Notícias

Primeiros livros do Poeta Dedé Monteiro são relançados

Por André Luis

Poucos tem, alguns já tiveram e muitos nunca viram. Estas raridades são os primeiros livros do Poeta e Patrimônio Vivo de Pernambuco, Dedé Monteiro. 

O primeiro, Retalhos do Pajeú, foi lançado em 1984, e o segundo, Mais um baú de retalhos, em 1995. Agora eles voltam de cara nova, juntinhos, num box chamado de Coleção Dedé Monteiro.

“Fizemos uma releitura das obras e estamos levando de volta ao público a essência da Poesia de Dedé Monteiro em seus primeiros trabalhos”, explica o produtor cultural e idealizador do projeto, William Tenório. 

A primeira oportunidade de adquirir os livros é no dia 13 de abril, numa noite de autógrafos e de apresentações artísticas, no Cine São José, em Afogados da Ingazeira.

“Fui cobrado por muito tempo e por muita gente para relançar estes livros, mas faltava encontrar um caminho. Agora achamos e eu me sinto presenteado e presenteando também quem tanto esperou por isto”, declara Dedé Monteiro. 

A reedição dos livros é resultado de um projeto contemplado pelo Funcultura, o Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco.

Serviço:

O quê? Lançamento dos livros Retalhos do Pajeú e Mais um baú de retalhos, de Dedé Monteiro

Quando? Quarta-feira, 13 de abril de 2022

Onde? Cine São José, Afogados da Ingazeira

Que horas? 19h30

Qual o preço? R$ 30,00 (box com os dois livros)

Outras Notícias

Reta Final: Armando participa de carreata em Petrolina

Na noite desta quinta-feira (2) o candidato ao governo do Estado, Armando Monteiro (PTB), esteve em Petrolina participando de uma carreata ao lado do prefeito Júlio Lóssio, do candidato ao senado João Paulo e do senador Humberto Costa, além de lideranças políticas e candidatos a deputado estadual e federal da aliança. A concentração da carreata […]

armando-petrolina-2

Na noite desta quinta-feira (2) o candidato ao governo do Estado, Armando Monteiro (PTB), esteve em Petrolina participando de uma carreata ao lado do prefeito Júlio Lóssio, do candidato ao senado João Paulo e do senador Humberto Costa, além de lideranças políticas e candidatos a deputado estadual e federal da aliança. A concentração da carreata ocorreu em frente ao Aeroporto Nilo Coelho.

O percurso da carreata passou por oito bairros de Petrolina, como Cohab Massangano, João de Deus, Novo Cacheado e Vila Esperança, totalizando cerca de 30 quilômetros. Por onde passaram, Armando, João Paulo e Lossio foram aclamados pela população, retribuindo aos acenos dos petrolinenses.

Foi a terceira carreata do dia. A primeira foi no Recife, em bairros da Zona Oeste, como San Martin e Mustardinha. A segunda aconteceu em Salgueiro, a principal cidade do Sertão Central.

Serra: 224ª Festa de Nossa Senhora da Penha encerra hoje

por Bruna Verlene Em Serra Talhada a 224ª Festa de Nossa Senhora da Penha movimentou a cidade com atrações culturais e de nível nacional, e atraíram um grande público para o Polo Cultura Viva e o Polo Nacional. No sábado (06) no Polo Cultura Viva foi vez da apresentação do cantor Josildo Sá, com homenagem […]

DSC04088
Matriz Nossa Senhora da Penha Foto: Bruna Verlene

por Bruna Verlene

Em Serra Talhada a 224ª Festa de Nossa Senhora da Penha movimentou a cidade com atrações culturais e de nível nacional, e atraíram um grande público para o Polo Cultura Viva e o Polo Nacional.

No sábado (06) no Polo Cultura Viva foi vez da apresentação do cantor Josildo Sá, com homenagem a Nossa Senhora da Penha, Josildo fez o público que estava na Praça Sérgio Magalhães se emocionar com a demonstração de fé. No Polo Nacional uma multidão aguardava a cantora Sertaneja Roberta Miranda, principal atração da noite.

DSC04176
O cantor Josildo Sá fez homenagem a padroeira de Serra Talhada. Foto: Bruna Verlene

O domingo foi de comemoração pelo dia 07 de Setembro, com desfile cívico foi aberta as festividades do dia da independência Brasileira, logo após na praça Sérgio Magalhães aconteceu o show Samba de Raiz, que entrou pela a tarde. A noite o Polo Cultura Viva ficou tomado por aqueles que foram prestigiar o Coco Raízes de Arcoverde.

No Polo Nacional a noite teve início com o show da dupla Kennedy Brasil e Daniel São Paulo e os The Fevers. As cantoras Simone e Simaria, as Coleguinhas, entraram pela madrugada e atraíram uma verdadeira multidão para a lagoa Maria Timóteo.

DSC04358
As Coleguinhas levaram um multidão para o Polo Nacional. Foto: Bruna Verlene

Polêmica – Durante o desfile cívico foi observado a quantidade de militantes de candidatos a deputado estadual e federal que transitavam na rua Enock Inácio. Como de costume os vaqueiros da Capital do Xaxado fazem a sua participação, pode se notar que alguns dos vaqueiros desfilaram com adesivos e bandeiras do candidato Paulo Câmara e Sebastião Oliveira, levando os militantes do candidato Armando Monteiro a uma sensação de desconforto.

Em Pernambuco, 186 pacientes com síndrome respiratória grave aguardam vaga de UTI

Houve aumento de 316% na demanda por internações de doentes com suspeita da Covid-19 no estado Informações da central de regulação de leitos de Pernambuco apontam que, nesta quarta-feira (29), há 186 pacientes em estado grave aguardando por uma vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no estado. A informação é de João Valadares na Folha […]

Imagem ilustrativa.

Houve aumento de 316% na demanda por internações de doentes com suspeita da Covid-19 no estado

Informações da central de regulação de leitos de Pernambuco apontam que, nesta quarta-feira (29), há 186 pacientes em estado grave aguardando por uma vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no estado. A informação é de João Valadares na Folha de São Paulo.

A Folha teve acesso ao painel de monitoramento de vagas, ferramenta utilizada pela SES-PE (Secretaria Estadual de Saúde) para fazer o controle de encaminhamento dos doentes que lotam UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e emergências de hospitais públicos com suspeita de terem contraído o novo coronavírus.

Às 9h18 desta quarta-feira (29), havia uma fila com 184 solicitações de UTI para adultos e duas para crianças. Outras 116 pessoas aguardavam encaminhamento para leitos de enfermaria.

Na terça-feira (28), a SES-PE (Secretaria de Saúde de Pernambuco) informou que a taxa de ocupação de UTI era de 97% de um total de 364 leitos.

Boletim divulgado nesta quarta-feira pela SES-PE aponta 30 novos óbitos em Pernambuco e mais 470 casos do novo coronavírus. Agora, o estado totaliza 538 mortes e 6.194 testes positivos para o novo coronavírus.

Um médico que atua na rede pública estadual e não quis se identificar disse à Folha que o sistema já está em colapso.

Segundo ele, quando o governo fala em 97% de ocupação, refere-se às vagas de UTI que estão com paciente no momento, e que entre a vaga ficar livre e um paciente ocupá-la há um “delay”. Ele diz ainda que, como os pacientes ficam nas UPAs, policlínicas e em outros hospitais, há um tempo entre liberação da vaga e o paciente ser transferido da unidade para o leito de UTI.

O médico afirma que, antes da pandemia, o serviço que faz transporte dos pacientes para UTI demorava em média 12 horas pra ir pegar o paciente e leva-lo até o leito disponível, e que hoje, o tempo para esse transporte ser realizado varia entre 24 horas e 36 horas.

A SES-PE informa que o tempo médio para efetivação da transferência a partir da solicitação da vaga é de 24 horas.

Durante as coletivas realizadas pelo governo estadual diariamente, o número de pessoas que aguardam por uma fila na UTI não é divulgado. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, tem evitado a palavra “colapso” por entender que a abertura de vagas no sistema está ocorrendo diariamente.

Em um das coletivas, ao comentar a importância do distanciamento social, ele afirmou que Pernambuco está sendo ultrapassado pela doença.

Podemos oficializa Miguel Duque e Marcus Godoy como candidatos a prefeito e vice de Serra Talhada

A convenção do Podemos, realizada na tarde deste sábado (20), oficializou as candidaturas de Miguel Duque e Marcus Godoy aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Serra Talhada, respectivamente, para as eleições municipais desse ano.  A data foi escolhida por sua simbologia, já que o número 20 representa o partido. O ato político  marcou o […]

A convenção do Podemos, realizada na tarde deste sábado (20), oficializou as candidaturas de Miguel Duque e Marcus Godoy aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Serra Talhada, respectivamente, para as eleições municipais desse ano. 

A data foi escolhida por sua simbologia, já que o número 20 representa o partido. O ato político  marcou o início da campanha, com a coligação “Por Amor à Serra Talhada” reunindo vários partidos aliados. 

“Esse jovem que discursa para vocês vai fazer a política mais séria e comprometida dessa cidade, seguindo o exemplo e honrando o nome de Luciano Duque”, afirmou Miguel, destacando propostas de governo que estão sendo construídas participativamente com a população através do Movimento 20 e de visitas na pré-campanha. 

“Vamos implementar a marcação online de consultas e exames, criar a Casa Azul para atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), construir quadras poliesportivas e campos society, e realizar um novo concurso público”, afirmou Miguel. 

O evento, realizado na quadra da Escola Estadual Irmã Elizabeth, no Centro, contou com a presença de familiares e lideranças políticas. Estiveram presentes o ex-prefeito Luciano Duque, sua esposa Karina Rodrigues, o avô de Miguel, João Duque, a mãe de Miguel, Dilma Rita, e seu irmão Gabriel Duque, além de amigos e lideranças políticas. 

Luciano Duque, ex-prefeito de Serra Talhada e atual deputado estadual, reforçou a confiança em seu filho Miguel e afirmou que o grupo está: “dando o primeiro passo para trazer de volta a vontade, a governança e, principalmente, o povo de volta para a prefeitura de Serra Talhada.”

Marcus Godoy, candidato a vice-prefeito, agradeceu o apoio da população e elogiou Miguel. “Fui convidado para, ao lado de Miguel, esse jovem que tem um talento nato e uma coragem danada de trabalhar por Serra Talhada, com muita capacidade de governar essa cidade. Quando a gente anda e conversa com o povo, a gente sente a vontade de mudança! Vamos à luta”.

Durante a convenção, foram exibidos vídeos com depoimentos dos candidatos a vereadores e vereadoras. O evento também contou com mensagens de apoio do deputado federal Túlio Gadêlha (REDE), o presidente do partido Novo, Tércio Teles, e o prefeito de Paudalho e presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, reforçando a articulação da coligação e o engajamento em torno das candidaturas de Miguel Duque e Marcus Godoy.

Ex-presidente da Câmara de Santa Terezinha morre de Covid-19

Faleceu no Hospital Regional Emília Câmara, Afogados da Ingazeira , por complicações da Covid-19 o ex-presidente  da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, Antônio Nunes Leite, conhecido como “Pipi de Tobias”. Pipi da Vila do Tigre, como também era conhecido tinha 76 anos e presidiu por duas vezes o Poder Legislativo no município. Era comerciante. Segundo […]

Faleceu no Hospital Regional Emília Câmara, Afogados da Ingazeira , por complicações da Covid-19 o ex-presidente  da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, Antônio Nunes Leite, conhecido como “Pipi de Tobias”.

Pipi da Vila do Tigre, como também era conhecido tinha 76 anos e presidiu por duas vezes o Poder Legislativo no município. Era comerciante.

Segundo o blogueiro Marcelo Patriota, o corpo chegou esta tarde na Câmara de Vereadores onde foi velado.

Em seguida, foi levado até a Vila fo Tigre, onde foi sepultado ainda na noite deste domingo. O prefeito Delson Lustosa e o Presidente da Câmara Adalberto Júnior  lamentaram o seu falecimento.