Notícias

PSD apresentará Igor Mariano para disputar a vice de Patriota

Por Nill Júnior
Ter maior bancada da Câmara vai ser um dos trunfos apresentados pelo PSD para emplacar Igor na chapa encabeçada por Patriota
Ter maior bancada da Câmara vai ser um dos trunfos apresentados pelo PSD para emplacar Igor na chapa encabeçada por Patriota

As exonerações de Alessandro Palmeira e Totonho Valadares visando as discussões para escolha do candidato a vice na chapa que será encabeçada pelo candidato a reeleição José Patriota (PSB) aceleraram ainda mais o processo.

Esta semana, o presidente do PSD, Heleno Mariano, deverá anunciar o nome de Igor Sá Mariano para se candidato a candidato na Frente Popular.

Duas questões vão ser usadas em torno do nome de Igor. Primeiro, a força da bancada do PSD, a maior na Câmara, que tem além do vereador Franklin Nazário, Pedro Raimundo e Cícero Miguel.

Depois, a depender do rumo das negociações, Igor pode ser a opção para evitar eventual racha entre os nomes que pleiteiam a vice, caso haja maior impasse entre os blocos que compõem a Frente Popular. Ainda não há data informada para o início das negociações.

Além dele, estarão no páreo nomes como Alessandro Palmeira, a atual vice Lúcia Moura, Augusto Martins, Eraldo Feijó, Totonho Valadares e Edmilson Policarpo.

Na oposição, PSOL teve reunião: O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) esteve reunido neste domingo (05).  Na pauta calendário eleitoral, números dos candidatos e coligações proporcional e majoritária.

O pré-candidato a vereador Cesar Rodrigues alegou problemas pessoais e retirou a candidatura. Já o presidente do partido jornalista Fernando Moraes e o empresário Antonio Pacheco foram sondados e tiveram seus nomes colocados a disposição a candidatos a vereador.

O encontro foi na residência da pré-candidata Dira, no sítio Travessão da Queimada Grande, que serviu um saboroso almoço ao ar livre, no cardápio buchada e galinha de capoeira.

Outras Notícias

Pacheco reafirma que Congresso não permitirá retrocessos

O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu, nesta segunda-feira (16), a busca do consenso e do diálogo como um caminho para o Brasil.  Em sua conta no Twitter, ele registrou que o diálogo entre os Poderes é fundamental e que “fechar portas, derrubar pontes, exercer arbitrariamente suas próprias razões são um desserviço ao país”. Pacheco […]

O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu, nesta segunda-feira (16), a busca do consenso e do diálogo como um caminho para o Brasil. 

Em sua conta no Twitter, ele registrou que o diálogo entre os Poderes é fundamental e que “fechar portas, derrubar pontes, exercer arbitrariamente suas próprias razões são um desserviço ao país”.

Pacheco afirmou que é recomendável, “nesse momento de crise, mais do que nunca, a busca de consensos e o respeito às diferenças”. 

Para o Presidente do Congresso Nacional, “patriotas são aqueles que unem o Brasil, e não os querem dividi-lo”. 

Ele acrescentou que “os avanços democráticos conquistados têm a vigorosa vigilância do Congresso, que não permitirá retrocessos”.

Mais de 15 milhões não sabem que têm abonos do PIS/Pasep a receber

Agência Brasil – Mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm créditos a receber do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep). Os números foram divulgados pela Controladoria-Geral da União (CGU), após uma auditoria que identificou falhas na comunicação a esses trabalhadores. Quem contribuiu com […]

1

Agência Brasil – Mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm créditos a receber do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep). Os números foram divulgados pela Controladoria-Geral da União (CGU), após uma auditoria que identificou falhas na comunicação a esses trabalhadores.

Quem contribuiu com os programas até o ano de 1988 tem direito ao recebimento anual do rendimento de suas cotas, além de poder sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença ou se tiver mais de 70 anos. No caso de o trabalhador já ter falecido, seus herdeiros diretos podem requerer o benefício. O benefício do PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil.

De acordo com Antônio Carlos Bezerra Leonel, coordenador-geral de auditoria da Área Fazendária da CGU, até o ano de 1988, os programas PIS/Pasep eram geridos por um fundo de participação. A partir de 1988, o fundo parou com a arrecadação para contas individuais e os recursos provenientes das contribuições passaram a ser destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para o custeio do seguro-desemprego, do abono salarial e do financiamento de programas de capacitação.

A auditoria realizada pela CGU analisou o período de julho de 2013 a junho de 2014, assim como dados de 31 milhões de cotistas. No período avaliado, o Fundo de Participação do PIS/Pasep, que tinha as contribuições feitas até 1988, contava com aproximadamente 31 milhões de cotistas, sendo 26 milhões do PIS e 5 milhões do Pasep. Os valores chegavam a R$ 37,5 bilhões.

As dificuldades na identificação e na comunicação com os trabalhadores, seja por mudança de domicílio ou por falecimento, já foram tema de discussão no Tribunal de Contas da União, que determinou aos gestores uma ampla publicidade sobre o direito que os trabalhadores têm a esses créditos.

“É um dinheiro que não pode ser entendido como pertencente à União. O objetivo principal do Fundo é pagar o cotista. Para o trabalhador, o importante é que aquele saldo que ele não retirou, todo ano vai acumulando. Se ele deixou lá sem movimentar, ele pode ter uma agradável surpresa”, afirmou Bezerra Leonel.

Ele disse ainda que a CGU não teve acesso a todos os dados necessários para afirmar com exatidão quantos desses trabalhadores faleceram e quantos já se aposentaram. Por isso, após a auditoria, o órgão sugeriu que o número de CPF fosse incluído no sistema da Caixa Econômica para que não se gere mais de uma conta por cotista. Também foram sugeridas mudanças na gestão do Pasep pelo Banco do Brasil.

O coordenador afirmou que, na década de 1980, o CPF não acompanhava o cadastro do PIS/Pasep, o que trouxe dificuldades para fazer o cruzamento dos dados. Atualmente, o abono salarial do PIS é pago pelo FAT àqueles trabalhadores que recebem até dois salários mínimos mensais. O valor corresponde a um salário mínimo por ano.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador que contribuiu até 1988 deve procurar uma agência do Banco do Brasil, no caso da contribuição ao Pasep, ou da Caixa Econômica Federal, no caso da contribuição ao PIS. No caso de falecimento do trabalhador, a solicitação pode ser feita por um herdeiro direto.

Tabira: no meio da Praça tem um buraco

Em Tabira, chama atenção um perigoso buraco na calçada de um dos principais cartões postais da Cidade das Tradições, a Praça Gonçalo Gomes. Curioso é ver que entra ano, sai ano, a praça recebe reparos como pintura e pequenos retoques, sempre no período de sua emancipação política. Mas o buraco, como se fora patrimônio da […]

Em Tabira, chama atenção um perigoso buraco na calçada de um dos principais cartões postais da Cidade das Tradições, a Praça Gonçalo Gomes.

Curioso é ver que entra ano, sai ano, a praça recebe reparos como pintura e pequenos retoques, sempre no período de sua emancipação política. Mas o buraco, como se fora patrimônio da praça, sempre está lá.

Não bastasse o desleixo administrativo e falta de preocupação da Secretaria de Obras com o problema, fica o risco de acidentes, principalmente envolvendo desavisados, idosos e crianças.

Serra Talhada vacina contra o sarampo

Campanha tem início hoje (10) e segue até o dia 13 de fevereiro em todas as unidades de saúde. O Dia D será no sábado, 15 de fevereiro.  Começou nesta segunda-feira (10.02), nos postos de saúde de Serra Talhada, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para quem tenha entre 5 e 19 anos. […]

Foto: Divulgação

Campanha tem início hoje (10) e segue até o dia 13 de fevereiro em todas as unidades de saúde. O Dia D será no sábado, 15 de fevereiro. 

Começou nesta segunda-feira (10.02), nos postos de saúde de Serra Talhada, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para quem tenha entre 5 e 19 anos. A vacinação, que seguirá até 13 de março, ocorre em duas doses da tríplice viral, com um intervalo de 30 dias entre elas.

O dia D será realizado no próximo sábado, 15 de fevereiro, no horário das 08h às 17h, em todos os postos de saúde e no Centro Municipal de Saúde. Uma segunda etapa da campanha, voltada para adultos dos 30 a 59 anos, está prevista para acontecer entre 3 e 31 de agosto, com dia D em 28 de agosto.

Karla Medeiros, coordenadora do Programa Nacional de Imunização – PNI, explica os detalhes da campanha. “Essa etapa de vacinação é para o público entre cinco e dezenove anos e que nunca foi imunizado contra a doença. Quem já tem as duas doses da tríplice viral não precisa mais se vacinar, mas quem não tem deve procurar os postos de saúde. Não termos casos em Serra Talhada, mas temos casos em Pernambuco e não podemos descuidar”, disse.

SERVIÇO

Campanha de Vacinação Contra o Sarampo

Público: Crianças e jovens entre 5 e 19 anos

Período: De 10 de fevereiro a 13 de março de 2020

Dia D: 15 de fevereiro de 2020

Horário: Das 08h às 17h

Locais: Postos de saúde e Centro de Saúde

Maciel Melo abre Festa de Agosto em Jabitacá

Prefeito Zeinha Torres fez o anúncio em entrevista a programa institucional. Nomes como Maciel Freitas, Juninho e Forró Mió e Dorgival Dantas completam a grade O Prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB) confirmou hoje mais uma atração da Festa de Agosto, em Jabitacá, que ocorre entre os dias 6 e 14 do mês no importante […]

Prefeito Zeinha Torres fez o anúncio em entrevista a programa institucional. Nomes como Maciel Freitas, Juninho e Forró Mió e Dorgival Dantas completam a grade

O Prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB) confirmou hoje mais uma atração da Festa de Agosto, em Jabitacá, que ocorre entre os dias 6 e 14 do mês no importante Distrito, em meio à Festa de nossa Senhora dos Remédios. Foi falando ao programa institucional da prefeitura, com Anchieta Santos, para as rádios Pajeú e Cidade FM.

Segundo o gestor, graças à Fundarpe foi possível anunciar o Caboclo Sonhador, Maciel Melo, que se apresentará dia  6 de agosto. “Serão dois filhos da terra fazendo a abertura da festa, Maciel Melo e Maciel Freitas”, comemorou.

A programação já tinha outro Maciel de Iguaracy, o  Freitas, que se apresenta dia 6. A programação ainda terá Cheiro de Chinelo (dia 7), Forrozão MW (dia 8), Juninho e Forró Mió (dia 9), Forrozeiro da Moleka (dia 10), Brasas do Forró (dia 11), Rafael Moura e Pinga Fogo (dia 12).

No dia 13, haverá Encontro de Motociclistas pela manhã . À Noite, no clube de Alber, show com Boy Vaqueiro, apoiado pela Prefeitura. Dia 14, de volta ao Pátio de Eventos, tem shows de Ricardo França e Dorgival Dantas. “Muita gente ficou surpresa quando a gente anunciou Dorgival Dantas”, disse.

O gestor anunciou que fez os reparos da estrada entre Iguaracy e Jabitacá. “Conseguimos fazer um trabalho bom na estrada com uma boa equipe e maquinário. São dezesseis quilômetros. Estou tentado a ordem de serviço para o asfaltamento do trecho”, afirmou.