Notícias

São José do Egito: IF Sertão realiza Aula Inaugural dos Cursos FIC – EJA – Pronatec 2014

Por Nill Júnior

10841333_1580182135529636_1701261518_n

O IF Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, realizou a Aula Inaugural dos Cursos FIC – EJA – Pronatec 2014 em São José do Egito. A Cerimônia foi realizada no Auditório do Centro de Inclusão Digital com as presenças do Prefeito Romério Guimarães, Secretária de Educação Acidália de Lourdes, Coordenadora do EJA Isabela Gomes, Diretor de Ensino Campus Serra Talhada – representando o Diretor Geral do Campus Serra Talhada – Professor Pedro Noronha, Coordenador Pronatec Serra Talhada – Professor Rômulo Sátiro de Medeiros e Clodoaldo Lopes – Superintendente da ADESJE – Agência de Desenvolvimento Econômico de São José do Egito e Secretário de Governo.

Participaram do evento cerca de sessenta alunos do EJA das escolas municipais de Mundo Novo, Riacho do Meio e Naná Patriota que foram inscritos no Curso de Auxiliar Administrativo

Outras Notícias

“Mamãe eu quero” e “Teleteco da Folia” animam o Carnaval de Triunfo

Nos dias 25 e 28 de fevereiro, os tradicionais blocos de Carnaval do Sesc Triunfo  sairão às principais ruas da cidade para alegrar os foliões ao som do frevo. Comemorando cinco anos de existência, o bloco infantil “Mamãe eu quero” desfila no sábado (25), ao som da Orquestra de Frevo Isaías Lima. A concentração começa […]

Nos dias 25 e 28 de fevereiro, os tradicionais blocos de Carnaval do Sesc Triunfo  sairão às principais ruas da cidade para alegrar os foliões ao som do frevo.

Comemorando cinco anos de existência, o bloco infantil “Mamãe eu quero” desfila no sábado (25), ao som da Orquestra de Frevo Isaías Lima.

A concentração começa às 15h, na estação teleférico, de onde sai, até a Fábrica de Criação Popular, onde acontece uma matinê animada pela Banda Reviver. O “Mamãe eu quero” foi criado em 2012, com o objetivo de proporcionar ao público infantojuvenil uma tarde carnavalesca, além de estimular os foliões mirins a fazer uso da criatividade com suas fantasias.

Já na terça-feira de Carnaval (28), é a vez do bloco “Teleteco da Folia” arrastar os foliões. Criada em 2007, a agremiação vai comemorar dez anos de folia. Marcelo Francisco e Banda fazem a festa na concentração no início da manhã, na estação do teleférico.

Às 10h, o bloco sai pelas principais ruas da cidade, animado pela Orquestra Isaías Lima, Caretas de Triunfo e a Serpente do Açude (uma alegoria em alusão a uma lenda triunfense). “São dois momentos já tradicionais em nossa cidade e que incluem programação gratuita para adultos e crianças”, afirma a gerente do Centro de Turismo e Lazer Triunfo, Cristiane Campos.

Sistema de abastecimento de água de Carnaubeira da Penha é tema de reunião de Deputado Rogério Leão

Em reunião entre o deputado estadual Rogério Leão, o prefeito eleito de Carnaubeira da Penha, Dr. Manoel Silva, o diretor regional do interior, Marconi Azevedo e o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento, Roberto Tavares, foi tratada a problemática do abastecimento de água daquele município. No encontro, o presidente e o diretor do interior da Compesa […]

cp
Cidade sofre com falta d’água

Em reunião entre o deputado estadual Rogério Leão, o prefeito eleito de Carnaubeira da Penha, Dr. Manoel Silva, o diretor regional do interior, Marconi Azevedo e o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento, Roberto Tavares, foi tratada a problemática do abastecimento de água daquele município.

No encontro, o presidente e o diretor do interior da Compesa apresentaram as medidas que serão tomadas para implementação do novo sistema de abastecimento de água na cidade e que de fato irá resolver o problema mais brevemente possível.

“Estamos nos empenhando para que os abastecimentos de água, principalmente no Sertão do Estado, sejam solucionados com maior rapidez e que a população não sofra com esta situação que preocupa a todos nós”, enfatizou o deputado Rogério Leão.

Cidade do Sertão de Pernambuco, que fica a 510 quilômetros da capital do Estado, Carnaubeira da Penha não é diferente de outras, tem passado por dificuldades com abastecimento de água há vários anos.

Estado fornece alimentos, colchões e lençóis a moradores de Sertânia após fortes chuvas

O Governo de Pernambuco está apoiando o município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, no processo de decretação de Situação de Emergência e nas demais ações necessárias ao restabelecimento da normalidade no município.  Por meio de ações integradas entre diversos setores governamentais, a gestão estadual também dará apoio às famílias afetadas pelas fortes chuvas que […]

O Governo de Pernambuco está apoiando o município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, no processo de decretação de Situação de Emergência e nas demais ações necessárias ao restabelecimento da normalidade no município. 

Por meio de ações integradas entre diversos setores governamentais, a gestão estadual também dará apoio às famílias afetadas pelas fortes chuvas que vêm atingindo a cidade. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (13) após uma visita do secretário executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel BM Clóvis Ramalho, à Sertânia.

“O Estado irá fornecer cestas de alimentos, colchões e lençóis para a população afetada em razão do desastre, além de apoiar no processo de decretação de Situação de Emergência”, afirmou o coronel Ramalho, que sobrevoou a região nesta segunda-feira.

Além da Defesa Civil, integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDS) e da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas (SAS), com colaboração do Grupamento Tático Aéreo (GTA), estiveram em Sertânia. As equipes da Defesa Civil e da Prefeitura de Sertânia verificaram que sete passagens molhadas e pontes foram destruídas. Devido a isso, mais de 300 famílias estão isoladas, sem passagem. Porém, até o momento, não há registro de pessoas feridas.

CHUVAS – Em Sertânia, choveu cerca de 185mm, o que corresponde a mais de duas vezes a média esperada para o mês de janeiro.

Prefeita de cidade baiana ironiza professores e causa revolta

Após o vídeo viralizar, a gestora afirmou que foi alvo de ‘fake news’; ela ironizou professores durante uma live A prefeita de Morro do Chapéu, na Bahia, Juliana Araújo (PL), causou revolta em moradores da cidade ao dizer em uma live que a ‘vida mansa’ de professores do ensino infantil acabou. ‘Vocês professores, que estavam […]

Após o vídeo viralizar, a gestora afirmou que foi alvo de ‘fake news’; ela ironizou professores durante uma live

A prefeita de Morro do Chapéu, na Bahia, Juliana Araújo (PL), causou revolta em moradores da cidade ao dizer em uma live que a ‘vida mansa’ de professores do ensino infantil acabou.

‘Vocês professores, que estavam acostumados a ficar em sala de aula com os alunos pequenos não dando aula, só lamento para vocês. Vocês vão ter que trabalhar, porque a vida mansa acabou’, afirmou durante uma live a chefe do Executivo Municipal.

No Instagram, a prefeita alegou que foi alvo de fake news e que o vídeo foi “maldosamente editado” e teve “falas recortadas”. Juliana culpou a “mídia tendenciosa” pela edição do vídeo. Nos comentários da publicação, várias pessoas criticaram a gestora. “Por mais respeito aos professores”, escreveu um internauta.

Juliana tentará se reeleger nas eleições deste ano na cidade. Também nas redes sociais, ela publicou uma pesquisa que mostrava que cerca de 69,7% da população demonstrava preferência por ela no cargo.

 

O chamado da Cachoeira Maria Mendes

Por Mônica Mirtes Do chamado da Maria Mendes nós não fugimos..nem queremos fugir! Ele é certo! É quando os trovões e relâmpagos trazem a chuva, para a Serra da Borborema, e o Riacho Pajeú Mirim corre forte, pelos Pocinhos, atravessando Tabira com vontade de se jogar no Rio Pajeú! É nessa confluência de avisos da […]

Por Mônica Mirtes

Do chamado da Maria Mendes nós não fugimos..nem queremos fugir!

Ele é certo!

É quando os trovões e relâmpagos trazem a chuva, para a Serra da Borborema, e o Riacho Pajeú Mirim corre forte, pelos Pocinhos, atravessando Tabira com vontade de se jogar no Rio Pajeú!

É nessa confluência de avisos da natureza e no transbordar dos desejos pajeuzeiros que (re)conhecemos: é o tempo dela!

Cachoeira Maria Mendes! Nosso santuário sertanejo. Lugar sagrado e exuberante, em que, entre a contemplação e o proveito, repomos as energias, enquanto sentimos a força da água no corpo e seus efeitos na alma.

Desculpem-nos, mas, para nós, o ano não começa depois do Carnaval.

Começa agora: com esse batismo natural e renovador que nos enche de alegria vi(vendo), sentindo e nos inebriando com o sertão chuvoso, colorido, esperançoso…feliz!