Promotor defende divulgação de nomes de positivados na região
Por Nill Júnior
O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto defendeu uma medida radical para ajudar a fiscalizar contatos de casos positivados de Covid-19: a divulgação dos endereços e até nomes das pessoas que contraíram o vírus nos boletins epidemiológicos da região.
A medida é tida como polêmica e não se sabe se é abraçada por todos os promotores da região. Algumas cidades tem evitado divulgar até o bairro onde há notificações. Em Tabira, por exemplo, a prefeitura deixou de divulgar alegando que há preconceito contra as pessoas cujo bairro foi divulgado.
Há cidades que divulgam uma vez na semana os bairros, como Afogados da Ingazeira e Arcoverde. Outras tem número menor de informações no boletim.
Mas o promotor diz que por outro lado, desde que com a autorização da família, a divulgação ajuda a garantir a quarentena monitorada, de contatos da pessoa e ajuda a mapear as áreas com casos. “Ajuda a mapear e rastrear o vírus e a população ter direito a conhecer as áreas onde há o vírus o seu meio. Você ser contaminado pelo corona vírus não é vergonha. É um gesto de compromisso com as pessoas da sua comunidade”.
No casos de agentes públicos ele defende que o critério seja o mesmo usado para exibir o exame do presidente da república, quando o interesse público se sobrepõe ao privado.
Por Blog da Folha O engenheiro civil Victor Marques foi empossado prefeito do Recife nesta segunda-feira (6), em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Ele assume o comando da Prefeitura após a renúncia de João Campos (PSB), com quem foi eleito vice-prefeito nas Eleições de 2024, em primeiro turno, com 78,11% dos votos válidos – a […]
O engenheiro civil Victor Marques foi empossado prefeito do Recife nesta segunda-feira (6), em cerimônia realizada na Câmara Municipal.
Ele assume o comando da Prefeitura após a renúncia de João Campos (PSB), com quem foi eleito vice-prefeito nas Eleições de 2024, em primeiro turno, com 78,11% dos votos válidos – a maior votação da história da capital pernambucana.
Em seu discurso, Victor destacou o compromisso com a continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos anos e com a manutenção do ritmo de obras e entregas na cidade.
“Há cinco anos e um pouco mais de três meses, eu venho dedicando todos os dias da minha vida ao trabalho imenso e apaixonante de ajudar a fazer do Recife um lugar mais justo, digno, desenvolvido e melhor de se viver”, afirmou.
Ao relembrar a trajetória da gestão iniciada em 2021, o prefeito ressaltou avanços em áreas estratégicas e o impacto das ações na vida da população.
“Mais do que triplicamos o número de vagas de creche que foram asseguradas em toda história. Batemos recorde, sendo a capital que mais gerou novas vagas em todo Brasil. E vamos seguir em frente porque esse é um compromisso permanente”, disse.
Victor Marques também projetou as próximas entregas da Prefeitura, com foco em obras estruturadoras e ações de impacto direto na vida da população.
“Já nos próximos meses, vamos entregar obras de grande impacto na vida da cidade, como as urbanizações das comunidades de Roque Santeiro e da UE-40, e das margens do Rio Pina; os reservatórios nas alças da BR-232 e no entorno da Avenida Mascarenhas de Moraes, que vão ajudar a diminuir significativamente os alagamentos”, afirmou.
O gestor também citou a conclusão de empreendimentos habitacionais, a implantação de novas creches, a entrega de equipamentos de saúde e obras de mobilidade e requalificação urbana.
Vai começar a batalha Com todos os ingredientes e temperos de um bom caldeirão, vai começar pra valer a disputa por espaço no embate pelo governo de Pernambuco. Nesta segunda, uma página importante, com o anúncio da pré-candidatura da Frente Popular ao governo do estado do Deputado Federal Danilo Cabral, do PSB. Com as presenças […]
Com todos os ingredientes e temperos de um bom caldeirão, vai começar pra valer a disputa por espaço no embate pelo governo de Pernambuco.
Nesta segunda, uma página importante, com o anúncio da pré-candidatura da Frente Popular ao governo do estado do Deputado Federal Danilo Cabral, do PSB.
Com as presenças do governador Paulo Câmara, do prefeito do Recife, João Campos, e de lideranças partidárias, o evento será transmitido, a partir das 12h, pela Internet.
O lançamento quer mostrar força política para se contrapor à movimentação da oposição. Do outro lado, Raquel Lyra, Anderson Ferreira e Miguel Coelho se revezam no noticiários com suas pré-candidaturas. Sabem que tem que traçar uma linha com inteligência para uma complexa composição lá no segundo turno, pelo alinhamento nacional que cada projeto carrega. Nisso a arrumação do PSB com o PT em torno de Danilo dá um passo a frente inquestionável. Não se trata de defender, mas constatar que o ajuntamento é uma vantagem pelo conjunto de fatores.
E qual caminho para o trio opositor? Fazer o questionamento de desgaste da gestão socialista, da necessidade de oxigenação da gestão estadual, de dizer que o candidato é Danilo e não Lula, que o governador é Paulo e que há necessidade natural de mudar. Não há outra narrativa. Se a nacionalização do processo pesar como em 2018, o Lulismo pode dar um novo mandato ao PSB.
Os líderes da disputa já são conhecidos. Agora é desatar os nós que rondam as candidaturas de Danilo, Raquel, Miguel e Anderson. Na oposição, se serão três ou dois nomes. E na Frente, que nomes ocuparão a chapa na disputa a vice e ao Senado, este último o maior calo.
Passada essa etapa, a disputa entra na fase final. Apoios, dissidências, rumores, fatos, guia, rua, debates, campanha. Será hora de saber quem tem mais garrafa vazia pra vender…
Destrambelho
A ação da gestão Nicinha Dinca contra feirantes simples da Feira do Troca em Tabira foi tão descabida quanto burra. Base importante dos eleitores do casal é dessa base popular. Até o vendedor de cafezinho intimidado por Gleison Rodrigues admitiu: “votei na mulher de Dinca e me arrependi”.
Quem tira e bota
A nota de Márcia Conrado (PT) sobre o episódio Carlito Godoy foi a mais dura desde que assumiu a gestão. Ela deixou claro que apesar das críticas do secretário bolsonarista, não cede a pressões nem do PT. Márcia foi cobrada por uma posição às críticas do auxiliar contra o partido pela presidenta, Cleonice Maria.
Procissão
Uma penca de políticos sertanejos vai amanhã a Recife acompanhar o anúncio de Danilo Cabral ao governo de Pernambuco. O desafio é, no meio do cordão dos alinhados, ver quem consegue sair na foto com a cúpula socialista..
Na oposição
No Pajeú, líderes de oposição estão entre os alinhados com nomes da oposição. Miguel Coelho é apoiado por Gleybson Martins, de Carnaíba. Raquel Lyra, por Anderson Lopes (Itapetim). A única gestora já alinhada com um deles é Nicinha Melo, com Miguel. Já Anderson Ferreira não tem um nome de força pra chamar de seu na região.
Justiça para Albérisson
O presidente assassinato da Associação de Cabos e Soldados, Albérisson Carlos, esteve em 2018 passando por Afogados da Ingazeira e pedindo votos para Federal ao lado de Renato Rabelo. Defendeu a candidatura do presidente Bolsonaro. O estado precisa responder com rapidez quem e porque o queriam morto.
Cadê o disque lixo?
Ainda há gargalos após o fim das atividades no lixão de Afogados que precisam de prioridade na gestão Sandrinho. Lixo produzido em áreas rurais, lixo eletrônico, metralha de construção, para onde levar? Um trabalho de orientação e direcionanento simplesmente não existe. Passou da hora.
Pare o mundo…
É o fim da picada: no Conselho Tutelar de Afogados da Ingazeira, que há muito não tem o mesmo destaque e protagonismo de antes, há informações de duas conselheiras contrárias à vacinação de crianças. Quem até pago é pra proteger…
Probabilidades
Na corrida pela cadeira da Frente Popular para a disputa ao Senado, Carlos Veras continua com maior probabilidade de ser o ungido, com Teresa Leitão correndo por fora. Marília Arraes, sabemos, não tem a menor chance. É o incrível caso da política com recall pra ser governadora, rifada sem sequer entrar no salão.
Frase da semana:
“Eu quero abraçar ele, mesmo morto, e me despedir dele”.
De Rafaela Braga, 30 anos, mãe do pequeno Pedro Henrique, 8 anos, morto na tragédia de Petrópolis, no Rio, nas imagens que cortaram nossos corações.
O deputado estadual Luciano Duque afirmou, em entrevista à Rádio Folha, que a decisão do ex-prefeito Carlos Evandro de integrar o grupo político alinhado à governadora Raquel Lyra representa um movimento de grande impacto no cenário político de Serra Talhada. Segundo o parlamentar, trata-se da adesão de uma liderança com forte histórico eleitoral e ampla […]
O deputado estadual Luciano Duque afirmou, em entrevista à Rádio Folha, que a decisão do ex-prefeito Carlos Evandro de integrar o grupo político alinhado à governadora Raquel Lyra representa um movimento de grande impacto no cenário político de Serra Talhada.
Segundo o parlamentar, trata-se da adesão de uma liderança com forte histórico eleitoral e ampla influência no município, o que reforça o campo de oposição ao governo municipal.
Para Luciano Duque, Carlos Evandro teve papel decisivo nas últimas disputas eleitorais da cidade e mantém um capital político consolidado ao longo de décadas de atuação pública. O deputado ressaltou que sua chegada amplia a convergência de forças em torno do projeto liderado pela governadora no município, “reunindo lideranças que defendem uma nova agenda política para Serra Talhada”.
“O ingresso de Carlos Evandro fortalece um movimento que vem crescendo em Serra Talhada. Ele tem uma trajetória reconhecida, conhece a realidade do município e soma experiência a um grupo que está comprometido com o desenvolvimento da cidade e com a parceria com o Governo do Estado”, afirmou Luciano Duque.
O parlamentar também observou que o cenário político local passa por uma reconfiguração, com lideranças que antes integravam a base da atual gestão municipal passando a compor o projeto político da governadora Raquel Lyra. Na avaliação de Duque, esse movimento evidencia um novo momento da política de Serra Talhada e amplia as condições de construção de uma alternativa para o futuro do município.
A deputada registrou que leu com muita atenção os ofícios emitidos pelo governo do Estado desmentindo os episódios e avaliou os documentos como institucionalmente bem colocados, mas criticou a postura do atual Secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras ao tratar do caso. “Não é positivo para um agente público fazer ameaças aos artistas. […]
A deputada registrou que leu com muita atenção os ofícios emitidos pelo governo do Estado desmentindo os episódios e avaliou os documentos como institucionalmente bem colocados, mas criticou a postura do atual Secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras ao tratar do caso.
“Não é positivo para um agente público fazer ameaças aos artistas. Um secretário não pode ter postura intimidatória. Ele deveria ter se posicionado institucionalmente e afirmado que vai investigar a denúncia, que é grave”, acrescentou, referindo-se ao pedido de abertura de inquérito policial, por iniciativa do Governo do Estado, para que o cantor André Rio provasse as declarações que fez a respeito do esquema de pagamento de propinas.
Teresa lembrou que os problemas nessa área são muitos e se fosse para aperfeiçoar questões, teria que reavaliar o formato de seleção de artistas e grupos, os Editais, as convocações, os problemas de prazo para pagamento de cachês, entre outros. “Como exemplo podemos citar o Edital do Festival de Inverno de Garanhuns que foi publicado antes do Edital de São João, não dando oportunidade aos artistas de fazer qualquer contestação, já que não houve prazo para isso”, pontuou.
A deputada destacou ainda que a Assembleia Legislativa conta com dois projetos em tramitação, que trata da questão de contratação de artistas e bandas. Um de sua autoria, que trata da contratação de artistas da cultura popular, que foi construído inclusive com a participação do governo, Tribunal de Contas (TCE) e atores da cultura popular, mas que não tramita e o Projeto de Lei do deputado pastor Cleyton Collins, que fixa um teto para o pagamento de cachês.
A secretaria de Agricultura de Tabira divulga em nota que já começou o cadastramento dos agricultores a das agricultoras para o Garantia Safra 2015/2016. Todos os agricultores e agricultoras rurais têm direito de fazer seu cadastramento, independente de ser sócio ou não de associação rural. O secretário Beto Santos informa que o direito é para todos e […]
A secretaria de Agricultura de Tabira divulga em nota que já começou o cadastramento dos agricultores a das agricultoras para o Garantia Safra 2015/2016.
Todos os agricultores e agricultoras rurais têm direito de fazer seu cadastramento, independente de ser sócio ou não de associação rural.
O secretário Beto Santos informa que o direito é para todos e qualquer pessoa que se sentir prejudicada entre em contato com a secretaria municipal de agricultura.
Agricultores e agricultoras que já são associados devem procurar sua associação e os demais precisam se dirigir também às associações de suas comunidades para efetuar o cadastro.
Você precisa fazer login para comentar.