Notícias

Preso autor de primeiro homicídio do ano no Pajeú

Por Nill Júnior

Foi preso no município de Santa Cruz do Capibaribe na manhã de hoje o acusado pelo primeiro homicídio do ano no Pajeú.

Policiais civis de São José do Egito, com o apoio de policiais civis de Santa Cruz do Capibaribe e de policiais militares do 24 BPM deram cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva expedido pelo Juízo da Comarca de Itaíba em desfavor do homem com iniciais E.P.S.

Ele é acusado pela prática dos crimes de homicídio e estupro ocorridos naquele município.

O custodiado também é suspeito da prática do crime de homicídio ocorrido no dia 1 de janeiro em São José do Egito, em frente ao Clube do Binhas, mediante disparo de arma de fogo, tipo revólver cal. 38.

Gilsimar Luiz Fernando, conhecido por Molezinha, 33 anos, foi morto a tiro na saída do Clube do Binhas.

O crime teve características de execução. A primeira informação chegou a dar conta de que ele teria sido atingido por pelo menos três disparos de pistola. Mas a perícia confirmou um tiro de revólver,  apreendido com o acusado.

A partir do citado crime, policiais civis de São José do Egito passaram a investigar o suspeito, vindo a localizá-lo em Santa Cruz do Capibaribe, ocasião em que foi dado cumprimento ao MP e apreendida a arma de fogo em tese utilizada para a prática do homicídio.

Por fim, ele também confessou a prática do crime. Após os procedimentos de praxe, o preso será apresentado em audiência de custódia.

Outras Notícias

Renan Calheiros chama ajuste de “embuste” fiscal em plenária com prefeitos do Brasil

Colaborou Rodrigo Lima O Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, fez duras críticas ao ajuste fiscal, chegando a chama-lo de “embuste” fiscal. Segundo ele, as medidas penalizam os trabalhadores e os municípios, sobretudo os pequenos e médios, enquanto o Governo mantem 39 ministérios ociosos e mais de 100 mil cargos comissionados. “Os municípios estão sendo […]

REnan Calheiros (2)

Colaborou Rodrigo Lima

O Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, fez duras críticas ao ajuste fiscal, chegando a chama-lo de “embuste” fiscal. Segundo ele, as medidas penalizam os trabalhadores e os municípios, sobretudo os pequenos e médios, enquanto o Governo mantem 39 ministérios ociosos e mais de 100 mil cargos comissionados.

“Os municípios estão sendo esvaziados, há um centralismo quase sádico do poder central em abocanhar recursos que precisam ser melhor compartilhados”, afirmou Renan Calheiros. O Senador informou que será instalada, na tarde de hoje, a comissão especial do Senado para discutir a reforma do Pacto Federativo.

IMG_2474

Em uma plenária bastante prestigiada pelo Congresso Nacional, identificamos as presenças dos também Senadores Cristovam Buarque, Magno Malta, Fernando Bezerra Coelho, Humberto Costa, Douglas Cintra, Ronaldo Caiado, Romero Jucá, e dos Deputados Mendonça Filho, Celso Russomano, além dos Deputados Danilo Fortes e André Moura, respectivamente Presidente e Relator da Comissão Especial da Câmara que trata da revisão do Pacto Federativo.

Geraldo Júlio e Patriota
Geraldo Júlio e Patriota

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha : “Os municípios devem ser a nossa prioridade”: O Presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, falou agora a pouco na plenária da XVlll Marcha dos Prefeitos, para uma plateia de 7 mil Prefeitos, Vereadores e Secretários municipais. Ele se comprometeu em colocar em votação os principais projetos que tramitam na câmara em favor dos municípios.

Um dos principais é a PEC-172, mais conhecida como PEC do Pacto Federativo, de autoria do Deputado Federal, Mendonça Filho, líder do Democratas na Câmara. A PEC proíbe a criação de obrigações para os municípios sem a consequente definição e destinação de recursos.

“Essa é uma emenda que, penso eu, deverá ser aprovada por grande maioria,” avaliou Eduardo Cunha. Ele também se mostrou favorável a outros pleitos do municipalismo, a exemplo da que garante a CNM propor ações diretas de inconstitucionalidade e a que inclui a entidade no conselho nacional de política fazendária.

A CNM também pleiteia um reajuste, pelo INPC, dos repasses feitos pela União para os programas federais executados pelas Prefeituras.

“Os municípios devem ser a nossa prioridade. Não podemos colocar obrigações para vocês (Prefeitos) e deixar que vocês sejam penalizados por não cumprirem com essas obrigações por mera falta de recursos ou contrapartidas dos demais entes federados. A Câmara não vai fugir desse debate,” finalizou o Presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

A informação que recebemos é a de que o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, que chegou ao local do evento acompanhado do Prefeito José Patriota, irá assinar agora à tarde, a ficha de filiação da Capital Pernambucana a CNM. Recife já é filada a AMUPE.

Polícia Civil faz alerta contra golpes durante os festejos juninos

População deve redobrar cuidados para não ser vítima de fraudes como falso PIX e de aluguel por temporada O período junino com o feriado prolongado é um convite para curtir os festejos e as comidas típicas em vários municípios do Estado, ou ainda para um bom e merecido descanso a fim de recarregar as energias. […]

População deve redobrar cuidados para não ser vítima de fraudes como falso PIX e de aluguel por temporada

O período junino com o feriado prolongado é um convite para curtir os festejos e as comidas típicas em vários municípios do Estado, ou ainda para um bom e merecido descanso a fim de recarregar as energias. Mas também um atrativo a mais para criminosos investirem em estratégias visando enganar as vítimas e conseguir dinheiro fácil. 

Por isso, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), faz mais um alerta da série São João feliz é São João seguro! e, através da Polícia Civil de Pernambuco, orienta que, em épocas assim, é necessário redobrar os cuidados, a fim de evitar dores de cabeça com prejuízos financeiros.    

A delegada Bárbara Fort, titular da 5ª Delegacia Seccional (Desec), faz um alerta para que a população não caia em golpes nos dias de arrasta-pé. A primeira dica é relativa aos aluguéis de imóveis por temporada pra os dias de São João e São Pedro, seja na praia ou no interior, com a família ou com amigos. Qualquer distração pode fazer o planejamento ir por água abaixo.

“O primeiro passo é procurar imobiliárias ou plataformas de aluguéis sérias e reconhecidas, e que, em caso de ser pela internet, o contato com o locador seja feito através desta mesma plataforma”, esclarece a delegada. E, em nenhuma hipótese, deve-se acessar páginas suspeitas. Além disso, se a oferta parecer boa demais, desconfie. Ofertas muito generosas, com valores abaixo da média do mercado, são tentadoras. Por este motivo, muitos fraudadores se aproveitam dessas supostas “vantagens” para ludibriar o consumidor.  

Outro cuidado importante é referente aos pagamentos feitos através do PIX. “O usuário deve ter bastante atenção no nome do beneficiário e no valor das transações”, alerta a delegada Bárbara Fort, acrescentando que, caso o cidadão seja vítima de algum crime, ou tiver documento extraviado, a Polícia Civil estará a postos para atendê-lo presencialmente em uma das suas unidades; nos principais polos juninos do estado, através da delegacia móvel, ou, ainda, poderá registrar um boletim de ocorrência por meio da Delegacia pela Internet, através do link: https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/

Nas demais situações de emergência, a população pode acionar os seguintes contatos: emergência policial: 190; Corpo de Bombeiros Militar: 193; SAMU: 192; e unidades da Polícia Científica seguem reforçadas neste período.

Ilma Soares nega agressão de Cosme de Binha à irmã de Dicinha

Prezado Nill Júnior, Venho esclarecer que o vereador Djalma das Almofadas, então Presidente da Câmara de Vereadores desse Município, em entrevista à Rádio Pajeú e, em nota ao Blog Tabira Hoje, bem como Edilene Oliveira, no seu blog, de forma leviana, mentiram ao acusar meu marido, Cosme de Binha, de agredir Edilene Ferreira, na noite […]

Prezado Nill Júnior,

Venho esclarecer que o vereador Djalma das Almofadas, então Presidente da Câmara de Vereadores desse Município, em entrevista à Rádio Pajeú e, em nota ao Blog Tabira Hoje, bem como Edilene Oliveira, no seu blog, de forma leviana, mentiram ao acusar meu marido, Cosme de Binha, de agredir Edilene Ferreira, na noite do dia 12 de dezembro de 2022, na qual ocorreria a eleição para eleger a Nova Mesa.

De forma caluniosa, faltam com a faltam com a verdade, para tentar manchar minha reputação, no intuito de desestabilizar a eleição para Presidente da Casa, a qual concorro pela Chapa da Verdade.

Cosme, sempre foi sim, um homem pacato (nessa parte não mentiram), de conduta honrosa, não tendo, em nenhum momento, praticado qualquer tipo de ataque a Edilene Oliveira.

Inclusive, meu marido estava sentado nas cadeiras da Casa Legislativa, conforme se verifica dos vídeos e dos relatos de várias testemunhas, quando, covardemente, sem nenhuma possibilidade de defesa, foi agredido com socos pelo vereador Dicinha do Calçamento, irmão de Edilene Oliveira, que no intuito de tentar justificar a agressão, desnecessária, contra Cosme, prestou um falso Boletim de Ocorrência.

Muitas são as pessoas que tem entrado em contato comigo se solidarizando e se dispondo a testemunhar em nosso favor, todas afirmando não ter sido Cosme o autor da agressão contra Edilene Oliveira.

O vídeo que nos enviaram, o qual segue junto com a presente nota de esclarecimento, mostra Cosme bem distante, quando Edilene aparece com sangue na face, o que reforça não ter sido ele o agressor de Edilene.

Meu marido e eu sofremos não só agressão física, mas também moral, pois em busca do poder, numa tentativa de continuar comandando a Casa Legislativa, tentam, desesperadamente, macular nossa honra, veiculando nos meios de comunicação, acusações descabidas e sem provas.

Não compactuamos com qualquer forma de politicagem e por isso tentam nos prejudicar, mas continuaremos lutando por uma Tabira melhor e estamos certos de que a verdade e a justiça prevalecerão.

Ilma Soares – Vereadora da Situação

Senac lança curso Técnico em Enfermagem em Serra Talhada

Curso tem como diferencial os estágios supervisionados em instituições de Saúde parceiras Com os objetivos de suprir as necessidades de qualificação e atender às oportunidades que virão com os investimentos na área de Saúde do Sertão do Pajeú, o Senac Pernambuco lança o curso Técnico em Enfermagem em Serra Talhada. As aulas terão início no […]

Curso tem como diferencial os estágios supervisionados em instituições de Saúde parceiras

Com os objetivos de suprir as necessidades de qualificação e atender às oportunidades que virão com os investimentos na área de Saúde do Sertão do Pajeú, o Senac Pernambuco lança o curso Técnico em Enfermagem em Serra Talhada.

As aulas terão início no dia 26 de abril, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na carreta-escola instalada no Shopping Serra Talhada.

Com uma carga-horária de 1700h, o curso tem duração aproximada de dois anos e meio e tem como pilares a humanização na assistência em saúde, a segurança do paciente e a postura profissional ética. A formação reúne aulas teóricas e práticas, além de estágios supervisionados garantido em instituições de saúde parceiras do Senac. Assistência em socorro, urgência e emergência, planejamento e execução de ações educativas sobre promoção da saúde, noções sobre administração de medicamentos, entre outros temas, fazem parte do conteúdo programático. Um dos diferenciais do curso é o uso de metodologias ativas, que colocam os alunos em situação de protagonistas do próprio aprendizado.

Mercado e atuação – Com diversas possibilidades de atuação, o profissional da Enfermagem foi descrito, em relatório do LinkedIn, como um dos mais promissores e procurados em 2020 e 2021. Para o futuro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima um déficit de 9 milhões de profissionais nessa área no mundo, até 2030, especialmente nas zonas mais afastadas dos grandes centros urbanos.

“Com a chegada da pandemia, vivemos um momento de ascensão do técnico em Enfermagem. O mercado necessita de profissionais cada vez mais qualificados a atuarem com papel central no cuidar nas versáteis frentes em que esse profissional é exigido”, comenta Candice Teixeira, coordenadora do Senac em Serra Talhada. Os profissionais formados poderão atuar em hospitais, clínicas, postos de Saúde da Família, trabalhando com atenção básica, programas de educação em saúde, vacinação, primeiros socorros, coleta de materiais para exames, entre outros.

Inscrições e informações – As matrículas podem ser realizadas pelo site do Senac ou presencialmente, na unidade do Senac localizada à Praça Barão do Pajeú, 911, no Centro, de segunda a sexta, das 8h às 21h. Mais informações pelos telefones (87) 3929.2350 e (87) 98874-8477.

Serviço:

Técnico em Enfermagem | Senac Serra Talhada

Matrículas:
– On-line: http://www.pe.senac.br/unidades/serra-talhada/
– Presenciais: Senac em Serra Talhada | Praça Barão do Pajeú, 911, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 21h;

Informações: (87) 3929.2350 e (87) 98874-8477

Técnico em Enfermagem (1700h)

Período: 26/04/22 a 19/08/24

Horário: 19h às 22h

Investimento: R$ 28x de 248,50 (boleto ou cartão)

Local: Carreta de Saúde Senac (instalada no Shopping Serra Talhada)

Tadeu Alencar falou sobre Reforma Política no Congresso da Amupe‏

No primeiro dia do 2º Congresso Pernambucano de Municípios 2015, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB/PE) fez a palestra magna “(Re)Construindo a Confiança nas Instituições”, junto ao Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes e o Subchefe de assuntos federativos do Ministério das Relações Institucionais Gilmar Dominici, em mesa coordenada […]

tadeupalestraamupe2303

No primeiro dia do 2º Congresso Pernambucano de Municípios 2015, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB/PE) fez a palestra magna “(Re)Construindo a Confiança nas Instituições”, junto ao Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes e o Subchefe de assuntos federativos do Ministério das Relações Institucionais Gilmar Dominici, em mesa coordenada pelo presidente da Amupe José Patriota.

De acordo com Tadeu Alencar, o que falta hoje no Brasil é confiança. “Vivemos uma crise de valores, política, de natureza federativa, hídrica e energética, ou seja, uma crise de muitas faces, o que gera desconfiança nas instituições”, comentou ele ao iniciar a palestra.

Para ele, a Reforma Política pode contribuir para a resolução de parte desses problemas que o Brasil enfrenta hoje. Em relação aos trabalhos da Comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados, da qual é o 3º vice-presidente, o deputado explicou que o fim da reeleição é um ponto consensual nos debates do grupo. “A reeleição foi implementada porque quatro anos de governo foi considerado pouco tempo para uma boa governança, foi uma experiência positiva; mas hoje vemos que há uma desigualdade na competição entre os candidatos, pois a máquina acaba influenciando”, disse ele, lembrando que na América Latina, o indíce de mandatários reeleitos é de 90%.

Tadeu Alencar também esclareceu que outro ponto consensual é a unificação do calendário eleitoral: “isso significa a realização das eleições todas num mesmo ano, mas em meses diferentes. As municipais seriam em setembro e as eleições para presidente, governador, deputado e senador seriam em outubro”. Pois as eleições de dois em dois anos atrapalham a governabilidade.