Romerinho Dantas é eleito presidente da Câmara de São José do Egito
Por André Luis
Nesta quarta-feira, 1º de janeiro, o vereador Romerinho Dantas (PSB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito para o biênio 2025/2026. Ele derrotou Vicente de Vevéi (Republicanos) em uma disputa acirrada, vencendo por 7 votos a 6.
Com o resultado, a nova Mesa Diretora da Câmara ficou definida com Romerinho Dantas na presidência, José Roberto como vice-presidente, Fernanda Jucá na função de primeira secretária e Damião Gomes como segundo secretário.
Uma eleição marcada por reviravoltas
A escolha da nova Mesa Diretora da Câmara foi precedida por um fim de semana turbulento, com mudanças significativas que redesenharam o cenário da disputa. Na sexta-feira (27), o município acompanhava uma corrida que envolvia quatro candidatos à presidência: Romerinho Dantas, Albérico Tiago (Podemos), Vicente de Vevéi e Aldo da Clips (Republicanos).
A pluralidade de candidaturas marcava o fim de uma tradição de consenso que prevalecia na Casa Legislativa, prometendo uma disputa fragmentada e imprevisível. Porém, o jogo político mudou drasticamente no sábado (28), quando dois dos postulantes desistiram em favor de outros candidatos.
Albérico Tiago, que até então havia reafirmado sua intenção de permanecer na disputa, surpreendeu ao retirar sua candidatura para apoiar Romerinho Dantas. Na sequência, Aldo da Clips também abandonou a corrida, declarando apoio a Vicente de Vevéi.
Essas movimentações transformaram a eleição em um confronto direto entre Romerinho Dantas e Vicente de Vevéi.
O peso das articulações
São José do Egito é conhecido por episódios inusitados em eleições legislativas, e essa não foi diferente. A articulação política nos bastidores, somada ao histórico de ‘sequestros’ para garantir votos, garantiu a eleição de Romerinho Dantas, que agora assume o desafio de comandar a Câmara em um cenário político movimentado.
O desfecho da eleição promete ser apenas o início de mais um capítulo na política local, que segue marcada por negociações intensas e reviravoltas que, como em uma verdadeira novela, sempre surpreendem seus espectadores.
Em Santa Terezinha, Sindracs promete protestar. Brejinho tem negociações avançadas Representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde – Sindracs estiveram em Santa Terezinha para cobrar a efetivação dos profissionais. De acordo com a diretoria da entidade varias reuniões foram feitas no município com representantes do Prefeito José Wanderley, Secretaria de Saúde e Presidente da […]
Em Santa Terezinha, Sindracs promete protestar. Brejinho tem negociações avançadas
Representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde – Sindracs estiveram em Santa Terezinha para cobrar a efetivação dos profissionais.
De acordo com a diretoria da entidade varias reuniões foram feitas no município com representantes do Prefeito José Wanderley, Secretaria de Saúde e Presidente da Câmara, mas não houve nenhuma resposta concreta por parte do executivo.
Os agentes de saúde decidiram elaborar um documento cobrando solução para o imbróglio e vão fazer uma movimentação diante da prefeitura na próxima semana. O Sindracs estará apoiando o movimento .
A entidade inclusive procurou o MP para formalizar queixa. Santa Terezinha e Brejinho são os únicos municípios onde os ACS não são efetivados. Em Brejinho, o alento é de que as negociações estão avançadas.
Familiares do jovem que foi notícia por pichação ao prédio da prefeitura informaram ao blog que o caso também teve registro em outros espaços, não apenas no prédio público e é mais delicado do que se posa imaginar. Em suma, o problema tem relação com a dependência química do rapaz. Para eles, mais caso de […]
Familiares do jovem que foi notícia por pichação ao prédio da prefeitura informaram ao blog que o caso também teve registro em outros espaços, não apenas no prédio público e é mais delicado do que se posa imaginar.
Em suma, o problema tem relação com a dependência química do rapaz. Para eles, mais caso de tratamento que de polícia ou de exploração política. Os pais estão desolados e tem recebido solidariedade.
A luta é para conseguir uma saída que faça com que o jovem tenha cesso a tratamento. Em contato com o blog, a família, conhecida pela retidão moral na cidade lamentou o episódio e agradeceu à solidariedade. “É um drama pelo qual passam muitas famílias, envolvendo um jovem dependente químico, que já foi internado e que agora espera por uma nova fase de tratamento”, lamentou uma tia do jovem, Maria Da Paz, a Paizinha.
A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados 56 casos positivos de Covid-19 nesta sexta-feira (24/07), totalizando 1.694 casos. O número de casos suspeitos é de 93 e o de casos descartados subiu para 5.079. Quanto à evolução dos casos confirmados, o município tem 1.212 pacientes recuperados, 453 em tratamento domiciliar, 09 […]
A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados 56 casos positivos de Covid-19 nesta sexta-feira (24/07), totalizando 1.694 casos.
O número de casos suspeitos é de 93 e o de casos descartados subiu para 5.079.
Quanto à evolução dos casos confirmados, o município tem 1.212 pacientes recuperados, 453 em tratamento domiciliar, 09 em leitos de internamento e mais um óbito confirmado, subindo para 20 o número de óbitos.
O paciente era idoso, 79 anos, morador do Bom Jesus, com confirmação de SWAB no último dia 22/07. Ele faleceu na manhã de hoje no Hospam.
O boletim diário, portanto, fica com 1.694 casos confirmados, 93 casos suspeitos, 1.212 recuperados, 5.079 descartados e 20 óbitos.
Faleceu na manhã desta quinta-feira (01.04),o mototaxista Edson Umbelino, conhecido por Etinho Lagarta, 45 anos. Edson atendeu durante muito tempo no Catedral Mototaxi, ponto que fica ao lado da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira. Ele era diabético e já chegou a amputar um dos pés. Estava internado ha 15 […]
Faleceu na manhã desta quinta-feira (01.04),o mototaxista Edson Umbelino, conhecido por Etinho Lagarta, 45 anos.
Edson atendeu durante muito tempo no Catedral Mototaxi, ponto que fica ao lado da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira.
Ele era diabético e já chegou a amputar um dos pés. Estava internado ha 15 dias, em Garanhuns, após passar mal em uma sessão de hemodiálise, tratamento que realizava três vezes por semana, em Arcoverde, após ter adquirido insuficiência renal.
Edson foi um dos fundadores da Associação dos Mototaxistas de Afogados da Ingazeira. “Sempre trabalhou com honestidade e responsabilidade, soube cativar amigos e clientes, com certeza deixará muita saudade”, disse o presidente da associação, Mário Martins.
Ele deixa esposa e duas filhas.
*Com informações do Mais Pajeú e blog do Mário Martins
João Campos já é unanimidade entre socialistas para 2026 Pergunte a qualquer membro do campo socialista quem deve encabeçar a disputa para o governo de Pernambuco em 2026. A resposta sai da boca antes do fim da pergunta: João Campos. O momento de esperança da retomada do poder tem algum excesso de euforia, mas alguns […]
João Campos já é unanimidade entre socialistas para 2026
Pergunte a qualquer membro do campo socialista quem deve encabeçar a disputa para o governo de Pernambuco em 2026. A resposta sai da boca antes do fim da pergunta: João Campos.
O momento de esperança da retomada do poder tem algum excesso de euforia, mas alguns elementos concretos que embasam essa leitura.
O excesso vem da convicção de que Raquel não decolou, que não emplaca mais, que já aglutina rejeição cuja virada de percepção da sociedade não será fácil. E, ainda, não é bem assim. De fato, há uma percepção de impaciência da sociedade com o governo Raquel. Mas não é certo dizer que ela não pode virar o jogo e tomar os trilhos da gestão. Raquel vai iniciar a contratação das operações de crédito que lhe permitirão iniciar as tão aguardadas obras estruturadoras. Com mais dinheiro na conta, pode inverter a percepção inicial se parte da sociedade e ganhar o ativo chamado confiança.
Mas há fatos concretos que animam os que defendem João. Dentre eles, a gestão em Recife, uma das mais complexas cidades do mundo para se governar, onde há áreas com indicativos de qualidade de vida europeia, com outros comparados a regiões africanas.
João tem conseguido atuar nessa cidade tão difícil de gerir. Prova disso é a aprovação da gestão e a liderança com folga de todos os levantamentos sobre sucessão em 2024. Tudo indica que vence a reeleição com folga e, em 2026, dizem aliados, com quase 35 anos, estará pronto para governar o estado.
Tem sido provado administrativa e politicamente. Na gestão, conseguiu R$ 2 bilhões para investir em infraestrutura, principalmente em áreas carentes na capital. Isso é quase 60% do que Raquel pediu para investir em todo estado. Na comunicação, fala para todas as faixas etárias e classes, habilidoso que é nas redes sociais.
Na política, conversou com setores da esquerda à extrema direita para não ter problemas na aprovação do crédito junto ao BIRD. Foi um dos padrinhos da acachapante vitória de Rodrigo Novaes sobre Joaquim Lira, candidato de Raquel. O novo Conselheiro do TCE fez questão de agradecê-lo.
Com Recife como vitrine para o estado, tem exposição natural para disputar o governo do Estado. Isso sem falar na invocação genética, de quem é bisneto de Arraes, filho de Eduardo. Se Paulo Câmara, mesmo com dificuldades extremas de comunicação e aprovação conseguiu ser reeleito sob o manto da aura de Eduardo, imagine João.
A resposta sobre a possibilidade real de que vença reside exatamente na capacidade de gestão de Raquel. Sua melhoria nos indicadores e consequente popularidade será a chave para que tenha a predileção natural na disputa da reeleição. Salvo episódios como o de Bolsonaro recentemente, quem tem a caneta tem a força e a vantagem. Ela tem tempo para colocar o jogo a seu favor.
De toda forma, é certo dizer, pelo desenrolar dos fatos políticos e administrativos, bem como pelo sentimento da militância: João já faz sombra a Raquel.
Encontro casual
Da série encontros aleatórios, o papo entre Zeinha Torres, prefeito de Iguaracy, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, Paulo Jucá, Américo Barros e Marcelo Patriota. Zeinha se prepara para debater a sua sucessão entre Marquinhos Melo (aparentemente seu preferido), Albérico Rocha e o vice, Pedro Alves. Evandro deve apoiar Eclérinston Ramos, seu vice.
O outro lado da força
Enquanto Anchieta Patriota busca um nome competitivo para disputa em 2024, na oposição alguns setores começam a defender o nome da empresária e presidente da NDL, Ilma Valério. Ela ainda não disse ser candidata. A arrumação ainda precisa ser conversada com Gleibson Martins, candidato em 2020.
“Ele não vai não”
No bloco governista, uma possibilidade e uma certeza. A possibilidade: Cícero Batista é o mais provável nome a ser tirado pelos pares para a vice. A certeza: atual vice, Júnior de Mocinha não será o escolhido de Anchieta Patriota. Ele ainda não sabe. Não mostrem a Coluna pra ele…
Lógica
A decisão de Pinheiro do São Miguel de apoio à Márcia Conrado tem explicação: a distância da base de Sebastião e Waldemar Oliveira, cada vez mais preocupados com o debate estadual e nacional no Avante tem gerado insatisfação e afastamento de lideranças. Depois de Carlos Evandro e agora, Pinheiro, quem sair por último apague a luz.
Peraí homem…
Não é resenha. Já tem governista em Afogados falando em 2028. Esta Coluna ouviu de um aliadíssimo de Sandrinho: “problema é achar que manter Daniel na vice quer dizer que ele seja candidato a prefeito em 2028. Uma coisa nada tem a ver com a outra”. Foi terça na Rádio Pajeú. Só não revelamos o nome do santo que cunhou a profexia…
Terrible
A falta de pré e prós produção no vídeo de felicitações da prefeita Nicinha Melo pelos 74 anos de Tabira é gritante. Mal gravado, mal editado, mal enquadrado, mal formatado. Enquanto prefeitos zelam sua imagem Pajeú afora, ela recorre ao padrão “lives Dinca de qualidade…”
Maaaaaas…
Mas mesmo precisando melhorar nas lives e na gestão, Nicinha pode sair favorecida se o olho gordo da oposição prevalecer. Se Sebastião Dias, Carlos Veras e Flávio Marques tiverem um nome cada, darão a reeleição ao colo de Nicinha. Perguntado pela Coluna sobre essa possibilidade, Flávio respondeu: “acredito que partiremos todos unidos em 2024”.
Seguem presos
Caminham para 20 dias as prisões de Doutor Júnior, Manoel Grampão e da tesoureira Gorete Soares, após a Operação Conluio, da Polícia Civil. Para juristas, a manutenção das prisões mesmo diante de algumas tentativas de relaxamento mostram que a decisão que as definiu era sólida.
Não morreu
Uma grande confusão se formou ontem com a notícia da morte da ex-prefeita de Bonito, Lúcia Heráclio. Marília Arraes e principalmente a governadora Raquel Lyra emitiram notas de pesar. Depois a família afirmou que ela segue viva. A informação de bastidores é de morte cerebral, o que obriga o cumprimento de alguns protocolos.
Os 15 elementos
A sessão de amanhã da Câmara de Arcoverde vai apreciar o projeto que cria quinze novos cargos da comissão de licitação da gestão Wellington Maciel. Oposicionistas fizeram a conta e dizem que serão quase R$ 700 mil gastos por ano com os cargos da pasta do irmão de LW, Lídio Maciel. Os governistas são maioria e devem aprovar o projeto. Mas como vai ter zoada…
Frase da semana:
“O que me parece um pouco injusto é querer que a gente em cinco meses de governo consiga consertar o que não foi feito em oito anos”.
Da governadora Raquel Lyra, falando ao jornalista João Alberto das críticas que recebe nesse início de governo. Disse que o empréstimo de R$ 3,5 bilhões, recursos federais e do parlamento vão virar o jogo. “Mas a crítica construtiva é bem vinda”.
Você precisa fazer login para comentar.