Notícias

São José do Egito lidera geração de empregos em novembro no Pajeú

Por Nill Júnior

No levantamento por região, o Moxotó gerou saldo de 183 vagas, Pajeú gerou 146, Sertão Central gerou 72, Sertão do Araripe gerou 55 e Sertão do São Francisco gerou 40 empregos. 

Por Juliana Lima 

O Sertão de Pernambuco registrou saldo de apenas 495 novos postos de trabalho em todas as 56 cidades da região no último mês de novembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O principal destaque negativo é Petrolina, que fechou o mês com saldo negativo de -1.216 empregos.

No Sertão do Pajeú, o melhor resultado é de São José do Egito. A cidade registrou no período 81 admissões e 42 demissões, resultando em um saldo positivo de 39 empregos e variação relativa de 2,18%. O segundo melhor resultado da região é de Afogados da Ingazeira, com 71 admissões, 42 desligamentos, saldo de 29 empregos e variação relativa de 1,16%.

Brejinho ocupa o terceiro lugar com saldo positivo de 27 empregos, Carnaíba registrou 18, Tabira 14, Tuparetama 8, Itapetim 4, Triunfo 4, Flores 2 e Solidão 1. As cidades de Quixaba, Calumbi e Ingazeira apresentaram saldo zero no período, enquanto Iguaracy (-1), Santa Cruz da Baixa Verde (-2), Santa Terezinha (-5) e Serra Talhada (-9) fecharam o mês com saldo negativo.

No Sertão do Moxotó destaque para Arcoverde, que lidera com saldo de 97, seguida por Custódia, com 56 postos e Inajá 27. Manaria registrou apenas 2 vagas e Betânia 1. Ibimirim fechou com saldo negativo de -3 e Sertânia com -93.

No Sertão Central o melhor saldo é de Salgueiro, com 71 postos formais. Serrita gerou 1 emprego e as demais cidades fecharam com saldo negativo: Mirandiba (-1), Parnamirim (-1), Verdejante (-2), Cedro (-4) e São José do Belmonte (-15).

O Sertão de Itaparica perdeu 83 vagas e não gerou nenhuma no período: Itacuruba (0), Carnaubeira da Penha (-1), Jatobá (-2), Petrolândia (-9), Tacaratu (-16), Floresta (-22) e Belém do São Francisco (-33).

No Sertão do Araripe o melhor saldo é de Ouricuri, com 31 vagas. Araripina fechou o mês com saldo negativo de -1. No total a região registrou apenas 55 empregos: Bodocó (8), Ipubi (6), Exu (5), Santa Cruz (2), Trindade (2), Santa Filomena (1), Granito (0) e Moreilândia (0).

No Sertão do São Francisco o destaque é o resultado negativo de Petrolina, que fechou o mês com saldo de -1.216. Em outubro a cidade já havia apresentado saldo discreto, com saldo de apenas 481 empregos. Terra Nova apresentou o melhor resultado da região, com 30 vagas, seguida de Dormentes, com 10. As demais cidades tiveram saldo negativo: Orocó (-1), Afrânio (-9), Santa Maria da Boa Vista (-11), Cabrobó (-26), Lagoa Grande (-321 e Petrolina (-1.216).

Sertão do Moxotó

Arcoverde (97)

Custódia (56)

Inajá (27)

Manari (2)

Betânia (1)

Ibimirim (-3)

Sertânia (-93)

Sertão do Pajeú

São José do Egito (39)

Afogados da Ingazeira (29)

Brejinho (27)

Carnaíba (18)

Tabira (14)

Tuparetama (8)

Itapetim (4)

Triunfo (4)

Flores (2)

Solidão (1)

Quixaba (0)

Calumbi (0)

Ingazeira (0)

Iguaracy (-1)

Santa Cruz da Baixa Verde (-2)

Terezinha (-5)

Serra Talhada (-9)

Sertão Central

Salgueiro (71)

Serrita (1)

Mirandiba (-1)

Parnamirim (-1)

Verdejante (-2)

Cedro (-4)

São José do Belmonte (-15)

Sertão de Itaparica

Itacuruba (0)

Carnaubeira da Penha (-1)

Jatobá (-2)

Petrolândia (-9)

Tacaratu (-16)

Floresta (-22)

Belém do São Francisco (-33)

Sertão do Araripe

Ouricuri (31)

Bodocó (8)

Ipubi (6)

Exu (5)

Santa Cruz (2)

Trindade (2)

Santa Filomena (1)

Granito (0)

Moreilândia (0)

Araripina (-1)

Sertão do São Francisco

Terra Nova (30)

Dormentes (10)

Orocó (-1)

Afrânio (-9)

Santa Maria da Boa Vista (-11)

Cabrobó (-26)

Lagoa Grande (-321)

Petrolina (-1.216)

 

Ranking Geração de Empregos no Sertão (Novembro 2021)

Arcoverde (97)

Salgueiro (71)

Custódia (56)

São José do Egito (39)

Ouricuri (31)

Terra Nova (30)

Afogados da Ingazeira (29)

Brejinho (27)

Inajá (27)

Carnaíba (18)

Tabira (14)

Dormentes (10)

Bodocó (8)

Tuparetama (8)

Ipubi (6)

Exu (5)

Itapetim (4)

Triunfo (4)

Flores (2)

Manari (2)

Santa Cruz (2)

Trindade (2)

Betânia (1)

Santa Filomena (1)

Serrita (1)

Solidão (1)

Calumbi (0)

Granito (0)

Ingazeira (0)

Itacuruba (0)

Moreilândia (0)

Quixaba (0)

Araripina (-1)

Carnaubeira da Penha (-1)

Iguaracy (-1)

Mirandiba (-1)

Orocó (-1)

Parnamirim (-1)

Jatobá (-2)

Santa Cruz da Baixa Verde (-2)

Verdejante (-2)

Ibimirim (-3)

Cedro (-4)

Terezinha (-5)

Afrânio (-9)

Petrolândia (-9)

Serra Talhada (-9)

Santa Maria da Boa Vista (-11)

São José do Belmonte (-15)

Tacaratu (-16)

Floresta (-22)

Cabrobó (-26)

Belém do São Francisco (-33)

Sertânia (-93)

Lagoa Grande (-321)

Petrolina (-1.216)

Outras Notícias

Pernambuco ainda não tem nova variante circulando, diz Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou neste sábado (27) que não há registro de casos da nova variante ômicron em Pernambuco até o momento. A nova cepa da Covid-19 foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma “variante de preocupação” e colocada no mesmo grupo de versões que já causaram impacto na progressão da pandemia: alfa, […]

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou neste sábado (27) que não há registro de casos da nova variante ômicron em Pernambuco até o momento.

A nova cepa da Covid-19 foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma “variante de preocupação” e colocada no mesmo grupo de versões que já causaram impacto na progressão da pandemia: alfa, beta, gama e delta

A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético. A ômicron foi originalmente descoberta na África do Sul. Ela é considerada de preocupação pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína “spike”, a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19.

Por nota, a SES informou que avalia constantemente a circulação das variantes no estado por meio dos sequenciamentos genéticos a partir de amostras de pacientes positivos para a Covid-19.

Segue martírio de Ávilla Gabrielli

Família pediu o bloqueio de contas para a compra do medicamento, mas o pedido foi negado Apesar da decisão judicial, segue o drama da jovem Ávila Gabrielly Alves Correia, 23 anos. O atraso na distribuição da ação pelo TJPE e agora, a demora do estado em disponibilizar o medicamento são revoltantes. Depois de desencontro processual, […]

Família pediu o bloqueio de contas para a compra do medicamento, mas o pedido foi negado

Apesar da decisão judicial, segue o drama da jovem Ávila Gabrielly Alves Correia, 23 anos.

O atraso na distribuição da ação pelo TJPE e agora, a demora do estado em disponibilizar o medicamento são revoltantes.

Depois de desencontro processual, o juiz Luiz Gomes da Rocha Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital, concedeu sexta-feira (19-05), tutela antecipada de urgência para garantir que o Governo de Pernambuco forneça a ela o medicamento INOTUZUMAB OZOGAMICINA 1MG/FA, nos termos prescritos pelo laudo médico e receituário.

Sofrendo de um tipo de leucemia, a Linfóide Aguda B, ela lutava na justiça para ter acesso ao medicamento que é sua esperança para mantê-la viva. Agora, resta ao estado a entrega do medicamento, o que ainda não ocorreu. Até a Secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, já foi acionada. A advogada informou à família que o fim de semana não conta nas 48 horas. Mas o período já passou e a medicação não chegou.

O problema é que, dado o tempo entre a ação e o despacho, teve piora no quadro, tendo que ser internada na UTI do Hemope por precaução. “É uma luta contra o tempo, a doença evoluiu ainda mais hoje pelos os exames”, diz a irmã Adna Correia. A vida de Ávila está nas mãos do Estado.

O drama dela segue desde 28 de fevereiro, quando deram  entrada na ação. Em 9 de março o Estado apresentou defesa prévia. Em  22 de março o juiz se declarou incompetente e mandou remeter os autos à justiça federal.

No dia 11 de maio o processo foi transferido. No dia 19 de maio, foi devolvido à justiça estadual porque o juiz federal se declarou incompetente. No mesmo dia, após matéria do blog e cobrança ao judiciário,  o juiz Luiz Gomes da Rocha Neto determinou que o Estado fornecesse em 48 horas a medicação.

O prazo do Estado acabou e a família pediu o bloqueio de contas para a compra do medicamento. Para surpresa e decepção da família o juiz mais uma vez protelou a solução, determinando a intimação do Estado para que em 48h confirme se cumpriu a determinação. O drama continua.

Começa hoje 7º Festival de Cinema de Triunfo

JC On Line O Festival de Cinema de Triunfo, que começa hoje (4/8) na aprazível e bela cidade do Sertão do Pajeú. Até sábado, o histórico Cine Theatro Guarany será a casa do cinema brasileiro, com a exibição de mais 50 filmes e muitos convidados, entres cineastas, produtores, atores é técnicos. As produções, oriunda de […]

triunfo-660x330

JC On Line

O Festival de Cinema de Triunfo, que começa hoje (4/8) na aprazível e bela cidade do Sertão do Pajeú. Até sábado, o histórico Cine Theatro Guarany será a casa do cinema brasileiro, com a exibição de mais 50 filmes e muitos convidados, entres cineastas, produtores, atores é técnicos. As produções, oriunda de todo o País e da Alemanha, participam de nove mostras competitivas e especiais.

O festival, bancado pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Cultura e a Fundarpe, distribuirá aos vencedores e homenageados inúmeros troféus Careta, de autoria da artista plástica Juliana Notari, além de R$ 50 mil em prêmios.

O carro chefe da programação, como sempre, é a Mostra Competitiva de Longas-metragens, composto por cinco filmes: os pernambucanos Tatuagem, de Hilton Lacerda, e Amor, plástico e barulho, de Renata Pinheiro, o cearenseOs pobres diabos, de Rosemberg Cariry, o paranaense A gente, de Aly Muritiba, e o carioca Cidade de Deus – 10 anos depois, de Cavi Borges e Luciano Vidigal.

As Mostras Curtas-metragens são dividas em Competitiva Nacional, Pernambucana, Infantojuvenil e dos Sertões, com 38 filmes disputando prêmios e troféus. Títulos como A guerra dos gibis, A navalha do avô, Au revoir, Sanã eTodos esses dias que sou estrangeiro estão no páreo.

Fora da competição, será exibido também o documentário paulista Triunfo, que a história de Nelson Triunfo, o “pai do hip hop nacional”. Natural da cidade, ele é um dos homenageados do festival.

A atriz Magdale Alves e o cineasta Fernando Spencer, in memoriam, também ganham homenagens no 7º Festival de Triunfo. A partir desta edição, os vencedores da categoria Curta Pernambucano vão receber o troféu Fernando Spencer, que morreu em março, aos 87 anos. Por mais de 60 anos, Spencer lutou pelo cinema local, seja escrevendo ou dirigindo filmes.

Veja a agenda de Raquel e Lula em Pernambuco

Governadora e presidente da República inauguram estação elevatória da Adutora do Agreste em Arcoverde e fábrica de medicamento recombinante em Goiana nesta quinta-feira A governadora Raquel Lyra e o presidente Lula, inauguram nesta quinta-feira (4), às 10h, o acionamento da estação elevatória da primeira etapa da Adutora do Agreste, localizada no distrito de Ipojuca, em Arcoverde, […]

Governadora e presidente da República inauguram estação elevatória da Adutora do Agreste em Arcoverde e fábrica de medicamento recombinante em Goiana nesta quinta-feira

A governadora Raquel Lyra e o presidente Lula, inauguram nesta quinta-feira (4), às 10h, o acionamento da estação elevatória da primeira etapa da Adutora do Agreste, localizada no distrito de Ipojuca, em Arcoverde, Sertão do Moxotó. Esse sistema de bombeamento triplicará o volume de água do Rio São Francisco, beneficiando 615 mil pessoas.

À tarde, às 15h, a governadora participa, ao lado do presidente, da inauguração da fábrica de medicamento recombinante (Hemo-8r, medicamento usado para tratamento da hemofilia A), na Hemobrás, em Goiana, Zona da Mata Norte. A planta fabricará medicamentos produzidos por biotecnologia.

SJE: Prefeitura inicia marcação virtual e já vacina diabéticos com mais de 40 anos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José do Egito lançou no Programa Debate do Sábado, na Gazeta FM, um site para agendamento da vacinação contra a Covid-19. Outra novidade é o avanço para grupos como portadores de comorbidades com mais de 40 anos. Segundo o Secretário de Saúde Paulo Jucá, a pasta procurou […]

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José do Egito lançou no Programa Debate do Sábado, na Gazeta FM, um site para agendamento da vacinação contra a Covid-19. Outra novidade é o avanço para grupos como portadores de comorbidades com mais de 40 anos.

Segundo o Secretário de Saúde Paulo Jucá, a pasta procurou um grupo de desenvolvedores de Recife para projeto piloto. O programa é similar, mas não é da mesma empresa que cuida da Prefeitura do Recife.

“O grande impulso que isso vai nos dar é ter a tecnologia da informação. A pessoa vai entrar no site https://minhacidadevacina.imunizape.com.br/Cadastro e preencher com dados cadastrais e documentos”, diz Paulo.

Após colocar todas as informações pessoais ela vai optar pela opção de agendamento, escolhe local e hora da vacinação. Podem acessar o sistema profissionais da saúde, portadores de diabetes com mais de 40 anos, portadores de Síndrome de Down, idosos com 60 anos ou mais, imunossuprimidos ou portadores de doença real crônica.

“Uma das vantagens da tecnologia é essa. Quando você faz um drive in não sabe quantas pessoas vão se vacinar naquele dia. Quando eu faço esse planejamento posso direcionar essas vacinas”, explicou.

Para as pessoas com dificuldade de acesso à internet, a informação é de que qualquer pessoa pode cadastrar inclusive mais de uma pessoa. Agentes de Saúde baixarão o APP para auxiliar quem tenha dificuldade.