Notícias

Sandrinho Palmeira diz avaliar medidas restritivas com Cimpajeú

Por Nill Júnior

Gestor decidiu manter fogueiras na zona rural e disse que avalia eficácia de medidas como as de Itapetim. Ele revelou que não tomou vacina sendo diabético, para evitar polêmica. Disciplinamento do trânsito deve avançar e há promessa de quinze entregas na programação  de emancipação

Fotos de Cláudio Gomes

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, disse ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que faz avaliação positiva dos praticamente primeiros seis meses de gestão, apesar da pandemia de coronavírus.

Aliás, a pandemia consumiu boa parte do tempo de fala do gestor. Perguntado se tomaria as mesmas medidas adotadas por Adelmo Moura, Sandrinho disse considerar o toque de recolher, mas afirmou não ter certeza da eficácia da proibição de venda de álcool sobre a alegação de que muitos conseguem driblar a determinação.

Sandrinho concorda e informou que o Cimpajeú deve puxar um debate sobre medidas adicionais lineares. Ele defendeu a decisão de antecipar a feira livre para sexta por conta do impacto do fechamento para quem comercializa frutas e verduras, inclusive na base da agricultura familiar.

O prefeito confirmou que ainda não tomou a vacina contra Covid para evitar polêmicas, mas que é do grupo de risco, portador de Diabettes Melittus. “Vou esperar minha faixa etária, está pertinho”, disse o gestor de 43 anos.

Palmeira disse sobre as fogueiras que, diante da tradição junina, está tomada a mesma decisão do ano anterior, com liberação para as comunidades rurais sem aglomeração. Ele seguiu o mesmo entendimento do promotor Lúcio Almeida que afirmou, diante da tradição, ser impossível impedir  essas manifestações na zona rural  e que o ano passado já trouxe um resultado positivo.

Sobre o trânsito, admitiu que há sérios problemas e adiantou a vinda ontem de uma equipe que fez uma análise preliminar dos gargalos. A equipe, composta pelo pós graduado em engenharia de trânsito Elucinaldo Laurindo, pelo arquiteto urbanista Caíque Maciel, e pelo engenheiro civil David Araújo, visitou “in loco” vias públicas como a Avenidas Rio Branco e Manoel Borba, Ruas Barão de Lucena, Henrique Dias, Senador Paulo Guerra, Antônio Rafael de Freitas, 15 de Novembro, Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, dentre outras, que concentram boa parte do volume de tráfego na cidade, com várias situações de congestionamento.

Apesar de a municipalização só sair em 2022, Palmeira garantiu que medidas já serão tomadas, dado o conturbado trânsito. “Eles me disseram não saber como não houve um acidente mais grave”. Três modelos de trânsito serão avaliados.

O prefeito disse ainda que no cronograma de ações, serão quinze entregas para a emancipação política. Sobre medidas que espera entregar até o fim desse ciclo, a ponte que liga Pacús ao São Francisco, a municipalização do trânsito e o tratamento de resíduos sólidos.

Sandrinho ainda falou de politica. Negou qualquer atrito com o vice-prefeito Daniel Valadares e afirmou que a candidatura de José Patriota a Deputado estadual deverá sair do papel se depender do seu incentivo. Ele disse que a candidatura de Pedro Campos, irmão de João Campos a Estadual, não atrapalha Patriota, pois será um bom puxador de votos. “Patriota será candidato pra ganhar”, disse confiante.

Outras Notícias

Sertão do Pajeú confirma mais 3 óbitos por covid-19 e totaliza 512

Afogados da Ingazeira e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença. Por André Luis – Atualizado às 07h desta quinta (27) Nesta quarta-feira (26), foram notificados na região do Sertão do Pajeú, mais 141 casos positivos de Covid-19, 85 recuperados e 3 novos óbitos. Os números são referentes às últimas 24 horas. Agora o Sertão […]

Afogados da Ingazeira e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis – Atualizado às 07h desta quinta (27)

Nesta quarta-feira (26), foram notificados na região do Sertão do Pajeú, mais 141 casos positivos de Covid-19, 85 recuperados e 3 novos óbitos. Os números são referentes às últimas 24 horas.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 26.642 casos confirmados, 25.043 recuperados (93,99%), 512 óbitos e 1.087 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 49 novos casos positivos, 15 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 4.572 casos confirmados, 4.248 recuperados, 60 óbitos e 264 casos ativos. Com relação ao óbito, trata-se de paciente do sexo feminino, 82 anos, aposentada, sem comorbidades, recusou a vacina, foi a óbito em decorrência de complicações da Covid -19 em 18/05 no Hospital Regional Emília Câmara, mas a SES só confirmou o óbito hoje. 

Brejinho confirmou 7 casos recuperados e 1 novo óbito. O município permanece com 660 casos confirmados, 597 recuperados, 19 óbitos e 44 casos ativos. 

Calumbi  registrou 8 novos casos positivos e 7 recuperados. O município conta com 457 casos confirmados, 438 recuperados, 3 óbitos e 16 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 1.606 casos confirmados, 1.386 recuperados, 30 óbitos e 190 casos ativos da doença. 

Flores registrou 2 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 873 casos confirmados, 811 recuperados, 30 óbitos e 32 casos ativos. 

Iguaracy registrou 7 casos recuperados. O município permanece com 651 casos confirmados, 619 recuperados, 23 óbitos e 9 casos ativos. 

Ingazeira registrou 6 casos recuperados. O município conta com 331 casos confirmados, 319 recuperados, 5 óbitos e 7 casos ativos.  

Itapetim não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município permanece com 979 casos confirmados, 934 recuperados, 22 óbitos e 23 casos ativos. 

Quixaba não divulgou boletim nesta quarta-feira. O município permanece com 404 casos confirmados, 367 recuperados, 13 óbitos e 24 casos ativos. 

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 1 novo caso positivo e 1 recuperado. O município conta com 520 casos confirmados, 494 recuperados, 15 óbitos e 11 casos ativos.

Santa Terezinha registrou 2 novos casos positivos. O município conta com 830 casos confirmados, 794 recuperados, 24 óbitos e 12 casos ativos. 

São José do Egito registrou 26 novos casos positivos. O município conta com 2.023 casos confirmados, 1.873 recuperados, 43 óbitos e 107 casos ativos. 

Serra Talhada registrou 25 novos casos positivos, 17 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 8.669 casos confirmados, 8.348 recuperados, 144 óbitos e 177 casos ativos da doença. O 144° óbito se trata de paciente do sexo feminino, 89 anos. Era tabagista e faleceu no dia 18/05/21 no Hospam.

Solidão registrou 4 novos casos positivos e 18 recuperados. O município permanece com 510 casos confirmados, 494 recuperados, 3 óbitos e 13 casos ativos. 

Tabira registrou 20 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 2.345 casos confirmados, 2.203 recuperados, 33 óbitos e 109 casos ativos. 

Triunfo registrou 3 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 791 casos confirmados, 744 recuperados, 24 óbitos e 23 casos ativos. 

Tuparetama não divulgou boletim nesta quarta-feira. O município permanece com 421 casos confirmados, 374 recuperados, 21 óbitos e 26 casos ativos da doença.

Cidades do Alto Pajeú que sonham com água de adutora vão esperar três anos, diz Compesa

Por Anchieta Santos O coordenador da Compesa Whashington Jordão, admitindo que enquanto Afogados da Ingazeira e Tabira vivem situação de conforto com a água que recebem da Adutora do Pajeu pela bateria de Poços do Caruá e da Barragem de Brotas, Por outro lado, o dirigente admitiu as dificuldades de cidades como Itapetim e Brejinho, […]

8

Por Anchieta Santos

O coordenador da Compesa Whashington Jordão, admitindo que enquanto Afogados da Ingazeira e Tabira vivem situação de conforto com a água que recebem da Adutora do Pajeu pela bateria de Poços do Caruá e da Barragem de Brotas, Por outro lado, o dirigente admitiu as dificuldades de cidades como Itapetim e Brejinho, abastecidas atualmente por carros pipa.

A barragem de Santa Terezinha ainda tem água para mais 6 meses. Iguaracy, São José do Egito, Ingazeira e Tuparetama abastecidas pela Barragem do Rosário com 4% apenas de sua capacidade, já preocupam.

De acordo com Washington Jordão as últimas chuvas não alteraram a situação de nenhum reservatório da região. Em Solidão o abastecimento com dois poços e o incremento de água transportada por carros pipa depois do colapso da barragem Nossa Senhora de Lurdes, poderá ter o rodizio de um dia com água e dois sem água, alterado.

Ele também revelou que a 3ª etapa da Adutora do Pajeu que trará água do canal de Sertânia para cidades como Tabira, São José do Egito, indo até a Paraíba, somente entrará em funcionamento em 2018.

Tabira vai convocar novos guardas municipais para reativar o Departamento de Trânsito

Por Júnior Alves Diferente do rumo que tomou a convocação para candidatos aprovados para Agentes de Saúde, os aprovados na área da Segurança Pública para a Guarda Municipal podem comemorar a boa notícia, todos serão chamados. A informação foi confirmada pelo secretário de Administração, César Pessoa, ao falar ao Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade […]

Por Júnior Alves

Diferente do rumo que tomou a convocação para candidatos aprovados para Agentes de Saúde, os aprovados na área da Segurança Pública para a Guarda Municipal podem comemorar a boa notícia, todos serão chamados.

A informação foi confirmada pelo secretário de Administração, César Pessoa, ao falar ao Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, na terça-feira (26). A necessidade de reativar o Departamento de Trânsito vai fazer com que essa convocação aconteça já neste segundo semestre.

“São 13 ou 14 candidatos que vamos dar a formação completa através do curso de formação e vamos dar nomeação e posse. Já conversei com o comandante da Guarda, André Marques, e já temos essa programação. Vamos deixar a Guarda com cerca de 49 homens, todos concursados”, disse o César.

Justiça manda assessor de Sivaldo Albino apagar vídeo contra Fernando Rodolfo 

A multa diária por descumprimento é de R$ 5 mil. O período eleitoral segue quente na cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano. Dessa vez, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) entrou com uma representação judicial contra Felipe Arruda, assessor do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB). O pedido liminar foi deferido e argumenta que o […]

A multa diária por descumprimento é de R$ 5 mil.

O período eleitoral segue quente na cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano. Dessa vez, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) entrou com uma representação judicial contra Felipe Arruda, assessor do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB). O pedido liminar foi deferido e argumenta que o candidato está sendo prejudicado por “propaganda eleitoral negativa” feita por Felipe em postagem no seu Instagram.

O documento foi conseguido com exclusividade pelo Blog do Alberes Xavier. A ação foi enviada nesta terça-feira (27) e julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). O órgão determinou que o conteúdo deve ser retirado do ar imediatamente. Multa diária por descumprimento é de R$ 5 mil.

Felipe Arruda postou um vídeo editado em sua rede social. Nele, consta um trecho de uma entrevista concedida por Fernando Rodolfo à Rádio Cultura FM, de Caruaru. Por ser natural de Garanhuns, o entrevistador pergunta se a prioridade do parlamentar seria Garanhuns ou Caruaru em um eventual novo mandato. O deputado respondeu que seria Caruaru, porque reside no local com seus familiares, mas que ajudará a cidade de Garanhuns como, já fez em seu mandato atual.

“A prioridade é sempre Caruaru, eu já disse isso. Agora, quando eu falo prioridade, é Caruaru, é porque eu moro aqui, mas eu tenho um carinho muito grande por Garanhuns. Não estou dando às costas a minha cidade. E estou ajudando muito lá em Garanhuns, com emedas, com a garantia de emendas”, disse Fernando na entrevista.

Felipe cortou o vídeo logo que o candidato respondeu Caruaru, ignorando o complemento. Para a defesa, o fato “causou dano à imagem do representante. Assim, requer a concessão de medida liminar sem a oitiva da parte contrária para fins de determinar que a imediata remoção do conteúdo” com imposição de multa diária de R$ 5 mil por descumprimento. Fernando Rodolfo foi representado pelo escritório do advogado eleitoralista Emílio Duarte.

Deputado Antonio Fernando instala nesta segunda a Frente Parlamentar do Canal do Sertão

O deputado estadual Antonio Fernando(PSC)  vai instalar segunda (25) a “Frente Parlamentar em Defesa do Canal do Sertão e Recursos Hídricos para Pernambuco”. A sessão de instalação será às 9h da manhã, no Plenarinho 2, da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, e deve contar com a presença de vários parlamentares e outras autoridades do […]

O deputado estadual Antonio Fernando(PSC)  vai instalar segunda (25) a “Frente Parlamentar em Defesa do Canal do Sertão e Recursos Hídricos para Pernambuco”. A sessão de instalação será às 9h da manhã, no Plenarinho 2, da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, e deve contar com a presença de vários parlamentares e outras autoridades do Estado que apoiam e reconhecem a importância da iniciativa.

“Esta é uma ação importante para tirar o Canal do Sertão do papel, e transformar em realidade esse projeto fundamental para o semiárido pernambucano”, comemora o deputado. Ainda de acordo com Antonio Fernando, “a Frente Parlamentar pode estimular a participação da sociedade e cobrar o apoio de órgãos e poderes estaduais e federais para deslanchar o projeto e liberar os recursos para o início das obras do canal.”

O deputado ressalta que “o Canal do Sertão é uma obra hídrica que pode beneficiar não só o Araripe, como também o São Francisco e parte do Sertão Central, num total de 17 municípios”. O projeto vai trazer a água da barragem de Sobradinho, na Bahia, para garantir a agricultura irrigada em Afrânio, Dormentes, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz, Araripina, Santa Filomena, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Cedro e Serrita, passando também por Petrolina.

Depois de concluídas as obras, a expectativa é que o Canal do Sertão possibilite a geração de mais de 350 mil empregos diretos e indiretos. O deputado Antonio Fernando destaca a importância econômica e social do projeto. “Só para dar uma ideia, é preciso dizer que o Canal do Sertão tem potencial para tornar Pernambuco autossuficiente na produção de alimentos da cesta básica, como feijão, farinha, carne, leite, etc., que hoje, infelizmente, são importados de outros Estados. Além de fortalecer a agricultura familiar, o projeto também tem potencial para grandes empreendimentos, como a cana-de-açúcar irrigada, com alta produtividade.”