Notícias

Pernambuco registra mais 3.686 casos de Covid-19 e 16 mortes

Por André Luis

Com as confirmações deste sábado (5), estado passou a totalizar 848.140 infecções e 21.144 óbitos, registrados desde o início da pandemia.

Pernambuco confirmou neste sábado (5) mais 3.686 casos de Covid-19 e 16 mortes de pessoas com a doença, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com os novos registros, o estado passou a totalizar 848.140 infecções e 21.144 óbitos, registrados desde o início da pandemia.

Do total de novos casos, 19 (0,5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 3.667 (99,5%) são leves, de pessoas que não precisaram ser internadas. Com isso, Pernambuco totalizou 57.736 casos graves da doença e 790.404 leves.

Até este sábado (5), foram realizados 3.612.726 exames para detectar Covid-19 no estado, sendo 9.741 deles nas últimas 24 horas.

Dos 2.177 leitos para pacientes com Srag na rede pública do estado, 45% estavam ocupados neste sábado. Considerando apenas os 1.074 leitos de terapia intensiva, a taxa era de 55%. Já entre os de enfermaria, era de 35% dos 1.103.

Na rede privada, 37% dos 290 leitos para Srag tinham pacientes. Nos de UTI, 54% dos 183 leitos estavam ocupados, enquanto 7% dos 107 de enfermaria tinham pessoas.

Óbitos

As 16 mortes, embora tenham sido confirmadas neste sábado, ocorreram entre 14 de abril de 2021 e a sexta-feira (4). Do total, nove dos óbitos foram de homens e sete, de mulheres. Eles moravam nas seguintes cidades: Camaragibe (1), Garanhuns (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Paulista (1), Petrolândia (1), Petrolina (1), Recife (8), Tupanatinga (1) e Vitória de Santo Antão (1).

Os pacientes tinham entre 39 e 86 anos, sendo um deles de 30 a 39 anos; dois de 40 a 49; três de 50 a 59; quatro de 60 a 69; três de 70 a 79 e outros três com 80 anos ou mais (3).

Do total, 14 tinham uma ou mais doenças preexistentes: doença cardiovascular (7), diabetes (7), doença renal (4), doença respiratória (3), hipertensão (3), câncer (1) e imunossupressão (1). Os demais seguem em investigação.

Outras Notícias

TCE-PE recomenda aprovação das contas de 2022 da Prefeitura de Flores

Nesta terça-feira (6), durante a Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), foi emitido um parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Flores a aprovação com ressalvas das contas de governo da Prefeitura Municipal de Flores referentes ao exercício financeiro de 2022. O processo, de número 231005611, teve […]

Nesta terça-feira (6), durante a Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), foi emitido um parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Flores a aprovação com ressalvas das contas de governo da Prefeitura Municipal de Flores referentes ao exercício financeiro de 2022.

O processo, de número 231005611, teve como relator o conselheiro Carlos Neves.

A decisão foi unânime entre os membros da Primeira Câmara. O interessado no julgamento é o prefeito Marconi Santana, responsável pelas contas analisadas.

Eventos corporativos com até 100 pessoas estão liberados no Estado a partir de segunda

Medida ainda não inclui casamentos, batizados, aniversários ou festas. O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento ao novo coronavírus, autorizou a realização de eventos corporativos com limite máximo de 100 pessoas ou com ocupação de até 30%, o que for menor, a partir da próxima segunda-feira (07). A medida vale para todo […]

Medida ainda não inclui casamentos, batizados, aniversários ou festas.

O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento ao novo coronavírus, autorizou a realização de eventos corporativos com limite máximo de 100 pessoas ou com ocupação de até 30%, o que for menor, a partir da próxima segunda-feira (07).

A medida vale para todo o Estado, uma vez que o setor foi incluído na Etapa 6 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19.

Os eventos contemplados nessa fase podem ser realizados por empresas públicas, privadas, organizações sociais ou entidades sem fins lucrativos. Além da limitação de público, outra regra é que os eventos não poderão ultrapassar as 22h. Todos os protocolos serão disponibilizados no site oficial www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

“Dividimos os eventos em corporativos, sociais e culturais. Os eventos sociais, aqueles que têm o objetivo de socialização e comemoração, como casamento, batizado, aniversário, festas, estamos prevendo para a Etapa 9, também com até 100 pessoas ou 30% da capacidade. Já para a Etapa 10, acrescentamos o aumento da capacidade de todos os três tipos de eventos para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento”, explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Na Macrorregião 2, a Geres V, no Agreste – que tem Garanhuns como cidade polo – e na Macrorregião 4, a Geres VIII, com sede em Petrolina, no Sertão, vão para a Etapa 7. Assim, os serviços de alimentação e shopping centers poderão ampliar seu horário de funcionamento para as 22h. Até o momento, os estabelecimentos estão funcionando das 10h às 20h (centros de compras) e das 6h às 20h (alimentação).

Ainda na Macrorregião 4, a Geres IX, que tem como destaque os municípios de Araripina e Ouricuri, avança da Etapa 4 para a 6 nesta segunda. Com isso, serão autorizados os serviços de escritório com 50% da carga, de alimentação com 50% da capacidade, podendo funcionar das 6h até as 22h, além da reabertura de academias de ginástica, feiras, shopping centers e comércio varejista de rua com distanciamento social de 10 metros quadrados para cada cliente. Acontece ainda a volta de 100% do efetivo do comércio e aluguel de veículos, assim como serviços de vistoria. Nas demais Gerências Regionais de Saúde, não haverá avanço das regras de flexibilização na próxima semana.

O Governo de Pernambuco volta a reforçar que o avanço do Plano de Convivência com a Covid-19, a fim de garantir a aplicação de novas regras de flexibilização de atividades econômicas, depende do controle dos dados epidemiológicos registrados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Comércio registra aquecimento de até 50% na semana do aniversário de Serra Talhada 

A programação festiva pelos 171 anos de Serra Talhada proporcionou um aquecimento médio de até 50% nas vendas do comércio local na primeira semana deste mês de maio em relação ao mesmo período de 2019, último ano antes da pandemia.  O levantamento foi realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que registrou movimentação positiva em […]

A programação festiva pelos 171 anos de Serra Talhada proporcionou um aquecimento médio de até 50% nas vendas do comércio local na primeira semana deste mês de maio em relação ao mesmo período de 2019, último ano antes da pandemia. 

O levantamento foi realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que registrou movimentação positiva em todos os segmentos ligados à entidade.

“Queremos agradecer à prefeita Márcia Conrado, em nome de todo o comércio de Serra Talhada, pela grandiosa festa do último dia cinco, que rendeu bons frutos para todo o comércio de nossa cidade. Foi uma semana onde todo o comércio vendeu bem, todos os segmentos associados foram beneficiados, e é isso que a gente precisa, voltar ao normal, retomar os eventos e continuar aquecendo a nossa economia”, afirmou o presidente da CDL, Maurício Melo.  

Somando-se ao aquecimento registrado nas lojas e serviços, houve movimentação positiva no setor de vestuários da Feira Livre e incentivo aos comerciantes do Pátio da Feira, que puderam abrir as portas dos seus quiosques na noite da quinta-feira (05), e aos ambulantes, que foram isentos do pagamento de taxas para comercialização de seus produtos na Lagoa Maria Timóteo durante a festa do aniversário, animada por Fábio Diniz, Luan Estilizado e João Gomes. 

O balanço positivo foi comemorado pela prefeita Márcia Conrado. “Foram dois anos difíceis para o comércio formal e informal, onde não pudemos realizar eventos, mas graças a Deus a vida está voltando ao normal e esse ano tivemos a oportunidade de fazer uma grande festa para celebrar o aniversário de nossa cidade, proporcionando alegria para as pessoas e aquecimento para a economia em geral”, disse a prefeita, que já trabalha na preparação dos festejos juninos para incentivar ainda mais a recuperação da economia da capital do xaxado. 

“Como é importante essa retomada com a volta dos grandes eventos públicos, traz um gás para a economia do município, movimenta muito nossa cidade, principalmente em setores ligados diretamente a esse tipo de evento, como vestuário, beleza, bares, hotéis e serviços diretos e indiretos. Em conversa com os comerciantes, estão todos felizes com as vendas e com as possibilidades de mais investimentos para futuros eventos como São João, por exemplo, todos parabenizando a gestão pela disposição em ajudar nessa retomada”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira.

Diretoria contorna movimento grevista e Afogados FC treina hoje a tarde para jogo com Ibis

Time não apareceu para treinar essa manhã, alegando atraso de salários. Diretoria diz que apenas 14 dias não justificariam movimento Segundo o narrador esportivo Aldo Vidal, falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, a Diretoria do Afogados Futebol Clube se reuniu com atletas e comissão técnica, tentando resolver o imbróglio da ausência no treino […]

Time não apareceu para treinar essa manhã, alegando atraso de salários. Diretoria diz que apenas 14 dias não justificariam movimento

Segundo o narrador esportivo Aldo Vidal, falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, a Diretoria do Afogados Futebol Clube se reuniu com atletas e comissão técnica, tentando resolver o imbróglio da ausência no treino da manhã.

Participaram das conversas o presidente Edygar Xavier, o Tesoureiro Tenente Matias e o Diretor de Marketing, Bruno Chateubriant. A ideia é realizar a movimentação no período da tarde. Só não haverá treino se houver decisão do técnico Evandro Guimarães.

“Todo trabalhador quer receber. Agora, se forem quinze dias, dava pra se chegar a um consenso. Já vi Clube maior atrasando dois, três meses”, disse Aldo Vidal. A ideia é identificar os líderes do movimento. Ainda não se sabe se serão afastados do elenco.

O time então deve treinar normalmente para o jogo contra o Ibis neste sábado. Pela manhã, estourou a notícia de que os atletas não foram treinar essa manhã no estádio Vianão, em preparação para o jogo decisivo, contra o Ibis, que pode valer a chance de escapar do rebaixamento no Pernambucano 2023.

Motivo: os jogadores alegaram o não recebimento dos salários de fevereiro, com data base no último dia 10. O blog apurou que a folha de jogadores e comissão técnica é de pouco mais de R$ 100 mil.

Mas falta dinheiro. Além de parceiros que eram dados como certos e não fecharam com o clube, parceiros que fecharam mas ainda não honraram compromissos e déficit que aumentou com novas contratações, a conta não bate.

Jogadores chegaram a sinalizar que com antecipação de até 50% do saldo devedor, abririam mão da paralisação. O técnico Evandro Guimarães disse buscar contornar a situação. “Estou fazendo o possível para resolver em nome do clube”, disse. Chegou a se ameaçar não entrar em campo sábado contra o Ibis, o que seria catastrófico.

Madalena reforça palanque com apoio de Felipe Carreras

No início da tarde desta sexta-feira (5), a ex-prefeita Madalena Britto (PSB) recebeu o apoio do deputado federal Felipe Carreras (PSB), que está em seu terceiro mandato na Câmara Federal. Além do pré-candidato a vice, Gilsinho,  estiveram presentes os pré-candidatos de todos os partidos que apoiam a pré-candidatura de Madalena (PSB, PDT, PT, PV e […]

No início da tarde desta sexta-feira (5), a ex-prefeita Madalena Britto (PSB) recebeu o apoio do deputado federal Felipe Carreras (PSB), que está em seu terceiro mandato na Câmara Federal.

Além do pré-candidato a vice, Gilsinho,  estiveram presentes os pré-candidatos de todos os partidos que apoiam a pré-candidatura de Madalena (PSB, PDT, PT, PV e PCdoB).

“Felipe chega para avançarmos ainda mais na nossa caminhada para construir a Arcoverde que nosso povo tanto merece e almeja. É um político jovem, de garra, compromissado com o povo interiorano e que traz a experiência de quem trabalhou com os saudosos Miguel Arraes e Eduardo Campos. Carreras vem somar força e construir junto com todos a vitória do povo de Arcoverde”, afirmou Madalena.

Em sua fala, Gilsinho destacou o trabalho que vem sendo feito por Carreras na Câmara Federal e principalmente em cidades do interior do estado.

“Felipe traz para Arcoverde o sentimento de participação, de construção e de esperança para escrevermos uma nova história em nossa cidade”, afirmou.

evocês estão me dando uma oportunidade de poder trabalhar por esse povo e hoje a gente celebra uma parceria para que possamos provocar uma reflexão no povo desta cidade para saber quem realmente tem credibilidade para em primeiro lugar resgatar a autoestima do povo de Arcoverde. E esse nome é Madalena”, disse Carreras.