Raquel antecipa o que vai ouvir dos prefeitos do Pajeú: “vão pedir por estradas e água”
Por Nill Júnior
A governadora Raquel Lyra falou há pouco na abertura da I ExpoBerro, evento assinado pela prefeitura de Serra Talhada, Sebrae e Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e Whiter Dorper (ABCDorper) a nível Nordeste.
Ela fez um discurso que lembra o que tem colocado recentemente, ao dizer que pegou um estado em situação difícil, com dificuldades herdadas do governo Paulo Câmara. Voltou a falar em “extremas dificuldades”. Citou por exemplo o índice que coloca Pernambuco como vice-campeão de desemprego. “Nosso desafio é inverter essa ordem”.
Ela também voltou a citar o pedido de autorização à ALEPE de empréstimos da ordem de R$ 3,5 bilhões. Dirigindo-se ao estadual Luciano Duque, falou da importância do empréstimo. “Garanto que será bem aplicado em estradas, saúde, educação e segurança”.
Falando em projetos, Raquel mostrou que já sabe e conhece o diagnóstico da região do Pajeú. Dirigindo-se ao novo Gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana, disse: “nesta quinta tem reunião com os prefeitos. Já sei o que vão pedir, demandar: estradas e água”.
A gestora prometeu uma solução para os produtores de leite do estado. Afirmou que o recurso está em caixa, mas não pode se liberado por conta da investigação de desvios do programa, deflagrada ano passado por PF e TCU. “Estamos fazendo o que está a nosso alcance para liberar esse recurso”.
A confirmação da vinda de Marina Silva ao Recife no próximo sábado (23) para lançar sua candidatura à Presidência adiou para o dia 30 a abertura oficial do Comitê da candidata a Deputada Estadual pelo PSDB Aline Mariano e do seu candidato a Federal Tadeu Alencar (PSB). Segundo informações de sua Assessoria, antes, na sexta, […]
A confirmação da vinda de Marina Silva ao Recife no próximo sábado (23) para lançar sua candidatura à Presidência adiou para o dia 30 a abertura oficial do Comitê da candidata a Deputada Estadual pelo PSDB Aline Mariano e do seu candidato a Federal Tadeu Alencar (PSB).
Segundo informações de sua Assessoria, antes, na sexta, dia 29, haverá uma reunião para correligionários e militância na AABB a partir das 19h.
Aline lançou em sua página no Facebook sua peça de campanha de TV. Clique na imagem e veja.
No sábado, dia 30, a programação deverá começar às oito da manhã, com concentração em frente aos Correios. Na sequência, Aline e Tadeu fazem caminhada pela feira livre do município e panfletagem. Em seguida, eles inauguram o Comitê que fica na Praça Arruda Câmara, ao lado da Catedral.
Na inauguração do Comitê 45555, Aline apresentará diretrizes de suas propostas para a região do Pajeú nas áreas de infra-estrutura, Direito da Mulher, Educação e Saúde.
Também há previsão de lançamento de uma música de campanha assinada pelo forrozeiro Petrúcio Amorim.
A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde e da coordenação municipal do PNI, informa que nesta sexta-feira (25/06), o município receberá 3.555 doses da vacina da Janssen Janssen (Johnson& Johnson), que começarão a ser aplicadas no município em pessoas a partir dos 45 anos de idade. A aplicação da dose única da Janssen começa já […]
A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde e da coordenação municipal do PNI, informa que nesta sexta-feira (25/06), o município receberá 3.555 doses da vacina da Janssen Janssen (Johnson& Johnson), que começarão a ser aplicadas no município em pessoas a partir dos 45 anos de idade.
A aplicação da dose única da Janssen começa já no próximo sábado (26/06), nos três pontos de vacinação, disponíveis na quadra do Sesc Arcoverde, na Aesa e na Praça da Bandeira, no horário das 8h às 16h. Para receber, é necessário levar o Cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.
“Esta primeira remessa da vacina da Janssen equivale a mais de 50% das 6.770 doses já anunciadas para o município, priorizando em dose única pessoas a partir dos 45 anos”, informou a coordenadora do PNI, Cláudia Cunha. Arcoverde também está aplicando no próximo sábado, nos três pontos de vacinação, as segundas doses da Coronavac (Butantan) e da AstraZeneca.
do Diário de Pernambuco “Agradeço a Deus e ao povo do Maranhão, pelo carinho e o afeto com que sempre me trataram e por me darem o seu amor. O meu sentimento é de gratidão. O meu governo se preocupou com os maranhenses e com uma política voltada para a distribuição de renda. Renuncio com […]
“Agradeço a Deus e ao povo do Maranhão, pelo carinho e o afeto com que sempre me trataram e por me darem o seu amor. O meu sentimento é de gratidão. O meu governo se preocupou com os maranhenses e com uma política voltada para a distribuição de renda. Renuncio com a sensação de dever cumprido”.
Essa foi a declaração realizada pela governadora do Estado, que encaminhou sua carta de renúncia à Assembleia Legislativa do Maranhão. Quem assume o governoagora é o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo. Roseana anunciou a decisão faltando apenas 21 dias para o fim do seu quarto mandato. Isso aconteceu porque Washington Luiz, vice-governador, deixou o cargo em novembro do ano passado, para assumir vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Maranhão.
O pronuncimanto de renúncia e transmissão de cargo foi realizado nesta manhã (10), em solenidade no Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão, estiveram presentes o pai da governadora José Sarney, seu marido Jorge Murad, seus filhos e netos, além do deputado Arnaldo Melo e o Washington Luiz, que era vice-governador. Na ocasião, a governadora destacou o trabalho feito durante o seu mandato e os avanços na área da saúde, como reformas de hospitais, novos médicos e entregas de unidades de saúdes no interior do estado.
Ela enfatizou também o crescimento no setor privado, que trouxe mais oportunidades de emprego aos maranhenses. Investimentos na energia, mineração, siderurgia e construção civil também foram citados e, segundo a governadora, proporcionaram o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão, além de garantir mais participação dos jovens no mercado de trabalho, por meio dos cursos profissionalizantes.
“Nos últimos cinco anos o Maranhão foi o estado que mais se desenvolveu e voltou a trilhar o crescimento empenhado no trabalho produtivo. Tivemos recursos importantes encaminhados pela presidenta Dilma e a nossa economia cresceu. Temos que ter orgulho da nossa terra, da nossa gente. Sempre olhei com carinho para os maranhenses, que são minha família”.
Durante o pronunciamento, Roseana Sarney afirmou que sai do cargo por questões pessoais e não por política, além de desejar boa sorte para o governador eleito Flávio Dino.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), agradeceu a confiança da governadora Roseana Sarney. “No momento em que tomei posse como deputado, jurei honrar e cumprir a Constituição e assim farei. Irei à Assembleia Legislativa para que possa aquela casa empossar o seu governador. Estaremos trabalhando para honrar a confiança que a governadora depositou na casa do povo”, ressaltou.
No final do seu pronunciamento, Roseana disse: Como diz a toada do maestro Nazareth, pai da nossa Marron:
“Assim com o dia se despede da noite, eu me despeço de ti Maranhão. Isso não é um adeus, eu nunca vou abandonar a minha terra”.
Roseana candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo em 1990, quando foi eleita deputada federal pelo então PFL. Em 1994, foi eleita pela primeira vez governadora do Maranhão. Em 1998, foi reeleita governadora, a primeira mulher a se reeleger ao cargo. Em 2002, elegeu-se senadora. Em 2006, foi candidata pela terceira vez ao governo do Maranhão, mas perdeu para Jackson Lago. Mas após a cassação de Lago, em 2009, assumiu o Governo do Estado, sendo reeleita no ano seguinte.
A Prefeitura de Flores, através da Secretaria de Turismo e Eventos e Educação, apresenta a programação oficial dos 130 anos de emancipação política do município e 239 anos de elevação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. No domingo (11), dia do aniversário, as comemorações terão início às 5h, com alvorada pelas principais ruas da cidade […]
A Prefeitura de Flores, através da Secretaria de Turismo e Eventos e Educação, apresenta a programação oficial dos 130 anos de emancipação política do município e 239 anos de elevação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
No domingo (11), dia do aniversário, as comemorações terão início às 5h, com alvorada pelas principais ruas da cidade com a Filarmônica Manoel Wanderley; queima de fogo às 6h.
Às 8h, missa solene de 239 anos de elevação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e 130 anos de emancipação política.
Após a solenidade religiosa, às 9h30, corte do bolo com apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Onze de Setembro, em frente ao Palácio Municipal Manoel de Sousa Santana.
O encerramento da programação festiva vai acontecer às 18h com os shows musicais de Felipe Amorim, Canina e Fábio Diniz. Este ano no Pátio de Eventos do Bairro Vila Nova.
SEMANA DA PÁTRIA – PROGRAMAÇÃO
O desfile cívico 2022 terá como tema: Bicentenário da Independência do Brasil. As escolas vão desenvolver a temática do desfile por meio de projeto/atividades que desenvolvam a aprendizagem dos estudantes acerca do tema e os desfiles da Semana da Pátria acontecerão nas localidades de acordo com as datas e horários definidos no cronograma definido pela Secretaria de Educação.
O tradicional desfile de 7 de setembro sairá às 7h da Escola de Referência Onze de Setembro, seguindo na Avenida Deputado Wilson Florentino Santana, Rua Quintino Bocaiúva, Rua Antônio Clemente Diniz, Rua Siqueira Campos e Praça Dr. Manoel Santana Filho.
DESFILE CÍVICO NOS DISTRITOS E POVOADOS
Quinta-feira (01.09) – 16h30 – Escola Municipal José Cirino de Carvalho – Povoado de Matolotagem
Sexta-feira (02.09) – 16h30 – Escola Municipal Romão Ferreira de Azevedo – Povoado Saco do Romão
Sábado (03.09) 16h30 – Escola Municipal Dr.Paulo Pessoa Guerra – Distrito de Sítio dos Nunes
Domingo (04.09) – 16h30 – Escola Municipal José Josino de Góes – Povoado de Matolotagem
Segunda-feira (05.09) – 16h30 – Escola Municipal Desembargador Adauto Maia – Distrito de Fátima
Acúmulo de cargos em UBS e UPA municipal soma cargas horárias incompatíveis e levanta dúvidas sobre registros de ponto O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Salgueiro, oficializou a abertura de um procedimento administrativo para investigar uma possível irregularidade na jornada de trabalho da servidora Deuziana Agra Barros. […]
Acúmulo de cargos em UBS e UPA municipal soma cargas horárias incompatíveis e levanta dúvidas sobre registros de ponto
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Salgueiro, oficializou a abertura de um procedimento administrativo para investigar uma possível irregularidade na jornada de trabalho da servidora Deuziana Agra Barros. A suspeita central é a de que a funcionária mantenha dois vínculos públicos cujas cargas horárias, somadas, tornariam a prestação do serviço fisicamente impossível ou juridicamente ilegal.
De acordo com a Portaria nº 01939.000.593/2025, a servidora ocupa o cargo efetivo de Agente Comunitária de Saúde (ACS) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Riachinho e, simultaneamente, mantém um contrato temporário como Técnica de Enfermagem na UPA 24h. Ambos os vínculos preveem 40 horas semanais, totalizando uma jornada de 80 horas por semana.
Indícios de sobreposição e validade de contrato
A investigação, conduzida pela Promotora de Justiça Nara Thamyres Brito Guimarães Alencar, aponta pontos críticos que motivaram a ação:
Choque de horários: A análise preliminar das escalas revelou plantões de 24 horas em dias úteis na UPA, o que coincide com o horário de expediente regular da UBS.
Frequência manual: O MP apura a veracidade das folhas de ponto preenchidas à mão na UPA 24h, buscando confirmar se a servidora realmente cumpriu as horas registradas.
Contrato vencido: Há questionamentos sobre a base legal da permanência da servidora na UPA após o vencimento de um aditivo contratual específico.
Análise técnica: O Ministério Público aguarda um parecer do CAOP Patrimônio Público para definir se o cargo de Agente Comunitário de Saúde permite, constitucionalmente, o acúmulo com outra função técnica na área de saúde.
Próximos passos da Promotoria
Com a instauração do procedimento, o servidor Cristóvão Ferreira dos Santos foi designado como secretário dos trabalhos. O Ministério Público já encaminhou as cópias do processo ao Conselho Superior e à Subprocuradoria em Assuntos Administrativos para as devidas publicações e fiscalizações.
A portaria, assinada em 29 de janeiro de 2026, marca o início da fase de coleta de provas que podem resultar em sanções administrativas ou ações judiciais por improbidade, caso as irregularidades sejam confirmadas. As informações são do Causos & Causas.
Você precisa fazer login para comentar.