Notícias

Pedinte é morto a tiros por PM da reserva em Serra Talhada

Por Nill Júnior

Serra Talhada registrou mais um homicídio na noite desse sábado (2). No bairro da Cohab, um homem identificado como Maurício de Almeida Gomes da Cruz, natural de Mirandiba, Sertão Central, foi alvejado com disparos de arma de fogo e morreu na hora.

Segundo informações da Polícia Militar apuradas pelo Farol de Noticias , funcionários da empresa CTV Consórcio, que presta serviços à Compesa, relataram que a vítima e outro homem não identificado teriam invadido o depósito da empresa para furtar fios de cobre.

A reação ao furto partiu de um policial da reserva, de 61 anos, que estava próximo no local, e reagiu com disparos que atingiram Maurício. O outro rapaz conseguiu fugiu.

Ainda segundo a Polícia Militar, a vítima costumava fazer furtos em bairros de Serra Talhada, e deu entrada na delegacia de polícia, no final de julho, por porte ilegal de arma (sem definir se arma branca ou de projéteis) e suspeita de furto.

Este foi o 13º homicídio do ano em Serra Talhada.

Papel do jornalismo

Nas redes sociais, muitos rechaçaram o episódio como “troca de tiros” e afirmaram que a vítima não tinha sequer condições de possuir arma de fogo.

Alguns, inclusive na imprensa, chegaram a comemorar a morte da vítima, um homem negro, pobre, viciado em drogas.

Não se questiona a legítima defesa alegada, que certamente será confirmada pela polícia após trabalho pericial. A abordagem jornalística ignora ao comemorar o perfil social da vítima, com passagem pela polícia por furtos e ações típicas de um viciado em drogas. O debate é muito mais profundo.

Outras Notícias

Márcia Conrado participa de posse na Fiepe que marca anúncio do Senai para Serra Talhada

Nesta segunda-feira, 17 de junho, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, marcou presença na cerimônia de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), realizada no Recife. A entidade passa a ser comandada pelo empresário Bruno Veloso, que assume com um plano robusto centrado em três pilares: Transformação Digital, […]

Nesta segunda-feira, 17 de junho, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, marcou presença na cerimônia de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), realizada no Recife.

A entidade passa a ser comandada pelo empresário Bruno Veloso, que assume com um plano robusto centrado em três pilares: Transformação Digital, ESG (Ambiental, Social e Governança) e Interiorização. Na oportunidade, foi anunciado uma unidade do Senai para a capital do xaxado.

A presença da prefeita Márcia Conrado reforça a importância estratégica de Serra Talhada no projeto de interiorização da Fiepe, anunciado durante a cerimônia. “Estamos ansiosos para a instalação de uma unidade integrada do Sesi, Senai, Fiepe e IEL em Serra Talhada. Isso representa uma grande oportunidade para impulsionar a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico local. Nosso município está preparado para se tornar um polo de referência no Sertão do Pajeú”, afirmou Márcia.

A interiorização das ações da Federação, defendida por Bruno Veloso, busca levar os serviços do Sistema Fiepe para além da capital, atingindo cidades como Serra Talhada, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento do interior de Pernambuco. A nova unidade promete não apenas expandir a presença industrial, mas também fomentar a geração de empregos e promover o crescimento sustentável da região.

Para Márcia Conrado, essa aliança com a Fiepe é um passo fundamental para fortalecer a economia de Serra Talhada, promovendo um desenvolvimento equilibrado e inclusivo, com foco na sustentabilidade. “O foco na transformação digital e nas práticas de ESG está alinhado com a nossa visão de futuro. Serra Talhada está comprometida em adotar práticas que promovam a sustentabilidade e a inovação. Com essa parceria, poderemos oferecer às nossas indústrias locais o suporte necessário para se destacarem e contribuírem ainda mais para a economia pernambucana”, concluiu a prefeita.

A nova diretoria da Federação das Indústrias de Pernambuco é composta também pelos empresários Massimo Cadorin (1º vice-presidente), José Antônio de Lucas Simón (2º vice-presidente) e Renato Cunha (3º vice-presidente). Juntos, eles têm a missão de liderar a federação nos próximos quatro anos, com um olhar atento para as necessidades das indústrias e das comunidades do interior do estado.

Lula a Magno Martins : “nem eu nem comoção por Eduardo decidirão pleito”.

  Ao desembarcar, há pouco, em Petrolina, o ex-presidente Lula não deu entrevistas, mas falou com exclusividade com o jornalista Magno Martins ao programa Frente a Frente, retransmitido por emissoras como a Rádio Pajeú, por telefone. Segundo Magno em seu blog, Lula rechaçou a tese de que a eleição pode ser movida pelo sentimento dos […]

 bbc38259-a907-4c16-b65e-9895a7b8baab

Ao desembarcar, há pouco, em Petrolina, o ex-presidente Lula não deu entrevistas, mas falou com exclusividade com o jornalista Magno Martins ao programa Frente a Frente, retransmitido por emissoras como a Rádio Pajeú, por telefone.

Segundo Magno em seu blog, Lula rechaçou a tese de que a eleição pode ser movida pelo sentimento dos pernambucanos com a perda de Eduardo Campos, que provocou uma profunda comoção, ou pelo reconhecimento como presidente da República, que muito fez em favor do Estado. “Não será nenhuma coisa nem outra. O povo pernambucano vai escolher o candidato mais preparado para governar o Estado, que é o Armando”, disse.

Quanto ao crescimento de Marina, que já empata com Dilma no primeiro turno e ganha no segundo turno, Lula disse que a candidata do PSB já foi competitiva em 2010 e que não iria tratá-la com desdém, mas ressaltou que, neste momento, Dilma está mais preparada para resolver os problemas brasileiros.

Mesmo assim, fez uma ponderação: “Em eleição a gente corre risco quando está com 100% ou zero. Por isso, prefiro recorrer ao velho ensinamento da política, de que eleição é igual a mineração, a gente só sabe do resultado após a apuração”. Lula participa, neste momento, de uma carreata em Petrolina ao lado do candidato a governador pelo PTB, Armando Neto, e do candidato a senador, João Paulo, além do senador Humberto e do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB).

Dilma e Olívio Dutra divergem sobre “plano B” à candidatura de Lula

Do Congresso em Foco O ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, e a presidente cassada, Dilma Rousseff, deram declarações divergentes sobre um possível “plano B” à candidatura de Lula à Presidência nesta segunda-feira (22). Ao participar de manifestação na Vila Campesina, na capital gaúcha, Dutra afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo […]

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Do Congresso em Foco

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, e a presidente cassada, Dilma Rousseff, deram declarações divergentes sobre um possível “plano B” à candidatura de Lula à Presidência nesta segunda-feira (22). Ao participar de manifestação na Vila Campesina, na capital gaúcha, Dutra afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que “o campo democrático e popular já tinha que ter vindo construindo alternativas”, mas afirmou que o foco no momento é o julgamento de Lula. Já Dilma afirmou que a discussão sobre um “plano B” a Lula é uma “tentativa de mascarar o golpe”, comparável aos pedidos para que ela renunciasse antes de sofrer o processo de impeachment em 2016. O julgamento do recurso em segunda instância da condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro está marcado para esta quarta-feira (24).

Dutra afirmou ao Estadão que as manifestações não giram apenas ao redor do apoio ao ex-presidente Lula, “mas pelo resgate da democracia”. Questionado sobre um nome alternativo ao petista, o ex-governador gaúcho afirmou que a questão no momento é o julgamento, voltando o foco para o poder Judiciário, que avalia ter se mostrado tendencioso.

Do outro lado, Dilma comparou as abordagens sobre um “plano B” com os pedidos para que renunciasse durante o processo de impeachment que sofreu em 2016. “Essa discussão sobre o plano B é igual a discussão sobre ‘renuncie, presidente’. Pediam, ‘renuncie, presidente, é um gesto de grandeza’. Gesto de grandeza nada. É a tentativa de mascarar o golpe”, disse a petista.

A bancada do PT já afirmou que Lula será candidato à revelia da decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), afirma que Lula está sendo injustiçado, condenado em um processo “sem provas”. “A nossa decisão de que o presidente Lula será candidato não depende da decisão do Tribunal. Nós temos uma interpretação da lei que diz que qualquer cidadão pode ser inscrito como candidato. Cabe a quem questionar posteriormente impugnar, mas o Lula será candidato independente da decisão que o Tribunal venha a tomar, porque a lei nos concede, nos permite fazer isso, e nós estamos anunciando que faremos”, disse.

A bancada petista deverá comparecer em peso à capital gaúcha para acompanhar o julgamento, afirmou Pimenta na semana passada. “Já tem cinco dos sete senadores confirmados. Dos deputados, já estão 43 confirmados. Acredito que serão em torno de 50 parlamentares”, estimou. “Esperamos a presença forte de militantes não só do Rio Grande do Sul, mas de todo o Brasil. A nossa expectativa é que nos dias 22, 23 e 24 nós tenhamos um contingente importante de pessoas em Porto Alegre”, contou ao Congresso em Foco.

Lula alerta que intervenção dos EUA na Venezuela pode gerar “catástrofe humanitária” e risco global

O  presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (20), durante discurso na Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu, que uma eventual intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela representaria uma “catástrofe humanitária” e criaria um “precedente perigoso para o mundo”. Ao abordar o cenário internacional, Lula disse que a América do Sul […]

Screenshot

O  presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (20), durante discurso na Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu, que uma eventual intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela representaria uma “catástrofe humanitária” e criaria um “precedente perigoso para o mundo”.

Ao abordar o cenário internacional, Lula disse que a América do Sul voltou a ser “assombrada” pela presença militar de uma potência extrarregional, em referência aos Estados Unidos. Segundo o presidente, a situação coloca à prova os limites do direito internacional e remete a episódios históricos de conflito na região.

“Passadas mais de quatro décadas desde a Guerra das Malvinas, o continente sul-americano volta a ser assombrado pela presença militar de uma potência extrarregional. Os limites do direito internacional estão sendo testados. Uma intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária para o hemisfério e um precedente perigoso para o mundo”, afirmou Lula.

As declarações ocorrem em meio ao aumento das tensões entre Estados Unidos e Venezuela. Desde agosto, o governo norte-americano intensificou a movimentação de forças militares no Caribe, inicialmente sob a justificativa de combate ao tráfico internacional de drogas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem acusado o governo venezuelano, liderado por Nicolás Maduro, de utilizar recursos do petróleo para sustentar o que classificou como “regime ilegítimo”, além de associá-lo a crimes como tráfico de drogas, tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros. Maduro, por sua vez, afirma que os Estados Unidos tentam derrubar seu governo.

Jovem de 20 anos morre ao atravessar rio Pajeú em Flores

Por André Luis Um jovem de 20 anos faleceu na manhã deste sábado (04.04), no sítio Matolotagem, município de Flores. Segundo informações do repórter Marcony Pereira, o jovem Davi Santana foi atravessar o rio Pajeú que passa no local e durante o percurso teria passado mal, vindo a se afogar. Ainda segundo informações colhidas pelo […]

Por André Luis

Um jovem de 20 anos faleceu na manhã deste sábado (04.04), no sítio Matolotagem, município de Flores.

Segundo informações do repórter Marcony Pereira, o jovem Davi Santana foi atravessar o rio Pajeú que passa no local e durante o percurso teria passado mal, vindo a se afogar.

Ainda segundo informações colhidas pelo repórter, um primo de Davi que estava com ele, viu tudo, mas não pode fazer nada, pois não sabe nadar. Relatos dizem que o rapaz está inconsolável. “Ao ver a situação relatou que correu atrás de ajuda, mas as pessoas parecem não ter acreditado de pronto no seu pedido de socorro. Mas depois resolveram conferir e viram que era verdade.” informou Marcony.

O jovem Davi, era filho de Aldeci e Maria Helena. Eles residem no sítio Cajá, comunidade que fica ao lado do sítio Matolotagem, onde aconteceu a tragédia.

Moradores da própria comunidade foram responsáveis pelo resgate do corpo de Davi, que foi encaminhado para a cidade de Flores. Não se tem ainda informações se será encaminhado para o IML.