Notícias

Prefeitura do Recife lança evento esportivo pioneiro no Brasil: os Jogos Recife Master

Por André Luis
Gerente Geral de Esportes do Recife, Marcio Ferreira

Competição inédita, voltada para atletas acima de 40 anos, acontecerá entre os dias 23 a 26 de abril.

A Prefeitura do Recife lança, nesta quinta-feira (5), um evento esportivo pioneiro em nível nacional: os Jogos Recife Master, voltados para atletas acima de 40 anos. A competição acontecerá nas modalidades Basquete, Voleibol, Handebol, Natação, e Beach Tennis (apresentação), entre os dias 23 a 26 de abril, em diversos locais da cidade. As inscrições começam às 16h do dia do lançamento e poderão ser feitas até 6 de abril.

“A realização dos jogos coloca o Recife como referência nacional no cenário esportivo da categoria, já que trata-se da primeira competição do Brasil promovida como política pública para o segmento. É também uma forma de estimular a prática esportiva e a melhora na qualidade de vida para as pessoas nessa faixa etária”, afirma o Gerente Geral de Esportes do Recife, Marcio Ferreira, destacando que o segmento Master tem experimentado um grande crescimento no país.

Os jogos serão disputados no Geraldão, Compaz Ariano Suassuna, Parque Santos Dumont e Centro Universo Recife. A competição vai homenagear dona Cordelita Monteiro Nunes, 91 anos, até hoje atleta de Natação, e terá um embaixador de cada modalidade, que muito fizeram pelo esporte em Pernambuco e no Brasil: Adriana Salazar (Natação), Adriano Amorim (Handebol), Daniela Valadares (Vôlei) e Ricardo Souto Maior (Basquete).

Para se inscrever, é preciso baixar os formulários no site esportes.recife.pe.gov.br e enviá-los preenchidos para o e-mail [email protected]. Participarão atletas com idade a partir dos 40 anos, com exceção da Natação, em que a categoria Master começa aos 25 anos. A expectativa é reunir cerca de 770 atletas e 160 integrantes das comissões técnicas, totalizando 930 participantes. Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão troféus e medalhas. A disputa do Beach Tennis se dará em caráter de apresentação, como forma de divulgar o esporte.

Outras Notícias

Quem apertou o gatilho e matou Lampião? Historiador revela nome

Diário de Pernambuco Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, morreu aos 40 anos, numa emboscada na Grota de Angico, em Sergipe, em julho de 1938. Apesar de, na época, o fato ter estampado as capas das principais revistas e jornais brasileiros e ter virado notícia até fora do país, algumas lacunas permaneceram. A principal delas: […]

Da esquerda para direita: 1- Vila Nova 2- ? 3- Benjamin 4- Luis Pedro 5- Amoroso 6- Lampião 7- Cacheado 8- Maria Bonita 9- ? 10- Quinta-feira
obs: foto tirada por cangaceiro Juriti

Diário de Pernambuco

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, morreu aos 40 anos, numa emboscada na Grota de Angico, em Sergipe, em julho de 1938. Apesar de, na época, o fato ter estampado as capas das principais revistas e jornais brasileiros e ter virado notícia até fora do país, algumas lacunas permaneceram. A principal delas: quem apertou o gatilho que deu fim à vida de uma das figuras mais temidas e admiradas da história brasileira?

A versão oficial aponta como assassino o oficial Antonio Honorato da Silva, guarda-costas do aspirante Francisco Ferreira. Mas a história não é bem essa. Após quatro décadas de pesquisa, o historiador Frederico Pernambucano de Mello, biógrafo de Lampião e considerado o maior especialista em cangaço no Brasil, revela que a identidade do carrasco do cangaceiro é outra em ‘Apagando o Lampião – Vida e morte do Rei do Cangaço’. O livro acaba de sair pela Global Editora.

Lampião foi morto com apenas um tiro, às 5h de 28 de julho de 1938. Desde os primórdios de suas pesquisas sobre o cangaço, e, principalmente, após ler uma entrevista concedida por Antonio Honorato da Silva, o suposto assassino, ao jornalista Melchiades Rocha, Frederico Pernambucano de Mello tinha uma pulga atrás da orelha. “Nesse relato de Honorato, encontrei algumas inconsistências. Ele afirmava que Lampião tinha um pavor enorme no rosto quando atirou, que deu o primeiro tiro e acompanhou a queda. Coisas que não faziam muito sentido”, diz.

Foi a partir de 1970 que o mistério começou a se esclarecer. O historiador recebeu uma informação do coronel Audálio Tenório de Albuquerque dizendo que ouviu seu parente e amigo próximo, o coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão (o responsável intelectual pela morte do Rei do Cangaço, já que comandava o batalhão encarregado da caça a Lampião em Angicos), que o verdadeiro assassino era um dos guarda-costas do aspirante Francisco Ferreira de Mello, mas não Honorato, como a imprensa havia divulgado.

“Eu achava que ele tinha uns oito, dez guarda-costas, por isso desanimei. Mas, em 1978, ao ter contato com uma das irmãs do aspirante, ela me disse que ele tinha apenas dois. Um era velho, o Honorato, e o outro era mais novo e ficou conhecido como Santo”, diz o historiador.

Frederico conseguiu encontrar o cabo que se chamava Sebastião Vieira Sandes. Durante muito tempo, tentou, em vão, arrancar alguma informação. Só no fim de 2003, quando se descobriu portador de uma doença terminal, Sandes procurou o biógrafo. Decidiu que havia segredos que ele não queria levar para o túmulo. “Fiquei até emocionado. Fazia mais de 20 anos que estava atrás dele. Minha mulher achou, na ocasião, que era uma emboscada. Ele me deu um relato precioso, que gravei durante quatro dias. Morreu um mês depois”, lembra o historiador.

Segundo Sebastião Sandes, Lampião morreu com um tiro só de fuzil, disparado a oito metros e que não estava em combate. A bala bateu na lâmina do punhal do cangaceiro e atingiu sua região umbilical esquerda. “Lampião foi surpreendido, pois esperava ser atacado por terra e não pelo rio, como aconteceu. Sandes me disse que o silêncio era de uma catedral, porque era começo da manhã. Havia chovido e até os animais estavam recolhidos. A maneira como atirou, de cima para baixo, ao contrário do que afirmava Honorato, foi comprovada pela perícia feita recentemente pelo perito criminal federal Eduardo Makoto Sato, do Instituto Nacional de Criminalística. O punhal de Lampião, que foi atingido, nunca havia sido analisado”, afirma.

O mais curioso é que, no passado, Sandes chegou a ser amigo e querido por Lampião e Maria Bonita. Eles o chamavam de Galeguinho, por ser bem claro. “Sandes foi coiteiro (pessoas que ajudavam os cangaceiros, dando-lhes abrigo, comida e informações) de Lampião na região de Alagoas e companheiro de costura dele. Lampião era um exímio costureiro de couro, de pano, bordava. Quando Sandes me deu o depoimento, ele estava, inclusive, com o olhar baixo, até um pouco emotivo, porque eles foram próximos”, diz.

Ele não quis assumir a autoria do crime para evitar represálias. Quando matou Lampião, Sandes estava com apenas 22 anos. “Internamente, sabiam que foi ele, que chegou a ser promovido. Porém, ele foi aconselhado a não se revelar, porque Lampião era muito poderoso. Tanto que Honorato apareceu morto, em 1968, logo após estampar uma edição da revista Fatos & Fotos gabando-se de seu feito. Era a chamada vingança de Lampião.”

Apagando o Lampião – Vida e morte do Rei do Cangaço
Frederico Pernambucano de Mello
Global Editora
336 págs.
sugerido: R$ 55

Tadeu Alencar critica novas manobras de Cunha

O processo que pede a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha foi o mais longo da história do Conselho de Ética, graças às manobras absurdas empreendidas por ele para tentar retardar a tramitação. Agora que se aproxima o momento da votação, Cunha e seus aliados tentam manobrar novamente, dessa vez na Comissão de Constituição e […]

Tadeu AlencaO processo que pede a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha foi o mais longo da história do Conselho de Ética, graças às manobras absurdas empreendidas por ele para tentar retardar a tramitação.

Agora que se aproxima o momento da votação, Cunha e seus aliados tentam manobrar novamente, dessa vez na Comissão de Constituição e Justiça, buscando evitar a cassação, final tão aguardado por toda a sociedade brasileira.

Neste vídeo, o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) deixa clara a sua posição e a do seu partido, o PSB, a respeito dessas tentativas espúrias de evitar o desfecho do processo.

Veja o vídeo clicando aqui.

Patriota solicita inclusão do Pajeú no Programa Morar Bem PE

O deputado estadual José Patriota (PSB) utilizou suas redes sociais para anunciar que apresentou indicações ao governo de Pernambuco, solicitando a inclusão do Sertão do Pajeú no Programa Morar Bem Pernambuco. O programa visa proporcionar moradia digna para famílias de baixa renda em todo o estado. Em sua postagem, o deputado destacou a importância de […]

O deputado estadual José Patriota (PSB) utilizou suas redes sociais para anunciar que apresentou indicações ao governo de Pernambuco, solicitando a inclusão do Sertão do Pajeú no Programa Morar Bem Pernambuco. O programa visa proporcionar moradia digna para famílias de baixa renda em todo o estado.

Em sua postagem, o deputado destacou a importância de garantir habitação adequada para a população do Sertão do Pajeú, uma região que conta com cerca de 300 mil habitantes e ainda não possui empreendimentos do Programa Morar Bem Pernambuco. 

“Estou apresentando várias indicações para que o Governo do Estado inclua o Sertão do Pajeú no Programa Morar Bem Pernambuco. Atualmente, nenhum dos 17 municípios da região possuem empreendimentos que fazem parte do programa”, informou Patriota.

Patriota enfatizou que sua iniciativa não está relacionada a questões políticas, mas sim ao compromisso com o bem-estar da população e a implementação de políticas públicas essenciais. 

“Independentemente da minha posição política em relação ao executivo estadual, meu compromisso é com o bem-estar do nosso povo e a implementação de políticas públicas essenciais. Tenho esperança que nosso pleito seja atendido”, esclareceu o parlamentar.

Ao finalizar sua publicação, o deputado reiterou seu compromisso com a promoção do acesso à moradia digna para todos os pernambucanos. “Trabalhamos para que nossa gente tenha acesso a algo tão fundamental quanto a moradia”, pontuou Patriota.

A solicitação do deputado José Patriota evidencia a necessidade urgente de ampliação do Programa Morar Bem Pernambuco para contemplar todas as regiões do estado, garantindo assim o direito básico à moradia para a população mais vulnerável.

Morte no entorno da Praça Gonçalo Gomes suspende programação diurna em Tabira

Programação noturna está mantida, diz prefeitura A morte de Genilson Rodrigues da Silva, o Pinguim, de 52 anos, na cidade de Tabira, suspendeu a programação diurna do carnaval na Cidade das Tradições. Pinguim já vinha convalescendo há mais de 10 anos, quando teve um acidente doméstico. Em uma queda de uma escada, teve traumatismo craniano […]

Programação noturna está mantida, diz prefeitura

A morte de Genilson Rodrigues da Silva, o Pinguim, de 52 anos, na cidade de Tabira, suspendeu a programação diurna do carnaval na Cidade das Tradições.

Pinguim já vinha convalescendo há mais de 10 anos, quando teve um acidente doméstico. Em uma queda de uma escada, teve traumatismo craniano e vivia sem falar ou andar. É irmão de Hominho, ex-conselheiro tutelar.

Como o velório acontece na área da Praça Gonçalo Gomes, o encontro de paredões que ocorre na área foi suspenso.

Registre-se, a programação à noite, com shows de no palco da Praça Gonçalo Gomes com Ray dos Teclados, Wagner Fernando, Fulô de Mandacaru e Guilherme Ferri, está mantida, a partir das 19h30.

Vereador carnaibano diz que Barragem do Chinelo está ameaçada

Volta das chuvas pode representar novo drama para a população, como ocorreu em 2002 O vereador Anchieta Crente (PR) disse hoje em entrevista ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú) estará temeroso em relação à situação da Barragem do Chinelo, principal reservatório de Carnaíba. Seco, o reservatório precisa de uma limpeza, desassoreamento e reforço na parede. […]

O requerimento da Câmara de Carnaíba: sem resposta
O requerimento da Câmara de Carnaíba: sem resposta

Volta das chuvas pode representar novo drama para a população, como ocorreu em 2002

O vereador Anchieta Crente (PR) disse hoje em entrevista ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú) estará temeroso em relação à situação da Barragem do Chinelo, principal reservatório de Carnaíba. Seco, o reservatório precisa de uma limpeza, desassoreamento e reforço na parede.

chineloEm 2002, a barragem correu o risco de ser levada pela força das fortes que afetaram a região. “Depois do drama das chuvas que quase levaram a barragem, nada foi feito. Se ela pegar uma noitada de chuva pesada pode ser levada pela situação que está”, diz o vereador, que é vereador desde 1996.

Ele defende uma ação regional de limpeza com apoio do Cimpajeú e outra para reforço na parede por parte da Compesa. “Oficiei a prefeitura, Compesa e nada”. Até para o Governador Paulo Câmara foi enviado requerimento cobrando solução. Não houve resposta.