Prefeitura de Petrolina realiza operação de combate à ocupação irregular de áreas públicas
Por André Luis
Ação percorreu 5 bairros da cidade em apenas 3 dias.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, através da Guarda Municipal, concluiu a primeira Operação de Ordenamento Público da gestão do prefeito Miguel Coelho. Em ação que contou com o apoio de 1 retroescavadeira, 1 caminhão caçamba, 6 servidores da secretaria, além de 2 fiscais de postura, 12 guardas municipais percorreram 5 bairros da cidade em apenas 3 dias.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Petrolina, Inspetor Luiz Diniz, a desocupação de áreas públicas e a demolição de construções irregulares foram os principais alvos da operação.
“A nossa Guarda Municipal está pronta para coibir esse tipo de conduta que fere o Código de Postura do município. A população precisa ter consciência de não invadir áreas públicas já que isso prejudica o desenvolvimento da cidade”, ressalta Luiz Diniz.
A Operação de Ordenamento Público foi realizada entre os dias 18 e 20 de janeiro. No Residencial Novo Tempo e no bairro Parque São Gonçalo, zona Oeste da cidade, a ação demoliu construções irregulares e eliminou invasões na área verde e nas proximidades da lagoa de estabilização de esgoto.
A invasão de terrenos públicos foi interrompida no bairro Henrique Leite, enquanto que no bairro José e Maria uma construção irregular foi embargada. Já nas regiões da Orla e também do Centro de Petrolina, vendedores ambulantes e poluidores sonoros foram notificados, enquanto barracos de andarilhos foram retirados.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada, Carlito Godoy, pendurado pelo pincel depois de criticar o PT, pelo menos até essa tarde cumpria agenda institucional. Ele participou da discussão que aconteceu na Câmara de Vereadores sobre abate e comercialização animal. O debate, iniciado na prefeitura, reuniu a prefeita Márcia Conrado, o promotor […]
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada, Carlito Godoy, pendurado pelo pincel depois de criticar o PT, pelo menos até essa tarde cumpria agenda institucional.
Ele participou da discussão que aconteceu na Câmara de Vereadores sobre abate e comercialização animal.
O debate, iniciado na prefeitura, reuniu a prefeita Márcia Conrado, o promotor Rodrigo Amorim, Paulo Andrade, da Adagro, a pasta de Carlito, além da Saude, Planejamento e Gestão, Agricultura e Recursos Hídricos.
Na Câmara houve ação educativa sobre cadeia produtiva. Na foto enviada ao blog, Carlito está ao lado de outro bolsonarista aliado do governo petista, Vandinho da Saúde.
Postagens devem ser retiradas do Instagram e Twitter em até 24 horas O desembargador auxiliar do TRE Pernambuco Dario Rodrigues Leite de Oliveira, na tarde desta quarta-feira (12), em decisão liminar, determinou a retirada de mensagens e vídeos postadas nas redes sociais Instagram e Twitter por José Matheus Gomes de Araújo, indicando uma aliança política […]
Postagens devem ser retiradas do Instagram e Twitter em até 24 horas
O desembargador auxiliar do TRE Pernambuco Dario Rodrigues Leite de Oliveira, na tarde desta quarta-feira (12), em decisão liminar, determinou a retirada de mensagens e vídeos postadas nas redes sociais Instagram e Twitter por José Matheus Gomes de Araújo, indicando uma aliança política entre a candidata ao governo Raquel Lyra e o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro.
O magistrado justificou a decisão ao tratar as mensagens como informação “inverídica” capaz de “proporcionar estados mentais passionais” no eleitorado. As postagens devem ser excluídas em 24h, sob pena de multa de R$ 5 mil para o titular do perfil.
O desembargador acolheu o pedido da coligação Pernambuco Quer Mudar, formada pela Federação PSDB/Cidadania e pelo PRTB, e por Raquel Lyra e sua candidata a vice, Priscila Krause. O autor das postagens, José Matheus Gomes de Araújo, é coordenador de militância da candidata ao governo Marília Arraes, da coligação Pernambuco na Veia.
Na sua decisão, Dario Rodrigues Leite de Oliveira justifica que a retirada das postagens se faz necessária por veicular informação sem respaldo na realidade e atendeu o pedido da coligação, de que a mensagem pode causar danos à campanha da candidata.
“Com efeito, tem-se pública e notoriamente sabido que a Representante Raquel Teixeira Lyra Lucena não externou apoio a quaisquer dos concorrentes em segundo turno na eleição presidencial, bem como que recepcionou, de quaisquer deles, apoio político à sua pretensão no certame local, afigurando-se, portanto, absolutamente contrário à realidade ou à verdade, tal como o faz algumas das postagens em exame, ditas ocorrências”, afirmou o desembargador auxiliar.
Na mesma decisão, porém, o magistrado negou o pedido para suprimir postagens críticas à gestão da candidata como prefeita de Caruaru (Agreste), com base em fatos noticiados pela imprensa, por estarem dentro dos limites da liberdade de expressão.
“A outro tanto, ainda em análise superficial sobre o tema, observa-se que o requisito do perigo de dano se encontra demonstrado, uma vez que ambas as candidatas Raquel Teixeira Lyra Lucena e Priscila Krause Branco potencialmente podem ser prejudicadas com a permanência das publicações nos perfis de redes sociais de titularidade do primeiro Representado, já que plenamente acessíveis. Sendo certo que na medida em que quanto mais tempo as postagens se encontrarem na internet, mais a equivocada mensagem é difundida em escala exponencial”, decidiu.
Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes e Wellington Júnior Depois de seis dias de exibições que celebraram a recente produção audiovisual pernambucana e nacional, chegou ao fim a nona edição do Festival de Cinema de Triunfo. O encerramento aconteceu no belo Cine Teatro Guarany. O festival consagra mais uma vez sua vocação de ser um evento […]
Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes e Wellington Júnior
Depois de seis dias de exibições que celebraram a recente produção audiovisual pernambucana e nacional, chegou ao fim a nona edição do Festival de Cinema de Triunfo. O encerramento aconteceu no belo Cine Teatro Guarany. O festival consagra mais uma vez sua vocação de ser um evento que também fortalece a cadeia do audiovisual no estado, garantindo a circulação das novas produções, o conhecimento e a troca de informações, experiências e pensamentos que colaboram para encaminhamentos concretos que aperfeiçoam as políticas públicas voltadas para o segmento.
O evento, realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Triunfo, teve como homenageados desta edição os atores Germano Haiut e Maeve Jinkings. Este ano, o evento contou também com o apoio do SESC-PE, da Cepe Editora, e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), além de parceria com mostras audiovisuais independentes, como Criancine, Cine Belo Jardim e Stopmotion. Este ano, o festival contemplou cerca de 3 mil pessoas em todas as ações e ampliou a participação de pessoas nas localidades próximas a Triunfo, como Jatiúca, Canaã, Jericó, Santa cruz da Baixa Verde, Manaíra, Princesa Isabel, Flores, além de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.
Willian Tenório, idealizador da Mostra Pajeú de Cinema, participou do Juri do Festival de TriunfoAlexandre Morais, este blogueiro, Wellington Júnior e Cláudio GomesGrupo que produziu documentário sobre a Rádio Pajeú
Imagem do documentário Rádio Pajeú
“Esse gesto de realizar o festival mostra uma característica de resistência. Essa integração com a educação, que estávamos fazendo valer em outros segmentos da cultura, prevaleceu aqui também, sendo estratégico para a política do setor. A Lei que institui que as escolas devem promover a filmografia brasileira só nos auxilia nesse processo. Então, mesmo neste momento temeroso que estamos passando, a arte vem com essa magia de apontar para o futuro”, falou o secretário de Cultura de Pernambuco Marcelino Granja, que garantiu a realização da próxima edição do Festival de Cinema de Triunfo.
Foram oferecidas quatro oficinas gratuitas: Documentando (Afogados da Ingazeira) e as inéditas Experimentando Animação (Serra Talhada), Videoclipe Experimental (Triunfo) e Oficinas criativas: as maiores historinhas brasileiras de todos os tempos (Triunfo). O painel Cine Educador reuniu gestores e professores da Serra Talhada, com o objetivo de troca de informações sobre as diversas possibilidades de utilização do audiovisual em sala de aula, como instrumento pedagógico.
A oficina afogadense, coordenada por Marlom Meirelles (Documentando), produziu o documentário Rádio Pajeú, contando em 13 minutos um pouco da história da primeira emissora do Sertão Pernambucano. O projeto acabou virando embrião de uma produção maior, que deverá ser exibida em outubro, dentro das comemorações dos 57 anos da emissora, no Cine São José.
Fora Temer: em toda a cerimônia de premiação, não foram poucos os cineastas e cineclubistas que recorreram à clássica Fora Temer. O próprio Secretário Marcelino Granja, com origens no PCdoB, falou sobre as políticas de incentivo à cultura que nasceram no governo Lula e acrescentou: “apesar da Temeridade que estamos vivendo, vamos lutar para ampliar as politicas culturais”, sendo aplaudido. O aspecto político do evento também teve cine clubistas do estado cobrando mais respeito à diversidade na divisão de recursos do cinema pernambucano e melhor distribuição do Funcultura Audiovisual.
Marcelino Granja e Maeve JinkingsMarcelino Granja (Secretário de Cultura), este blogueiro, mais os homenageados Germano Haiut e Maeve Jinkings
Homenageados: A noite do sábado, no Festival de Cinema de Triunfo, homenageou o ator pernambucano Germano Haiut que, ao longo dos seus mais de 50 anos dedicados à atuação, também desempenhou importantes papeis em produções cinematográficas brasileiras, a exemplos dos filmes Baile Perfumado, O ano em que meus pais saíram de férias, Reflexões de um liquidificador, Quincas Berro D’água, entre outros. Atualmente estudando um texto para o teatro, Germano ficou muito feliz e emocionado com a homenagem.
Maeve Jinkings recebeu a homenagem pela grande contribuição à filmografia pernambucana. Ela atuou em longas como Era uma vez Verônica (Marcelo Gomes, 2013), Boa Sorte Meu Amor (Daniel Aragão, 2013), O som ao redor (Kléber Mendonça Filho, 2013), Amor, Plástico e Barulho (Renata Pinheiro, 2015), Big Jato (Cláudio Assis, 2015), Boi Neon (Gabriel Mascaro, 2016), Aquarius (Kléber Mendonça filho, 2016), entre outros.
O Troféu Cineclubista de Melhor filme para reflexão ficou com Exília, de Renata Claus. O prêmio da ABD foi para Black Out, de Felipe Peres. Na premiação do Juri Popular, ganharam Joaquim Bralhador, de Márcio Câmara (Melhor Curta da Mostra Competitiva dos Sertões), Um brinde, de João Vigo (Melhor Curta Pernambucano), Ana e a Borboleta, de Isabela Veiga (melhor Curta Infanto Juvenil), Em Defesa da Família, de Daniela Cronemberger (Melhor Curta-Metragem da Mostra Competitiva Nacional).
O Melhor Longa Metragem da Mostra Competitiva Nacional foi Danado de Bom, sobre a obra do arcoverdense João Silva, compositor de Luiz Gonzaga, de Deby Brennand, que também ganhou na categoria Melhor Trilha Sonora. Merecido pelo resgate à nossos valores.
O Melhor Longa Metragem da Mostra Competitiva Nacional foi Danado de Bom, sobre a obra do arcoverdense João Silva, compositor de Luiz Gonzaga, de Deby Brennand, que também ganhou na categoria Melhor Trilha Sonora. O Melhor Filme Pernambucano foi Exília, de Renata Claus. O melhor Filme da Categoria Curta-Metragem Nacional ficou com Quem matou Eloá?, de Lívia Perez. O grande vencedor do Festival na categoria Longa Metragem Nacional foi Minha Amada Morta que levou melhor ator (Fernando Alves Pinto), Melhor Produção, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Direção e Melhor filme da categoria Longa Metragem.
O Diário Oficial do Estado (DOE) irá publicar na edição desta quinta-feira (25) a Medida Provisória 295, que dispõe sobre a antecipação dos feriados de Tiradentes, Corpus Christi e da fundação da Paraíba e institui, excepcionalmente, o feriado no dia 29 de março com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus. A mensagem do Poder […]
O Diário Oficial do Estado (DOE) irá publicar na edição desta quinta-feira (25) a Medida Provisória 295, que dispõe sobre a antecipação dos feriados de Tiradentes, Corpus Christi e da fundação da Paraíba e institui, excepcionalmente, o feriado no dia 29 de março com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus. A mensagem do Poder Executivo também foi encaminhada para apreciação da Assembleia Legislativa. A Informação é do Blog do Bruno Lira.
A Medida Provisória prevê a antecipação do feriado do dia 21 de abril (Tiradentes) para o dia 30 de março; de 3 de junho (Corpus Christi) para o dia 31 de março; e de 5 de agosto (fundação da Paraíba) para o dia primeiro de abril.
No texto enviado ao Poder Legislativo, o Executivo estadual observou que, apesar das medidas mais restritivas adotadas desde o dia 23 de fevereiro e da ampliação significativa de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria, o atual cenário pandêmico exige a adoção de ações para permitir o isolamento e o distanciamento social, que são mecanismos mundialmente adotados pela eficiência no combate à propagação da Covid-19.
A mensagem também aponta o crescimento abrupto e sustentado da demanda por leitos de internação hospitalar para Covid-19, evidenciado pela manutenção da ocupação hospitalar média dos leitos de terapia intensiva de adultos na Paraíba acima de 85% durante o mês de março e a intensa elevação do número de internações diárias, variando de 24 internações em média ao dia no mês de janeiro até 81 internações em média ao dia em março, sendo que nos dias 21, 22 e 23 deste mês houve, respectivamente, 97, 98 e 103 internações ao dia.
A MP alega ainda a aceleração do crescimento do número de óbitos pelo novo vírus na Paraíba, demonstrada pela redução dos intervalos de tempo necessários para a ocorrência de mil novos óbitos, sendo de 100 dias entre 3.000 e 4.000 óbitos acumulados e de 50 dias entre 4.000 e 5.000 óbitos acumulados, gerando projeções atuais do alcance de 6.000 óbitos em intervalo de tempo ainda menor.
Por fim, o Governo do Estado pontuou a crescente demanda por consumo de oxigênio medicinal em todo o país e a escassa disponibilidade nacional e o intenso e contínuo crescimento de consumo dos medicamentos dedicados aos procedimentos de suporte ventilatório como sedativos, bloqueadores neuromusculares e drogas vasoativas, condição de extremo risco à segurança e efetividade dos cuidados necessários aos pacientes moderados e graves da Covid-19.
A antecipação dos feriados não se aplica às unidades de saúde, segurança pública, administração penitenciária, socioeducativa, assistência social e serviço funerário, além de outras atividades definidas como essenciais ou com funcionamento permitido por meio de decreto estadual.
A MP ainda atribui aos Poderes Executivos estadual e aos municipais, de forma suplementar, estabelecerem as regras e proibições de funcionamento no período dos feriados.
A prefeitura de Tabira, través da Secretaria Municipal da Fazenda, repassou no dia 19 de novembro o valor de R$ 140.453,43 (cento e quarenta mil quatrocentos e cinquenta e três reais e quarenta e três centavos), à Câmara de vereadores, segundo nota ao blog. “Desse total, R$ 138.220,79 (cento e trinta e oito mil duzentos […]
A prefeitura de Tabira, través da Secretaria Municipal da Fazenda, repassou no dia 19 de novembro o valor de R$ 140.453,43 (cento e quarenta mil quatrocentos e cinquenta e três reais e quarenta e três centavos), à Câmara de vereadores, segundo nota ao blog.
“Desse total, R$ 138.220,79 (cento e trinta e oito mil duzentos e vinte reais e setenta e nove centavos) é o valor referente à transferência duodecimal para a Câmara de Vereadores referente ao mês de agosto. O valor de R$ 2.232,64 (dois mil duzentos e trinta e dois reais e sessenta e quatro centavos) é referente ao repasse do pagamento dos inativos da Câmara de Vereadores de Tabira”, diz a nota.
Segundo o Secretário da Fazenda Afonso Amaral, o município enfrenta grande dificuldade financeira, mas está cumprindo com o repasse integral dos vereadores. “Pode até faltar dinheiro para outras despesas correntes, porém o valor destinado à Câmara é imprescindível”, garantiu.
Você precisa fazer login para comentar.