Parada da Caravana do Rio Pajeú em Serra Talhada alerta para risco de morte do manancial

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú realiza sexta-feira, dia 9, a quarta parada da Caravana do Rio Pajeú.
Segundo convite da presidente do Comitê, Ita Porto de Oliveira, a atividade tem ainda participação da Rede Pajeú de Agroecologia.
O evento terá após café da manhã visita ao açude Jazigo, da jusante à montante, para verificar impacto dos cultivos agrícolas e ocupação imobiliária. Ainda à Barragem da Cachoeira.
Em seguida, visita aos emissores de efluentes e verificação da situação do saneamento urbano no bairro Bom Jesus.
Às 11 horas, reflexão sobre contaminação das águas, com o respeitado professor Genival Barros (UFRPE – Campus UAST) com debate e encaminhamentos.
Grande estudioso da Bacia Hidrográfica do Pajeú, Genival tem várias publicações que alertam para o risco de, dada a inércia de prefeitos da região, dos Governos do Estado e Federal, aliados à falta de conscientização da população, com desmatamento desenfreado para exploração econômica sem nenhuma fiscalização, geração de um quadro de morte do manancial.
O evento termina com almoço na cozinha comunitária da CECOR, na Rua Manoel Pereira da Silva, 1349, bairro Nossa Senhora da Penha, Serra Talhada.



Objetivando tirar o município do racionamento de água e desafogar a ETA de Afogados da Ingazeira, Tabira está ganhando a sua própria Estação de Tratamento.


Caro Nill,

Na região do Pajeú, um fato que também merece ser destacado foi a eleição de dois irmãos que governarão dois municípios vizinhos: Ingazeira e Iguaracy.











Você precisa fazer login para comentar.