Notícias

Patriota diz que ALEPE terá boa vontade nos primeiros meses de Raquel

Por Nill Júnior

O Deputado Estadual eleito e diplomado José Patriota foi convidado da Gazeta FM.

Ele falou ao jornalista João Carlos Rocha e ao blogueiro Marcelo Patriota.

Patriota criticou a relação do governo Bolsonaro (PL) com os municípios e sociedade. “O presidente infelizmente manteve intolerância para dialogar com quem não era seu eleitor”, afirmou.

Para o deputado eleito, o que amenizou a situação foi a mediação do Congresso.

O deputado eleito ressaltou também a importância da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Frente Nacional dos Prefeitos, com participação da AMUPE, que ajudaram os municípios no diálogo com o governo federal e estadual.

Indagado como vai se posicionar ao governo de Raquel Lyra (PSDB), respondeu:  “Em relação ao governo de Raquel aguardar uns meses a fim de observar. Vamos torcer pelo melhor para Pernambuco”.

Patriota afirmou perceber por parte dos membros da Alepe uma postura de dar condição, respeitar o resultado das urnas.

“Isso é a democracia e a gente precisa aprender a lidar com isso, quando ganha e quando perde. Agora, vem a fase da governança. O governo é para todos, não é para quem votou ou deixou de votar”, lembrou.

“A crítica construtiva acompanhada de sugestões de boa fé, colabora. E começo fazendo olho a olho, quero apenas acesso ao diálogo de ser escutado e de sugerir, porque não estou ajudando Raquel, Maria, José ou Paulo. Eu tenho que ajudar a população. Somos agentes públicos. Em primeiro lugar os interesses da população”, detalhou.

Patriota agradeceu os 43.586 e fez uma menção especial a Itapetim, que, com mais de 3 mil votos, com apoio de Adelmo Moura fechado em cima da hora, garantiu sua eleição.

“Em 5 dias Adelmo e seu grupo político me deram mais de 3 mil votos. Ainda fui majoritário em sete cidades e obtive mais de 33 mil votos só no Pajeú.” Pontuou.

Adelmo entrou ao vivo por telefone, elogiou Patriota e a perspectiva de seu mandato. “Já destravou vários ações como estradas e asfaltamento para Itapetim nessa reta final de Governo Câmara, sem mandato. Foi importante para a gente a eleição de Patriota.”

Outras Notícias

Carnaíba: com manobra de Didi, mesa diretora é eleita para o biênio 2019/2020

O ex-prefeito de Carnaíba, Didi da Felicidade, conseguiu na manhã desta quinta-feira (25), eleger a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Carnaíba. Didi, que já tinha quatro vereadores, conseguiu a adesão de mais dois, que eram da base do prefeito Anchieta Patriota, Irmão Adilson e Bandega. Segundo informações Adilson e Bandega já tinham […]

O ex-prefeito de Carnaíba, Didi da Felicidade, conseguiu na manhã desta quinta-feira (25), eleger a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Carnaíba. Didi, que já tinha quatro vereadores, conseguiu a adesão de mais dois, que eram da base do prefeito Anchieta Patriota, Irmão Adilson e Bandega.

Segundo informações Adilson e Bandega já tinham muita afinidade com o ex-prefeito, que agora comemora o resultado da eleição e a chegada de mais dois vereadores ao seu grupo.

Compareceram a sessão os vereadores: Preguinho, Anchieta Crente, Irmão Adilson, Gleybson Martins e Vanderbio Quixabeira além do Presidente Neudo.

Foto: Cauê Rodrigues

Pelo fato do grupo de Anchieta Patriota não ter apresentado chapa, a eleição se deu com chapa única, tendo esta, recebido seis votos. A mesa diretora para o biênio 2019/2020 ficou da seguinte forma: Gleybson Martins como presidente, Neudo da Itã como vice, Anchieta Crente, primeiro secretário e Irmão Adilson como segundo secretário. Desta forma, os vereadores que compõe o grupo de oposição continuarão à frente do poder legislativo de Carnaíba.

Faltaram a sessão os vereadores: Victor Estevam, Alex Mendes, Cicero Batista, Antônio Chico e Everaldo Patriota.

William Brigido apresenta projeto de fomento à Radiodifusão Comunitária em Pernambuco

Foi aprovado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Projeto de lei de n° 317/2023, do deputado William Brigido (Republicanos) que cria o Programa de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária para o Estado. A ideia é fortalecer a comunicação comunitária e apoiar a manutenção e o desenvolvimento de […]

Foi aprovado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Projeto de lei de n° 317/2023, do deputado William Brigido (Republicanos) que cria o Programa de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária para o Estado.

A ideia é fortalecer a comunicação comunitária e apoiar a manutenção e o desenvolvimento de novos projetos.

“A minha proposta busca também promover a difusão do jornalismo, da cultura local e das atividades esportivas, favorecendo a produção das comunidades”, explicou o deputado William Brigido.

Pernambuco tem cerca de 100 rádios comunitárias autorizadas que formam um importante sistema de comunicação para a população. E, segundo o deputado, a criação de um programa estadual de incentivo poderá facilitar a realização de projetos culturais protagonizados pelas comunidades.

A proposta foi aprovada por unanimidade na CCJ e seguirá para outras comissões e depois para a votação final no plenário.

Ministério Público discute regras e integridade das eleições 2024 em São José do Egito e Tuparetama

Na última semana, o auditório da Secretaria Municipal de Educação de São José do Egito foi palco de uma reunião crucial entre o Ministério Público e os representantes de partidos, coligações e candidatos da 68ª Zona Eleitoral, que abrange as cidades de São José do Egito e Tuparetama.  O encontro teve como objetivo discutir aspectos […]

Na última semana, o auditório da Secretaria Municipal de Educação de São José do Egito foi palco de uma reunião crucial entre o Ministério Público e os representantes de partidos, coligações e candidatos da 68ª Zona Eleitoral, que abrange as cidades de São José do Egito e Tuparetama. 

O encontro teve como objetivo discutir aspectos centrais relacionados às Eleições 2024, com foco em temas essenciais para garantir a lisura do processo eleitoral. 

Entre os pontos debatidos, destacaram-se as regras sobre a propaganda eleitoral, a prevenção de fraudes relacionadas à cota de gênero conforme a Súmula 73 do TSE, e medidas para evitar o desvio de finalidade de bens, serviços e servidores públicos, sejam concursados, contratados ou terceirizados. 

A reunião também abordou a importância de manter a integridade do processo eleitoral e preveniu sobre o derramamento de material de campanha nas vésperas da votação, um problema recorrente em pleitos anteriores.

O promotor de Justiça Aurinilton Leão Sobrinho, responsável por conduzir o encontro, não apenas esclareceu dúvidas, como também abriu espaço para críticas e sugestões dos presentes, buscando um diálogo transparente e colaborativo com as partes envolvidas. 

Além desta reunião, Aurinilton tem desempenhado um papel ativo na conscientização da população sobre o processo eleitoral. Nas últimas semanas, ele participou de dois programas na Rádio Gazeta, onde explicou pontos cruciais das regras eleitorais, reforçando o compromisso do Ministério Público em assegurar uma eleição justa e transparente para todos os eleitores da região.

Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde realiza 1º Mutirão de Castração de Animais de Rua

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde deu início ao 1º Mutirão de Castração de Animais de Rua, uma iniciativa pioneira que vai mobilizar mais de 40 profissionais, entre médicos veterinários, estagiários de medicina veterinária e cuidadores de animais. A ação tem como objetivo promover o controle populacional, além de garantir mais qualidade de […]

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde deu início ao 1º Mutirão de Castração de Animais de Rua, uma iniciativa pioneira que vai mobilizar mais de 40 profissionais, entre médicos veterinários, estagiários de medicina veterinária e cuidadores de animais. A ação tem como objetivo promover o controle populacional, além de garantir mais qualidade de vida para os animais e segurança para a população.

O município já garantiu um espaço adequado para o acolhimento dos cães, onde eles receberão todos os cuidados necessários. O mutirão será realizado em etapas. Na primeira fase, que já começou, os cães machos estão sendo levados para o Centro de Acolhimento, onde passam por cirurgia de castração e recebem vacinação, ração, água de qualidade e acompanhamento completo no pós-operatório, que deve durar cerca de 15 dias.

No primeiro dia da ação, foram registradas mais de 30 castrações, demonstrando a adesão e a importância da iniciativa para a cidade.

Na segunda etapa, o atendimento será direcionado às cadelas, seguindo o mesmo protocolo de cuidado e bem-estar.

Secretária de Turismo busca inclusão de Flores em Programa Regional

Buscando fortalecer as potencialidades turísticas e incentivar o turismo rural e urbano do município de Flores, no sertão do Pajeú. A prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Eventos mantém uma agenda voltada para inclusão do município, na rota do Mapa do Turismo Brasileiro. Nesta terça-feira (24), na sede da Empresa de Turismo de Pernambuco […]

Buscando fortalecer as potencialidades turísticas e incentivar o turismo rural e urbano do município de Flores, no sertão do Pajeú. A prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Eventos mantém uma agenda voltada para inclusão do município, na rota do Mapa do Turismo Brasileiro.

Nesta terça-feira (24), na sede da Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur; a primeira dama do município, Lucila Santana, que também é  titular da pasta de turismo no município esteve participando do seminário de Planejamento Estratégico, que discutiu a Regionalização  do Turismo dos municípios de Pernambuco.

A participação no Programa de Regionalização do Turismo oferece oportunidade para os municípios elevarem suas potencialidades turísticas ao nível do turismo nacional. A inserção garante também recursos para que a atividade turística movimente a economia das regiões e consequentemente aqueça todo o Estado.

Lucila explica que, a participação no encontro foi fundamental, “para inclusão de Flores no Programa Regional de Turismo garantindo assim o desenvolvimento econômico da nossa cidade em vários segmentos que compõe nossa riqueza e potencialidades turísticas”.

Lucila ainda destacou as participações de Gil Marinho, Gestor da Unidade e destinos de Produtos Turísticos, Júlia Duarte, Cecília Amorim, e Adriano Vieira, Diretor de Cultura do Município de Flores.