Notícias

Paulo Maluf é internado em hospital particular de Brasília

Por Nill Júnior

G1

O Deputado federal afastado Paulo Maluf (PP-SP) foi internado em um hospital particular da Asa Sul, em Brasília, por volta da 0h desta quarta-feira (28). Segundo o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, o parlamentar de 86 anos “teve uma complicação séria no seu quadro de saúde nesta madrugada e foi internado às pressas”.

O Hospital Ortopédico e Medicina Especializada (Home) confirmou a internação do deputado, mas não informou o motivo nem o estado de saúde dele até as 10h30 desta quarta.

A Secretaria da Segurança Pública do DF informou ao G1 que o parlamentar “inicialmente, ficará internado por 24 horas para exames”. Maluf está sob escolta de agentes da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe). Ele foi encaminhado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após se queixar de dores nas costas.

Como o parlamentar pode receber visitas apenas na sexta-feira, só receberá parentes e amigos no hospital se ainda estiver internado até lá. Os visitantes precisam ter cadastro e autorização emitida pela Sesipe.

Maluf terá de ficar sob observação por ao menos três dias, disse Kakay. Segundo ele, o quadro de saúde do parlamentar é “grave, com constante e diário comprometimento, inclusive com permanente risco de óbito”.

De acordo com a defesa, Maluf tem problemas cardíacos e ortopédicos, além de câncer de próstata e diabetes. Ao STF, a defesa pediu a prisão domiciliar do cliente alegando “questões humanitárias e riscos à saúde”.

Maluf está preso na Complexo Penitenciário da Papuda desde 22 de dezembro, depois de decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o cumprimento imediato da pena de 7 anos e 9 meses de prisão a que ele foi condenado por lavagem de dinheiro no período em que foi prefeito de São Paulo (SP) – entre 1993 e 1996.

Outras Notícias

Djalma das Almofadas troca liderança da oposição pela bancada governista em Tabira

Por Anchieta Santos Eleito e reeleito no palanque do ex-prefeito Dinca Brandino (MDB), o vereador Djalma das Almofadas (MDB) é mais um oposicionista que passa a apoiar o governo Sebastião Dias (PTB) na Câmara de Vereadores de Tabira. Antes líder da oposição, Djalma segue o mesmo caminho já percorrido pelos vereadores Aldo Santana (PROS) e […]

Por Anchieta Santos

Eleito e reeleito no palanque do ex-prefeito Dinca Brandino (MDB), o vereador Djalma das Almofadas (MDB) é mais um oposicionista que passa a apoiar o governo Sebastião Dias (PTB) na Câmara de Vereadores de Tabira.

Antes líder da oposição, Djalma segue o mesmo caminho já percorrido pelos vereadores Aldo Santana (PROS) e Claudiceia Rocha (PSB) que fizeram a mudança durante a sucessão da Câmara Municipal.

Agora integram 100% o bloco governista os vereadores Cleber Paulino, Aristóteles Monteiro, Aldo Santana, Claudiceia Rocha e Djalma das Almofadas. Os vereadores Marcilio Pires, Didi de Heleno, Marcos Crente e Nely Sampaio seguem no “mais ou menos”. Dicinha do Calçamento (MDB), nem ele sabe onde está. De oposição firme continua o vereador Alan Xavier (PR).

Noticia que chegou à produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta é de que o Prefeito Sebastião Dias segue jogando duro com quem não seguiu sua cartilha na eleição da Câmara.

Neste final de semana que passou o Prefeito Poeta afastou uma funcionária do Programa Bolsa Família com a seguinte explicação: “Precisamos saber primeiro como votará Nely Sampaio nas contas do governo”.

IFPE campus Afogados tem 8 medalhistas na Olimpíada de Astronomia

Alunos levaram 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 1 de bronze Oito estudantes do IFPE Afogados da Ingazeira conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica – OBA 2020, que em 2020, foi realizada excepcionalmente de forma virtual, nos dias 12 e 13 de dezembro. O resultado dos medalhistas da OBA foi […]

Alunos levaram 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 1 de bronze

Oito estudantes do IFPE Afogados da Ingazeira conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica – OBA 2020, que em 2020, foi realizada excepcionalmente de forma virtual, nos dias 12 e 13 de dezembro. O resultado dos medalhistas da OBA foi divulgado ainda no domingo (13).

No total, o Campus teve 17 estudantes participando, que alcançaram notas que chegaram a 9,75, com três medalhistas de ouro, quatro de prata e um de bronze. Entre os medalhistas do Campus Afogados, os que apresentaram melhor desempenho na Olimpíada estão ainda concorrendo a bolsas de graduação nos Estados Unidos, o resultado será divulgado pela OBA após o dia 22 de dezembro.

“Espero que haja mais engajamento, que os alunos possam perceber que participar de tais olimpíadas pode até mesmo levá-los às universidades sem a necessidade, a priori, de fazer o ENEM, e mais além, pode até acarretar em oportunidades no exterior”, avalia Elidimário Alves de Souza Júnior, medalhista ouro da OBA e estudante do Curso Integrado de Informática do IFPE Afogados.

A preparação e participação do grupo de estudantes teve à frente as professoras de Física Valdilene Oliveira da Silva (representante) e Bárbara Bezerra de Carvalho Mendes (colaboradora).

A iniciativa faz parte das atividades do Clube de Ciências do Campus, criado em março de 2019 e que, atualmente, está em processo de implantação oficial. O objetivo do Clube é popularizar a ciência, incentivando a participação em competições regionais e nacionais, promovendo a divulgação científica nas áreas da física, astronomia e química, entre outras. O Clube atualmente é coordenado pelos professores Alexsandro Cavalcanti e Joacy Oliveira.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento nacional realizado desde 1998 nas escolas brasileiras previamente cadastradas pela Sociedade Astronômica Brasileira. A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira passou também a participar da organização, e a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Lista de estudantes medalhistas OBA 2020: Alisson da Cunha Souza | Medalha: Ouro; Elidimário Alves de Souza Júnior | Medalha: Ouro; Luis Gustavo Paiva Alves | Medalha: Ouro; Bruno Vinicius da Silva | Medalha: Prata; Claudia Lays Viana da Silva | Medalha: Prata; João Thiago Rodrigues da Silva | Medalha: Prata; Maria Eduarda da Costa Moraes | Medalha: Prata; Evely Rituânia Bezerra de Amorim | Medalha: Bronze.

Aneel garante a Humberto mais rigor sobre a Celpe‏

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Reive Barros dos Santos garantiu, nesta terça-feira (14), ao líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que o órgão poderá modificar normas internas para endurecer as penalidades contra a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e as operadoras de energia que não prestarem serviços adequados aos […]

IMG_4479O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Reive Barros dos Santos garantiu, nesta terça-feira (14), ao líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que o órgão poderá modificar normas internas para endurecer as penalidades contra a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e as operadoras de energia que não prestarem serviços adequados aos consumidores.

O diretor da Aneel esteve no gabinete do parlamentar em resposta a um pedido de explicações de Humberto sobre quais ações a agência tomaria em relação às mortes por descargas elétricas ocorridas em Pernambuco nos últimos anos.

Reive dos Santos disse que a diretoria colegiada da Aneel poderá regulamentar punições mais rigorosas em casos de falecimentos em vias públicas.

De acordo com o diretor, a morte de um morador de rua no Recife Antigo, no último dia 3, foi causada por uma caixa de fiação destampada, possivelmente, por uma ação humana não autorizada. Após perder o equilíbrio, a vítima ainda tocou em um poste, recebendo a descarga elétrica.

A Celpe confirmou a ocorrência e informou que o incidente ocorreu em um circuito de iluminação pública subterrânea, que pertence à Prefeitura do Recife.

O diretor explicou a Humberto que a agência deverá alterar normas para que caixas de fiação como essas não fiquem expostas à ação de transeuntes.

No ofício destinado à Aneel, o líder do PT ressaltou que, apenas entre 2008 e 2013, um número assustador de 125 pessoas foi eletrocutado em vias públicas pernambucanas. Somente nos últimos 20 dias, pelo menos dois casos foram registrados. Diante da gravidade da situação, o parlamentar decidiu cobrar da agência investigação sobre a Celpe, que demonstra, segundo Humberto, “uma história de descaso com a prestação de serviços e fiscalização”.

“É desalentador que uma concessionária de um serviço público primaz como é a energia elétrica não se exaspere em um programa de qualidade de prestação que se paute pela conservação dessas fiações públicas que transpassam avenidas, ruas e vielas da cidade”, avalia o senador.

Diretor do HREC alerta para aumento de internações por conta de Síndrome Gripal

Unidade hospitalar chegou a registrar 100% de ocupação na Ala Respiratória. Para o doutor Sebastião Duque, momento é de alerta. Por André Luis Nesta sexta-feira (7), o diretor do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), doutor Sebastião Duque, informou durante entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, que a unidade vem apresentado alta no número […]

Unidade hospitalar chegou a registrar 100% de ocupação na Ala Respiratória. Para o doutor Sebastião Duque, momento é de alerta.

Por André Luis

Nesta sexta-feira (7), o diretor do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), doutor Sebastião Duque, informou durante entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, que a unidade vem apresentado alta no número de internações, tanto na UTI, como na Ala Respiratória.

Duque destacou que a unidade vinha apresentando ocupação entre 40% e 50%, mas que já há alguns dias, tem trabalhado com 80% dos leitos de UTI ocupados. “Esse patamar já alerta para termos maiores cuidados. Acende a luz vermelha”, alertou.

O diretor do HREC, informou ainda que a Ala Respiratória tem registrado aumento de Síndromes Gripais muito alto e muito rápido. “A gente percebe que é a Influenza, os sintomas, aparecem logo nos primeiros dias, então, o paciente é acometido e logo vem para unidade com febre, com tosse, com dor de cabeça, diarreia e vômito. Então, isso tem chamado a atenção”, revelou Sebastião.

Duque revelou ainda que nesta quinta-feira (6), a Ala Respiratória estava com 100% de ocupação. “Ontem, a meia-noite, estávamos com 100% de ocupação, o que é um número muito elevado para o horário”, destacou. 

Doutor Sebastião Duque disse ainda, que com relação a Covid-19, não tem sido percebido aumento dos casos, mas revelou que após muito tempo, um funcionário da unidade testou positivo para a doença.

“Os pacientes que estão entrando na Ala Respiratória, todos fazem teste para Covid e na sua maioria esmagadora cerca de 95%, dá negativo”, revelou.

Para o diretor do HREC, diante do atual cenário de crise sanitária que estamos vivendo, não vê nenhuma possibilidade de haver carnaval.

“Eu acho que não é o momento de pensar em carnaval. Agora é o momento da gente se cuidar, evitar aglomerações, usar a máscara e é o momento de se vacinar. Eu acho que o carnaval da gente deve estar voltado a vacinação”, afirmou.

Questionado sobre a demora na decisão do Governo do Estado com relação ao cancelamento, ou não, do carnaval de 2022, Duque, disse acreditar que o secretário estadual de Saúde, André Longo está fazendo tudo com coerência.

“A Influenza tem um pico. É como se as pessoas todas fossem se infectando ao mesmo tempo e depois disso começa a baixar. O carnaval é no final de fevereiro. Eu acredito que doutor André, quando diz que se posiciona a partir da segunda quinzena, tem tido coerência para não tomar nenhuma decisão precipitada. Até porque mexe com a economia, mexe com muita gente”, explicou.

Ainda segundo doutor Sebastião a epidemia de Influenza chegou mais cedo que o habitual. “A gente vê esses casos de gripe., esse aumento, lá para o mês de março abril, era o que a gente esperava e estávamos acostumados, mas no final de dezembro e início de janeiro, eu não me recordo de ter visto isto aqui”, destacou.

“Então, infelizmente, além da pandemia também tem a epidemia. Vamos todos ter os cuidados necessários, a gente não sabe o que vem, mas a gente sabe como se prevenir. Então, dá pra gente fazer a nossa parte”, alertou Sebastião Duque.

Pernambucano terá 13 clubes. Afogados estreia dia 7 contra o Maguary

Devido ao imbróglio jurídico entre Petrolina e Belo Jardim, para evitar ações na justiça, o Campeonato Pernambucano terá 13 equipes. Segundo o blog de Mário Flávio,  o formato será todos contra todos, com os dois primeiros avançando direto para as semifinais. Terceiro contra o sexto e quarto contra o quinto se enfrentam para definir as […]

Devido ao imbróglio jurídico entre Petrolina e Belo Jardim, para evitar ações na justiça, o Campeonato Pernambucano terá 13 equipes.

Segundo o blog de Mário Flávio,  o formato será todos contra todos, com os dois primeiros avançando direto para as semifinais. Terceiro contra o sexto e quarto contra o quinto se enfrentam para definir as outras vagas na semi.

Quatro equipes serão rebaixadas direto. Outra novidade é que, de acordo com as mudanças propostas pela CBF, o Campeonato Pernambucano dará três vagas para a Copa do Brasil: campeão, vice e o terceiro colocado.

O Campeonato começa mesmo no dia 7 de janeiro e não será fácil conciliar datas.

A competição ficou divida por regiões da seguinte forma:

Região Metropolitana: Sport, Náutico, Santa Cruz, Retrô e Íbis. Agreste: Caruaru City, Central, Porto, Maguary e Belo Jardim. Sertão: Salgueiro, Afogados e Petrolina.

O Afogados Futebol Clube fará sua estreia no dia do início da competição,  7 de janeiro, quatro da tarde contra o Maguary.