Repasse do Programa Investe Escola é cobrado na Alepe
Por André Luis
Durante a Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta quinta-feira (8), os deputados expressaram preocupação com o atraso no repasse dos recursos do Programa Investe Escola pelo governo estadual.
O deputado Renato Antunes (PL) trouxe a questão ao plenário, ressaltando que, embora o Governo tenha orçamento disponível para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas estaduais, os recursos não estão chegando aos gestores para a devida execução.
“É inadmissível ainda não ter sido pago este ano o Investe Escola. Quem conhece educação sabe que é com esse recurso que o gestor faz o básico para dar boas condições à escola, como limpeza e pintura. Mas nem dinheiro para limpar o mato as escolas estão recebendo”, destacou Antunes.
O repasse do Investe Escola pelo governo estadual também foi alvo de cobrança por parte do deputado Mário Ricardo (Republicanos), que compartilhou relatos de alunos e professores preocupados com a ausência desses recursos.
Além da preocupação com o repasse pendente, Renato Antunes defendeu a expansão do número de escolas técnicas no estado. Ele mencionou o anúncio do Governo sobre a criação de 15 escolas técnicas, mas argumentou que esse esforço precisa ser ampliado.
“O Governo anunciou a criação de 15 escolas técnicas, mas nós pedimos que esse esforço seja ampliado”, propôs o deputado, citando locais como a cidade de Pesqueira (Agreste Central) e o bairro do Ibura, no Recife, como áreas que possuem estrutura e demanda para receber escolas técnicas estaduais.
A discussão ressalta a importância do repasse pontual de recursos para a educação, garantindo condições adequadas nas instituições e promovendo o desenvolvimento educacional em Pernambuco.