Notícias

Pernambuco ganha voo direto Petrolina-Salvador

Por Nill Júnior

O Turismo de Pernambuco conquistou mais uma conexão nacional nesta semana. O Aeroporto de Petrolina contará com voo direto para Salvador a partir de 20 de novembro deste ano. A frequência será operada pela companhia aérea Azul de segunda a sábado.

Os voos vão partir da capital baiana à 0h20 com chegada prevista para 1h30 na cidade sertaneja. Já as frequências com partida de Petrolina saem às 2h10 com chegada em Salvador às 3h20.

“O Aeroporto de Petrolina, a partir de novembro, passará a contar com mais uma conexão nacional para oferecer maior comodidade aos seus passageiros. O voo direto para Salvador representa uma grande conquista em busca da recomposição da malha aérea do destino, que é a porta do Vale do São Francisco. Petrolina sentiu a saída da Avianca, e agora ganha este reforço”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Outras Notícias

Bonde do Brasil e Forró do Cupido encerram a Festa de Janeiro 2026 em Iguaracy 

A noite desta segunda-feira, 19 de janeiro, entrou para a memória como um dos momentos mais marcantes do encerramento da programação da tradicional Festa de Janeiro 2026 em Iguaracy. O pátio de eventos ficou lotado para prestigiar uma sequência de apresentações musicais que garantiram animação e muita emoção até os últimos minutos da festa. Abrindo […]

A noite desta segunda-feira, 19 de janeiro, entrou para a memória como um dos momentos mais marcantes do encerramento da programação da tradicional Festa de Janeiro 2026 em Iguaracy. O pátio de eventos ficou lotado para prestigiar uma sequência de apresentações musicais que garantiram animação e muita emoção até os últimos minutos da festa.

Abrindo a noite, a banda Forró do Cupido apresentou um show ousado reunindo cantores já consagrados em grandes bandas nacionais. Uma estrutura profissional, que une talento, experiência e um repertório cuidadosamente elaborado para conquistar tanto o público fiel do forró romântico quanto as novas gerações.

A formação conta com Ricardinho Caju (ex-Noda de Caju), Wanessa Guimarães (ex-Banda Karisma) e Rafael Nyedson (ex-Desejo de Menina), artistas com trajetórias consolidadas e forte identificação com o público. A base musical também é formada por profissionais que já integraram bandas de renome como Calcinha Preta e Mastruz com Leite, garantindo qualidade técnica e consistência sonora. 

O repertório mesclou sucessos consagrados do gênero com músicas inéditas, além de um espetáculo visual enriquecido por um balé formado por ex-bailarinas da Aviões do Forró, trazendo sofisticação e dinamismo ao show.

Na sequência, a atração mais aguardada da noite, a banda Bonde do Brasil, confirmou todas as expectativas e levou o público ao delírio. Não houve quem ficasse parado. Do início ao fim, a multidão cantou, dançou e se emocionou com cada música apresentada, em um verdadeiro espetáculo de energia e interação.

Com mais de uma década de estrada, o grupo acumula CDs, DVDs e projetos especiais, celebrando em 2025 seus 14 anos de carreira. Em Iguaracy, o Bonde do Brasil deu um verdadeiro show. A mistura do forró eletrônico com melodias românticas envolveu o público do começo ao fim.  

Os vocalistas Fernandes Rodrigues, Mylenne Oliveira e Jonhson Souza protagonizaram uma performance vibrante, marcada por carisma, energia e forte interação com a plateia, encerrando a programação com chave de ouro.

A noite também foi marcada por momentos de confraternização. O prefeito Pedro Alves esteve presente ao lado de amigos e diversas lideranças políticas que prestigiaram o evento. Em declaração, o prefeito destacou a satisfação com o resultado da festa: “Estou muito feliz com a participação do público e com a energia que tomou conta da nossa Festa de Janeiro”, afirmou.

Mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, a gestão conseguiu manter dez noites de festa e ainda trazer grandes atrações da música nacional, reforçando o compromisso com a cultura e o lazer da população. 

O secretário de Cultura e Turismo, Marcone Melo, também ressaltou o sucesso do evento, destacando o trabalho da equipe para manter o padrão e a importância da festa como tradição cultural de Iguaracy.

Com grande participação popular e atrações que fizeram história, a Festa de Janeiro 2026 foi encerrada com absoluto sucesso. Para quem esteve presente, ficou a certeza de uma noite inesquecível. Todas as fotos do evento estão disponíveis na nossa página no Facebook.

Previsão de voo em Serra Talhada é para setembro, diz blog

Do Blog do Maciel Rodrigues Parecia haver pressa na previsão de funcionamento do Aeroporto Santa Magalhães em Serra Talhada. A última data não cumprida foi o mês de abril e logo em seguida surgiu a promessa para o próximo dia 15, o que apuramos, não vai acontecer. Em conversa com o Deputado Sebastião Oliveira no […]

Do Blog do Maciel Rodrigues

Parecia haver pressa na previsão de funcionamento do Aeroporto Santa Magalhães em Serra Talhada. A última data não cumprida foi o mês de abril e logo em seguida surgiu a promessa para o próximo dia 15, o que apuramos, não vai acontecer.

Em conversa com o Deputado Sebastião Oliveira no começo da manhã dessa sexta-feira (11), ficamos sabendo que até o dia 30 deste mês estarão sendo concluídas as licitações da cerca e da terraplanagem da faixa de segurança, exigências feitas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Também fomos informados que em junho deverá estar pronta a Estação Meteorológica -EMS — exigência da Azul Linhas Aéreas — para voar monitorada por instrumentos. Por mais segurança, a Azul se recusou a voar somente pelo monitoramento visual.

O ex-secretário de Transportes de Pernambuco nos contou ainda que esteve reunido quarta-feira passada, dia 19, com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dr. Valter Cassimiro, e com representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da ANAC, e essa nova previsão de funcionamento em setembro foi pactuada nesse encontro.

Câmara recebe ministro do Turismo

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, na manhã de hoje, em uma visita de cortesia, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Durante a conversa, realizada no Palácio do Campo das Princesas, Paulo convidou o ministro para a abertura da Fenearte 2015, na próxima quinta-feira. (Blog do Magno)

5O5A0017

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, na manhã de hoje, em uma visita de cortesia, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Durante a conversa, realizada no Palácio do Campo das Princesas, Paulo convidou o ministro para a abertura da Fenearte 2015, na próxima quinta-feira. (Blog do Magno)

Prefeito de Triunfo se reúne com ministro Silvio Costa Filho

O prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, se reuniu nesta sexta-feira (11) com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para tratar de temas estratégicos para o município. O encontro foi divulgado pelo gestor em suas redes sociais e integra uma agenda de articulações em busca de investimentos e parcerias. Durante a reunião, foram […]

O prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, se reuniu nesta sexta-feira (11) com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para tratar de temas estratégicos para o município.

O encontro foi divulgado pelo gestor em suas redes sociais e integra uma agenda de articulações em busca de investimentos e parcerias.

Durante a reunião, foram discutidas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, com destaque para o incentivo à produção de café no município, que vem ganhando visibilidade no cenário nacional.

O turismo, uma das principais atividades econômicas de Triunfo, também esteve na pauta, com foco em iniciativas estruturadoras para o setor.

“Conversamos sobre temas fundamentais para nossa cidade, como o fortalecimento da agricultura familiar, o incentivo à produção do nosso café e ações no turismo. Tenho certeza de que boas notícias virão em breve”, afirmou Luciano Bonfim.

Juíza federal proíbe comemorações do golpe de 1964

A juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara Federal em Brasília, atendeu na tarde desta sexta-feira (29) a um pedido da Defensoria Pública da União e ordenou que as Forças Armadas não realizem comemorações dos 55 anos do golpe militar de 1964. A magistrada considerou que a iniciativa fere o princípio da legalidade porque […]

A juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara Federal em Brasília, atendeu na tarde desta sexta-feira (29) a um pedido da Defensoria Pública da União e ordenou que as Forças Armadas não realizem comemorações dos 55 anos do golpe militar de 1964.

A magistrada considerou que a iniciativa fere o princípio da legalidade porque não se trata de data comemorativa prevista em lei. No último dia 23, o porta-voz da Presidência, Otávio Rego Barros, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa “as comemorações devidas”. Nesta quinta (28), Bolsonaro disse que o objetivo não era “comemorar”, mas “rememorar”.

Ela concedeu uma liminar (decisão provisória) para que as Forças Armadas não fizessem a leitura de texto em referência a 31 de março de 1964, quando teve início a ditadura militar no Brasil que perdurou por 21 anos.

A decisão, no entanto, não terá efeito prático porque a leitura foi realizada nesta manhã no Comando Militar do Planalto, em Brasília. Um dos trechos do texto diz: “As Forças Armadas participam da história da nossa gente, sempre alinhadas com as suas legítimas aspirações. O 31 de março de 1964 foi um episódio simbólico dessa identificação”.

A juíza ordenou que o Ministério da Defesa fosse notificado. A ação, no entanto, ainda será julgada no mérito. Ao final da ação civil pública, se a conclusão for a de que houve ilegalidade, a Justiça pode determinar punições.

A Defensoria argumentou que eventual comemoração fere o princípio da legalidade previsto no artigo 37 da Constituição. Isso porque a lei estipula que uma data só pode ser comemorada se houver lei que a estipule. Além disso, a Defensoria argumentou que comemorar um regime em que pessoas foram perseguidas, torturadas e assassinadas viola a moralidade administrativa.

Para a juíza, realizar comemorações, como a leitura da Ordem do Dia feita nesta sexta, “não é compatível com o processo de reconstrução democrática promovida pela Assembleia Nacional Constituinte de 1987 e pela Constituição Federal de 1988.

“Nesse contexto, sobressai o direito fundamental à memória e à verdade, na sua acepção difusa, com vistas a não repetição de violações contra a integridade da humanidade, preservando a geração presente e as futuras do retrocesso a Estados de exceção. Nesse ponto, ressalte-se que a alusão comemorativa ao 31 de março de 1964 contraria, também, a ordem de manter a educação contínua em direitos humanos, como instrumento de garantia de não repetição, estabelecida em sentença proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos”, disse a juíza.