Notícias

PMDB adiou para março reunião que discutiria saída do governo, diz Raupp

Por Nill Júnior
O vice-presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (Foto: Moreira Mariz/Ag.Senado)
O vice-presidente do PMDB, senador Valdir Raupp
(Foto: Moreira Mariz/Ag.Senado)

O vice-presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmou nesta terça-feira (20) ao G1 que o partido decidiu adiar para março de 2016 o congresso nacional extraordinário que faria em novembro deste ano para, entre outros assuntos, discutir o eventual rompimento com o governo Dilma Rousseff. A direção peemedebista aproveitará a convenção nacional da legenda, agendada para março, para tratar do fim da aliança com o PT.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem defendido o fim da aliança com o PT desde querompeu oficialmente com o Palácio do Planalto, em julho deste ano. Desde então, ele passou a defender abertamente que o PMDB desembarque da gestão petista, entregando os ministérios que comanda atualmente.

Inicialmente, o encontro para tratar da eventual saída do governo estava marcado para agosto, porém, foi transferido para novembro. Na época em que a direção confirmou o primeiro adiamento da reunião, Cunha já havia criticado a cúpula peemedebista, afirmando que o PMDB “empurra com a barriga” a decisão sobre romper com PT.

Segundo Raupp, em vez do congresso extraordinário, o partido vai realizar em novembro apenas um seminário promovido pela Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB. O vice-presidente da legenda justificou o adiamento do encontro a dificuldades logísticas para organizar o evento que deve reunir até 5 mil peemebedebistas.

“Não vai ter mais o encontro deste ano, apenas um seminário da Fundação Ulysses Guimarães. A informação que tive é que não está fácil organizar o encontro [extraordinário do PMDB], até porque tem de juntar de 4 mil a 5 mil pessoas. Eu já fui presidente do PMDB e, realmente, não é fácil organizar encontro assim, tem de ter dedicação”, alegou Raupp.

“Até preocupado com a questão do quórum, o partido preferiu transformar o encontro de novembro em um seminário da fundação e deixar para março do ano que vem o encontro nacional, no qual nós comemoraremos os 50 anos de fundação do PMDB”, acrescentou o vice-presidente do partido.

Desde o início do ano, a bancada do PMDB na Câmara – que integra oficialmente a base aliada a Dilma – tem votado de forma independente das orientações do Palácio do Planalto, comandando algumas das principais derrotas da presidente da República no Congresso Nacional.

Outras Notícias

Sertânia inicia ações educativas no trânsito do município

O município de Sertânia equipou e destinou uma das viaturas da Guarda Municipal para cuidar do trânsito da cidade. O ato foi realizado hoje pelo prefeito Ângelo Ferreira e visa realizar um trabalho de segurança e fiscalização nas ruas.  A partir deste mês de fevereiro será promovido um trabalho educativo e informativo para sensibilizar a […]

O município de Sertânia equipou e destinou uma das viaturas da Guarda Municipal para cuidar do trânsito da cidade. O ato foi realizado hoje pelo prefeito Ângelo Ferreira e visa realizar um trabalho de segurança e fiscalização nas ruas. 

A partir deste mês de fevereiro será promovido um trabalho educativo e informativo para sensibilizar a população pelos próximos meses, sobre seu papel importante e seus deveres no trânsito.

“A Guarda Municipal de Sertânia tem, entre suas atribuições, a questão da organização, da fiscalização e da orientação no trânsito, e a gente acaba de equipar um veículo para fazer esse serviço que é tão importante para a organização do trânsito em nosso município”, disse o prefeito Ângelo Ferreira. 

O prefeito esteve acompanhado do secretário Vladmir Cavalcanti, o chefe de Gabinete, Neto Cajueiro, o comandante da GCM, Cláudio Rogério e os GCMs Sílvia Carla e Leonardo Marques e o ex-vereador Rocha.

A ação é referente à municipalização do trânsito, publicada no Diário Oficial da União em 2021, que permite ao município ter autonomia para planejar, organizar e coordenar o seu trânsito, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Após essa ação educativa, Sertânia iniciará a aplicação das leis de trânsito.

Hoje já existe a Central de Videomonitoramento, criada pela Prefeitura para contribuir na identificação e resolução de irregularidades no trânsito. O objetivo é promover melhoria na mobilidade urbana, garantindo mais segurança e fluidez. A municipalização representa um avanço e ajudará no desenvolvimento do município.

Marília Arraes participa da inauguração da Fazenda Esperança, em Primavera

Também estiveram no evento o bispo-auxiliar, Dom Limacêdo, Padre Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese, e Padre Josenildo, da Paróquia Nossa Senhora das Graças A deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), participou, na tarde desta quarta-feira (30), da inauguração da unidade feminina da Fazenda Esperança, no município de Primavera, na […]

Também estiveram no evento o bispo-auxiliar, Dom Limacêdo, Padre Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese, e Padre Josenildo, da Paróquia Nossa Senhora das Graças

A deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), participou, na tarde desta quarta-feira (30), da inauguração da unidade feminina da Fazenda Esperança, no município de Primavera, na Zona da Mata de Pernambuco.

A deputada destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil para a instituição a partir de uma demanda apresentada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e do bispo-auxiliar, Dom Limacêdo. 

“Participei desse momento com muita alegria e satisfação. A Fazenda Esperança é uma das mais antigas e importantes redes de tratamento terapêutico para homens e mulheres dependentes de álcool e outras drogas e é vinculada a Obra Social Nossa Senhora da Glória”, afirma a pré-candidata ao Governo.

Em nota, prefeitura de Sertânia diz que problema mecânico causou acidente em ônibus com atletas

Caso que inspira mais cuidados é de  Carlos Eduardo Alves de Lima, o Lalito, levado para Hospital da Restauração. “A maioria está bem”, diz prefeitura,que garante apoio às vítimas e apuração do episódio A Prefeitura de Sertânia emitiu há pouco nota sobre o acidente com o ônibus que levava a Seleção de Sertânia para  Caruaru, onde disputaria a […]

Caso que inspira mais cuidados é de  Carlos Eduardo Alves de Lima, o Lalito, levado para Hospital da Restauração. “A maioria está bem”, diz prefeitura,que garante apoio às vítimas e apuração do episódio

A Prefeitura de Sertânia emitiu há pouco nota sobre o acidente com o ônibus que levava a Seleção de Sertânia para  Caruaru, onde disputaria a última partida da 3ª fase da 12ª Copa TV Asa Branca de Futsal,  na tarde deste sábado (25), na BR-232, próximo a cidade de Arcoverde.

O Governo inicialmente  lamentou o acidente. “A gestão informa que o micro ônibus, que transportava os atletas, estava com as revisões atualizadas, com documentação em dia e com todos os pneus novos. Ocorreu um problema, provavelmente mecânico”.

Segundo a nota, os pneus traseiros do lado direito se soltaram e chocaram-se com um carro de passeio, que sofreu apenas estrago material, não havendo feridos. “Quanto aos atletas, que seguiam viagem, foram atendidos no Hospital Regional de Arcoverde e a maioria está bem”.

Segundo a prefeitura, a equipe de saúde do Hospital de Sertânia se deslocou até o local para socorrer os acidentados, assim como secretários e funcionários do município.

“O paciente em estado mais grave, porém estável, Carlos Eduardo Alves de Lima, conhecido como Lalito, seguiu em ambulância para o Hospital da Restauração, no Recife, onde será avaliado por equipe médica e fará exames especializados”.

“A Prefeitura de Sertânia reitera o compromisso com toda a população sertaniense e prestará total apoio aos atletas, que seguem em tratamento, pois a recuperação de todos é o mais importante. E vai apurar, em conjunto com os órgãos de trânsito, as causas do acidente”, conclui.

Andreza Romero assume secretaria e abre espaço para volta de Aline Mariano à Câmara

A vereadora do Recife, Andreza Romero (Podemos), vai assumir a Secretaria-Executiva dos Direitos dos Animais do Recife. A parlamentar, que foi a segunda vereadora mais votada do Recife em 2020, atua na causa animal ao lado do marido, o deputado estadual Romero Albuquerque (UB). A pasta já foi comandada por um aliado do parlamentar, Luís […]

A vereadora do Recife, Andreza Romero (Podemos), vai assumir a Secretaria-Executiva dos Direitos dos Animais do Recife. A parlamentar, que foi a segunda vereadora mais votada do Recife em 2020, atua na causa animal ao lado do marido, o deputado estadual Romero Albuquerque (UB).

A pasta já foi comandada por um aliado do parlamentar, Luís Romero, com quem ele disputou numa espécie candidatura coletiva nas últimas eleições. O anúncio da ida de Andreza para o governo João Campos foi anunciada pelo próprio prefeito nas redes sociais.

Detalhe é que com a ida de Andreza para a  pasta, a suplente Aline Mariano reassume mandato na Câmara do Recife. Em novembro, ela havia fechado um ciclo, justamente porque Andreza de Romero (PP) havia entrado em licença maternidade.

À época, foram quase cinco meses de interinidade. Aline chegou a se colocar como candidata a Estadual pelo Progressistas, mas como o partido manteve-se aliado a Danilo Cabral e ela antecipou apoio a Marília Arraes, acabou desistindo do projeto.

Pelo que o blog apurou, o gesto mostra uma reaproximação de Aline com o governo João Campos. Ela deverá compor a base de apoio do prefeito na Câmara de Vereadores.

Danilo Simões no Debate

O pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, é o convidado do Debate das Dez de hoje. O Debate acontece alguns dia após Danilo anunciar que terá o apoio da governadora Raquel Lyra na disputa da prefeitura de Afogados da Ingazeira, como nome da oposição. Danilo responde a perguntas desse jornalista, dos blogueiros da região e dos […]

O pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, é o convidado do Debate das Dez de hoje.

O Debate acontece alguns dia após Danilo anunciar que terá o apoio da governadora Raquel Lyra na disputa da prefeitura de Afogados da Ingazeira, como nome da oposição.

Danilo responde a perguntas desse jornalista, dos blogueiros da região e dos ouvintes.

O Debate vai ao ar às 10h na Rádio Pajeú, dentro do programa Manhã Total.

Você pode ouvir e fazer perguntas sintonizando FM 99,3 e ligando para (87) 3838-1213, pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou no WhattsApp (87) 9-9956-1213.

Ainda pode assistir no Youtube.com/RadioPajeu ou no Facebook.com/RadioPajeu .