Notícias

Residência Médica: prazo para inscrição encerra na próxima terça

Por Nill Júnior

Estudantes de medicina de todo o país tem até a próxima terça-feira (12.02) para realizar inscrição para o segundo processo seletivo para Residência Médica 2019. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça que foram ofertadas 119 vagas divididas em 27 especialidades. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no portal www.upenet.com.br.

O certame, que foi divulgado no fim de janeiro, conta com 40 novas vagas aprovadas recentemente pela Comissão Nacional de Residência Médica, e outras 79 que não foram preenchidas no processo de seleção realizado em 2018. Entre as novidades, a residência em psiquiatria infantil, que pela primeira vez foi inserida no Programa de Residência em Pernambuco, e anestesiologia pediátrica, ambos no Imip, e a formação em cirurgia bariátrica no Hospital das Clínicas (HC). A prova será realizada no próximo dia 24.02, no Recife.

Com a abertura do novo processo, o Governo de Pernambuco ampliou para 1.382 o número de vagas disponibilizadas para formação dos profissionais de saúde do Estado. Podem participar estudantes de medicina que comprovem a conclusão do curso ou graduados que atendam aos pré-requisitos especificados no edital.  As especialidades presentes no programa de Residência Médica são: Cirurgia Geral, pré-requisito em área Cirúrgica Básica, Medicina de Família e Comunidade, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Cancerologia Clínica e Cirúrgica, Hematologia e Hemoterapia, Nefrologia e Nefrologia Pediátrica, Infectologia, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, Neonatologia, Mastologia, Ecocardiografia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Endoscopia Genecológica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia Torácica.

O resultado final será divulgado em 13 de março. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos e às documentações necessárias para cada etapa de seleção. Os aprovados deve realizar a pré-matrícula on-line no rhose.saude.pe.gov.br, a partir da divulgação do resultado. A matrícula deve ser feita no dia 15 de março, com assinatura do termo de compromisso, na sede da SES, bairro do Bongi, no Recife. O início da residência será em 16.03. Dúvidas em relação ao processo seletivo devem ser enviadas para o e-mail: [email protected]. O valor da bolsa é de R$ 3.330,43.

Pernambuco, além de ser pioneiro no Brasil na implantação de programas de residências, tem se destacado como um dos mais importantes pólos formadores de especialistas, atraindo profissionais de todo o Norte-Nordeste.

Outras Notícias

Palácio troca Nilton Mota por Aglailson Victor em Itapetim e Brejinho

Pergunta é porque a mesma movimentação não foi sugerida em torno de José Patriota Que o prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota é tratado como importante liderança do PSB estadual não resta dúvidas. Isso mesmo quando ainda não era gestor, pelos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos e até pelo atual Paulo Câmara, Patriota […]

Pergunta é porque a mesma movimentação não foi sugerida em torno de José Patriota

Que o prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota é tratado como importante liderança do PSB estadual não resta dúvidas.

Isso mesmo quando ainda não era gestor, pelos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos e até pelo atual Paulo Câmara, Patriota sempre teve o seu valor reconhecido.

Agora, uma dúvida fica depois que o Palácio, entenda-se o chefe do governo, tira do páreo Nilton Mota, mesmo tendo este feito por Itapetim e Brejinho como secretário, e conseguiu emendas como deputado, para jogar nos braços dos prefeitos um ilustre desconhecido Aglailson Victor (PSB).

Por que para um chamado “ilustre desconhecido” pode e para Patriota não pôde? Fica a pergunta… A análise é de Anchieta Santos ao blog.

Celpe intensifica ações de prevenção a queimadas sob linhas de transmissão 

A iniciativa, realizada desde 2009, é promovida para verificar se as áreas de queimada obedecem às legislações ambientais e para garantir a segurança dos trabalhadores da zona canavieira pernambucana  A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, iniciou mais uma edição da Campanha de Controle de Queimadas Sob Linhas de Transmissão (Safra 2018/2019). A […]

Foto: Celpe/Divulgação

A iniciativa, realizada desde 2009, é promovida para verificar se as áreas de queimada obedecem às legislações ambientais e para garantir a segurança dos trabalhadores da zona canavieira pernambucana 

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, iniciou mais uma edição da Campanha de Controle de Queimadas Sob Linhas de Transmissão (Safra 2018/2019). A prática, comum nas zonas canavieiras do Estado, pode ocasionar, se realizada nas proximidades das linhas de transmissão de energia, riscos ao fornecimento da eletricidade e à segurança dos moradores. A concessionária realizou, em parceria com órgãos reguladores, fiscalizações em oito usinas das Zonas da Mata Norte e Sul.

A iniciativa, realizada desde 2009, é promovida para verificar se as áreas de queimada obedecem às legislações ambientais. Ações como oficinas de sensibilização envolvendo alunos e professores de escolas e palestras comunitárias nas regiões fizeram parte da programação. Durante a campanha, as oficinas abordam práticas ambientais, como coleta seletiva e queimada controlada. A população conta, ainda, com orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, e unidades móveis de atendimento da Celpe, que oferecem serviços comerciais nas comunidades contempladas no projeto.

Segundo o gestor da Unidade de Meio Ambiente da distribuidora, Higor Vieira, a campanha tem papel fundamental na preservação dos ecossistemas e ajuda a reduzir as interrupções no fornecimento de energia provocadas por queimadas. “Nossa campanha acontece há nove anos e constatamos a diminuição no número de ocorrências dessas áreas. As oficinas e palestras que realizamos nas comunidades também têm um importante papel porque, além de levar conhecimentos relacionados à conservação das áreas florestais, conscientizam os canavieiros sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas”, pontua.

Campanha 

A Campanha de Controle de Queimadas Sob Linhas de Transmissão é realizada pela Celpe desde 2009. Nos nove anos de ações, as campanhas já alcançaram resultados expressivos, com a redução de 93% no número de interrupções no fornecimento de energia provocadas por queimadas em canaviais próximos à rede elétrica. A iniciativa é promovida em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Interligação Elétrica Garanhuns (IEgaranhuns), Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco, Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco e secretarias municipais de saúde e educação.

Quaest divulga nesta terça-feira (8) nova pesquisa para Governo e Senado em Pernambuco

Levantamento ouviu 1.302 eleitores e também testa eventual segundo turno entre Raquel Lyra e João Campos. Uma nova pesquisa Quaest sobre as eleições em Pernambuco será divulgada nesta terça-feira (8). O levantamento traz novos números das disputas pelo Governo do Estado e pelas duas vagas de Pernambuco no Senado Federal. Encomendado pelo jornal O Globo, […]

Levantamento ouviu 1.302 eleitores e também testa eventual segundo turno entre Raquel Lyra e João Campos.

Uma nova pesquisa Quaest sobre as eleições em Pernambuco será divulgada nesta terça-feira (8). O levantamento traz novos números das disputas pelo Governo do Estado e pelas duas vagas de Pernambuco no Senado Federal.

Encomendado pelo jornal O Globo, o estudo ouviu presencialmente 1.302 eleitores entre sexta-feira (4) e essa segunda-feira (7). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-00285/2026.

Para o Governo de Pernambuco, a Quaest mede as intenções de voto espontânea e estimulada entre os oito candidatos registrados. O levantamento também verifica o grau de definição do voto dos eleitores.

Além do cenário de primeiro turno, a pesquisa testa uma eventual disputa de segundo turno entre a governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) e o candidato João Campos (PSB).

Outro bloco do levantamento trata das duas vagas para o Senado. Os entrevistados foram consultados sobre o primeiro e o segundo votos, além do conhecimento e da rejeição aos 12 candidatos que disputam as cadeiras.

A pesquisa também inclui questões sobre a disputa presidencial entre os eleitores pernambucanos e mede a identificação do eleitorado com os apoios políticos nacionais.

Na rodada anterior da Quaest, divulgada em 25 de agosto, Raquel Lyra aparecia numericamente à frente de João Campos no cenário estimulado, com 44% contra 36%. Os novos números permitirão avaliar a movimentação da disputa a menos de um mês do primeiro turno.

Fonte: Jamildo.com

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Triunfo será sede do Congresso Estadual da UVP em dezembro

A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) realizará seu Congresso Estadual na cidade de Triunfo entre os dias 10 e 13 de dezembro. O anúncio foi feito pelo presidente da UVP, Léo do Ar, que visitou o município neste sábado (9) para alinhar detalhes do evento. Em um encontro com o prefeito de Triunfo, Luciano […]

A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) realizará seu Congresso Estadual na cidade de Triunfo entre os dias 10 e 13 de dezembro. O anúncio foi feito pelo presidente da UVP, Léo do Ar, que visitou o município neste sábado (9) para alinhar detalhes do evento.

Em um encontro com o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, o presidente da Câmara Municipal, Anselmo Martins, e o ex-prefeito de Triunfo e advogado municipalista João Batista, ficou decidido que o Hotel Sesc de Triunfo será o local de realização do congresso. “Importante encontro com o advogado municipalista João Batista, com o prefeito da cidade de Triunfo, Luciano Bonfim, e o presidente da Câmara de Vereadores, Anselmo Martins”, destacou o presidente em suas redes sociais.

O evento deve reunir vereadores e lideranças políticas de diversas regiões de Pernambuco, com uma programação que promete debates sobre políticas públicas e troca de experiências entre os parlamentares municipais.

Cerca de 200 presos fogem de centro de detenção em Bauru (SP)

Do UOL Uma rebelião no Centro de Progressão Penitenciária (CPP3) de Bauru, no interior de São Paulo, resultou na fuga de cerca de 200 detentos na manhã desta terça-feira (24). A unidade prisional tem capacidade para 1.124 presos do regime semiaberto, mas, atualmente, abrigava 1427. De acordo com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, ainda […]

Do UOL

Uma rebelião no Centro de Progressão Penitenciária (CPP3) de Bauru, no interior de São Paulo, resultou na fuga de cerca de 200 detentos na manhã desta terça-feira (24). A unidade prisional tem capacidade para 1.124 presos do regime semiaberto, mas, atualmente, abrigava 1427.

De acordo com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, ainda não há um número oficial de presos que fugiram, nem quantos foram recapturados. Segundo o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), no entanto, parte dos presos foi recapturada, mas não há informações sobre o número exato dos que continuam foragidos. A rebelião teve início por volta das 8h.

Conforme o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado (Sindasp), Daniel Grandolfo, a rebelião, às 11h30, já havia terminado. O presídio, disse, é dominado pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). “A princípio, os presos teriam se rebelado contra as regras impostas pelo diretor de disciplina da unidade, que retornou de férias hoje. Eles reclamam que ele é muito rígido”, explicou.

A rebelião – A PM informou que presos colocaram fogo em colchões e fizeram agentes penitenciários de reféns para facilitar a fuga. Não há informação sobre mortos, mas os policiais trabalham com a possibilidade de que um funcionário da unidade tenho sido ferido pelos detentos. As primeiras informações são as de que o tumulto tenho tido início quando agentes apreenderam celulares que estavam de posse dos presos.

O CDP III abriga detentos que estão no regime semiaberto –podem sair para trabalhar durante o dia, mas precisam retornar para a unidade à noite. O primeiro alerta foi dado por motoristas dos ônibus que fazem o transporte desses presos e que perceberam algo estranho ao serem informados que os não iriam para o trabalho hoje, informou a PM.

A unidade prisional fica a cerca de cinco quilômetros da cidade, às margens da rodovia João Ribeiro de Barros, conhecida como Bauru-Marília (SP – 294). Está localizada próxima ao Distrito Industrial III.

A PM de Bauru solicitou apoio de outras cidades e conta com o helicóptero Águia para o patrulhamento aéreo. De acordo com os policiais que estão no local, alguns dos reeducandos já foram recapturados, mas a maior parte ainda está nas ruas e a situação na unidade prisional ainda é tensa. A PM não teve acesso à parte interna do CDP ainda.

Conforme a PM, detentos armados com facas, revólveres e machado estariam abordando motoristas que passam pela rodovia para roubar o carro e facilitar a fuga. A avenida Nações Norte, uma das principais vias de acesso à cidade, também estaria sendo utilizada pelos detentos como rota de fuga.

A Polícia Militar está orientando moradores de Bauru que só deixem as casas em caso de extrema urgência e para que os condutores de veículos evitem a rodovia Bauru- Marília e a avenida Nações Norte.