Notícias

“Psicólogos em todas as escolas de Pernambuco”, anuncia Governo ao convocar 727 analistas

Por André Luis

O Governo de Pernambuco convocou 727 analistas de psicologia educacional aprovados em seleção simplificada para atuar nas escolas da rede estadual, garantindo a presença de um psicólogo em cada unidade de ensino. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20). Com a chegada dos profissionais, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) amplia as ações do projeto EntreLaços, voltado à promoção da saúde mental e à prevenção e ao enfrentamento das diferentes formas de violência no ambiente escolar.

Com a convocação, a rede estadual de ensino salta de 361 para 1.088 psicólogos, distribuídos entre as escolas da rede estadual, os Núcleos de Atenção Psicossocial às Escolas (Napse), o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) e a sede da SEE. “Esse é mais um importante investimento do programa Juntos pela Educação e toda escola da nossa rede vai contar com um psicólogo à disposição para ajudar os estudantes, professores e todos os profissionais de educação no seu desenvolvimento e bem-estar. Nós, do Governo do Estado, damos às boas-vindas aos novos servidores que ajudarão a fazer a educação de Pernambuco ainda melhor”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os psicólogos atuarão diretamente na criação de espaços de escuta, orientação e prevenção, apoiando estudantes, famílias e equipes escolares em situações de vulnerabilidade ou conflitos. As escolas indígenas, que adotam modelo de gestão próprio, serão contempladas conforme manifestação de interesse, com a designação de analistas de psicologia educacional apenas às unidades escolares que considerarem necessária a atuação desse profissional.

“Os profissionais convocados vêm fortalecer a rede estadual em mais uma ação do Programa Juntos pela Educação e serão distribuídos nas escolas de todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado”, reforçou a secretária executiva de Gestão de Pessoas da SEE, Rafaela Ramos.

Os candidatos convocados deverão comparecer à GRE para a qual realizaram a inscrição, em até cinco dias úteis, para apresentação da documentação de contratação, descrita no edital de seleção. Os convocados que não apresentarem a documentação no prazo estabelecido serão considerados desistentes, sendo automaticamente excluídos do processo seletivo simplificado.

A seleção foi realizada por meio de Avaliação de Títulos e Experiência Profissional, conforme critérios estabelecidos no edital, publicado em outubro de 2025. A iniciativa integra o programa Juntos pela Educação, que contempla um investimento de mais de R$ 5,5 bilhões no setor e tem como foco a ampliação e qualificação do quadro de profissionais da rede estadual.

Outras Notícias

Tabira: Sebastião Dias visita obra de escola e faz sua 2ª reunião de monitoramento

A Escola Dona Toinha está muito perto de ser inaugurada e a cerimônia já está marcada para o dia 10 de fevereiro. Às vésperas de sua inauguração, o Prefeito Sebastião Dias esteve, juntamente com sua equipe de governo, fazendo uma visita à obra. A secretária de Educação, Aracélis Amaral, apresentou a estrutura da obra que […]

A Escola Dona Toinha está muito perto de ser inaugurada e a cerimônia já está marcada para o dia 10 de fevereiro. Às vésperas de sua inauguração, o Prefeito Sebastião Dias esteve, juntamente com sua equipe de governo, fazendo uma visita à obra.

A secretária de Educação, Aracélis Amaral, apresentou a estrutura da obra que vai contar com salas de aula espaçosas, arejadas e com toda estrutura já pronta para serem climatizadas.

Aracélis e o Prefeito Sebastião Dias comemoram o fato de essa grande estrutura ter sido erguida com recursos próprios que chegam à ordem de R$ 1,6 milhão. Ainda está sendo construída uma caixa d’água de 20.000 litros e uma quadra esportiva com cobertura.

Monitoramento – Aconteceu nessa quinta-feira (26), a segunda reunião de planejamento e monitoramento com os secretários de governo e o Prefeito Sebastião Dias. No encontro foi feita uma avaliação das metas anteriormente estipuladas e foi verificado que todas elas foram fielmente cumpridas por quem de direito.

Novas metas foram apresentadas, atribuídas e uma nova data foi marcada que será na próxima quinta-feira (2).

O Prefeito Sebastião Dias elogiou o formato da reunião e parabenizou os secretários pela interação e harmonia que está acontecendo entre todos nesse segundo governo. “Fico muito feliz com essa união que estou vendo, os secretários se ajudando e todos trabalhando juntos por uma Tabira cada vez melhor”, comemorou o prefeito.

TCE rejeita contas de 2007 do ex-prefeito Sávio Torres

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou nesta quinta-feira (26) e reprovou as contas de 2007 do ex-prefeito Sávio Torres de Tuparetama. Também julgou irregulares suas contas como ordenador de despesas. E, também, julgou irregulares suas contas como ordenador despesas, bem como dos Srs. Hidalberto Ferreira de Lima, Secretário de Obras […]

Savio-TOrres-602x330A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou nesta quinta-feira (26) e reprovou as contas de 2007 do ex-prefeito Sávio Torres de Tuparetama. Também julgou irregulares suas contas como ordenador de despesas.

E, também, julgou irregulares suas contas como ordenador despesas, bem como dos Srs. Hidalberto Ferreira de Lima, Secretário de Obras e Urbanismo, Ozael Pinto Brandão e Jonas Romero de Medeiros, engenheiros civis e signatários de boletins de medição, da citada prefeitura, imputando-lhes débito.

O relator foi o Conselheiro em Exercício Luiz Arcoverde. O julgamento foi por unanimidade.  O Processo tem o número 08701209. A informação é de Tito Barbosa ao Portal Pajeú Radioweb.

Sem Nicinha, Sebastião Dias e Zé de Bira polarizam Debate na Cidade FM

A candidata Nicinha Brandino foi a grande ausência no Grande Debate, promovido pela Cidade FM e retransmitido pela Rádio Pajeú está manhã. Com isso, o embate conduzido pelo comunicador Anchieta Santos ficou polarizado entre o prefeito Sebastião Dias e o socialista Zé de Bira. O mediador foi o primeiro a lamentar a ausência da candidata […]

IMG-20160905-WA0016

A candidata Nicinha Brandino foi a grande ausência no Grande Debate, promovido pela Cidade FM e retransmitido pela Rádio Pajeú está manhã. Com isso, o embate conduzido pelo comunicador Anchieta Santos ficou polarizado entre o prefeito Sebastião Dias e o socialista Zé de Bira.

O mediador foi o primeiro a lamentar a ausência da candidata e esposa de Dinca Brandino e lembrou a garantia do ex-prefeito de que ela iria a debates e entrevistas depois da homologação de seu nome. Claro, foi alvo também dos outros candidatos.

Chamou a atenção a disputa por protagonismo entre Dias e Zé de Bira. O primeiro, quando tinha sua gestão questionada, alegava a herança recebida de Dinca Brandino e afirmou estar arrumando a casa que ele deixara desmantelada.

Também atribuiu ao governo Paulo Câmara, do partido de Zé de Bira, problemas como o das Casas da Cohab, travadas burocraticamente. “O problema é da Cehab, do seu governo do Estado”.

IMG_20160905_133422
Cadeira vazia de Nicinha foi criticada pelos adversários

Zé de Bira por sua vez tentou a todo tempo mostrar que Sebastião e Nicinha representam juntos o atraso para a cidade.

“Um ficou nove anos, o outro quatro, e agora querem falar em reconstruir Tabira? Eu é que a partir de primeiro de Janeiro vou fazer as coisas funcionarem”.

Os dois trocaram farpas. Zé de Bira disse que há poucos privilegiados na prefeitura enquanto o povo sofre nos bairros, criticou o valor gasto com locação de veículos e disse, pegando gancho numa fala de Sebastião, que ele havia reconhecido que poucos secretários cumpriam sua missão.

Já Sebastião focou no discurso de que PSB de Zé de Bira e PMDB de Dinca e Nicinha tinham sido a favor da queda de Dilma.

Questionou o socialista por ter apoiado o ex-prefeito Dinca na votação de suas contas e disse que até o último momento o PSB tentou estar no seu palanque.

João Batista diz ter organizado melhor festa de Triunfo

A 59ª Festa dos Estudantes reuniu cerca de 50 mil pessoas nos shows do palco principal, segundo números da Prefeitura Municipal.  Turistas, visitantes e triunfenses se reuniram, para durante esses oito dias de programação (de 22 a 29 de julho) para acompanhar o um clima agradável e atrações de repercussão nacional. Em conversa com o Triunfo Hoje, o […]

Foto: Triunfo Hoje

A 59ª Festa dos Estudantes reuniu cerca de 50 mil pessoas nos shows do palco principal, segundo números da Prefeitura Municipal.  Turistas, visitantes e triunfenses se reuniram, para durante esses oito dias de programação (de 22 a 29 de julho) para acompanhar o um clima agradável e atrações de repercussão nacional.

Em conversa com o Triunfo Hoje, o prefeito  João Batista avaliou a Festa como a melhor da cidade, pela diversidade de atrativos e qualidade dos serviços.  “Foi sem duvidas, a melhor festa de Triunfo. Pela qualidade e diversidade das atrações, por reunir em um só evento cultura de rua, esportes, artes plásticas, e grandes shows, com música de qualidade para todos os públicos e gostos”, disse o prefeito.

Batista ainda falou do bom momento que a cidade vive e comemorou os resultados positivos conseguidos pela organização do evento. “Triunfo vive um momento maravilhoso e a Festa dos Estudantes – Festival de inverno de Triunfo veio coroar isto. Fizemos um trabalho de divulgação anterior que deu resultados além da expectativa, lotando nossa rede hoteleira e com reflexo ainda nos próximos meses”, concluiu.

Oposição analisa que resultado das urnas em Tabira é uma resposta da população à má gestão da prefeita Nicinha

Falando ao Programa Cidade Alerta desta segunda-feira (31), o grupo de oposição ao governo municipal de Tabira comemorou os resultados obtidos nas eleições de 1º e 2º turnos no município. O deputado federal Carlos Veras disse que o povo deu a resposta ao governo perseguidor da prefeita Nicinha Melo e citou como exemplo a votação […]

Falando ao Programa Cidade Alerta desta segunda-feira (31), o grupo de oposição ao governo municipal de Tabira comemorou os resultados obtidos nas eleições de 1º e 2º turnos no município.

O deputado federal Carlos Veras disse que o povo deu a resposta ao governo perseguidor da prefeita Nicinha Melo e citou como exemplo a votação expressiva das urnas instaladas no Povoado de Brejinho, local onde a comunidade e localidades vizinhas, como Arara, por exemplo, foram prejudicadas por um embargo da prefeita que paralisou a obra de abastecimento de água.

O odontólogo Allan Dias comemorou a vitória em quase 100% das urnas. Em apenas duas seções Raquel Lyra saiu com maioria de votos, em todas as demais, a candidata Marília Arraes venceu.

Flávio Marques disse que o povo está cansado e ansioso que chegue logo a hora de tirar este governo que prometeu e nada fez em praticamente dois anos, como a realização de partos por cesarianas que foi a bandeira da candidata na campanha.

“Agora ficou ainda pior porque, segundo dados do hospital regional de Afogados da Ingazeira, já são mais de 100 partos normais de mulheres tabirenses naquela unidade. Ou seja, nem parto normal está fazendo mais em Tabira”, disse o advogado.

Flávio destacou outros pontos mais recentes que alimentou a revolta da população e estimulou o troco nas urnas como a falta de aumento de salário dos professores, redução de salário de servidores para R$ 600,00, obrigação para fazer porta a porta para candidatos, entre outros fatores que levaram a prefeita e seu marido a sofrerem duas derrotas históricas em um único mês.