Notícias

Prefeita no muro atrapalha em Arcoverde

Por Nill Júnior

Blog do Magno

Em Arcoverde, o ex-prefeito Zeca Cavalcanti, candidato do PTB, fechou a chapa com Eduíno Filho, filho do ex-vereador e ex-deputado Eduíno Brito, na vice.

Corre solto enquanto os dois pré-candidatos que disputam a preferência do apoio da prefeita – o delegado Israel Rubis, do (PR), e a vereadora Cybele Roa (Podemos) – estão perdendo tempo e sendo embromados por Madalena.

Sem ter a certeza quanto ao nome mais competitivo, Madalena usa o Covid como pano de fundo para ficar em cima do muro. Está literalmente “empurrando com a barriga” a sua escolha.

Rubis e Cibely não sabem se marcham sozinhos ou assumem o desgaste da atual gestão, marcada pela impopularidade. As plataformas das duas candidaturas são muito heterogêneas, conflitantes e envolvem bastante um componente difícil de administrar, chamado vaidade. Enquanto as negociações continuam, Zeca segue solto, firme e à frente.

Outras Notícias

Tuparetama: Câmara acolhe requerimento que destina apoio a estudantes de baixa renda

A Câmara de Vereadores de Tuparetama aprovou nesta segunda-feira (17), em sessão ordinária realizada às 8h da manhã – novo horário utilizado para as reuniões – um requerimento do vereador Danilo Augusto, presidente da Casa, para Projeto de Lei destinando 10% da arrecadação do ISSQN – Imposto sobre serviços de qualquer natureza – para bolsas […]

A Câmara de Vereadores de Tuparetama aprovou nesta segunda-feira (17), em sessão ordinária realizada às 8h da manhã – novo horário utilizado para as reuniões – um requerimento do vereador Danilo Augusto, presidente da Casa, para Projeto de Lei destinando 10% da arrecadação do ISSQN – Imposto sobre serviços de qualquer natureza – para bolsas estudantis, parciais ou integrais, a alunos de cursos técnicos ou superiores, oriundos de famílias de baixa renda.

“O requerimento apresentado e acolhido na Câmara com aprovação da maioria é o primeiro passo para auxiliar tantos jovens do município que desejam continuar seus estudos, técnicos ou superiores, e não o fazem por falta de condições financeiras – explicou o vereador Danilo – agora aguardamos o projeto do Executivo para que sejam definidas na forma da lei os critérios e condicionalidades para que esse requerimento torne-se realidade.” A informação é do blog do Marcello Patriota.

PGE-PE altera datas das provas do concurso para procurador do Estado

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) alterou a data de aplicação das provas do concurso para preenchimento de dez vagas de procurador do Estado e formação de cadastro de reserva. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nos dias 24 e 25 de março, respectivamente. Portaria conjunta da PGE e Secretaria de Administração […]

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) alterou a data de aplicação das provas do concurso para preenchimento de dez vagas de procurador do Estado e formação de cadastro de reserva. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nos dias 24 e 25 de março, respectivamente. Portaria conjunta da PGE e Secretaria de Administração (SAD)  determinando a publicação do edital e a alteração das datas das provas foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco neste sábado (20) e está disponível no site da PGE-PE.

A instituição decidiu adiar em uma semana as provas para evitar que o exame, inicialmente marcado para 17 e 18 de março, coincidisse com a segunda fase do concurso para o cargo de defensor público do Estado de Pernambuco, o que impediria muitos candidatos de participar dos dois certames.

O concurso para procurador do Estado é realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições, no valor de R$ 210,00, serão realizadas de 23 de janeiro a 2 de fevereiro no site www.cespe.unb.br. Das dez vagas oferecidas, uma é reservada a pessoa com deficiência.

O certame terá três fases, todas realizadas no Recife. A primeira é uma prova objetiva de cem questões, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa é uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, que consistirá na elaboração de um parecer de até 60 linhas e de uma peça processual de até 90 linhas sobre o tema apresentado. As provas objetiva e subjetiva terão duração de cinco horas, cada.

O conteúdo inclui conhecimentos sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direito Civil e Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Penal, Direito Financeiro, Direito Previdenciário, e Direito Ambiental.

A terceira fase da seleção é a avaliação de títulos, de caráter classificatório. Entre os títulos a contar pontuação estão: pós-graduação em nível de doutorado, mestrado ou especialização; título de professor em Direito havido em concurso público; livro, de autoria individual, no âmbito da ciência jurídica; trabalhos publicados em periódicos especializados; arrazoados forenses; e exercício, por mais de um ano, de cargo, emprego ou função de natureza jurídica em entidades públicas, inclusive cargos em comissão e empregos temporários.

O resultado final está previsto para ser divulgado em 29 de junho. O prazo de validade do concurso é de dois anos a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

O certame é executado pelo Cebraspe, sob a supervisão de Comissão Coordenadora formada por procuradores do Estado e com participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Procuradoria – Criada pela Lei Complementar nº 02, de 20 de agosto de 1990, a PGE-PE é o órgão responsável pela representação judicial do Estado de Pernambuco e de suas autarquias, pela consultoria jurídica ao Poder Executivo e pela promoção da cobrança da dívida ativa. Este é o sexto concurso para procurador realizado na instituição.

A PGE-PE conta atualmente com 169 procuradores na ativa distribuídos nas quatro Procuradorias especializadas no Recife (Consultiva, do Contencioso, da Fazenda Estadual e de Apoio Jurídico-Legislativo ao Governador), nas Regionais de Caruaru, Petrolina, Arcoverde e Brasília e nas Sub-Regionais de Garanhuns e Salgueiro.

Prefeitura de Ingazeira formaliza adesão ao Selo UNICEF

A Prefeitura de Ingazeira, sob a gestão do prefeito Luciano Torres, anunciou a adesão oficial ao Selo UNICEF, iniciativa que reconhece o esforço de municípios na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Com a adesão, o município se compromete a implementar ações voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, à educação, à […]

A Prefeitura de Ingazeira, sob a gestão do prefeito Luciano Torres, anunciou a adesão oficial ao Selo UNICEF, iniciativa que reconhece o esforço de municípios na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Com a adesão, o município se compromete a implementar ações voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, à educação, à proteção contra a violência e à promoção da participação infantil na comunidade.

“A nossa gestão está empenhada em construir um ambiente mais acolhedor e seguro para nossas crianças e adolescentes. Acreditamos que, investindo em suas vidas, estamos garantindo um futuro de oportunidades e esperança para toda a sociedade”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Iara Pires.

O prefeito Luciano Torres destacou a parceria com o UNICEF e agradeceu pelo apoio. “Essa adesão é um passo fundamental para que possamos ampliar as ações de proteção e promoção dos direitos das nossas crianças, fortalecendo as políticas públicas voltadas para eles”, declarou.

A iniciativa integra o conjunto de políticas públicas da administração municipal com foco na garantia de direitos e na promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Ilma Valério diz que fechou prazo de filiação com saldo positivo

A pré-candidata à prefeita, Ilma Valério, que lidera o grupo oposicionista, avalia que fechou o prazo de filiação com saldo positivo, para o pleito de 2024. Além de Gleybson Martins para vice na chapa,  reuniu cinco vereadores de mandato: Neudo da Itã, Matheus Francisco, Juniano Ângelo, Vanderbio e Paulinho da Serra Branca. Na reta final, […]

A pré-candidata à prefeita, Ilma Valério, que lidera o grupo oposicionista, avalia que fechou o prazo de filiação com saldo positivo, para o pleito de 2024.

Além de Gleybson Martins para vice na chapa,  reuniu cinco vereadores de mandato: Neudo da Itã, Matheus Francisco, Juniano Ângelo, Vanderbio e Paulinho da Serra Branca.

Na reta final, a pré-candidata conseguiu apoio do ex-vice prefeito e ex-vereador Jeovane Adriano.

Em Ibitiranga, maior distrito de Carnaíba, aderiram Noquinha, Luiz Alberto, Luiz Tenente e Zé Doido, Clessio da Vidraçaria e Joseilton da sede.

“Não nos movemos pela vaidade do cargo. Isso aqui é um movimento político de quebra de paradigma. Queremos mostrar que o Carnaíbano é capaz. Começando ao mostrar que temos, em nossa terra, uma mulher com os requisitos que um político decente precisa para governar qualquer município: experiência administrativa, honestidade e a humildade para ouvir e respeitar as diferenças. E queremos formar uma equipe repleta de Carnaibanos, secretários, diretores, todos os cargos de liderança, serão ocupados por pessoas da nossa terra”, disse, segundo nota.

“Precisamos deixar claro que não é um movimento de A contra B. Aqui é tudo novo: pré-candidata, nova na política, novas cores”, disse no evento de filiação, realizado na última sexta-feira, no espaço de Clessio.

Defesa de LW diz que ingressou com embargos e liminar no TSE

Segundo defesa, vacância de cargo ainda não se constituiu Por André Luis Apesar do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), já ter tornado público o acórdão que anulou a eleição de Arcoverde, em contato a redação do blog, o advogado da coligação de Wellington Maciel, Edilson Xavier, informou que ainda é cedo para dar como […]

Segundo defesa, vacância de cargo ainda não se constituiu

Por André Luis

Apesar do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), já ter tornado público o acórdão que anulou a eleição de Arcoverde, em contato a redação do blog, o advogado da coligação de Wellington Maciel, Edilson Xavier, informou que ainda é cedo para dar como certo a vacância do cargo de prefeito no município – o que faria com que o presidente da Câmara dos vereadores, Weverton Siqueira, o Siqueirinha, assumisse a cadeira.

Segundo o advogado, ainda não foi publicado no Diário Oficial e nem o prefeito, como também o presidente da Câmara receberam nenhuma comunicação.

Siqueirinha, inclusive, preside normalmente a sessão do Legislativo de Arcoverde desta segunda-feira (22).

Ainda segundo Edilson “os novos advogados do prefeito Wellington, em Brasília, ainda não foram notificados do acórdão, conforme determina o código eleitoral e as resoluções do TSE”. 

Ele ainda destaca: “veja que estão sendo opostos embargos declaratórios, que suspendem o julgado, até nova decisão do TRE, e ao mesmo tempo, está sendo impetrado um pedido de liminar ao ministro presidente do TSE, além do recurso especial ao tribunal superior eleitoral”, pontuou.