Notícias

Romério Guimarães vai a Compesa e Dnocs debater salvação hídrica de São José do Egito

Por Nill Júnior

Imagem 005

O prefeito de São José do Egito Romério Guimarães esteve no Recife participando de audiências para tratar da realidade hídrica do município. Na Compesa  conversou com o presidente do órgão Roberto Tavares. Já  no Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) com a coordenadora estadual Rosana Bezerra. A pauta dos diálogos girou em torno dos problemas do abastecimento de água e ações providenciais.

Na Compesa foram discutidas medidas para auxiliar no abastecimento bem como as possibilidades de parcerias para que se agilizem os esforços quanto à conclusão da Adutora do Pajeú nessa etapa que vem até São José.

O encontro aconteceu poucos dias depois do adversário de Guimarães, Evandro Valadares, também ter tratado do tema. A saída debatida foi a construção de uma mini adutora de 17 km, saindo do sistema central da adutora do Pajeú, para reforçar o abastecimento do município via sistema adutor do Rosário. Diferenças políticas e briga futura por paternidade da ação à parte, a visita reforça para a Compesa a necessidade da ação.
Imagem 006

No Dnocs, Romério foi informado  que o Governo Federal deve estar liberando R$ 6 milhões  à empresa responsável pela Adutora do Pajeú para que suas obras sejam concluídas dentro do prazo. Também foi repassada a informação de que será feito um levantamento dos poços perfurados no município e não instalados para que esses serviços sejam executados.

Estiveram acompanhando o prefeito os vereadores Albérico Tiago e Aderbal Ned, o coordenador municipal de Saúde Tadeu Gomes (vereador licenciado), o assessor Erasmo Siqueira e o empresário Fredson Brito.

Outras Notícias

Kassab defende fortalecimento dos municípios na Marcha dos Vereadores‏

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, defendeu hoje (18/08) o fortalecimento dos municípios na Marcha dos Vereadores, evento promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. De acordo com Kassab, as prefeituras receberam grandes atribuições nas últimas décadas, porém a divisão do bolo tributário não ocorreu de […]

kassab

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, defendeu hoje (18/08) o fortalecimento dos municípios na Marcha dos Vereadores, evento promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

De acordo com Kassab, as prefeituras receberam grandes atribuições nas últimas décadas, porém a divisão do bolo tributário não ocorreu de forma proporcional. “A maioria dos municípios está em grande dificuldade e o que ainda não estão passarão por isso, se a relação atual não mudar rapidamente”, afirmou Kassab. “Vocês são a voz da população, das comunidades e temos de nos unir para rever o pacto federativo.”

O ministro lembrou que o Governo Federal investiu nas parcerias com Estados e municípios, garantindo projetos de mobilidade urbana, saneamento básico e habitação de interesse popular. Só no Minha Casa, Minha Vida, enfatizou Kassab, foram aplicados R$ 270 bilhões.

“Esses recursos movimentaram e movimentam a cadeia produtiva e a geração de emprego e renda das cidades, mas temos de avançar na autonomia municipal e ampliar a sua participação no bolo tributário”, argumentou. 

MP apresenta a Judiciário parecer sobre ação da União Pelo Povo Contra Frente Popular de 2012

Episódio foi registrado na corrida sucessória em Afogados da Ingazeira Faltando dois meses para completar dois anos, teve movimentação nesta segunda (27) o Processo sobre o torneio de futebol realizado durante a campanha eleitoral de 2012 na comunidade de Queimada Grande, Afogados da Ingazeira. A informação é do Afogados On Line. Diz o blog que […]

Ivanildo Valeriano, como representante da União Pelo Povo, quando protocolou em maio do ano passado as alegações finais do processo
Ivanildo Valeriano, como representante da União Pelo Povo, quando protocolou em maio do ano passado as alegações finais do processo

Episódio foi registrado na corrida sucessória em Afogados da Ingazeira

Faltando dois meses para completar dois anos, teve movimentação nesta segunda (27) o Processo sobre o torneio de futebol realizado durante a campanha eleitoral de 2012 na comunidade de Queimada Grande, Afogados da Ingazeira. A informação é do Afogados On Line.

Diz o blog que a semana passada, petista Emídio Vasconcelos, cobrou mais agilidade ao Ministério Público de Afogados da Ingazeira sobre o parecer. O fatídico torneio aconteceu em 2012 durante o período eleitoral, no dia 29 de setembro. De posse de áudio do evento, a Coligação União Pelo Povo acusou a Frente Popular de patrocinar o evento, para ter vantagem eleitoral, o que a legislação eleitoral não permite. As alegações finais foram protocoladas em maio pelo representante da coligação, Ivanildo Valeriano.

Testemunhas foram ouvidas pela Justiça Eleitoral e o Processo foi enviado no dia 26 de junho de 2013 ao Ministério Público para o seu parecer, enviado nesta segunda (27). O teor do parecer não é divulgado no sistema eletrônico que acompanha a movimentação. Isso geralmente  ocorre no bojo da decisão da Justiça, próximo passo.

Por motivo similar, em um torneio realizado no bairro da Ponte, a Frente Popular entrou com uma representação contra a União Pelo Povo. Depois de perderem em primeira instância com cassação de registro de suas candidaturas, Giza Simões, Diomedes Mariano, mais alguns candidatos à Câmara foram absolvidos, com exceção de Franklin Nazário e Igor Mariano, que tiveram que reverter a decisão no TSE.

Afogados registra mais 16 casos de Covid

Semana passada teve leve redução média de casos diários  A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta segunda (31) foram detectados 16 casos para covid-19 no município. São 467 casos confirmados, com 381 recuperados, 87 em recuperação, oito óbitos, mais um em investigação.  Desses, três  são contatos de casos positivos e 11 já estavam […]

Semana passada teve leve redução média de casos diários 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta segunda (31) foram detectados 16 casos para covid-19 no município. São 467 casos confirmados, com 381 recuperados, 87 em recuperação, oito óbitos, mais um em investigação. 

Desses, três  são contatos de casos positivos e 11 já estavam em investigação, aguardando resultados de exames.

São nove pacientes do sexo masculino (23, 31, 32, 33, 46, 46, 54, 56 e 86 anos) e sete pacientes do sexo feminino (17, 19, 34, 41, 57, 59 e 73 anos). As mulheres são: duas aposentadas, uma do lar, uma auxiliar administrativa, uma agricultora, uma manicure e uma estudante. 

Já entre os homens: dois autônomos,  um arquiteto, um mecânico,  dois profissionais da saúde,  um aposentado, um agricultor e um recepcionista.

Entram em investigação os casos de 10 homens, com idades entre 6 e 71 anos, e os de 14 mulheres, com idades entre 16 e 99 anos.

O óbito de um homem, 47 anos, que estava em investigação, foi descartado para covid-19.

No entanto, hoje, uma paciente do sexo feminino, 99 anos, faleceu em casa e por ter tido contato com duas pessoas com sintomas sugestivos para covid-19, a equipe resolveu colher amostra da nasofaringe para investigar o caso.

“Tivemos 43 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19”.

Hoje, 13 pacientes receberam alta após avaliação clínica e epidemiológica. Já são 381 (81,5%) recuperados para covid-19 no município. Atualmente, 78 casos estão ativos na cidade.

O município atingiu hoje a marca de  2.956 pessoas testadas.

Semana Epidemiológica:
Os dados da SE ainda estão sendo compilados,  pois alguns resultados de exames ainda não saíram.  Comparando a três últimas semanas, SE 33 (74 casos), SE 34 (83 casos), SE 35 (72 casos), há ligeira  diminuição no número de casos na SE 35 que terminou no último sábado. 

A média móvel das semanas analisadas foram: SE 33 (10,57 casos/dia), SE 34 (11,85 casos/dia) e SE 35 (10,28 casos/dia).

“Um outro registro importante é a estabilização no número de casos graves confirmados, nós tivemos um caso grave nos últimos 14 dias”.

Congresso Pernambucano de Municípios promove salas temáticas para fortalecer a gestão pública

Evento organizado pela Amupe ofereceu palestras com especialistas em diferentes áreas da administração municipal A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, proporcionando um ambiente oportuno para a troca e aquisição de conhecimentos essenciais para a profissionalização da gestão pública. Nesta terça-feira, 16 de abril, uma das principais características do […]

Evento organizado pela Amupe ofereceu palestras com especialistas em diferentes áreas da administração municipal

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, proporcionando um ambiente oportuno para a troca e aquisição de conhecimentos essenciais para a profissionalização da gestão pública. Nesta terça-feira, 16 de abril, uma das principais características do evento foram as cinco salas temáticas da tarde, que abordaram temas relevantes para o desenvolvimento e aprimoramento das administrações municipais.

Dentre as cinco, três salas temáticas se destacam pela diversidade e importância dos assuntos abordados. Na Sala Temática 1, intitulada “Programas Sociais de Cidadania e Desenvolvimento”, os participantes têm a oportunidade de se aprofundar em questões relacionadas à assistência social, combate à fome e regularização fundiária. Com a presença de renomados palestrantes, como Andreza Sônia Costa Rodrigues Pacheco, Carlos Eduardo Oliveira, Felipe Gabriel Gomes de Medeiros e Gleydson Gleber Bento, a sala promoveu debates e reflexões fundamentais para a implementação de políticas públicas mais eficientes e inclusivas.

Já na Sala Temática 2, com o tema “Educação: Excelência na Gestão por Resultados”, gestores municipais tiveram a oportunidade de aprender com experiências bem-sucedidas na área educacional. Com a participação de especialistas como a presidente da Undime/PE Andreika Asseker, José Clodoveu (Veveu) de Arruda Neto, Marilson Dantas e Verônica Bezerra, o debate se concentrou em estratégias para promover uma gestão escolar eficaz e garantir a qualidade da educação oferecida nas redes municipais.

Por fim, a Sala Temática 5 abordou “Tecnologias Inovadoras e de Segurança para a Gestão Municipal”, explorando soluções tecnológicas que podem otimizar os processos administrativos e aumentar a segurança nas operações municipais. Com a presença de profissionais renomados, como Carlos Henrique Rodrigues Alexandria, Hermano Perrelli de Moura e Saulo Pessoa Batista dos Santos, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer ferramentas e estratégias que podem revolucionar a forma como as prefeituras lidam com questões de gestão e segurança.

“Em um contexto onde a eficiência na gestão pública é essencial para o desenvolvimento sustentável dos municípios, eventos como o 7º Congresso Pernambucano de Municípios desempenham um papel fundamental. Através da troca de experiências, networking e acesso a conhecimentos especializados, os gestores municipais podem aprimorar suas práticas e enfrentar os desafios contemporâneos com mais preparo e assertividade”, frisou o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia.

José Patriota se reúne com Paulo Câmara no BNB

Por André Luis O deputado estadual José Patriota (PSB), se reuniu com o ex-governador de Pernambuco e atual presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, nesta segunda-feira (8). “Na ocasião, sugeri para o ex-governador que o Sertão do Pajeú seja a primeira região do estado visitada”, disse Patriota em suas redes sociais. O parlamentar […]

Por André Luis

O deputado estadual José Patriota (PSB), se reuniu com o ex-governador de Pernambuco e atual presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, nesta segunda-feira (8).

“Na ocasião, sugeri para o ex-governador que o Sertão do Pajeú seja a primeira região do estado visitada”, disse Patriota em suas redes sociais.

O parlamentar informou ainda que foi discutido durante a reunião, a importância do BNB como indutor para o desenvolvimento de projetos para o estado e também para os municípios. 

“Reforço minha certeza de que ter Paulo à frente ao banco é um ganho para Pernambuco e o Nordeste”, pontuou José Patriota.