Notícias

Sebastião Oliveira e Luciano Duque fecharam aliança, dizem aliados

Por Nill Júnior

LUCIANO-NIL-JUNIOR-E-SEBASTIÃO

Oposição também se antecipou e se reuniu na casa de Augusto César

O sábado foi decisivo na Capital do Xaxado. No debate, duas reuniões parecem finalmente ter encaminhado o destino de oposicionistas e governistas. A mais aguardada, aconteceu entre o prefeito Luciano Duque (PT), o Secretário de Transporte Sebastião Oliveira e o Governador Paulo Câmara, mais assessores e aliados. Interlocutores que falaram ao blog garantem que da reunião foi cravada a aliança especulada por meses da cidade.

O prefeito e o Secretário estão, no momento, incomunicáveis. Mas podem fazer o anúncio até o fim do mês. Poderão até a princípio negar como estratégia para enquanto isso amarrar detalhes da coalizão, que passa também por 2018.  A dúvida fica acerca da manutenção de Duque no PT. Há uma semana, o prefeito garantiu que não sairia do partido. Mas há quem não veja essa aliança com Duque na legenda. Se sair, terá que ter boa explicação diante da palavra empenhada. Petistas estão apreensivos.

IMG-20160319-WA0074Por  outro lado, as oposições já não contam mais com o Secretário de Transportes, a considerar a reunião que aconteceu na casa do Deputado Estadual Augusto César (PTB), que por sua vez se reuniu a poucos dias com Duque. Para alguns, esperança de acordo. Ao final, desfecho com distanciamento.

No encontro,  além do Deputado, Nena Magalhães, Marquinhos Dantas, Israel Silveira,  Carlos Antonio,  João Duque Filho (irmão do prefeito), Augusto César Filho,  Adelmo Rodrigues,  Leirson Magalhães, Cacá Menezes,  Pinheiro do São Miguel e André Maio. Juntos representam PDT, PTB, PSDB, SD, PMDB e PRB. Parte deles integrava o chamado G11, quue implodiu com a divulgação de pesquisa de opinião na cidade.

Pesquisas deverão nortear os próximos passos nos dois grupos: em jogo, o nome para a vice de Duque, os candidatos da oposição a prefeito e a vice, dentre outras questões.

Outras Notícias

Tabira: Posto de Saúde tem energia cortada

Moradores acusam Prefeitura de não pagar conta Por falta de pagamento, a UBS – Unidade Básica de Saúde do Bairro da Caixa d’água, está sem energia desde ontem, quarta-feira (8) segundo os moradores da localidade. A dívida com a Celpe por parte da Prefeitura Municipal de Tabira, levou a empresa a ter que cortar o […]

Moradores acusam Prefeitura de não pagar conta

Por falta de pagamento, a UBS – Unidade Básica de Saúde do Bairro da Caixa d’água, está sem energia desde ontem, quarta-feira (8) segundo os moradores da localidade.

A dívida com a Celpe por parte da Prefeitura Municipal de Tabira, levou a empresa a ter que cortar o fornecimento e prejudicar os atendimentos a população dos bairros Caixa d’água e Barro Vermelho.

Em contato com uma das moradoras da comunidade ela relatou a redação da Cidade FM, que procurou o postinho na manhã desta quinta-feira (9), mas teve que retornar para casa sem ser atendida. “O postinho tá todo no escuro, e os funcionários estão de braços cruzados. A sorte ainda são as janelas e portas abertas que clareiam alguma coisa”, disse ela.

A preocupação maior é com estoques de vacinas, se houve perda de alguma vacina devido à falta de refrigeração por conta do corte.

Vale ressaltar que o imóvel foi alugado recentemente, no Bairro Barro Vermelho, pela atual gestão, que fez a transferência da unidade que era localizada na Rua Luiz de Oliveira Santos, em frente ao escritório da Compesa para o novo endereço. Com a palavra, a Prefeita de Tabira, Nicinha Melo e o próprio Secretário de Finanças Gleidson Rodrigues.

Estudantes de Caruaru, Garanhuns e Quipapá são selecionadas para a final da 9º edição do Ler Bem, em outubro

Mais três das 18 vagas já foram preenchidas. Até o momento, foram escolhidos nove alunos para participar da última fase do concurso de incentivo à leitura da Aspa. As semifinais do concurso de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) seguem a todo gás. Nesta quinta-feira (1º), a penúltima etapa da […]

Mais três das 18 vagas já foram preenchidas. Até o momento, foram escolhidos nove alunos para participar da última fase do concurso de incentivo à leitura da Aspa.

As semifinais do concurso de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) seguem a todo gás. Nesta quinta-feira (1º), a penúltima etapa da disputa literária acontecerá no Bonito Plaza Hotel, no município de Bonito. Amanhã (2), a seletiva será realizada em Carpina. Camaragibe sediará a última parte deste momento da competição na segunda-feira (5).

A caravana da Aspa já passou por Salgueiro, Arcoverde e Garanhuns, preenchendo nove das 18 vagas disponíveis para a final do concurso. Ontem, em Garanhuns, as alunas do 4ª ano da rede municipal de ensino Isabella Laís Oliveira dos Santos, de Caruaru; Íris Taynara Silvestre de Souza, de Garanhuns; e Lara Beatriz Mariano Rodrigues, de Quipapá, garantiram vaga na finalíssima. Além delas, os representantes de Araripina, Cabrobó, Santa Cruz, Arcoverde, Tabira e Tacaratu participarão da etapa final.

A disputa chega nesta fase após a realização das seletivas municipais, promovidas pelas Secretarias de Educação dos municípios. Neste momento, foram definidos os representantes de cada cidade. Os alunos foram selecionados após a leitura de trechos do livro “A Batalha dos Mamulengos”, do dramaturgo e escritor carioca Rubem Rocha Filho (Ed. Bagaço), falecido em 2008 no Recife. A obra conta a história dos amigos Naldo, Mônica e Tuti em suas aventuras pelos pontos turísticos do Recife.

Dos 130 participantes das seis semifinais, representando um município de Pernambuco inscrito na competição, 18 finalistas serão selecionados para a etapa final do concurso, que será realizada no dia 1º de outubro, no Centro Cultural do Cais do Sertão, no Recife. A publicação a ser lida na final será divulgada após o término desta penúltima etapa.

Confira os locais, dias e municípios participantes de cada semifinal:

Grupo 4 (01/08) – Bonito

Local: Bonito Plaza Hotel

Municípios: Agrestina, Amaraji, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Camocim de São Félix, Catende, Chã Grande, Cortês, Cupira, Escada, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Palmares, Pombos, Primavera, Ribeirão, Sairé, São Benedito do Sul, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande.

Grupo 5 (02/08) – Carpina

Local: Salesianas Carpina

Municípios: Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Chã de Alegria, Gloria do Goitá, Itambé, João Alfredo, Limoeiro, Macaparana, Machados, Nazaré da Mata, Passira, Paudalho, Riacho das Almas, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Férrer, Surubim, Taquaritinga do Norte, Timbaúba, Vertentes, Vicência.

Grupo 6 (05/08) – Camaragibe

Local: Centro de Formação e Lazer (CFL)

Municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Itaquitinga, Jaboatão Dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, Rio Formoso, São Lourenço da Mata, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória de Santo Antão.

Com as chuvas, o Sertão se transforma

Chove bem na tarde desse sábado em boa parte do Sertão do Pajeú.  No Distrito de Riacho do Meio, São José do Egito, o Internauta Repórter Nando Cintra dá notícias de boas chuvas. “Os pequenos agricultores estão mais confiantes que terão uma certeza de uma boa safra e alimentação para os animais”, comemora. Vários barreiros […]

Chove bem na tarde desse sábado em boa parte do Sertão do Pajeú.  No Distrito de Riacho do Meio, São José do Egito, o Internauta Repórter Nando Cintra dá notícias de boas chuvas.

“Os pequenos agricultores estão mais confiantes que terão uma certeza de uma boa safra e alimentação para os animais”, comemora.

Vários barreiros e barragens de pequeno porte estão “sangrando” e a sobra vai alimentar o Rio Pajeú e Barragens de médio e grande porte na região. É o ciclo da vida se renovando.

Animais que não eram vistos na aridez da estiagem reaparecem como num passe de mágica. Em Itapetim, uma jibóia com quase três metros foi encontrada no Sítio Maniçobas.

Um morador passava de carro no local e avistou o animal atravessando a estrada, tendo que parar o veículo e aguardar que a cobra fizesse a travessia para não machucá-la.

O morador levou a informação para Bernardo Sousa, do site Itapetim.net e grande defensor da fauna e da flora na região. Bernardo e um agricultor da localidade pegaram a serpente e soltaram em um lugar seguro, distante dos predadores.

Em Tabira, imagens mostraram a força das águas na chamada ponte do EspiEspí Santo Velho. Foram feitas por George Mascena.

CNM se reúne com presidente da Câmara para debater crise dos Municípios e pautas prioritárias

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, se reuniu na noite deste domingo (10), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Na pauta do encontro estiveram a crise financeira enfrentada pelos Entes locais e o avanço de pautas prioritárias do movimento municipalista que podem amenizar o cenário. A terceira […]

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, se reuniu na noite deste domingo (10), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Na pauta do encontro estiveram a crise financeira enfrentada pelos Entes locais e o avanço de pautas prioritárias do movimento municipalista que podem amenizar o cenário. A terceira vice-presidente da entidade, Rosiana Beltrão, também participou da reunião. 

Ziulkoski apresentou dados sobre a crise no país e esclareceu alguns pontos. “Em Alagoas, por exemplo, dos 53 Municípios que informaram dados ao Siconfi [Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro], 75% estão com déficit. Ano passado, eram 6%”, alertou. Ele falou que esse cenário deve ainda se agravar, citando medidas recentes que terão impacto expressivo na ponta, a exemplo de pisos salariais e da obrigatoriedade de oferta de vagas em creches. 

Também foram apontadas questões como o pagamento de emendas, a queda no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e as dívidas com a previdência social. “A previdência é o mais grave de tudo isso. São R$ 200 bilhões em dívida dos Municípios. Como é que vai pagar? É impagável. Não tem mais como governar”, alertou Ziulkoski. 

Ele ainda detalhou portaria do Ministério da Saúde que prevê a coparticipação dos Municípios no Programa Mais Médicos. “O governo estabeleceu uma bolsa para pagar os profissionais, mas o valor será deduzido do repasse mensal que já é transferido aos Municípios via fundo a fundo. Como você dá recursos para os Municípios por meio desse programa e depois retira da atenção primária? Isso afeta diretamente a população”, lamentou o presidente da CNM.

Após questionamento de Lira sobre a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Ziulkoski esclareceu que o recurso não teve contribuição para o cenário de crise do 1º semestre, quando mais de 51% dos Municípios já estavam no vermelho, mas apontou que as quedas acentuadas nos decêndios de julho, agosto e setembro foram a gota d’água para os gestores municipais. 

Entre as pautas apontadas por Ziulkoski como fundamentais no momento está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que cria o adicional de 1,5% do FPM de março. Também estiveram em debate a recomposição do ICMS, apresentado para cumprir acórdão firmado e pode injetar R$ 6 bilhões aos Municípios, sendo pelo menos R$ 1,6 bilhão, de forma mais imediata.

Lira destacou que se mantém aberto ao diálogo e que a Câmara está atenta ao cenário e disposta a garantir o avanço de pautas importantes aos Municípios. O presidente da Câmara solicitou a entrega de estudo ainda nesta semana detalhando dados sobre o cenário atual, especialmente no que se refere à saúde. 

Mobilização Municipalista 

Rosiana Beltrão informou que a Confederação vai promover uma grande Mobilização Municipalista nos dias 3 e 4 de outubro. O evento deve ser maior do que a última mobilização realizada pela entidade na capital federal, nos dias 15 e 16 de agosto, que reuniu mais de dois mil gestores em Brasília. As informações são da Agência CNM de Notícias.

Codecipe visita Sertânia para orientar sobre cadastro no Sistema Integrado de Informação de Desastre

A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) fez na quarta-feira (24) uma visita técnica à Sertânia. O objetivo do encontro foi orientar o município a respeito do cadastro no Sistema Integrado de Informação de Desastre. A Codecipe monitorou e orientou no preenchimento do FIDE (Formulário de Informação de Desastre) e DMATE (Declaração […]

A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) fez na quarta-feira (24) uma visita técnica à Sertânia. O objetivo do encontro foi orientar o município a respeito do cadastro no Sistema Integrado de Informação de Desastre. A Codecipe monitorou e orientou no preenchimento do FIDE (Formulário de Informação de Desastre) e DMATE (Declaração Municipal de Atuação Emergencial).

Essa ação é importante para informar os prejuízos (danos) que houveram com a falta de chuvas ou excesso. O relatório informa a perda que houve de ganho de peso nos animais (bovinos, caprinos e ovinos) e a perda da agricultura nas culturas de milho e feijão. A intenção é que Sertânia seja incluída no decreto de emergência por estiagem referente ao primeiro semestre de 2021, válido por 180 dias iniciando em março deste ano.

Entrar no decreto de emergência permite ao município, por exemplo, conseguir, sem processo licitatório, equipamentos para melhoria de estradas e contratar carros pipas para atender a população atingida, bem como ser atendido pela Operação Pipa do Exército.

No encontro, foi reforçada a parceria entre a Defesa Civil Municipal e Estadual, onde foi ressaltada a importância das ações da Prefeitura referente às medidas de prevenção que vêm sendo adotadas nesse período de fortes chuvas, como monitoramento de barragens e a limpeza do Rio Moxotó.

Participaram da reunião, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Sargento Thomazi da Codecipe; a Coordenadora da Comdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil Municipal), Jozenilda Batista; e o Secretário Especial de Defesa Civil, Emanuel Mendes.