Notícias

Polícia prende “quadrilha dos trilhos” em Carnaíba

Por Nill Júnior

Cinco homens foram presos nesta quarta-feira (12), suspeitos de envolvimento no furto de trilhos de aço da linha férrea da antiga Rede Ferroviária (RFFSA).

Policiais do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) encontraram os suspeitos no Sítio Malhada Grande, na zona rural da cidade de Carnaíba. Segundo a polícia, o efetivo foi acionado pela Central de Operações.

Ao chegar no local indicado, o policiamento teria flagrado o grupo tentando desatolar um caminhão, que se encontrava carregado com 56 trilhos da linha férrea, que teriam sido furtados da localidade.

As peças tinham, aproximadamente, 12 metros e pesam, em média, 500 kg cada. A quadrilha foi detida no local.

De acordo com a Polícia Militar, um dos integrantes é reincidente na mesma prática criminosa. Dois dos membros foram presos por auxiliar na subtração dos trilhos.

O quarto suspeito detido afirmou que seria ‘apenas’ o motorista do caminhão, e teria sido contratado para receber R$ 15 mil pelo transporte da carga até São Paulo. O quinto homem seria seu ajudante.

Após ser dada voz de prisão, os suspeitos foram levados à delegacia de Polícia Civil, juntamente, com todo o material apreendido, para fossem adotadas as medidas legais cabíveis.

Outras Notícias

Promotor potiguar que atua no Pajeú garante: não houve chuva de 350 mm no RN

O promotor Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, que atua no Pajeú, mas é natural da cidade de Almino Afonso (RN) garantiu ao blog que não procede as informações de blogs da área indicando chuvas acima de 200 milímetros. Ontem, este blogueiro negou pela manhã a informação a um ouvinte que perguntara da tal super chuva, pois […]

O promotor Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, que atua no Pajeú, mas é natural da cidade de Almino Afonso (RN) garantiu ao blog que não procede as informações de blogs da área indicando chuvas acima de 200 milímetros.

Ontem, este blogueiro negou pela manhã a informação a um ouvinte que perguntara da tal super chuva, pois o balizamento para aferir tal possibilidade geralmente é feito pegando a média dos últimos cem anos na região. E não há registro  de nada parecido na história.

Mais tarde, entretanto, leitores do blog encaminharam links de sites da região informando as precipitações em Almino Afonso e Patú. O Sociedade Ativa destacou: Chuva de 270 mm deixa açudes sangrando em Patú (RN), com direito a vídeo demonstrando o resultado do temporal.

O site tem boa linha editorial e hoje destacou mais chuvas no RN, em precisamente 76 municípios, noticiando precipitações de mais de 100 milímetros em algumas cidades, a destacar Viçosa, no Oeste, com 164,2 mm. O relato de 270 mm é feito pelo próprio morador do Sítio Saco, dando conta do registro.

Já a informação da chuva de 350 milímetros (um dilúvio digno de fim de mundo) foi creditada ao correspondente do Correio do Seridó, Paulo Júnior, com a manchete: “Chove 350 milímetros em Almino Afonso”, informando ser do correspondente Paulo Júnior a confirmação do fato.

“Sou natural de Almino Afonso, RN. Posso afirmar que não houve chuva de 350 mm. Há muita desinformação dos meios de comunicação”, disse o promotor.

Dr Aurinilton confirma que choveu bem na região, mas no alto oeste potiguar não há registro oficial de chuvas que tenham chegado sequer a 200 mm. Como concordam blogueiro e promotor, uma chuva de mais de 300 mm teria proporções catastróficas para a pequena cidade do interior do RN.

Jovem morre entre Afogados e Ingazeira

Na tarde deste domingo (24), o afogadense conhecido como Fabiano Silva, de apelido “Darcinha”, idade não informada, morreu de acidente de moto. Ele morava no São Braz, mais tinha residência em um sítio no caminho da cidade de Ingazeira, também no Pajeú. Ele teria perdido o controle da moto e faleceu no local. A PE […]

Na tarde deste domingo (24), o afogadense conhecido como Fabiano Silva, de apelido “Darcinha”, idade não informada, morreu de acidente de moto.

Ele morava no São Braz, mais tinha residência em um sítio no caminho da cidade de Ingazeira, também no Pajeú.

Ele teria perdido o controle da moto e faleceu no local. A PE 283 é conhecida por trechos muito sinuosos. Ainda não há mais detalhes sobre se isso ou outra causa motivou o acidente. Imagem ilustrativa. 

Reconstruir a educação é um enorme desafio, aponta Teresa

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), coordenadora nacional do Setorial de Educação do PT, relatou o árduo trabalho que o governo Lula enfrenta para reconstruir a educação pública do Brasil após os sistemáticos ataques promovidos pelas gestões anteriores. “O desafio do Ministério da Educação [MEC] é imenso. Atacado do ponto de vista do corte orçamentário e […]

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), coordenadora nacional do Setorial de Educação do PT, relatou o árduo trabalho que o governo Lula enfrenta para reconstruir a educação pública do Brasil após os sistemáticos ataques promovidos pelas gestões anteriores.

“O desafio do Ministério da Educação [MEC] é imenso. Atacado do ponto de vista do corte orçamentário e em todos os níveis: da educação infantil à superior. E atacada por uma política que trouxe o traço do obscurantismo, do negacionismo”, disse a senadora, em entrevista ao Jornal PT Brasil.

Teresa lembrou que, apenas na gestão Bolsonaro, o MEC teve cinco ministros dos mais variados estilos, mas com uma coisa em comum: nenhum deles teve o desenvolvimento da educação pública como prioridade.

“Tivemos desde [ministros] ideológicos, que tinham em Olavo de Carvalho a sua inspiração, até pastores que negociavam verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a troco de barra de ouro”, elencou a senadora.

Durante a entrevista, a senadora reforçou o fato de a educação básica no país ser composta por 82% de trabalhadoras. Assim, segundo ela, é necessário debater como as mulheres se veem dentro do espaço estratégico da educação e como elas foram impactadas pelo recente descaso promovido.

“Foi um desmonte muito grande das políticas que vinham sendo desenvolvidas e do próprio papel da educação: não houve diálogo com os municípios, não houve diálogo com os setores da sociedade, o Fórum Nacional de Educação foi extinto, o Conselho Nacional de Educação deixou de ser um conselho de Estado e passou a ser um [conselho] de governo”, apontou.

Teresa Leitão teve papel fundamental na elaboração do programa de governo na área da educação. Ela foi uma das coordenadoras executivas da equipe de transição na área.

Planejamento com o atual ministro

No trabalho de reconstrução do MEC, a senadora relatou o fato de estar em constante contato com Camilo Santana, atual ministro da Educação do governo Lula. Para ela, um dos “gargalos” que precisam ser enfrentados é a avaliação e redirecionamento do Plano Nacional de Educação.

A senadora explicou que é fundamental ter a participação popular no processo. “A gente espera que seja revisto da forma como foi formulado: através das conferências municipais, estaduais e a grande conferência nacional de educação”, disse.

Outra preocupação é a novo ensino médio, reformulado durante a gestão Michel Temer e implementado na gestão anterior. A equipe de transição, explicou Teresa, apontou a necessidade de revogação dessa modalidade em vigor, mas a partir de um diálogo, já que o novo sistema já vem sendo implementado. “Teremos que trocar o pneu com carro andando”, resumiu.

De acordo com a senadora, o ministro Camilo Santana sinalizou com a possibilidade de constituição de um grupo de trabalho para avaliar a situação.

“Precisamos avaliar com rapidez o que tem sido feito para não termos os efeitos negativos amplificados. Precisamos parar logo para que o ensino médio possa cumprir a sua função”, declarou.

Flores: Contas de 2017 foram aprovadas com ressalvas

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco emitiu parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores de Flores a aprovação com ressalvas das contas do exercício financeiro de 2017 da gestão do prefeito Marconi Santana. O julgamento aconteceu no dia 21 de novembro e foram aprovadas por unanimidade pelos membros da Primeira Câmara. O […]

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco emitiu parecer prévio recomendando à Câmara de Vereadores de Flores a aprovação com ressalvas das contas do exercício financeiro de 2017 da gestão do prefeito Marconi Santana.

O julgamento aconteceu no dia 21 de novembro e foram aprovadas por unanimidade pelos membros da Primeira Câmara.

O ano foi o primeiro desse ciclo de gestão de Marconi, após sua reeleição em 2016, quando bateu a então prefeita Soraya Murioka. O prefeito ainda tem direito a disputar uma reeleição.

 

Serra: Projeto Serra Esportiva segue com inscrições abertas

A Secretaria de Esportes e Lazer de Serra Talhada informa que estão abertas até o dia 07 de março as inscrições para o Projeto Serra Esportiva. O projeto vai movimentar todo o primeiro semestre em Serra Talhada, com a realização de doze competições, incluindo os Jogos da Juventude, Copa Municipal de Futebol, campeonatos municipais de […]

A Secretaria de Esportes e Lazer de Serra Talhada informa que estão abertas até o dia 07 de março as inscrições para o Projeto Serra Esportiva.

O projeto vai movimentar todo o primeiro semestre em Serra Talhada, com a realização de doze competições, incluindo os Jogos da Juventude, Copa Municipal de Futebol, campeonatos municipais de handebol e basquete, festival de lutas e a Corrida de Lampião, que acontece no encerramento do projeto.

Os atletas e equipes interessadas em participar dos jogos, devem procurar a Secretaria de Esportes e Lazer, localizada na Rua Padre Ferraz, 252, Nossa Senhora da Penha, das 08h às 17h. As inscrições estão abertas para os Jogos da Juventude, que reunirão competições de futsal, handebol, futebol, voleibol, atletismo, xadrez e badminton; Copa Municipal de Futebol, Festival de Lutas, Campeonato Municipal de Futsal e Campeonato de Handebol.

O Congresso Técnico Escolar dos Jogos da Juventude acontecerá no dia 09 de março, na Câmara de vereadores, às 9hs. Já no dia 12 de março será o Congresso Técnico da Copa  Municipal de Futebol, também a partir das 09h, na Câmara de vereadores. A  copa vai acontecer de março a junho, com a participação de atletas na faixa etária de 17 a 45 anos. O regulamento geral já foi divulgado e está disponível no site da Prefeitura de Serra Talhada (www.serratalhada.pe.gov.br) e na Secretaria de Esportes e Lazer.

A abertura oficial do Projeto Serra Esportiva será no dia 16 de março, a partir das 18h30, no Ginásio Egídio Torres de Carvalho.