Prefeitura de Solidão tem contas bloqueadas por falta de pagamento a advogado
Por Nill Júnior
As contas da Prefeitura de Solidão foram bloqueadas por determinação do Juiz Hildeberto Júnior da Rocha Silvestre, da comarca de Tabira, desde a segunda-feira, dia 01 de fevereiro. A informação é do Radar do Sertão.
As contas foram bloqueadas em função do não pagamento de RPV (Requisição de Pequeno Valor) devida ao advogado tabirense Paulo Barros Ramalho. O município foi intimado, desde Novembro de 2015, para pagar no prazo de 60 (sessenta dias) e não o fez.
RPV (Requisição de Pequeno Valor) é a forma como são pagos os débitos da fazenda Pública (união, estados, municípios), cujo seja até 30 (trinta) salários mínimos no caso dos municípios, 40 (quarenta) salários mínimos no caso dos estados e 60 (sessenta) salários mínimos no caso do Governo Federal.
Em um movimento para fortalecer a unidade do grupo, Aldo da Clipsi abriu mão de sua candidatura à presidência da Câmara de Vereadores de São José do Egito para apoiar Vicente de Vevéi. O gesto reflete um compromisso de agregar mais apoio entre os parlamentares e consolidar um consenso em torno de um nome capaz […]
Em um movimento para fortalecer a unidade do grupo, Aldo da Clipsi abriu mão de sua candidatura à presidência da Câmara de Vereadores de São José do Egito para apoiar Vicente de Vevéi.
O gesto reflete um compromisso de agregar mais apoio entre os parlamentares e consolidar um consenso em torno de um nome capaz de unir os vereadores, especialmente aqueles que estiveram ao lado de Fredson na última campanha.
Segundo Vicente de Vevéi, o apoio ao seu nome é resultado de intensas articulações. “Fui procurado por Daniel Siqueira, que declarou o voto a mim. O próprio Romerinho Dantas falou pessoalmente comigo, na minha casa, na última quinta-feira, dia 25, declarando também o voto. No mesmo dia, Alberico Tiago e Damião de Carminha, acompanhados de Antônio Andrade, fizeram um aceno para a unidade também”, afirmou Vicente.
Apesar de Romerinho Dantas ter registrado sua candidatura à presidência, Vicente está confiante de que ele manterá sua palavra e apoio, contribuindo para a coesão do grupo. Ele também destacou que Damião de Carminha e Alberico Tiago, por serem fiéis ao grupo, não têm motivos para se alinhar com Paulo Jucá, reforçando o compromisso com a unidade.
Vicente reconhece o papel estratégico de Antônio Andrade nesse processo. “Antônio é uma peça importante para fortalecer a união do grupo. Sua experiência e influência ajudam a consolidar esse consenso”, destacou.
Com o apoio de Aldo da Clipsi, Daniel Siqueira, Romerinho Dantas, Tadeu do Hospital, Gerson Souza, Patrícia de Bacana, Damião de Carminha e Alberico Tiago, Vicente de Vevéi projeta alcançar os 9 votos necessários para sua eleição, incluindo o próprio voto como candidato à presidência.
Esse movimento em busca da união reforça a importância de uma Câmara harmoniosa e alinhada aos interesses da população de São José do Egito. “Estamos construindo um consenso que vai garantir estabilidade e um trabalho sério para a nossa cidade”, concluiu Vicente.
Um jovem de apenas 27 anos, identificado como Joan Souza, morreu na noite desse domingo, após sua motocicleta colidir com um animal na BR-232, em Serra Talhada, nas proximidades do Hospital Eduardo Campos (HEC). A reportagem do Farol apurou junto ao Corpo de Bombeiros, que fez o socorro da vítima até o hospital, que apesar […]
Um jovem de apenas 27 anos, identificado como Joan Souza, morreu na noite desse domingo, após sua motocicleta colidir com um animal na BR-232, em Serra Talhada, nas proximidades do Hospital Eduardo Campos (HEC).
A reportagem do Farol apurou junto ao Corpo de Bombeiros, que fez o socorro da vítima até o hospital, que apesar dos comentários que o veículo teria batido em uma vaca, não foi encontrado vestígios do animal na pista.
Ainda segundo os Bombeiros, o jovem deixou o local do acidente com vida, mas no trajeto sofreu uma parada cardiorrespiratória. Um outro homem que também estava no veículo ficou gravemente ferido, sendo submetido a cuidados dos médicos do Hospital Eduardo Campos. A suspeita é de traumatismo craniano. As informações são do Farol de Notícias.
Por Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor No Sertão, 159 famílias agricultoras dos municípios de Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Floresta e Mirandiba, vão ter até o dia 31 de junho a oportunidade de decidirem se querem continuar recebendo a Assistência Técnica e Extensão Rural em Agroecologia (ATER) ou não. Caso aceitem, […]
Por Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor
No Sertão, 159 famílias agricultoras dos municípios de Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Floresta e Mirandiba, vão ter até o dia 31 de junho a oportunidade de decidirem se querem continuar recebendo a Assistência Técnica e Extensão Rural em Agroecologia (ATER) ou não.
Caso aceitem, técnicos do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor) irão preencher um novo formulário para saber quais mudanças foram registardas na área desde o início da 1ª etapa do projeto, que começou em abril de 2014.
Junto às famílias, técnicos constroem o mapa falado, onde são visualizadas as entradas e saídas da produção agroecológica nas propriedades, assim como é identificada a participação do homem e da mulher nas atividades de campo. A proposta é finalizar a atualização dos cadastros no dia 31 de junho e, a partir de julho, cadastrar 31 novas famílias que moram em um dos 5 municípios de atuação do Projeto.
A agricultora Natividade Célia da Silva Lima, mãe de três filhas, explicou como era a produção de alimentos antes de receber a Assistência. “A gente usava agrotóxico nas plantas e agora usamos defensivos naturais. Aprendemos a produzir produtos agroecológicos, inclusive, nos intercâmbios. Não sabia por que não podia usar o agrotóxico, agora eu não uso e sei por que não posso usar”, informou sorridente Natividade, que mora no Assentamento Barra do Exu.
Os contemplados com a 1ª fase aprenderam a fazer defensivo natural para combater pragas e doenças na produção, forragem para alimentação animal, visitas de intercâmbios para trocarem experiências e receberam mudas de plantas nativas, forrageiras e frutíferas. “A ideia é que eles/as plantem para aumentar a diversidade do ecossistema sem uso de agrotóxico”, informou a técnica, Andréa Oliveira.
No 2º módulo, as famílias vão aprender a reutilizarem o lixo doméstico, as práticas de irrigação alternativas, e receberão os cursos de apicultura e artesanato.
A Prefeitura de Brejinho abriu quatro novos pontos de atendimento que passam a oferecer, em um único espaço, serviços da Receita Federal, INSS, Orelhão Digital e INCRA, com foco em agricultores familiares e proprietários de terras. A iniciativa reúne: PAV – Posto de Atendimento Virtual, com serviços da Receita Federal e do INCRA; Cadastro Nacional […]
A Prefeitura de Brejinho abriu quatro novos pontos de atendimento que passam a oferecer, em um único espaço, serviços da Receita Federal, INSS, Orelhão Digital e INCRA, com foco em agricultores familiares e proprietários de terras.
A iniciativa reúne:
PAV – Posto de Atendimento Virtual, com serviços da Receita Federal e do INCRA;
Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento necessário para agricultores;
Posto de Atendimento do INSS, com orientações previdenciárias;
Orelhão Digital, para acesso a serviços on-line.
Com os novos postos, os moradores deixam de depender de agências regionais em outras cidades para resolver pendências. Segundo a gestão municipal, a medida atende a uma demanda antiga da população, especialmente de trabalhadores do campo.
Durante a inauguração, o prefeito Gilson Bento afirmou que a iniciativa atende a uma necessidade da comunidade. “Essa é uma iniciativa que nos enche de orgulho, porque aproxima serviços fundamentais da nossa população. Sabemos o quanto população e principalmente os agricultores e proprietários de terras enfrentavam dificuldades para resolver pendências em outras cidades. Agora, Brejinho se torna referência, garantindo mais agilidade e conforto para todos que precisam desses atendimentos”, disse.
De acordo com a Prefeitura, a instalação já registra procura diária e representa economia de tempo e redução de custos com deslocamentos para quem depende dos serviços públicos.
Santa Terezinha e Iguaracy confirmaram novos óbitos pela doença. Por André Luis Nesta segunda (8), todos os dezessete municípios do Sertão do Pajeú atualizaram os seus boletins epidemiológicos com os casos de Covid-19. São eles: Serra Talhada (75), Afogados da Ingazeira (21), Tabira (1), São José do Egito (6), Carnaíba (16), Flores (17), Santa Terezinha […]
Santa Terezinha e Iguaracy confirmaram novos óbitos pela doença.
Por André Luis
Nesta segunda (8), todos os dezessete municípios do Sertão do Pajeú atualizaram os seus boletins epidemiológicos com os casos de Covid-19. São eles: Serra Talhada (75), Afogados da Ingazeira (21), Tabira (1), São José do Egito (6), Carnaíba (16), Flores (17), Santa Terezinha (8), Triunfo (9), Itapetim (5), Iguaracy (10), Brejinho (2), Solidão (4), Calumbi (2), Tuparetama (5), Quixaba (1), Santa Cruz da Baixa Verde (8) e Ingazeira (1). Foram 191 novos casos totalizando 18.267.
Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada, 6.687; Afogados da Ingazeira, 2.630; Tabira 1.832, São José do Egito, 1.341; Carnaíba, 932; Flores, 688 e Santa Terezinha, 634 casos.
Triunfo, 621; Itapetim, 536; Iguaracy, 386; Brejinho, 344; Solidão, 329; Calumbi, 311; Tuparetama, 290; Quixaba, 282; Santa Cruz da Baixa Verde, 269 e Ingazeira, 155 casos confirmados.
Óbitos – Com mais dois óbitos confirmados em Santa Terezinha e e um em Iguaracy, a região conta agora com 301 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada (93); Afogados da Ingazeira (29); Flores (24); Carnaíba (20); Tabira (19); São José do Egito (19); Triunfo (20); Tuparetama (16); Santa Terezinha (18); Iguaracy (12); Itapetim (11); Brejinho (5); Quixaba (5); Santa Cruz da Baixa Verde (4); Calumbi (3); Solidão (2) e Ingazeira (1).
Detalhes dos óbitos
Tanto a Secretaria de Saúde de Santa Terezinha, como a de Iguaracy, não divulgam detalhes sobre óbitos ocorridos pela doença.
Recuperados – Com mais 119, a região tem agora no total 17.278 pacientes recuperados da Covid-19. O que corresponde a 94,58% dos casos confirmados.
Você precisa fazer login para comentar.