Notícias

Queiroga diz que 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a Covid atrasada

Por André Luis

G1

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta terça-feira (13), em um encontro com jornalistas, que 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a Covid atrasada.

Até o momento, duas vacinas são aplicadas no país: a da farmacêutica AstraZeneca (em parceria com a Universidade de Oxford), e a da farmacêutica CoronaVac.

Para a vacina da AstraZeneca, a maior eficácia é alcançada quando o intervalo entre a primeira e a segunda doses é de três meses. Para a CoronaVac, o melhor resultado, de acordo com os estudos, ocorre quando a segunda dose é aplicada num intervalo de 21 a 28 dias.

Queiroga afirmou que o ministério vai emitir uma lista por estado com as pessoas que estão com a segunda dose atrasada. Disse também que esse trabalho de completar o “esquema vacinal” será feito em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A orientação do ministério é que todos que estejam com a segunda dose atrasada vão a um posto de vacinação para completar a imunização.

De acordo com especialistas, tomar a segunda aumenta não só a proteção individual contra o coronavírus. Quantos mais pessoas estiverem imunizadas, maior é a barreira criada na comunidade inteira, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

Balanço da vacinação contra Covid-19, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo consórcio de veículos de imprensa com base em dados dos estados, aponta que 23.847.792 pessoas já receberam a primeira dose de vacina. O número representa 11,26% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 7.391.544 pessoas (3,49% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal.

No total, 31.239.336 doses foram aplicadas em todo o país.

Secretaria para ações contra a Covid

O ministro também disse que o governo deve publicar uma medida provisória para criar uma secretaria específica para ações contra a Covid. Ele afirmou ainda que a responsável pelo órgão deve ser Franciele Francinato, coordenadora do Programa Nacional de Imunização e técnica do Ministério da Saúde.

Outras Notícias

Luciano Duque anuncia apoio a Miguel Coelho para o Senado

O pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho, do União Brasil, anunciou nas redes sociais o apoio do Deputado Estadual Luciano Duque, do Podemos. “Alegria grande em receber o apoio e a confiança do deputado estadual Luciano Duque na nossa caminhada ao Senado Federal. Luciano é um deputado atuante, que conhece bem a realidade dos municípios, porque […]

O pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho, do União Brasil, anunciou nas redes sociais o apoio do Deputado Estadual Luciano Duque, do Podemos.

“Alegria grande em receber o apoio e a confiança do deputado estadual Luciano Duque na nossa caminhada ao Senado Federal. Luciano é um deputado atuante, que conhece bem a realidade dos municípios, porque foi prefeito de Serra Talhada por dois mandatos”, disse.

E seguiu: “Quero chegar ao Senado para ajudar os municípios, trazendo mais recursos para obras e projetos. Obrigado pela confiança. Tamo junto!”

Luciano confirmou e agradeceu à publicação.

Salgueiro é o Sertão de novo nas semifinais

O Salgueiro venceu o Vera Cruz por 2 a 1 e avançou para a semifinal do Campeonato Pernambucano. com a derrota do Afogados FC para o Santa nos pênaltis, a equipe é a única representante sertaneja na competição. O Carcará encara o Sport no próximo fim de semana, na Ilha do Retiro. Com o resultado, […]

O Salgueiro venceu o Vera Cruz por 2 a 1 e avançou para a semifinal do Campeonato Pernambucano. com a derrota do Afogados FC para o Santa nos pênaltis, a equipe é a única representante sertaneja na competição.

O Carcará encara o Sport no próximo fim de semana, na Ilha do Retiro.

Com o resultado, o time sertanejo vai para a sua oitava semifinal seguida do Estadual. Renato Henrique marcou duas vezes para o Salgueiro, enquanto que Vitinho diminuiu para o Galo.

Por outro lado, também teve muita reclamação dos jogadores visitantes por um pênalti não marcado no finalzinho. Os atletas do Vera Cruz partiram para cima do árbitro Anderson Luis Marques. A chegada da Polícia Militar impediu que os jogadores cercassem o juiz, que pediu reforço da segurança ao ser pressionado assim que apitou o final do jogo. Um dos policiais chega a bater com o escudo no rosto do zagueiro Naldo.

Ex-candidato a deputado que não somou nem 500 votos quer ser prefeito de São Jose do Egito

O projeto do PSOl é lançar em todas as cidades do estado candidatos a prefeito. Em São José do Egito a bola da vez é Berinaldo Leão (Belo) foi candidato ao cargo de Deputado Estadual na última eleição. Berinaldo conquistou somente 457 votos (0.01%). (Por Anchieta Santos).

2O projeto do PSOl é lançar em todas as cidades do estado candidatos a prefeito. Em São José do Egito a bola da vez é Berinaldo Leão (Belo) foi candidato ao cargo de Deputado Estadual na última eleição.

Berinaldo conquistou somente 457 votos (0.01%). (Por Anchieta Santos).

Governo de Pernambuco oficializa doação da Unidade III de Itaquitinga para a União

O Governo de Pernambuco formalizou nesta quarta-feira (22/08) a doação da Unidade III do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga para o Governo Federal. A Lei nº 16.402, de 21 de agosto de 2018, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem e autoriza o Estado a doar o terreno com 5.9220 […]

Foto: Márcia Galindo/Seres

O Governo de Pernambuco formalizou nesta quarta-feira (22/08) a doação da Unidade III do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga para o Governo Federal. A Lei nº 16.402, de 21 de agosto de 2018, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem e autoriza o Estado a doar o terreno com 5.9220 hectares à União. Os governos Federal e Estadual já haviam assinado um termo de compromisso para a federalização do espaço no último mês de março.

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico destaca que a doação da unidade, a segunda do Nordeste e o futuro maior presídio federal do Brasil, é uma contribuição que Pernambuco está dando à União no trabalho de redução da criminalidade. “Esperamos, agora, que o Governo Federal cumpra sua parte e dê celeridade ao processo construtivo” completa o gestor.

O projeto tramitou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), através do PL nº 1978/2018, e teve parecer favorável em todas as comissões da Casa Legislativa. A doação terá como encargo o funcionamento de uma Penitenciária Federal, nos termos do Protocolo de Intenções firmado entre o Estado de Pernambuco e o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. O Governo Federal terá um prazo de 24 meses – após a assinatura da escritura – para dar início ao funcionamento da unidade Federal, sob pena de revogação da doação do respectivo imóvel.

A Unidade III já tem cerca de 45% do processo construtivo avançado e irá receber presos do regime fechado. A estrutura e o número de vagas serão adequados pela União, de acordo com as necessidades do novo projeto.

A Unidade I foi entregue pelo governador Paulo Câmara no último mês de janeiro e já está em funcionamento. A Unidade II teve a ordem de serviço assinada no mesmo ato [em janeiro] e deverá ser concluída ainda no segundo semestre deste ano. “O projeto do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga é diferenciado. A Unidade I já está funcionando. Os presos não têm qualquer contato com o mundo exterior e só saem de suas celas para o refeitório, banho de sol e enfermaria – quando necessário” detalha o secretário.

“Nosso plano de governo tem propostas para resgatar a dignidade do povo pernambucano”, diz Miguel Coelho

Um dia após o primeiro ato político da campanha eleitoral, em Petrolina, o candidato a governador Miguel Coelho voltou a defender o seu plano de governo e disse que as propostas da coligação “Pernambuco com força de novo” (UB, Podemos, Patriota e PSC) vão resgatar a dignidade do povo pernambucano.  Nesta quarta-feira (17), durante entrevista […]

Um dia após o primeiro ato político da campanha eleitoral, em Petrolina, o candidato a governador Miguel Coelho voltou a defender o seu plano de governo e disse que as propostas da coligação “Pernambuco com força de novo” (UB, Podemos, Patriota e PSC) vão resgatar a dignidade do povo pernambucano. 

Nesta quarta-feira (17), durante entrevista a uma rádio da cidade sertaneja, Miguel destacou pontos distintos do plano, sobretudo em relação à saúde, segurança pública, infraestrutura, educação e impostos.

O candidato do União Brasil declarou que o estado terá serviços de qualidade sem distinções ou disputas regionais, ou seja, um governo para todos. Sobre a saúde, o ex-prefeito de Petrolina foi categórico: vai acabar a “senha da morte” na espera por vagas. 

“Vamos descentralizar, construir oito novas maternidades e cinco novos hospitais. O Dom Malan é um exemplo, atende 50 cidades e não dá conta. Vamos reformar os já existentes, o povo terá atendimento humano e eficiente”, declarou. “Nosso plano de governo vai resgatar a dignidade do povo pernambucano”, pontuou.

Em relação à Compesa, o candidato reafirmou seu compromisso de reestruturar a empresa. Miguel disse que a concessão do abastecimento e saneamento vai eliminar o atual desperdício de 50% da água produzida atualmente pelo órgão (pesquisa do IBGE) e elevar o percentual da população com tratamento de esgoto, hoje em apenas 18% de um total de 9,6 milhões de habitantes.

Na educação, de acordo com Miguel, o olhar será integrado, com o estado sendo amigo da criança, elevando as vagas em creches em até 44 mil e incentivando o ensino profissional. Já na segurança, Miguel garantiu que vai integrar as guardas municipais com as demais forças, acabar com as faixas salariais da PM e modernizar e melhorar o salário da Polícia Civil. 

Sobre os impostos, reforçou que vai zerar o IPVA de veículos com mais de dez anos e motos de até 160 cilindradas e reafirmou que as estradas pernambucanas serão recuperadas. Ainda hoje, Miguel participa de caminhadas e atos populares no Recife e em Paulista.