional que as razões de sua morte não tenham sido esclarecidas até hoje.

Ouça o comentário a partir dos 41 minutos e 38 segundos no áudio que está no final do post.

Retrocesso federal

No apagar das luzes para entrar em recesso e fazer campanha, congressistas deram gás a uma farra fiscal. A conta vai ficar para os mais pobres, pois está sendo armada uma bomba-relógio para o próximo governo.

DEM, MDB e PSDB mostraram a falsidade do discurso de rigor fiscal. Como esses partidos, PT e outras legendas de oposição cederam aos poderos lobbies corporativos e privados, que abocanham fatias do orçamento público para manter seus privilégios. E assim vamos construindo um país em franco retrocesso, com a volta do sarampo, da poliomielite e da desigualdade social crescente.

Duque cobra solução à Compesa para falta d’água no sertão

O deputado estadual Luciano Duque se reuniu nesta segunda-feira (27), na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com o diretor regional do órgão, Igor Galindo, e o chefe de gabinete da presidência da entidade, José Virgínio, para tratar de temas pertinentes ao abastecimento de água do sertão do Estado. Na pauta, as adutoras de Serra Talhada; […]

O deputado estadual Luciano Duque se reuniu nesta segunda-feira (27), na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com o diretor regional do órgão, Igor Galindo, e o chefe de gabinete da presidência da entidade, José Virgínio, para tratar de temas pertinentes ao abastecimento de água do sertão do Estado.

Na pauta, as adutoras de Serra Talhada; Redenção em Santa Maria da Boa Vista; e Bom Sucesso em Tuparetama, além do fornecimento de água em Parnamirim, São José do Egito, Triunfo, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. 

“Estivemos, mais uma vez, na Compesa para tratar assuntos importantes para os municípios do interior do estado. Nosso mandato não vai parar até termos solucionados as demandas da população que sofrem com a falta d’água”, disse.

Aluno da rede municipal de Afogados recebe Medalha de Ouro da OBMEP, no RJ

Bruno Vinicius é estudante da Escola Ana Melo Nesta terça-feira (14), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, estudantes das escolas públicas de todo o país  receberão medalha de ouro, em um evento promovido pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada, pelo excelente desempenho desses estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas(OBMEP […]

Bruno Vinicius é estudante da Escola Ana Melo

Nesta terça-feira (14), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, estudantes das escolas públicas de todo o país  receberão medalha de ouro, em um evento promovido pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada, pelo excelente desempenho desses estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas(OBMEP 2016)

Entre os quase 18  milhões de participantes em todo país, Bruno Vinícius da Silva, 13 anos, estudante da Escola Municipal Ana Melo, compõe o grupo de 501 estudantes que receberão esse mérito.

Filho de agricultores, residente no Sítio Várzea Comprida deste município, Bruno é o primeiro e único estudante afogadense  a receber medalha de ouro nessa Olímpíada. Em 2015 ele foi medalhista de prata.

Participam da premiação a Secretária de Educação Veratânia Morais, o aluno Bruno Vinícius e sua mãe Ivanilda da Silva.  O evento está previsto para às 15h.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Destinado aos alunos medalhistas da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país, e também no fórum virtual. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

Yane Marques vence a última etapa do PE na Pista 2015‏

A última etapa do PE na Pista – Circuito Pernambucano de Corrida foi um verdadeiro sucesso. Com mais de 1,5 mil corredores nas ruas da Capital, o evento do último sábado fechou com chave de ouro a temporada 2015. A corrida conseguiu reunir alguns dos ingredientes mais admirados e procurados pelos pernambucanos e pelos turistas […]

IMG_0494

A última etapa do PE na Pista – Circuito Pernambucano de Corrida foi um verdadeiro sucesso. Com mais de 1,5 mil corredores nas ruas da Capital, o evento do último sábado fechou com chave de ouro a temporada 2015.

A corrida conseguiu reunir alguns dos ingredientes mais admirados e procurados pelos pernambucanos e pelos turistas quando vêm ao Estado, que são os pontos turísticos, a prática de esportes e o frevo, que foi tocado no Cais da Alfândega, local da largada e chegada dos participantes, e durante o percurso. Além de bonecos gigantes e passistas. O frevo tomou conta de todos, que antes e depois de completarem os percursos de 5km ou de 10km  foram buscar fôlego para se divertir e aproveitar a festa.

A largada foi no Cais da Alfândega, onde foi montado um pórtico na forma de uma sombrinha de frevo para os corredores passarem por baixo. Além disso, eles ainda frevaram durante o percurso com as orquestras espalhadas pelo percurso.

“Estamos fechando o calendário do PE na Pista com mais uma inovação. Se em Petrolina corremos no meio de uma vinícola, em Garanhuns, no frio de 18 ºC e em Noronha, diante de um verdadeiro paraíso, no Recife decidimos apostar no frevo. Foi muito bom”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

IMG_0489

O destaque da corrida ficou por conta da vencedora dos 10km feminino, que foi a pentatleta medalhista olímpica Yane Marques. Ela terminou em primeiro lugar, com o tempo de 45min32seg. Ela chegou mais de dois minutos antes da segunda colocada, Anne Andrade, que completou o percurso em 47min39seg.

“Estou participando de algumas corridas de leve. Quer dizer, eu sempre chego dizendo que será de leve, mas quando coloco o número na camisa, parece que fico motivada a correr de verdade. Hoje foi bom. É mais um treino para mim”, afirmou. O terceiro lugar ficou com Ivani Araújo, com 48min57seg. No masculino, Felipe Costa ficou em primeiro (36min34seg), Flávio Margolis em segundo (36min49) e João França em terceiro (37min22seg).

Nos 5km, Kaline Mirela terminou em primeiro lugar com um bom tempo de 21min45, seguida de Mieja Chang (22min21seg) e Nayade Araújo (22min34seg). No masculino, Edvaldo Santos terminou no primeiro lugar do pódio (17min16seg), Anderson Silva em segundo (18min19seg) e Jorge Souza em terceiro (18min35seg).

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco já está se preparando para o PE na Pista – Circuito Pernambucano de Corrida 2016. A tendência é que o número de etapas, que neste ano foram quatro, aumente. O número exato deve ser anunciado no início do próximo ano.