Notícias

Sebrae auxilia cooperativas na construção de nova identidade e conquista do SIF

Por André Luis

1A Unidade tem projetos focados no associativismo e cooperativismo

O Gerente da Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, Henrique Malaquias e a analista Raquel Silva, participaram de uma reunião com os representantes do Conselho Fiscal, Lúcio de Almeida Neto e Demócrito Oliveira para tratar sobre as ações que serão desenvolvidas com a cooperativa Pajelat no ano de 2019.
Dentre as ações, será realizado via Sebrae Tec, um trabalho de layout de ambiente da planta industrial da cooperativa, para adequação as normas técnica exigidos para obtenção do SIF – Selo de Inspeção Federal, a fim de que a cooperativa possa vender seus produtos por todo o território nacional e internacional, nossa segunda meta”, explica Henrique.
A Pajelat é uma cooperativa de caprinocultores, que oferece leite de cabra e produtos derivados para todo o estado de Pernambuco, e contará com o apoio do Sebrae no processo de desenvolvimento, treinamento e distribuição dos produtos.
O Sebrae tem projetos específicos voltados para o associativismo e cooperativismo, onde é trabalhado o empreendimento coletivo. ”A gente busca trabalhar além do plano de ação, nós fortalecemos todas as potencialidades da própria cooperativa com um bom plano de comunicação, reforçando as redes sociais e promovendo um treinamento, focado nessas redes sociais, para que eles explorem o melhor da empresa, produtos e serviços no meio digital”, conclui o gerente.
NOVIDADE
A partir do mês de junho, a sede do Sebrae em Serra Talhada vai oferecer um espaço (SEBRAE COWORKING), para novos empreendedores, que ainda não têm condições de bancar as despesas de um espaço para instalar sua empresa, com acesso direto a todos os analistas da Unidade, além de plano de negócio e comunicação, até a empresa ter condições de ter seu próprio endereço.
“A ideia é fomentar o empreendedorismo e promover conhecimentos e técnicas a preços acessíveis, focando o desenvolvimento da cidade”, conta Henrique Malaquias.
O espaço será agendado junto a secretaria do Sebrae, e custará cinco reais por período.

Outras Notícias

Anchieta Patriota lamenta morte do poeta Valdir Teles

É com imenso pesar que soube do falecimento do grande poeta Valdir Teles. Valdir era dos mais consagrados poetas repentistas da poesia popular nordestina. Deixa um legado indelével, de homem de luta, que teve uma infância difícil num tempo de muitas injustiças sociais, mas que encontrou na poesia a força necessária para vencer às adversidades. […]

É com imenso pesar que soube do falecimento do grande poeta Valdir Teles.

Valdir era dos mais consagrados poetas repentistas da poesia popular nordestina. Deixa um legado indelével, de homem de luta, que teve uma infância difícil num tempo de muitas injustiças sociais, mas que encontrou na poesia a força necessária para vencer às adversidades.

Neste momento difícil, expresso minhas condolências à advogada e poetisa, Mariana Teles, sua filha, à Dona Elza, sua esposa, e a toda família.

Bem disse o Pe. Luisinho: “O Pajeú ficou mais pobre e o repente está de luto”.

Anchieta Patriota

Prefeito de Carnaíba

“Bolsonaro e sua família vão responder pelos crimes cometidos”, afirma Carlos Veras

O deputado federal Carlos Veras (PT), recém-eleito presidente estadual do partido, afirmou que a oposição tenta usar a CPMI do INSS como “palanque político” para desgastar o governo Lula, mas disse acreditar que a base governista seguirá com maioria no colegiado e poderá garantir uma investigação “séria e isenta”. A declaração foi dada em entrevista […]

O deputado federal Carlos Veras (PT), recém-eleito presidente estadual do partido, afirmou que a oposição tenta usar a CPMI do INSS como “palanque político” para desgastar o governo Lula, mas disse acreditar que a base governista seguirá com maioria no colegiado e poderá garantir uma investigação “séria e isenta”. A declaração foi dada em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha, nesta sexta-feira (22).

Segundo Veras, a perda do comando da CPMI pelo governo se deveu a “descuido de articulação” e a uma manobra da oposição que encerrou a votação antes da chegada de parlamentares aliados. Ele defendeu que a comissão não se limite ao embate político e sirva para apurar fraudes contra aposentados, devolvendo valores descontados indevidamente. 

“Tem que separar o joio do trigo. Entidades sérias precisam ser respeitadas, enquanto as fraudulentas devem ser punidas”, afirmou, lembrando a importância histórica do movimento sindical rural e denunciando perseguições a servidores que expuseram esquemas durante o governo Bolsonaro.

Veras também atacou a postura do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que classificou como “traidor da pátria” por, segundo ele, trabalhar contra os interesses do Brasil no exterior. “A população sabe quem defende a democracia. Bolsonaro e sua família vão responder pelos crimes cometidos”, disse.

Sobre 2026, Veras destacou que a prioridade do PT é a reeleição do presidente Lula e do senador Humberto Costa. Questionado sobre a pesquisa Genial/Quaest que aponta João Campos (PSB) com 55% das intenções de voto e Raquel Lyra (PSD) com 24%, ele evitou antecipar alianças e cobrou “gestos claros” das lideranças estaduais em apoio ao presidente. “Quem quer governar Pernambuco sabe que é melhor com Lula na Presidência. O prefeito João Campos já declarou apoio incondicional. Esperamos um gesto semelhante da governadora Raquel Lyra”, afirmou.

Veras ressaltou que o PT discutirá sua tática eleitoral apenas em 2026, ouvindo os partidos da federação (PV e PCdoB) e a militância. Ele defendeu ainda maior aproximação com a classe trabalhadora, como propôs o presidente nacional do PT, Edinho Silva. “Nossa pauta é a pauta do povo: redução da jornada de trabalho, isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, defesa dos motoboys e dos trabalhadores precarizados”, disse.

O deputado cumpre agenda em Brasília neste sábado (23) em reunião do diretório nacional do PT, mas retorna a Pernambuco para participar do congresso estadual do partido no domingo (24), no Clube do Sindsprev, no Recife. O evento reunirá cerca de 400 delegados e terá a presença do ex-ministro José Dirceu para debater a conjuntura política. Também acontecerá a posse de Carlos Veras como presidente estadual do PT.

Serra Talhada vive 24 horas de violência

A violência voltou a assustar moradores de Serra Talhada nos primeiro dias de 2026. Segundo o Blog do Júnior Campos, além do homicídio registrado e noticiado ainda nas primeiras horas do dia, outra ocorrência grave foi confirmada pelas forças de segurança no bairro Mutirão, envolvendo uma tentativa de homicídio com extrema violência. De acordo com […]

A violência voltou a assustar moradores de Serra Talhada nos primeiro dias de 2026.

Segundo o Blog do Júnior Campos, além do homicídio registrado e noticiado ainda nas primeiras horas do dia, outra ocorrência grave foi confirmada pelas forças de segurança no bairro Mutirão, envolvendo uma tentativa de homicídio com extrema violência.

De acordo com informações do 14º Batalhão da Polícia Militar, por volta de 0h23 do dia 2, a Central de Operações acionou uma guarnição para averiguar a entrada de um homem ferido no Hospital Agamenon Magalhães (HOSPAM).

No local, os policiais constataram que Diones da Silva Dantas havia dado entrada com múltiplas lesões provocadas por arma branca, além de ferimentos na cabeça e queimaduras pelo corpo.

Diante da gravidade do quadro, a vítima foi transferida para o Hospital Eduardo Campos, onde foi estabilizada, sendo posteriormente encaminhada para uma unidade hospitalar no Recife, onde permanece sob cuidados médicos.

Ainda no hospital, Diones relatou aos policiais que foi agredido por um homem conhecido como “André Baixinho”, morador do bairro Mutirão. Segundo o relato, a motivação do crime teria sido uma dívida em dinheiro. Como não conseguiu quitar o valor cobrado, a vítima teria sido violentamente atacada, esfaqueada, atingida com golpes na cabeça e teve a residência incendiada, o que ocasionou as queimaduras.

As equipes policiais realizaram diligências no local do crime, onde a Polícia Científica também foi acionada para realização da perícia. Inicialmente, o suspeito não foi localizado, e a ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, resultando na instauração de inquérito policial.

Horas depois, dando continuidade às investigações, policiais do 14º BPM, com apoio das equipes Rural e Malhas da Lei/ASI, receberam informações sobre o paradeiro do suspeito. O homem foi localizado escondido em uma residência no próprio bairro Mutirão. Ao perceber a presença policial, tentou se ocultar, mas acabou sendo imobilizado e preso.

Identificado como André Paulino Jucá, de 55 anos, o acusado confessou a autoria da tentativa de homicídio, alegando que a vítima teria arrombado sua casa e furtado alguns objetos, o que teria motivado a agressão.

Durante buscas no imóvel, os policiais apreenderam uma faca peixeira, uma pedra de substância semelhante ao crack, um aparelho celular e documentos de identificação de terceiros. O suspeito não informou se a faca foi utilizada no crime.

Todo o material apreendido, juntamente com o imputado, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, onde o caso segue sob investigação. A Polícia Civil agora apura as circunstâncias do crime, bem como a versão apresentada pelo suspeito.

A sequência de ocorrências reforça o clima de insegurança vivido na cidade neste início de ano e acende o alerta das autoridades para o avanço da violência urbana em Serra Talhada.

Nem a Rádio Pajeú escapou da Neoenergia

Não bastassem as inúmeras críticas das comunidades rurais de Afogados da Ingazeira e entorno, a Rádio Pajeú sofre nas últimas 36 horas as consequências da falta de energia elétrica. O transmissor 1, localizado na Serra da Gangorra, entregue em outubro do ano passado, está desativado por falta de energia elétrica. A interrupção acontece desde as […]

Não bastassem as inúmeras críticas das comunidades rurais de Afogados da Ingazeira e entorno, a Rádio Pajeú sofre nas últimas 36 horas as consequências da falta de energia elétrica.

O transmissor 1, localizado na Serra da Gangorra, entregue em outubro do ano passado, está desativado por falta de energia elétrica. A interrupção acontece desde as 16 horas da terça-feira, dia 5. De lá pra cá, a emissora mantém contato permanente com a Neoenergia, sem solução. A Rádio tem se mantido no ar com o transmissor 2, na sede, com alcance reduzido.

Com audiência regional e parcerias em toda a região, a emissora tem alegado prejuízos e promete medidas jurídicas. Também tem orientado as comunidades a acionar a justiça em casos de prejuízos.

Em nota, a emissora pede desculpas pelas intercorr~encias e tem orientado nesse período aos oubvintes que nãi tem recebido seusinal que acessem a emissoral em seus canais digitaios, no aplicativopróprio, disponível para Aple Store e Android, bem como aplicativos como RadiosNet ou pelo www.radiopajeu.com.br .

Polícia prende em Santa Cruz do Capibaribe acusados de matar dono de posto em Tabira

Primeira Mão Na manhã de hoje, Policiais Civis da Delegacia de Polícia da 169ª Circunscrição de Tabira, com o apoio de policiais da 20°Desec, pela Operação Conquista, e da 128° Circunscrição de Santa Cruz do Capibaribe, coordenados pelo Delegado de Polícia João Vaz Gadelha de Aguiar deram cumprimento a importantes Mandados de Prisão Preventiva. Eles […]

Primeira Mão

Na manhã de hoje, Policiais Civis da Delegacia de Polícia da 169ª Circunscrição de Tabira, com o apoio de policiais da 20°Desec, pela Operação Conquista, e da 128° Circunscrição de Santa Cruz do Capibaribe, coordenados pelo Delegado de Polícia João Vaz Gadelha de Aguiar deram cumprimento a importantes Mandados de Prisão Preventiva.

Eles tem referência com o processo nº 0000433-46.2021.8.17.3420, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara da Comarca de Tabira, em desfavor de dois homens na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Os presos foram investigados no ano de 2021, pela participação no crime de homicídio que vitimou Edivonaldo Veras Rodrigues, vulgo Dado, o qual foi alvejado por disparo de arma de fogo, vindo a óbito.

O crime ocorreu em 19 de junho de 2021. A Polícia Civil está investigando a morte de um empresário de Tabira, no Sertão de Pernambuco, neste sábado (19). Edivonaldo tinha  46 anos e foi morto a tiros no Centro da cidade.

O empresário era dono de um posto de gasolina e uma loja de carros. O crime teve características de emboscada.

Na ocasião foram encontrados na residência dos alvos 129 gramas de maconha, material de contabilidade para o tráfico, uma balança de precisão e várias embalagens para armazenamento da droga motivo pelo qual também foram autuados em flagrante delito pelo crime de tráfico de entorpecentes.

Após os procedimentos de praxe, os presos serão apresentados em audiência de custódia e posteriormente serão recolhidos à unidade prisional, local onde ficarão à disposição da Justiça.