Notícias

Prefeito de Carnaíba diz que “a lei permite”, mas deixa pra depois debate sobre sua reeleição

Por Nill Júnior

Veja vídeo, do Portal Pajeú Radioweb: Zé Mário fala dos protestos enfrentados na sua gestão e diz se é ou não candidato à reeleição

O Prefeito de Carnaíba, Zé Mário Cassiano evitou confirmar que já se coloca como candidato à reeleição no município. Foi no Debate das Dez da Rádio Pajeú. Zé Mário, que é do PSB, fez uma avaliação da sua gestão, falou sobre as dificuldades, repasses do Governo Federal e disse ver como positiva a gestão nesse 1 ano e 8 meses.

O Prefeito avaliou também os protestos que enfrentou recentemente como nos casos envolvendo as comunidades de Santa Rosa – no embate com uma fábrica de cimento instalada no município – e recentemente com moradores do Leitão, que fizeram manifestação reivindicando água.

Ele evitou apontar responsabilidades na gestão anterior, do aliado Anchieta Patriota ou na atual gestão. Também não disse haver componente político. “A gente assume a prefeitura com ônus e bônus. Estamos preparados para isso”, limitou-se a dizer.

????????????????????

Sucessão: Perguntado se estaria disposto a disputar a reeleição em 2016, o prefeito evitou falar em candidatura confirmada, afirmando apenas ter o direito legal de ser. “Futuramente a gente discute essa questão. Logicamente o prefeito de primeiro mandato pode concorrer,a lei permite. Mas essa discussão a gente deixa pra depois”.

 Zé Mário também tratou de assuntos ligados à comunidade como saúde, educação, investimentos, obras, ações continuadas da gestão anterior, iniciadas na sua e respondeu às demandas dos ouvintes. O gestor disse por exemplo que já recebeu 30% dos recursos do segundo FEM.

Outras Notícias

Em Brasília, secretário discute parcerias para a Saúde‏

O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, será recebido, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (27), pela secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes, para discutir parcerias entre o Estado e o órgão federal. Entre os temas da pauta estão os credenciamentos dos municípios sertanejos para ampliação do SAMU, o lançamento, em Pernambuco, […]

ses1

O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, será recebido, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (27), pela secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes, para discutir parcerias entre o Estado e o órgão federal.

Entre os temas da pauta estão os credenciamentos dos municípios sertanejos para ampliação do SAMU, o lançamento, em Pernambuco, no mês de julho, do Cartão Nacional de Saúde Digital e o fortalecimento da Telessaúde no Estado. Além disso, Iran Costa elaborou apresentação sobre o cenário e o impacto dos acidentes de moto na rede estadual de Saúde para debater a epidemia do trauma no Brasil.

“Metade dos leitos nas emergências e UTIs que atendem o trauma em Pernambuco estão ocupados com acidentados de moto, que têm um custo que varia entre R$ 80 mil e R$ 120 mil. E essa não é uma realidade apenas do nosso Estado. Ou nos juntamos para enfrentar essa epidemia, ou o Sistema de Saúde, no país inteiro, vai falir e teremos uma das maiores populações de mutilados do mundo”, ressalta o secretário estadual de Saúde.

CONASS – Durante sua passagem pela capital federal, Iran Costa também participou, na manhã de hoje, no Hotel Nacional, da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), onde foram abordados os protocolos de integração entre os sistemas de informação do Sistema Único de Saúde e a Programação Orçamentária e Financeira de 2015 anunciada pelo Governo Federal na semana passada.

Já na quinta-feira (28), ele participa da Reunião da Comissão Integestora Tripartite, que acontece na sede da Representação da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, e se encontra com representantes da Universidade de Berlim para discutir a criação, em Pernambuco, de um curso de especialização e de formação de gestores em hospitais públicos.

Até mesa para Unidade de Saúde é festejada como importante conquista no Pajeú

Por Anchieta Santos Em tempos de crise, vale qualquer registro de ação para enaltecer o governante. Na cidade paraibana de Oliveira dos Brejinhos no sul da Bahia o prefeito Clériston Ferrugem reuniu a equipe e convidou o povo para inaugurar um “quebra-molas” no Povoado de Flora. Em Tuparetama o Prefeito Sávio Torres no atual mandato, […]

Por Anchieta Santos

Em tempos de crise, vale qualquer registro de ação para enaltecer o governante. Na cidade paraibana de Oliveira dos Brejinhos no sul da Bahia o prefeito Clériston Ferrugem reuniu a equipe e convidou o povo para inaugurar um “quebra-molas” no Povoado de Flora.

Em Tuparetama o Prefeito Sávio Torres no atual mandato, incluiu a entrega de uma “fossa” na programação de inaugurações e agora o fato que chama a atenção vem de Solidão.

O Prefeito Djalma Alves está sendo festejado nas redes sociais pela aquisição de “uma mesa e 10 bancos” para o refeitório da Unidade Mista de Saúde.

A importância da mesa é tanta que valeu foto e comemoração com postagem nas redes sociais. Em tempo de vacas magras, quebra-molas, fossa e mesa são entregues com festa em alguns municípios.

Humberto Costa diz que PT não tem compromisso com o PSB para 2020

Inaldo Sampaio/Coluna Fogo Cruzado O senador Humberto Costa (PT) disse a um “pool” de emissoras de rádio do Agreste que o fato de o PT estar participando dos governos de Geraldo Júlio (Prefeitura do Recife) e de Paulo Câmara (Governo do Estado) não o obriga a marchar com o candidato do PSB nas eleições do […]

Foto: Roberto Stuckert Filho

Inaldo Sampaio/Coluna Fogo Cruzado

O senador Humberto Costa (PT) disse a um “pool” de emissoras de rádio do Agreste que o fato de o PT estar participando dos governos de Geraldo Júlio (Prefeitura do Recife) e de Paulo Câmara (Governo do Estado) não o obriga a marchar com o candidato do PSB nas eleições do próximo ano.

Segundo ele, o debate sobre 2020 “vai ter que ser feito pelo PT”, primeiro, internamente, discutindo a própria estratégia que for tirada de nível nacional, e depois, com os partidos aliados.

“Acho que, no momento adequado, até o final de ano, logo depois que tivermos a renovação da nossa direção, devemos começar a discutir com nossos aliados esse processo de ocupação das administrações municipais”, afirmou.

De fato, no acordo que fez com o PSB em 2018 para apoiar a reeleição do governador Paulo Câmara, o PT deixou 2020 fora do pacote.

A troca foi a mais pragmática possível: o PT apoiaria Paulo Câmara e o PSB apoiaria a reeleição de Humberto Costa, colocando-o na chapa majoritária da Frente Popular. A aliança deu certo e os dois se elegeram.

Agora, mesmo que o PT sonhe com candidato próprio à prefeitura do Recife, a fim de não deixar o “lulismo” morrer em Pernambuco, isso dificilmente ocorrerá.

Por que? Primeiro, porque o PT ocupa a Secretaria de Agricultura no governo Paulo Câmara, além de diversos cargos no governo Geraldo Júlio, e não pretende botar fora esses espaços. Em segundo lugar, porque seu único nome competitivo, Marília Arraes, só seria candidata numa aliança com o PSB, algo que ela descarta por completo.

Além do mais, até as pedras de Fazenda Nova sabem que o PSB já definiu o seu candidato à prefeitura do Recife, que é o deputado federal João Campos, e quem se recusar a apoiá-lo será expulso da Frente Popular.

Ou alguém esquece de que o DEM e o PSDB foram expulsos da Frente Popular em 2016 porque não quiseram apoiar a reeleição do prefeito Geraldo Júlio? O DEM marchou com Priscila Krause e o PSDB com Daniel Coelho. Portanto, todo cuidado é pouco!

Chico Pedrosa é cidadão pernambucano

Em solenidade nesta terça (10), a Alepe concedeu o Título de Cidadão Pernambucano ao poeta Francisco Pedrosa Galvão, o Chico Pedrosa, por indicação do deputado Waldemar Borges (PSB). O paraibano de Guarabira estabeleceu-se em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, em 2013, onde vive desde então. Grande contador de histórias, é um dos maiores expoentes […]

Em solenidade nesta terça (10), a Alepe concedeu o Título de Cidadão Pernambucano ao poeta Francisco Pedrosa Galvão, o Chico Pedrosa, por indicação do deputado Waldemar Borges (PSB).

O paraibano de Guarabira estabeleceu-se em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, em 2013, onde vive desde então. Grande contador de histórias, é um dos maiores expoentes contemporâneos da poesia nordestina, com sete livros, nove CDs e inúmeros cordéis lançados.

“Em sua memória, que é viva e rica em detalhes, carrega a ancestralidade sertaneja, interpretando tudo o que viu e viveu na vida”, destacou o parlamentar ao propor a honraria. “É uma questão inegável de reconhecimento.” O encontro contou com a presença do deputado Tony Gel (PSB).

Marconi Santana forma base de apoio em Afogados da Ingazeira

Afogados da Ingazeira recebeu, na quarta-feira (9), o pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana para um encontro voltado à escuta popular. Sob o lema “Conversando com o povo, ouvindo Pernambuco!”, o político reuniu representantes de diversos setores da sociedade local para dialogar sobre demandas e desafios da região. Durante a visita, Marconi destacou a importância […]

Afogados da Ingazeira recebeu, na quarta-feira (9), o pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana para um encontro voltado à escuta popular.

Sob o lema “Conversando com o povo, ouvindo Pernambuco!”, o político reuniu representantes de diversos setores da sociedade local para dialogar sobre demandas e desafios da região.

Durante a visita, Marconi destacou a importância do contato direto com o eleitorado. “Cada diálogo reafirma que há um Sertão que se desperta e busca mudança”, afirmou o pré-candidato, ao comentar sobre as conversas mantidas com moradores e lideranças locais.

Entre os presentes estavam comerciantes, educadores, representantes de associações comunitárias e lideranças políticas da região.

Segundo a equipe do pré-candidato, a diversidade do público reflete o interesse crescente pelas propostas que ele pretende apresentar à Assembleia Legislativa.

Marconi ressaltou que o objetivo da pré-campanha é ouvir a população para construir propostas sintonizadas com as necessidades do interior do estado. “A força da nossa caminhada está na voz do povo”, afirmou.

Um dos destaques foi a presença do Tenente Gleidson,  candidato a vereador nas últimas eleições e suplente de vereador.  Uma das articuladoras do encontro foi Madalena Britto,  afogadense e Secretária de Saúde de Flores. Veja imagens: