Notícias

São José do Egito investiga caso suspeito de reinfecção pela Covid-19 

Por André Luis

São José do Egito é um dos municípios de Pernambuco com suspeitas de reinfecções pela Covid-19. Ao todo, o Estado tem 22 casos sendo investigados pelo Ministério da Saúde.  

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a reinfecção é confirmada somente após a apresentação de dois testes do tipo RT-PCR positivos com um intervalo mínimo de 90 dias. 

“Para além da reinfecção, existe a reativação viral. É preciso considerar essas variáveis e fazer investigação adequada para ter a confirmação ou não”, ressaltou.   

A primeira reinfecção no Brasil foi confirmada pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (10). O caso é de uma profissional de saúde de 37 anos. Ela reside no Rio Grande do Norte e trabalha também na Paraíba. 

Os testes positivos ocorreram nos meses de junho e outubro. Além de São José do Egito, existe suspeitas de reinfecções no Recife, Olinda, Exu, Santa Cruz, Caruaru, Recife, Água Preta, Fernando de Noronha, Palmares e Paulista.

Outras Notícias

Deputados Zeca e Júlio inauguram obras na Pedra e Custódia‏

Os deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal), ambos do PTB, tiraram o fim de semana para visitar as bases e participar de eventos políticos e sociais em Arcoverde, Pedra e Custódia. No roteiro inaugurações de creches, postos de saúde e calçamentos. Na sexta-feira, os parlamentares trabalhistas foram até a cidade da Pedra, a […]

Custódia: evento teve clima eleitoral, com Zeca defendendo a reeleição de luiz Carlos
Custódia: evento teve clima eleitoral, com Zeca defendendo a reeleição de luiz Carlos

Os deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal), ambos do PTB, tiraram o fim de semana para visitar as bases e participar de eventos políticos e sociais em Arcoverde, Pedra e Custódia. No roteiro inaugurações de creches, postos de saúde e calçamentos.

Na sexta-feira, os parlamentares trabalhistas foram até a cidade da Pedra, a onde ao lado do prefeito Zeca Vaz (PTB), antigo aliado dos irmãos Cavalcanti desde a época em que estava fora da prefeitura do município, participaram da inauguração de duas unidades básicas de saúde e do calçamento de mais de 20 ruas na localidade do Parque da Vaquejada.

Recentemente, o deputado federal Zeca Cavalcanti garantiu R$ 408 mil para a construção de uma Unidade Básica de Saúde na Pedra.

Já em Custódia, os deputados Júlio e Zeca inauguraram ao lado do prefeito Luiz Carlos (PT) as obras de construção da Creche Professora Marlene de Souza Feitosa, no bairro da Pindoba. Com uma estrutura moderna e seguindo os padrões do Governo Federal, a creche da Pindoba irá receber a partir de agosto dezenas de crianças com idade inicial.

Delegacia da Mulher anuncia nova prisão por descumprimento de medida protetiva

Mais um homem foi preso por descumprimento de medida protetiva. Policiais Civis da 13ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Afogados da Ingazeira, comandada pela advogada Andreza Gregório (foto), durante a a Operação Átria, prenderam em flagrante delito homem pela prática de crime de descumprimento a medida protetiva contra ex-companheira. A vítima telefonou para […]

Mais um homem foi preso por descumprimento de medida protetiva.

Policiais Civis da 13ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Afogados da Ingazeira, comandada pela advogada Andreza Gregório (foto), durante a a Operação Átria, prenderam em flagrante delito homem pela prática de crime de descumprimento a medida protetiva contra ex-companheira.

A vítima telefonou para a Delegacia Especializada, informando que o autor encontrava-se em frente à sua residência, tentando invadir. Na noite anterior, ele teria ameaçado de morte.

Ao final do procedimento, o preso foi apresentado ao plantão da 20ª Delegacia Seccional para ser encaminhado à audiência de custódia.

É a terceira prisão em poucos dias. As últimas duas envolveram policiais militares que estavam descumprindo medidas protetivas. Um deles chegou a ir ao trabalho da vítima.

Comissão Nacional da Verdade destaca papel de Pernambuco nas investigações

Após o evento de entrega do relatório final à presidente Dilma Rousseff, realizado em Brasília nesta quarta-feira (10), o integrante da Comissão Nacional da Verdade (CNV), José Paulo Cavalcanti Filho, destacou a importância da comissão pernambucana no processo de investigação dos crimes cometidos durante o regime militar. Segundo o jurista e membro da Academia Pernambucana […]

comissao-pe-verdade

Após o evento de entrega do relatório final à presidente Dilma Rousseff, realizado em Brasília nesta quarta-feira (10), o integrante da Comissão Nacional da Verdade (CNV), José Paulo Cavalcanti Filho, destacou a importância da comissão pernambucana no processo de investigação dos crimes cometidos durante o regime militar. Segundo o jurista e membro da Academia Pernambucana de Letras, o grupo de trabalho estadual foi reconhecido como o mais produtivo do país.

“Aqui em Brasília nós nos reunimos com alguns membros de Pernambuco, com Manoel Moraes e Henrique Mariano (OAB), que estavam na cerimônia. Segundo a avaliação do corpo técnico da Comissão Nacional da Verdade, a comissão de Pernambuco é a melhor e a mais ativa do Brasil”, ressaltou, em entrevista ao Blog da Folha. Ele revelou também que as investigações locais devem continuar por mais um ano.

O jurista também comentou sobre a reação emocionada da presidente Dilma durante a cerimônia em Brasília. “Ela estava muito feliz. Ela tem todos os direitos e razões para estar contente. Recebemos uma carta comovente do Secretário-Geral da ONU, que parabenizou a comissão pelo trabalho. A sensação é de dever cumprido”, finalizou.

A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) foi instalada em 2012. Primeira do Brasil a ser criada por lei, promoveu a investigação de mais de 50 casos de desaparecidos políticos na região.

Região que envolve Arcoverde, Serra e Afogados apresentou alta de casos de Covid e preocupa Saúde

“Medidas mais rígidas que poderão vir a ser necessárias para esses municípios”, diz André Longo A terceira Macrorregião de Saúde, que tem como cidades-sede Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, está de volta ao radar do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Ela apresentou uma tendência de aumento de casos de […]

“Medidas mais rígidas que poderão vir a ser necessárias para esses municípios”, diz André Longo

A terceira Macrorregião de Saúde, que tem como cidades-sede Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, está de volta ao radar do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Ela apresentou uma tendência de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo informou o secretário Estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa transmitida pela internet.

“Houve um crescimento de 19% na última semana (em comparação com a anterior). Por isso, observamos essa região com maior detalhe para avaliar medidas (restritivas) mais rígidas que poderão vir a ser necessárias para esses municípios”, avisou André Longo.

Por outro lado, uma análise global do Estado, considerando a média de todas as regiões, mostra que houve uma queda de 1,9% em relação à semana anterior dos casos de SRAG.

Entre os óbitos, a redução pela mesma condição foi na ordem de 24,9%, em relação à semana epidemiológica de número 33 e, no acumulado de duas semanas (na comparação com a 32), a queda foi de 42,2%. Sobre os óbitos por síndrome respiratória confirmados para a covid-19, a queda, da semana 33 para a 34, foi de 23%, de acordo com André Longo.

Nesta terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 601 novos casos da covid-19. Entre eles, 55 (9%) são pacientes que evoluíram para a forma grave da doença e outros 546 (91%) são pessoas que apresentaram sintomas leves da infecção. Com isso, Pernambuco totaliza 119.958 casos já confirmados do novo coronavírus, sendo 25.242 graves e 94.716 leves.

Gravação que incriminou Sávio, Valmir e Romero foi obtida ilicitamente, diz advogado. Perazzo já recorreu de sentença

O ex-vice prefeito de Tuparetama, Romero Perazzo,  apresentou recurso ordinário ao Tribunal Regional Eleitoral contra a decisão do Juiz Eleitoral que lhe aplicou multa e o tornou inelegível, através de sentença publicada na última quinta-feira. A condenação teve origem em gravação feita no gabinete do então prefeito Sávio Torres, quando recebia um casal de eleitores […]

Torres e a cena que o incriminou. Advogado de Romero Perazzo diz que prova foi obtida ilicitamente e quer reformar decisão.
Torres e a cena que o incriminou. Advogado de Romero Perazzo diz que prova foi obtida ilicitamente e quer reformar decisão.

O ex-vice prefeito de Tuparetama, Romero Perazzo,  apresentou recurso ordinário ao Tribunal Regional Eleitoral contra a decisão do Juiz Eleitoral que lhe aplicou multa e o tornou inelegível, através de sentença publicada na última quinta-feira.

A condenação teve origem em gravação feita no gabinete do então prefeito Sávio Torres, quando recebia um casal de eleitores que lhe pedia favores eleitorais, cujo diálogo foi gravado sem que o prefeito tivesse conhecimento, segundo informa ao blog o advogado de Romero, Edilson Xavier.

No recurso eleitoral apresentado pelo advogado, foi pedida a reforma da sentença, sob o argumento de que se trata de prova obtida de forma ilícita, que não é aceita pela Constituição Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral,  que tem se posicionado pela rejeição desse tipo de prova em processo judicial.

“No recurso, é apontado o equívoco cometido pela Justiça Eleitoral que acolheu a gravação feito no gabinete do prefeito, sem que houvesse autorização de Sávio Torres. Caberá ao TRE decidir se mantém ou reforma a sentença”, conclui o advogado.  A mesma linha de recurso deverá ser adotada por Sávio Torres e Valmir Tunú, também condenados.