Notícias

Prefeitura socorre famílias atingidas por temporal em Flores

Por Nill Júnior

Centenas de famílias receberam durante toda esta quarta-feira (25), o apoio imediato da Prefeitura de Flores, após o alerta da Defesa Civil de que o volume do rio Pajeú estaria aumentando e atingiria as residências dos moradores das ruas Benjamin Constant, Farmacêutico Otoni Andrada, Ruy Barbosa e Siqueira Campos.

Com o volume de água crescente nas últimas horas no rio Pajeú, a ponte de ferro no Sítio Matolotagem foi levada pelas águas; estradas rurais e passagens molhadas foram danificadas e moradores do Bairro Catolé ficaram ilhados durante algumas horas.

“Orientamos nosso pessoal da Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura, logo pela madrugada, da necessidade de fazer o monitoramento, e, cedinho levamos todos os veículos da prefeitura, ajudamos aos moradores retirarem seus pertences, disponibilizamos um local para abrigá-los, abrimos uma estrada para retirar os moradores do Catolé do isolamento, e,  acionamos a Polícia Militar dispersar e orientar a população sobres os riscos de ficarem aglomerados na ponte”; detalhou Marconi Santana, prefeito do município.

A atuação foi coordenada pela Defesa Civil Municipal e Secretaria de Infraestrutura na realização de ações de socorro às famílias atingidas, visando amenizar os impactos causados pela enchente, e restabelecendo a normalidade nas áreas atingidas pela as águas do Pajeú.  A Defesa Civil do Município, mantém o sinal de alerta e mantém membros da equipe de plantão. O atendimento, para registro de novas ocorrências está sendo feito pelo telefone, 9.9802-3355.

Outras Notícias

Afogados: Abertura da 10ª Expoagro começa com assinatura de convênios e liberação de Crediamigo

Foi aberta oficialmente, na noite da última sexta (27), a 10ª edição da EXPOAGRO, um dos principais eventos da caprinovinocultura Brasileira. A exposição já começa batendo recorde de participação de criadores e se confirmando como a segunda maior exposição da Raça Santa Inês no Brasil em 2014. A informação foi repassada pelo Presidente da Sociedade […]

unnamed

Foi aberta oficialmente, na noite da última sexta (27), a 10ª edição da EXPOAGRO, um dos principais eventos da caprinovinocultura Brasileira. A exposição já começa batendo recorde de participação de criadores e se confirmando como a segunda maior exposição da Raça Santa Inês no Brasil em 2014. A informação foi repassada pelo Presidente da Sociedade Nordestina de Criadores, Emanoel Rocha, presente ao evento.

Além de animais da raça Santa Inês, também estão competindo criadores das raças Dorper, Anglo-nubiano e Boer. A abertura aconteceu na quadra aberta do Centro Desportivo Municipal e contou com a apresentação de quadrilha junina. O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, assinou convênio para liberação da segunda parcela dos recursos para construção do salão comunitário dos Sítios Capoeiras e Gangorra.

unnamed (1)

A ação integra o programa municipal de apoio às organizações comunitárias. “Estou muito feliz em poder apoiar às comunidades organizadas e contar, nesta abertura, com os representantes das principais associações de criadores do Brasil. Vamos fazer uma grande expoagro,” destacou Patriota.

O Banco do Nordeste liberou recursos do Crediamigo para sessenta agricultores, no valor do microcrédito individual de R$ 3.500,00. Estiveram presentes à abertura os desembargadores Cláudio Jean Nogueira e Alberto Virgínio Nogueira, o promotor Lúcio Almeida, secretários municipais e Walmar Jucá, Gerente do Prorural, representando o Governo de Pernambuco.

Grito dos Excluídos: parlamentares convocam para ato no 7 de Setembro

Realizado há mais de 15 anos, na semana da Proclamação da Independência do Brasil, o Grito dos Excluídos motivou discursos dos deputados Teresa Leitão (PT) e João Paulo (PCdoB) na Reunião Plenária desta quinta (2).  Na avaliação dos parlamentares, as políticas econômica, social e ambiental do Governo Bolsonaro são responsáveis por ampliar o número de […]

Realizado há mais de 15 anos, na semana da Proclamação da Independência do Brasil, o Grito dos Excluídos motivou discursos dos deputados Teresa Leitão (PT) e João Paulo (PCdoB) na Reunião Plenária desta quinta (2). 

Na avaliação dos parlamentares, as políticas econômica, social e ambiental do Governo Bolsonaro são responsáveis por ampliar o número de pessoas com direitos negados no País.

Teresa lembrou que os atos têm os objetivos de dar visibilidade às demandas da parcela mais vulnerável da sociedade, denunciar os mecanismos institucionais de exclusão, bem como propor vias alternativas. 

“Neste ano, vão se somar os gritos dos que têm fome, dos 14 milhões de desempregados, dos enlutados pela Covid-19 e dos sem esperança”, lamentou. A petista convocou as pessoas a participarem da passeata no Recife e incentivou a doação de feijão pelos manifestantes.

João Paulo recordou a primeira realização do ato no Recife, em 1995. Segundo ele, a cada ano, o protesto ganha mais força e se expande para outros países da América Latina. 

“O ato vai contra a histórica exclusão brasileira, resultado em grande parte da escravidão e do colonialismo, mas mantida como regra que alimentou sucessivos governos, do Império à República”, ressaltou.

A 27ª edição do Grito dos Excluídos trará, além das pautas históricas, a da defesa da democracia, “hoje ameaçada por promessas de golpe e ruptura institucional”, informou o comunista. “Nós também iremos às ruas contra o Governo Bolsonaro.”

Ele alertou, porém, que no mesmo dia, “hordas fascistas também sairão às ruas em passeatas e motociatas com o propósito de golpear as instituições com pedidos do fechamento do Congresso e do STF”. “Esperamos que o dia transcorra de forma pacífica porque, ao contrário dos anos anteriores, o Grito estará sujeito à ação de pessoas armadas e num ambiente de radicalização fanática.”

O parlamentar lamentou as quase 600 mil vidas perdidas para o novo coronavírus, fato para ele “associado à incompetência do Governo Federal, responsável por aumentar a exclusão social no País”. “Nunca houve tantos motivos para protestar e tantas causas para defender.” 

“Queremos unir as forças num movimento que, embora reúna a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vários sindicatos, não tem dono nem mitos. Vamos às ruas contra o fascismo e seu intento de agravar as desigualdades e impedir o acesso dos mais pobres à riqueza do Brasil”, concluiu João Paulo.

Em apartes, Teresa Leitão, José Queiroz (PDT) e Dulci Amorim (PT) reforçaram a importância do evento. “Jair Bolsonaro precisa ver que ninguém segura o povo indignado e que ele será derrotado nas urnas”, pontuou o pedetista. “As pessoas estão com fome e não há maior direito do que o da vida. E ela está sendo negada por este Governo”, completou Amorim.

Itaíba comemora hoje 56 anos com show de Leonardo e inaugurações

Neste sábado (28) serão comemorados os 56 anos de emancipação política de Itaíba com uma programação recheada de inaugurações, entrega de veículos e fardamentos e grandes shows com nomes locais, regionais e nacionais. As festividades deverão começar logo cedo com o hasteamento da Bandeira, seguido da entrega de quatro (04) novos veículos que vão servir […]

Neste sábado (28) serão comemorados os 56 anos de emancipação política de Itaíba com uma programação recheada de inaugurações, entrega de veículos e fardamentos e grandes shows com nomes locais, regionais e nacionais.

As festividades deverão começar logo cedo com o hasteamento da Bandeira, seguido da entrega de quatro (04) novos veículos que vão servir a Secretaria Municipal de Saúde frutos de emenda do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB).

Ainda na manhã do dia 28, ao lado de vereadores, secretários e dos deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal), a prefeita entrega a população o novo Mercado de Carnes, o Açougue Municipal, totalmente reformado com recursos próprios, todo na cerâmica, novos balcões e num alto padrão de higiene. Outro momento será a entrega, pela primeira vez na administração municipal, do fardamento aos garis e margaridas da limpeza pública.

À noite, as comemorações da emancipação política de Itaíba ficam por conta de shows no Parque de Exposições, a partir das 21h. A abertura da festa fica por conta do vaqueiro das multidões Willian Barros, às 21h. Logo em seguida, às 23h em ponto, sobe ao palco a grande atração dos 56 anos de Itaíba, o cantor sertanejo Leonardo. Fechando a festa a banda caruaruense vencedora do Super Star da TV Globo, Fulô de Mandacaru.

Para a prefeita Regina Cunha “ será um dia de festa, mas também de trabalho e de podermos dividir com nosso povo novas conquistas, novas obras e ações que marcam esse novo tempo que estamos escrevendo ao lado de nossa gente em Itaíba”.

Márcia Conrado anuncia equipe por redes sociais e dribla questionamentos da imprensa

A prefeita eleita Márcia Conrado e o vice-prefeito Márcio Oliveira anunciam nesta quinta-feira (31/12) os nomes que irão compor o novo secretariado para a gestão municipal de Serra Talhada a partir de 2021. O anúncio será realizado às 15h, através de live nas redes sociais de Márcia Conrado. A decisão segue uma estratégia. Márcia evitou […]

A prefeita eleita Márcia Conrado e o vice-prefeito Márcio Oliveira anunciam nesta quinta-feira (31/12) os nomes que irão compor o novo secretariado para a gestão municipal de Serra Talhada a partir de 2021.

O anúncio será realizado às 15h, através de live nas redes sociais de Márcia Conrado.

A decisão segue uma estratégia. Márcia evitou durante todo o período veículos de massa tradicionais como as rádios e os principais blogs para evitar especulações de como estava a montagem.

Agora, o anúncio nas redes sociais da prefeita eleita também dribla perguntas que poderiam ser feitas pelos veículos sobre os critérios de escolha e de não aproveitamento dos nomes fora do time.

Como anúncio e não coletiva, o faz dentro de uma zona de conforto, sem atender os veículos. Às rádios e blogs,  caberá reverberar o anúncio sem poder fazer análise ou aprofundamento com a prefeita eleita.

Lucas Ramos acompanhou agenda de Câmara no Sertão

O governador Paulo Câmara cumpriu nesta sexta-feira (01) uma extensa agenda no Sertão de Pernambuco para entregar novas viaturas, apresentar reforço no efetivo policial da região e melhorias na educação. O deputado Lucas Ramos (PSB) integrou a comitiva oficial e acompanhou o chefe do Poder Executivo nas cidades de Araripina, Serra Talhada e Belém do […]

Foto: arquivo

O governador Paulo Câmara cumpriu nesta sexta-feira (01) uma extensa agenda no Sertão de Pernambuco para entregar novas viaturas, apresentar reforço no efetivo policial da região e melhorias na educação.

O deputado Lucas Ramos (PSB) integrou a comitiva oficial e acompanhou o chefe do Poder Executivo nas cidades de Araripina, Serra Talhada e Belém do São Francisco.

Pela manhã, em Araripina, no Sertão do Araripe, foi anunciada a chegada de 50 PMs e entregues 10 veículos que irão reforçar as atividades da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar, que atende também aos municípios de Trindade e Ipubi. “O Governo de Pernambuco vem realizando investimentos importantes no combate à violência, enfrentando a criminalidade com ações que vão garantir a segurança da nossa população”, frisou o Lucas Ramos.

À tarde, a comitiva seguiu para Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, para inaugurar a 1ª CIPM do 14º Batalhão da Polícia Militar e entregar 25 viaturas que também irão beneficiar os municípios de Petrolina, Cabrobó, Ouricuri, Salgueiro, Petrolândia e Afogados da Ingazeira. “Petrolina terá 10 novos veículos para o 5º BPM, fruto do nosso empenho e trabalho junto ao governador e ao secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, para ampliar as ações de segurança na região”, destacou o parlamentar. “Estas ações do Governo de Pernambuco reafirmam o compromisso que o governador Paulo Câmara tem pela segurança do Sertão”, concluiu.

Os investimentos fazem parte do Plano de Segurança de Pernambuco, que prevê um aporte de R$ 290 milhões na área até o final de 2018.

NOVA ETE – A agenda foi encerrada no município de Belém do São Francisco, no Sertão do Itaparica, onde o governador inaugurou a quadra poliesportiva da Escola Maria Emília Cantarelli, que agora passa a funcionar como Escola Técnica Estadual (ETE). Lucas Ramos lembrou que os avanços obtidos na educação colocam Pernambuco como referência nacional de ensino público. “Investir nos nossos alunos, professores, técnicos e na melhoria constante das nossas unidades educacionais é garantir um futuro melhor, com mais oportunidades para os pernambucanos. Nosso Estado é exemplo para o Brasil”, resumiu o parlamentar.