Notícias

Problema de saúde afasta Maria Dapaz dos palcos por tempo indeterminado

Por Nill Júnior

O estado de saúde da cantora e compositora pernambucana de Afogados da Ingazeira Maria Dapaz a afastou dos palcos por tempo indeterminado.

Mês passado, 16 de maio, depois da grande apresentação no Festival da Seresta em Recife, Maria Dapaz, passou mal e ficou internada cinco dias em São Paulo com pneumonia atípica. Teve alta para terminar o tratamento em casa.

Mas o problema detectado foi maior: um tumor no pulmão do lado esquerdo. O problema tem tratamento e cura, segundo o comunicado assinado pela assessora Jocelyne Aymon.

“Nesse momento, ela está sendo muito bem cuidada, seguindo com exames de praxe no Hospital das Clínicas em São Paulo, com uma excelente equipe médica especializada”, informa.

“Não é fácil receber uma notícia dessas, sobretudo para uma cantora dona de uma voz tão privilegiada. Agradeço a atenção e darei notícias. Ainda é cedo para falar mais a respeito”, conclui.

Maria Dapaz é cantora e compositora, com vários discos gravados como “Pássaro Carente”,  “Clareia” e “Da pá virada”. Em 1992, Chitãozinho e Xororó gravaram a composição “Brincar de ser feliz” (Maria da Paz – Nino), que virou tema da novela “Pedra sobre pedra”, da Rede Globo, e foi um grande sucesso. Em 2013 lançou o Cd autoral “Outro Baião”. 

Outras Notícias

Empresária tem conta bancária ‘raspada’ em Serra Talhada

Crimes Cibernéticos têm crescido de forma alarmante no país e em Serra Talhada estão cada vez mais constantes. Nesta terça-feira (10), mais uma empresária foi vítima de estelionatário virtual. Rayanne Pedroso, proprietária da A Granfina, loja de moda íntima, teve sua conta bancária invadida e levaram todo o seu saldo bancário. A reportagem é do […]

Crimes Cibernéticos têm crescido de forma alarmante no país e em Serra Talhada estão cada vez mais constantes.

Nesta terça-feira (10), mais uma empresária foi vítima de estelionatário virtual. Rayanne Pedroso, proprietária da A Granfina, loja de moda íntima, teve sua conta bancária invadida e levaram todo o seu saldo bancário. A reportagem é do Farol de Notícias.

Segundo a empresária, pagaram um boleto no valor de R$ 1.170 em nome da Pagseguro Internt SA cerca de 3 a 4 minutos antes dela perceber o crime porque costuma olhar as contas com frequência. Sempre que recebe pagamento dos clientes na maquineta confere o extrato, tinha feito isso pela manhã e estava tudo certo, porém a tarde teve a surpresa indesejada.

”Na parte da tarde, eu fui fazer um pix para um fornecedor e quando fui ver o saldo bancário estava zerado e tomei aquele susto. Fui ver o extrato e tinha sido pago um boleto no mesmo valor do saldo que tinha na conta poucos minutos antes, sendo que não tinha sido eu que tinha pago. Já fui entrando em contato com a central do banco e eles passaram vários passos para eu reforçar a segurança do aplicativo e também iam investigar o que aconteceu, um desses passos era ir à delegacia e prestar o Boletim de Ocorrência”, relatou.

”Enquanto eu estava em ligação com a central do banco, pediram que já fosse trocando a senha do e-mail que uso para acessar o aplicativo na mesma hora para ela solicitar, de lá mesmo, a troca de senha do meu celular e autorizar somente o meu smartphone, para quando outro dispositivo for acessar eu ser notificada. Também sugeriu uma segurança a mais que utiliza o Google Autentication  e enviar o BO assinado e os prints dos pagamentos que eu não reconheço que tenha sido eu por e-mail. O banco disse que tem até 10 dias para analisar e dar um retorno se vão ressarcir meu dinheiro ou não,” detalhou Rayanne.

Diante do susto, situação emocional, insegurança e da provável perda do seu saldo, visto que ainda não sabe se será ressarcida pelo banco, a empresária desabafou lamentando o caso e, em simultâneo, deixando um alerta para a população serra-talhadense e geral para estar mais atenta a essas questões, embora não tenha identificado nenhuma brecha para isso ter acontecido.

”Eu me sinto como se estivense sendo violada, invadida, me sinto insegura em relação a tudo. Onde é que guardamos o dinheiro da gente agora? Já deixamos em banco para não correr o risco de ser assaltada fisicamente na rua, dentro de uma loja Online a gente achava que tinha segurança e não tem mais. Onde é que a gente guarda dinheiro? Eu não sei mais! Isso acaba sendo tão comum, mais do que a gente imagina, infelizmente. Então fica o alerta para as pessoas tomarem mais cuidados ainda com relação à internet e a banco”, lamentou a empresária.

DataTrends: Gilson Bento lidera disputa com 74% em Brejinho

O Instituto DataTrends divulgou, em parceria com o Blog do Finfa, na madrugada desta quinta-feira (18), mais uma pesquisa de intenções de voto na região do Alto Pajeú, no Sertão do Estado. Desta vez, o instituto aferiu o cenário atual na cidade de Brejinho, onde o prefeito Gilson Bento lidera a disputa com uma diferença […]

O Instituto DataTrends divulgou, em parceria com o Blog do Finfa, na madrugada desta quinta-feira (18), mais uma pesquisa de intenções de voto na região do Alto Pajeú, no Sertão do Estado.

Desta vez, o instituto aferiu o cenário atual na cidade de Brejinho, onde o prefeito Gilson Bento lidera a disputa com uma diferença considerável em relação ao oposicionista Dr Túlio Carvalho.

Gilson Bento tem 74%, contra 17% de Dr Túlio no levantamento estimulado. Brancos e nulos somam 4% e não sabe ou não respondeu, 5%. Em votos válidos, Gilson tem 81% e Dr Túlio 19%. Na espontânea, o atual prefeito lidera com 68%, contra 14% de Dr Túlio. Não sabe ou não respondeu, 18%. A pesquisa foi registrada sob o nº PE-04981/2024. A margem de erro é de 4,78% e o grau de confiança é de 95%.

Potencial de voto de Gilson Bento: Votaria com certeza (74%), poderia votar (12%), não votaria de jeito nenhum (12%), não conhece o suficiente (1%), não sabe/não respondeu (1%).

Potencial de voto de Dr Túlio Carvalho: Votaria com certeza (16%), poderia votar (26%), não votaria de jeito nenhum (48%), não conhece o suficiente (8%), não sabe/não respondeu (2%).

Avaliação da gestão – O prefeito Gilson Bento tem uma aprovação recorde em Brejinho. Conforme o levantamento, a gestão é aprovada por 90% e desaprovada por 8% da população. Não sabe/não respondeu (2%).

A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Carlos Eugênio, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Pedro Alves confirma agenda com Raquel em Serra Talhada

Afirmando que tem sido alvo de “jogo baixo” de setores da política em Iguaracy, o prefeito Pedro Alves confirmou ao blog que estará na agenda da governadora Raquel Lyra em Serra Talhada nesta terça-feira. A governadora estará na Capital do Xaxado para participar da etapa local do Circuito Literário de Pernambuco 2026. O evento, que […]

Afirmando que tem sido alvo de “jogo baixo” de setores da política em Iguaracy, o prefeito Pedro Alves confirmou ao blog que estará na agenda da governadora Raquel Lyra em Serra Talhada nesta terça-feira.

A governadora estará na Capital do Xaxado para participar da etapa local do Circuito Literário de Pernambuco 2026. O evento, que acontece a partir das 9h no Sesc Serra Talhada, terá como tema central “Educação para a Cidadania Digital e Midiática: Formando Cidadãs e Cidadãos Críticos e Responsáveis”.

O prefeito de Iguaracy, Pedro Alves, entrou em contato com o blog para rebater a informação publicada na Coluna do Domingão, segundo a qual ele estaria se aproximando do palanque de João Campos. O prefeito afirmou que “não procede de forma alguma” a especulação sobre seu afastamento da governadora Raquel Lyra.

Segundo o prefeito, ele “segue alinhado com a governadora Raquel Lyra” e inclusive “estará cumprindo agenda com ela em breve”. Ele explicou que não participou das últimas agendas da governadora “por questões de foro íntimo e outras agendas”, mas reforçou que “não há qualquer desentendimento ou rompimento”.

“Tentam criar uma narrativa de rompimento, mas não vão conseguir. Estou e continuarei ao lado de Raquel Lyra”, declarou.

Marconi Santana amplia discussão sobre possibilidade de candidatura a Estadual

O ex-prefeito de Flores, Marconi Santana,  hoje no PSB, está ampliando as discussões em torno de sua pré-candidatura a Deputado Estadual e tem avaliado essa possibilidade como real. Semana passada, Santana esteve conversando com jornalistas e debatendo os cenários no estado. O prefeito tem ouvido também algumas lideranças regionais. Essa semana, participa ao lado do […]

O ex-prefeito de Flores, Marconi Santana,  hoje no PSB, está ampliando as discussões em torno de sua pré-candidatura a Deputado Estadual e tem avaliado essa possibilidade como real.

Semana passada, Santana esteve conversando com jornalistas e debatendo os cenários no estado. O prefeito tem ouvido também algumas lideranças regionais. Essa semana, participa ao lado do prefeito Giba Ribeiro do encontro nacional de prefeitos em Brasília.

Sem considerar o já Deputado Luciano Duque e Sebastião Oliveira, com base em Serra Talhada, e que disputarão mandados na Alepe, Marconi é o segundo nome a discutir essa possibilidade na região.

O outro nome é o do também socialista e ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura. E aí reside a questão: Santana tem sinalizado que, dada a articulação de João Campos em torno do nome do Alto Pajeú, pode discutir a migração para uma outra legenda, com a sinalização de disputar com chances reais o mandato. Publicamente, o ex-prefeito ainda não falou dessa possibilidade, mas é certo dizer que em breve deve montar uma agenda a partir da região para discutir seu futuro.

Em suas aparições públicas, o ex-prefeito tem levantado bandeiras regionais. “O Pajeú tem ficado um pouco atrás. Se não fossem os prefeitos dos Pajeú, estaríamos mal. E aqui temos os melhores quadros de prefeitos, não sei o que seria sem eles”, disse em encontro com a imprensa.

Reclamou do subfinanciamento pra saúde e da prioridade que os polos onde ficam unidades regionais tem. “O maior calo é a saúde pública. Hoje a região só conta com os hospitais Emília Câmara, Eduardo Campos e Hospam. Só Flores e Carnaíba tem unidades municipais. Assim, cidades como Serra e Afogados absorvem todo o atendimento. Não tem vaga pras outras cidades. Isso faz com que os outros municípios não tenham o mesmo espaço. Estamos nessa luta com a governadora para ampliar o atendimento. Só em Flores, aportamos quase R$ 700 mil, R$ 800 mil mês”.

STF deve julgar nesta quarta-feira se Lula pode tomar posse na Casa Civil

O plenário do Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta quarta-feira (20) se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode assumir a Casa Civil. Ele tomou posse como ministro em 17 de março, mas o ministro Gilmar Mendes suspendeu sua nomeação no dia seguinte, por meio de uma liminar. Na decisão, tomada em ação movida […]

Brasília- DF 20-11-2015 Foto Lula Marques/Agência PT Ex presidente Luiz Inácio Lula da silva e o presidente do PT Rui Falcão na abertura do terceiro congresso juventude do PT.

O plenário do Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta quarta-feira (20) se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode assumir a Casa Civil. Ele tomou posse como ministro em 17 de março, mas o ministro Gilmar Mendes suspendeu sua nomeação no dia seguinte, por meio de uma liminar.

Na decisão, tomada em ação movida por partidos de oposição,  Mendes argumentou que o ex-presidente foi nomeado ministro para ter foro privilegiado e, assim, tirar as investigações sobre ele das mãos do juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal do Paraná. Ministros de Estado têm foro privilegiado – isto é, só podem ser investigados no  STF.

No texto da liminar, Mendes determinou ainda que a investigação do ex-presidente fosse mantida com a Justiça Federal do Paraná, mas o pedido foi derrubado no dia 22 de março pelo ministro Teori Zavascki e confirmado pelo plenário do STF no dia 31 de março.

Até que o plenário do Supremo decida se Lula pode ou não assumir o ministério, está à frente da pasta a ministra-substituta Eva Maria Chiavon, que exercia o cargo de secretária-executiva da pasta na gestão de Jaques Wagner, atual chefe de gabinete da presidente Dilma.

Mesmo sem estar oficialmente na Casa Civil, Lula tem atuado, especialmente nas últimas semanas, como articulador informal do governo. Em um hotel em Brasília, ele passou a receber parlamentares e dirigentes partidários a fim de garantir apoio de deputados e senadores ao Palácio do Planalto e, especialmente, à presidente Dilma.