Prefeitos capitalizam com agenda de Paulo Câmara no Sertão
Por Nill Júnior
A agenda ligada a autorização de rodovias estaduais pelo governador Paulo Câmara também serviu para que prefeitos aliados capitalizassem politicamente.
Nesse tema, os gestores buscaram aproveitar ao máximo a agenda para externar proximidade com o governador ou relação direta com o pleito.
Algumas também renderam disputa de paternidade política. A PE-365, por exemplo, entre Serra Talhada e Triunfo, foi comemorada pelo Deputado Federal Sebastião Oliveira e os prefeitos Luciano Bonfim, de Triunfo, e Irlando Parabólicas, de Santa Cruz da Baixa Verde. Mas até o ex-prefeito Luciano Duque comemorou o anúncio, agradecendo a Fernando Monteiro, Fernandha Batista e Paulo Câmara. “Por várias vezes revindiquei a via”.
Em Flores, Marconi Santana comemorou a visita do governador à PE-337, que era muito cobrada pela população. Ângelo Ferreira chegou a fazer uma nota de agradecimento pela requalificação da PE 265.
Mas os prefeitos de cidades contempladas com vias hoje no hall das estradas vicinais que irão virar rodovias estaduais asfaltadas pareciam pintos no lixo.
É o que se pode dizer de Anchieta Patriota e Sandrinho Palmeira (PE 380), Zeinha Torres (PEs 282 e 310), Manuca (PE 310), Luciano Torres (PE 283). Esses estamparam registros e agradecimentos nas redes sociais.
Na última quarta-feira (22), os profissionais que compõem as escolas de tempo integral da Rede Municipal de Tabira estiveram reunidos participando de formação pedagógica tendo como foco principal as premissas do ensino integral para a rede. A Rede Municipal de Ensino de Tabira conta seis escolas de tempo integral, o projeto que consiste na formação […]
Na última quarta-feira (22), os profissionais que compõem as escolas de tempo integral da Rede Municipal de Tabira estiveram reunidos participando de formação pedagógica tendo como foco principal as premissas do ensino integral para a rede.
A Rede Municipal de Ensino de Tabira conta seis escolas de tempo integral, o projeto que consiste na formação integral dos estudantes através uma matriz curricular diferenciada no contra turno que articula, de forma interdisciplinar e multidisciplinar, os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular / Formação Geral Básica, com a parte diversificada/Itinerário Formativo, proporcionando aos estudantes a construção de conhecimentos, competências e habilidades.
No município, escolas que ofertam essa modalidade na zona urbana são: Escola Municipal Adeildo Santana Fernandes, Escola Municipal Antônio Nogueira e Escola Municipal José Odano e no Povoado da Borborema a Escola Cônego Luiz Muniz do Amaral.
O encontro teve como público-alvo gestores, coordenadores, professores e monitores que atuam nas escolas que compõem a rede integral de ensino e na ocasião foram debatidas temáticas que incluem a perspectiva de tornar o ambiente escolar solidário, colaborativo e acolhedor com vistas para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes.
Foram debatidos, ainda, temas como currículo, habilidades e conteúdos que estão sendo vivenciados nesse primeiro semestre através da grade de disciplinas ofertadas pelo ensino integral, uma vez que difere das demais escolas da rede.
Por fim, as escolas puderam também apresentar experiências exitosas que já vem realizando dentro das premissas do ensino integral municipal, tais como: Projeto de Saúde e Meio Ambiente vivenciado na Escola Cônego Luiz, Projeto Esporte Letrando coordenado pela professora Socorro Ramalho.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abre seleção pública simplificada para o cargo comissionado de gerente para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). O edital foi publicado nesta terça-feira (07.05) no Diário Oficial e as inscrições seguem até o dia 24.05 na sede da SES, no Bongi, nas sedes das Geres ou pelo e-mail [email protected]. […]
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abre seleção pública simplificada para o cargo comissionado de gerente para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). O edital foi publicado nesta terça-feira (07.05) no Diário Oficial e as inscrições seguem até o dia 24.05 na sede da SES, no Bongi, nas sedes das Geres ou pelo e-mail [email protected]. Os profissionais serão selecionados para atuação durante o período de dois anos.
As Geres são unidades administrativas da Secretaria Estadual de Saúde e foram criadas para atender as especificidades de cada região do Estado. O gerente atua planejando, organizando e coordenando as ações de saúde no âmbito regional, apoiando os municípios da sua área para que haja o fortalecimento das políticas públicas no Estado. As sedes das Geres são nos municípios de Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Goiana. Cada uma das 12 Gerências fica responsável por um determinado número de municípios pernambucano, totalizando todos os 184, mais Fernando de Noronha.
“Desde 2011 os gerentes de Geres são escolhidos por meio de seleção pública simplificada. Essa é uma forma de valorizar os bons quadros da saúde pública de Pernambuco, aqueles com maior experiência e conhecimento técnico. Assim, estamos qualificando a gestão e buscando a melhoria da saúde de acordo com as necessidades de cada região do Estado’, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Os profissionais interessados precisam ter diploma de nível superior; atuação comprovada de, no mínimo, três anos no Sistema Único de Saúde (SUS); e ter ocupado cargo de gestão na área de saúde, no setor público ou privado, por, no mínimo, quatro anos. No ato da inscrição, todos deverão apresentar um plano de gestão para a sua Regional.
O processo seletivo contará com duas etapas. A primeira será por meio de análise curricular e do plano de gestão. O resultado preliminar sairá em 29.05. Os recursos poderão ser impetrados nos dias 30.05, 31.05 e 03.06. O resultado dos recursos e do chamamento para a segunda etapa, por meio de entrevista, sairá em 06.06. As entrevistas serão entre 10.06 e 14.06 – nessa etapa, serão chamados os três primeiros lugares para cada Geres. O resultado final sairá em 20.06. Mais informações estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial, que também está disponível no portal.saude.pe.gov.br.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou ontem (29) o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais referentes ao mês de Outubro. Com o pagamento, serão injetados na economia do município 2,4 milhões de Reais. O pagamento começou ontem com os servidores da Secretaria de Educação. Hoje, receberam aposentados, pensionistas e servidores das Secretarias Municipais […]
Arthur: “Estamos na expectativa do repasse dos recursos para quitar o salário de Outubro dos servidores que atuam em programas cujo custeio é repassado pela União”
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou ontem (29) o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais referentes ao mês de Outubro. Com o pagamento, serão injetados na economia do município 2,4 milhões de Reais.
O pagamento começou ontem com os servidores da Secretaria de Educação. Hoje, receberam aposentados, pensionistas e servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social, Agricultura, Administração, Controle Interno, Cultura e Esportes, Finanças, Infraestrutura, Transportes, Gabinete e Procuradoria.
Na próxima terça (03/11), receberão os servidores da saúde cujos repasses são oriundos exclusivamente dos recursos do município.
Como no mês passado, a prefeitura diz em nota que está previsto para o dia 04 de Novembro, o pagamento dos servidores que respondem por programas custeados pelo Governo Federal, responsável pelo pagamento dos mesmos.
“Estamos na expectativa do repasse dos recursos do Governo Federal, alguns dos quais estão atrasados, para que possamos quitar o salário de Outubro dos servidores que atuam em programas cujo custeio é repassado pela União”, informou o Secretário de Saúde, Artur Amorim.
O Prefeito Djalma Alves (PSB) informou por meio de sua assessoria que, através da Secretaria de Finanças, liberou os pagamentos dos servidores públicos do município durante esta semana. Os funcionários inativos (aposentados e pensionistas), receberam na quarta-feira (23), os ativos, recebem nesta quinta-feira (24). Segundo nota da Secretaria, o planejamento financeiro ajuda a pagar o […]
O Prefeito Djalma Alves (PSB) informou por meio de sua assessoria que, através da Secretaria de Finanças, liberou os pagamentos dos servidores públicos do município durante esta semana.
Os funcionários inativos (aposentados e pensionistas), receberam na quarta-feira (23), os ativos, recebem nesta quinta-feira (24).
Segundo nota da Secretaria, o planejamento financeiro ajuda a pagar o funcionalismo sempre no mês trabalhado.
O ex-presidente Lula não virá mais a Serra Talhada na próxima semana como estava previsto. A informação foi confirmada no encontro de Lula com Danilo Cabral, Humberto Costa, Teresa Leitão, Geraldo Alckimin, Carlos Siqueira e Gleisi Hoffman. O motivo, o momento difícil que o estado tem enfrentado com as chuvas. Durante o encontro em São […]
O ex-presidente Lula não virá mais a Serra Talhada na próxima semana como estava previsto.
A informação foi confirmada no encontro de Lula com Danilo Cabral, Humberto Costa, Teresa Leitão, Geraldo Alckimin, Carlos Siqueira e Gleisi Hoffman.
O motivo, o momento difícil que o estado tem enfrentado com as chuvas. Durante o encontro em São Paulo, que já estava marcado anteriormente, o petista se mostrou muito preocupado com a situação das chuvas no nosso estado e solidarizou com os pernambucanos.
Em decorrência disso, Lula adiou a agenda que estava prevista para acontecer em Pernambuco na próxima semana. A nova data não foi informada. Lula ainda visitaria outras duas cidades.
“O momento agora não é de fazer campanha, mas de juntarmos esforços para ajudar os pernambucanos a superarem esse momento difícil. Lula está muito preocupado com a situação dos pernambucanos”, destacou Danilo Cabral.
Você precisa fazer login para comentar.