Notícias

Secretária diz que irmão morreu por negligência no Regional de Arcoverde

Por Nill Júnior

Por Zalxijoane Ferreira  – Itapuama FM 

A secretária da Mulher de Arcoverde, Lucitelma Soares, através das suas redes sociais, tornou público nesta quinta-feira (13) um possível caso de negligência médica no Hospital Regional de Arcoverde.

Depois de perder o irmão no último domingo (09), Lucitelma publicou nota intitulada de “Não posso me calar!”, onde registra o passo a passo da chegada do irmão, José Antonio Soares Leite, de 66 anos, à unidade hospitalar até o pior desfecho que poderia acontecer.

O irmão de Lucitelma trabalhou por mais de 20 anos como condutor de ambulância do Regional.

A equipe da Rádio Itapuama se solidariza à família e aguarda resposta da SES sobre o caso.

Confira a nota da secretária:

Não posso me calar!

Vivemos quatro dias de Calvário no Hospital Regional de Arcoverde, onde por ironia do destino, meu irmão trabalhou lá por 20 anos, sendo condutor de ambulância, e ajudou a salvar tantas vidas.

Na sexta-feira à noite, ele passou mal sentindo uma dor abdominal, suas filhas o levaram ao hospital, eu cheguei minutos despois.

Ele estava muito agoniado. Foi feita a triagem e colocaram a pulseira amarela. Fomos esperar pra ser atendido, nisso ele estava muito impaciente com a dor (Ele não era de se queixar, nem de pedir nada a ninguém), mas nesse dia pra nosso espanto, com muita agonia, ele levantou-se da cadeira esperou a paciente da vez sair e adentrou no consultório, quem estava atendendo era uma médica por nome de DARA RAFAEL, e disse: “ ME AJUDE DOUTORA”, ela friamente disse, tem outra pessoa na recepção de amarelo, ele apenas disse, me ajude! Na esperança de sensibilizá-la, disse: trabalhei aqui por 20 anos como motorista… ela o interrompeu sem nenhuma emoção e perguntou o que ele estava sentindo?

Como ele estava ofegante, eu e minha sobrinha fomos explicando pra que agilizasse o atendimento.

Ela nos interrompeu e pediu que o deixássemos ele falar. Depois que ele explicou, eu perguntei se enquanto ela escrevia, se ele queria ir logo ao banheiro (enquanto ele esperava a paciente sair tinha dito que ia ao banheiro. Ele era diabético). Ela de forma bem grotesca disse que erámos nós que estávamos deixando-o agoniado.

Engoli seco e me calei. Em nenhum momento ela o examinou ou o auscultou. Encaminhando-lhe para fazer o eletro e tomar a medicação.

Minha sobrinha ouvindo os nossos relatos com muita indignação, foi conversar com ela e disse que ela aprendesse a tratar os pacientes que ninguém ia ao hospital por lazer, sim por extrema necessidade.

Ele tomou a medicação, e depois, na hora da reavaliação, ela não quis mais atende-lo!

Foi pra casa, voltando pela madrugada… Foi pra sala vermelha. E nós, família e amigos continuamos na frente do Hospital como uma vigília, em preces, esperando cada notícia…

Com tanta dor que estou sentindo por tê-lo perdido, mas angustiada com essa lembrança fica a pergunta: Se ela tivesse feito um atendimento humanizado, cuidadoso, profissional, será que o fim teria sido assim?”

Outras Notícias

Prefeito Arquimedes vistoria obras da nova UBSF Amelânia Rocha‏

O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Junior Moreira, vistoriou as obras da nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Amelânia Rocha, que se encontram em fase de conclusão, segundo nota ao blog. O equipamento está sendo erguido no Bairro Santo Antônio e contará com sala de espera, farmácia, sala […]

12278156_10205425709985684_347334065_n

O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Junior Moreira, vistoriou as obras da nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Amelânia Rocha, que se encontram em fase de conclusão, segundo nota ao blog.

O equipamento está sendo erguido no Bairro Santo Antônio e contará com sala de espera, farmácia, sala de vacinas, sala de inalação, consultório médico, consultório odontológico, sala de enfermagem, sala de serviços administrativos, sala de curativos, sala de observação, sala de reuniões, expurgo, depósito, área de serviços e banheiros masculino e feminino.

Segundo  o chefe do Executivo itapetinense em nota, ressaltando que a previsão é que a unidade seja entregue no próximo mês.

Segundo Junior, também estão sendo concluídas as obras da UBSF do Sítio Mocambo. “Além disso, concluímos a construção da UBSF do povoado de Piedade e já entregamos a UBSF Alzira Alves da Costa, no Bairro Paulo VI, e a UBSF Maria Luzinete Bispo dos Santos, no Sítio Ambó”, frisou.

Prefeito de Ouro Velho autoriza construção de quadra poliesportiva em comunidade rural

O Prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, anunciou nesta semana, o início da construção de uma quadra poliesportiva na comunidade dos Barões. A obra será realizada com recursos próprios do município e tem como objetivo oferecer um espaço de lazer e prática esportiva para os moradores da região. “Já podemos comemorar um grande benefício na […]

O Prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, anunciou nesta semana, o início da construção de uma quadra poliesportiva na comunidade dos Barões. A obra será realizada com recursos próprios do município e tem como objetivo oferecer um espaço de lazer e prática esportiva para os moradores da região.

“Já podemos comemorar um grande benefício na comunidade dos Barões, acompanhando os avanços por toda cidade e agora estamos vendo chegando na Zona Rural”, ressaltou o prefeito.

Segundo ele, a quadra poliesportiva irá contribuir positivamente para a realização de eventos esportivos e culturais na comunidade.

Com a construção da quadra poliesportiva, os moradores terão à disposição um espaço adequado para a prática de diversas modalidades esportivas, como futsal, vôlei, basquete, entre outras.

“Estamos muito felizes em poder oferecer mais este equipamento público para a nossa população, e ainda mais com recursos próprios do município. Isso mostra o nosso compromisso em investir no desenvolvimento e bem-estar da nossa gente”, destacou Augusto Valadares.

Ex-dono da Delta, Fernando Cavendish é preso pela PF

O ex-dono da Delta, Fernando Cavendish chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, por volta das 4h20 deste sábado (2). O empresário foi preso assim que desembarcou no terminal, de onde saiu escoltado por agentes da Polícia Federal e de cabeça baixa, sem responder a perguntas de jornalistas que estavam no local. […]

cavendi2
Do G1

O ex-dono da Delta, Fernando Cavendish chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, por volta das 4h20 deste sábado (2). O empresário foi preso assim que desembarcou no terminal, de onde saiu escoltado por agentes da Polícia Federal e de cabeça baixa, sem responder a perguntas de jornalistas que estavam no local. Ele veio de um voo de Roma, na Europa, onde estava desde o dia 22 do mês passado.

Cavendish passou pelo Instituto Médico Legal (IML) e, pouco antes das 6h, chegou ao presídio Ary Franco, em Água Santa, na Zona Norte da cidade. Às 6h20, o advogado do empresário esteve no presídio e afirmou que Cavendish nem deveria ter sido preso. Ele deixou o local cerca de 10 minutos depois e disse apenas que a ideia é soltar o ex-dono da Delta ainda neste sábado.

Segundo os agentes da PF, Cavendish já sabia que era aguardado pela polícia no aeroporto. Ele teve prisão pedida pela Justiça, mas, nesta sexta (1°), o desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), transformou em prisão domiciliar.

A decisão vale também para outros quatro réus: Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, e os empresários Adir Assad, Marcelo Abbud e Cláudio Abreu, que assim como Cachoeira foram presos na quinta.

TRF-4 nega recurso de Lula contra condenação pelo caso do sítio de Atibaia

G1 O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou recurso do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação pelo caso do sítio de Atibaia, em julgamento telepresencial realizado nesta quarta-feira (22). A informação foi confirmada ao G1 pelo TRF-4. O extrato da sessão e o acórdão, com os votos, ainda não tinham sido divulgados […]

G1

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou recurso do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação pelo caso do sítio de Atibaia, em julgamento telepresencial realizado nesta quarta-feira (22).

A informação foi confirmada ao G1 pelo TRF-4. O extrato da sessão e o acórdão, com os votos, ainda não tinham sido divulgados até a publicação dessa matéria.

A 8ª Turma, responsável pelos julgamentos de processos originados na Lava Jato na segunda instância, rejeitou também o pedido por novas diligências na ação. O objetivo da defesa de Lula era que houvesse uma nova apuração, para obtenção de novas provas, sobre os acordos firmados para delação de membros da Odebrecht, que ajudaram a basear a condenação do ex-presidente.

Segundo o recurso, haveria “uma miríade de acontecimentos que infirmam a credibilidade de qualquer elemento fornecido ou prestado pelo Grupo Odebrecht e seus colaboradores”.

A defesa apontou, no recurso, que os acordos foram firmados a partir de pagamentos feitos pela Odebrecht. “Não existe a voluntariedade que deve ser inerente a qualquer delação”, afirma o advogado de Lula, Cristiano Zanin.

O processo é o segundo a que Lula respondeu pela Operação Lava Jato. Ele foi condenado em segunda instância a 17 anos, 1 mês e 10 dias, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em julgamento na segunda instância, acusado de receber propina de construtoras, que teriam reformado e decorado um sítio, em Atibaia, interior paulista, em troca de benefícios em contratos entre a Odebrecht e a Petrobras.

Segundo a acusação, o local era utilizado pela família do ex-presidente, o que é negado por Lula. A pena na primeira instância era de 12 anos e 11 meses.

“Nos parece que mais uma vez o Tribunal deixou de fazer um exame efetivo dos nossos argumentos de defesa e realizou um julgamento formal, que no mérito durou menos do que três minutos. Os argumentos da defesa não foram efetivamente analisados. Eram argumentos indiscutivelmente relevantes, colocavam em cheque delação de 77 executivos, com base no pagamento feito pela empresa”, afirma Zanin.

O advogado afirma que vai esperar o acórdão do julgamento ser disponibilizado para analisar a possibilidade de recursos. Além disso, adianta que vai entrar com pedidos de recursos especiais e extraordinários, para serem encaminhados ao STJ e STF, respectivamente. Esses recursos precisam ser admitidos pelo TRF-4.

No dia 6 de maio, o ex-presidente teve o primeiro recurso, de embargos de declaração, contra a condenação negado. Após, a defesa de Lula protocolou novo recurso, analisado nesta quarta-feira.

PE: Secretaria de Saúde investiga doença que pode ser forma atípica de zika

Secretaria Estadual de Saúde realizou reunião com um grupo de profissionais para iniciar a investigação de doença exantemática (manchas vermelhas na pele), que não apresenta causa definida e tem acometido as crianças com maior frequência Do JC Online Após dezenas de relatos de médicos das emergências de hospitais públicos e particulares de Pernambuco, especialmente do […]

Secretaria Estadual de Saúde realizou reunião com um grupo de profissionais para iniciar a investigação de doença exantemática (manchas vermelhas na pele), que não apresenta causa definida e tem acometido as crianças com maior frequência

Do JC Online

Após dezenas de relatos de médicos das emergências de hospitais públicos e particulares de Pernambuco, especialmente do Recife, sobre casos de pacientes com doença exantemática ou rash (manchas vermelhas em uma região específica do corpo ou por toda a pele), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou reunião com um grupo de profissionais para iniciar a investigação do quadro, que não apresenta causa definida e tem acometido as crianças com maior frequência.

O plano de ação inclui o monitoramento dos registros desses casos de rash, que pode ter relação com diversos agentes. “Entre as hipóteses, há aquelas que mais prevalecem e outras nem tanto. As suspeitas que predominam são o zika, os parvovírus e os enterovírus, mas outras possibilidades de diagnóstico também são consideradas, em mesma intensidade, na investigação”, avisa o diretor-geral de Controle de Doenças Transmissíveis da SES, George Dimech.

A discussão entre os especialistas organizada pela secretaria ocorreu na quarta-feira (7). Ontem foi divulgada, pela SES, uma nota técnica (documento que estabelece diretrizes, alerta e orienta os serviços assistenciais de saúde sobre ocorrência de eventos específicos) que propõe a realização de uma investigação epidemiológica padronizada.

“A nota é importante porque norteará o que é possível ser feito para investigar os casos e esclarecerá sobre a realização de exames que darão o diagnóstico. Tudo indica que é um quadro viral, mas ainda é inespecífico”, frisa a infectopediatra Regina Coeli Ramos, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), que tem acompanhado pacientes.