Notícias

Operação Lei Seca em Garanhuns integra Maio Amarelo

Por Nill Júnior

IMG-20150512-WA0024

Como parte da programação das atividades do Maio Amarelo Regional, que visa conscientizar a sociedade para a segurança no trânsito, estão sendo realizadas blitz da Operação Lei Seca. No último domingo (10) o comando esteve em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, na BR 423, em Garanhuns.

As atividades do Maio Amarelo estão sendo realizadas nos 21 municípios que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde, inclusive a GERES esteve na Operação Lei Seca do final de semana. As ações são coordenadas pelo Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Transportes Terrestres.

Luiz Melo, da regional de saúde registra: “Nosso comitê agrega diversas instituições nas áreas de trânsito, saúde e educação, e desta integração surgem as ações preventivas e também de fiscalização. Contamos com as secretarias dos municípios e também com órgãos como o DETRAN, Conselho Tutelar, as Polícias, a AMSTT e o Hospital Regional Dom Moura, entre outros. Os acidentes tomaram proporção de epidemia, e somente com a união das instituições e conscientização da população conseguiremos combater este grave problema social”.

IMG-20150512-WA0023
Eliane Silva, que participou da ação da Operação Lei Seca representando a V GERES, afirma que outras ações como palestras, distribuição de panfletos e adesivos, ações em escolas e com mototaxistas estão sendo realizadas sob a coordenação do Comitê Regional.

Lei Seca: Na operação do domingo foram fiscalizados 203 veículos, sendo emitidas seis autuações por embriaguez ao volante e outras 21 autuações por diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.

Participaram desta ação agentes da PRF, da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito, bem como funcionários da Secretaria Estadual de Saúde e da V Gerência Regional de Saúde de Garanhuns.

IMG-20150510-WA0025

Outras Notícias

Servidores do INSS de Pernambuco decidem suspender greve

Se decisão for aprovada na plenária nacional, atendimento pode voltar ao normal na segunda-feira Do Diário de Pernambuco Os servidores do INSS de Pernambuco decidiram hoje encerrar a greve que dura 65 dias no estado e 78 dias no país. A decisão foi tomada durante a assembléia geral realizada pela manhã, em frente ao prédio […]

A categoria aprovou a proposta do governo federal, que prevê o reajuste salarial de 10,8% em duas vezes. Foto: Rodrigo Silva/Esp.DP/D.A Press
A categoria aprovou a proposta do governo federal, que prevê o reajuste salarial de 10,8% em duas vezes. Foto: Rodrigo Silva/Esp.DP/D.A Press

Se decisão for aprovada na plenária nacional, atendimento pode voltar ao normal na segunda-feira

Do Diário de Pernambuco

Os servidores do INSS de Pernambuco decidiram hoje encerrar a greve que dura 65 dias no estado e 78 dias no país. A decisão foi tomada durante a assembléia geral realizada pela manhã, em frente ao prédio da Gerência Executiva do INSS.  A posição dos grevistas pernambucanos será submetida à plenária nacional da categoria que vai analisar o resultado das assembléias dos demais estados.  Caso a maioria decida pelo fim da paralisação, o atendimento ao público será normalizado a partir da próxima segunda-feira, nas Agências da Previdência Social (APS).

De acordo com Luiz  Eustáquio, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev), a categoria aprovou a proposta do governo federal, que prevê o reajuste salarial de 10,8%, sendo 5,5% em janeiro de 2016 e 5% em janeiro de 2017. Outra conquista é a incorporação da gratificação de atividade especial (GDAE) em três anos  (2017, 2018 e 2019), a criação de  um comitê gestor para estruturar o plano de cargos, e a devolução do desconto dos dias parados.

Segundo Eustáquio, a reposição dos dias parados será convertido em horas de trabalho nas agências previdenciárias.  Os servidores da área meio poderão ser deslocados para a área fim para reforçar o atendimento ao público, represado nos dias de paralisação.  A expectativa da categoria é assinar o acordo com o governo nesta sexta-feira.

Expoagro 2019: abertura oficial aconteceu na noite desta quinta (27)

Foi aberta oficialmente a XV edição da Expoagro de Afogados da Ingazeira, exposição segmento da caprinovinocultura nordestina. A abertura aconteceu ontem à noite, na quadra anexa ao ginásio desportivo municipal, com bom público. O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, ao lado da primeira-dama Madalena Leite, saudou a todos os presentes. “Este é um […]

Foi aberta oficialmente a XV edição da Expoagro de Afogados da Ingazeira, exposição segmento da caprinovinocultura nordestina.

A abertura aconteceu ontem à noite, na quadra anexa ao ginásio desportivo municipal, com bom público.

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, ao lado da primeira-dama Madalena Leite, saudou a todos os presentes.

“Este é um evento que envolve negócios, geração de renda, atrações artísticas, e porque não dizer, também envolve água e mais saúde para o nosso povo,” destacou Patriota se referindo ao Centro Especializado em reabilitação Governador Eduardo Campos, e ao Sistema de abastecimento d’água que irá atender às comunidades de São João novo, São João velho, Lajedo e Manoel Soares.

As obras serão inauguradas por Patriota e pelo Governador Paulo Câmara, dentro da programação administrativa alusiva aos 110 anos de emancipação de Afogados da Ingazeira.

Em mais um ano, o Banco do Nordeste, com o objetivo de incentivar a produção rural, trouxe para a noite de abertura a liberação de proposta de créditos para seis agricultores Afogadenses, das comunidades de Curral Velho, Vaca Morta, Santo Antônio e Carnaubinha. Foram mais de R$ 600 mil anunciados para o incremento da cadeia produtiva. “São mais de 120 famílias beneficiadas com crédito”, disse o Gerente de Negócios, Marivaldo Gabriel.

“Afogados vivencia mais uma Expoagro. Festa essa que tem uma grande importância para a nossa economia, incentivando produtores rurais e criadores, aquecendo o nosso turismo e animando o nosso povo”,  afirmou em seu discurso, o Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira.

Estiveram presentes os vereadores Igor Mariano, Raimundo Lima, Daniel Valadares, Agnaldo Rodrigues, Luiz Besourão e Rivelton Santos. Representando o SEBRAE, um dos parceiros para realização da Expoagro, o Gerente Regional Henrique Malaquias; além do Gerente do BNB, Alberto Caldas, e do Gerente Regional do IPA, Deva Pessoa. Também se fizeram presentes o gerente regional da Ciretran, Heleno Mariano e o ex-prefeito Totonho Valadares e o filho, Toninho Valadares, que falou representando os criadores.

Falando da importância das parcerias, Patriota agradeceu ao Governo de Pernambuco. “Este ano, por um momento pensei em não realizar a Expoagro, devido a crise que estamos passando nos últimos anos. Mas o Governo de Pernambuco e demais órgãos não me deixaram seguir com essa ideia, nos dando força e motivação para conseguirmos realizar mais uma Expoagro,” finalizou.

A noite também contou com a apresentação do Grupo Raízes Afogadenses, composto por crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, equipamento coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e da quadrilha junina Sanfonar, vice-campeã do concurso de quadrilhas de Pesqueira. A Sanfonar apresentou o belíssimo enredo para este ano, fazendo referências poderosas às tragédias do rompimento de barragens em Brumadinho e Mariana.  A programação de shows terá início oficialmente esta noite, com a apresentação, pela primeira vez em Afogados, do cantor gospel, Regis Danese. O show tem a previsão de início para 21h.

Senado Big Data: Teresa 18%, Gilson 15%, André 10% e Eugênia, 1%

Além das estimativas para o governo de Pernambuco, o Real Time Big Data avaliou a corrida para o Senado. De acordo com o levantamento, a candidada do PT, Teresa Leitão lidera. Veja os números; Teresa Leitão (PT) tem 18%, seguida de Gilson Machado (PL), com 15% e André de Paula (PSD), com 10%.  Eugênia Lima (PSol) […]

Além das estimativas para o governo de Pernambuco, o Real Time Big Data avaliou a corrida para o Senado.

De acordo com o levantamento, a candidada do PT, Teresa Leitão lidera. Veja os números;

Teresa Leitão (PT) tem 18%, seguida de Gilson Machado (PL), com 15% e André de Paula (PSD), com 10%.  Eugênia Lima (PSol) tem 1%.

Brancos e nulos somam 26%.  Não sabem  ou não responderam, 26%.

A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores de Pernambuco, entre os dias 5 e 6 de agosto.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento está registrado no TSE sob o número PE-02870/2022.

Luciano Duque intensifica agenda política em Itambé

Pré-candidato foi acompanhado por membros do PT local, como a vice-presidenta do partido Manuela Matos  Por André Luis O pré-candidato a deputado estadual, Luciano Duque (SD), esteve visitando distritos do município de Itambé, neste sábado (14). Ao lado da ex-candidata a prefeita do município e vice-presidente do PT municipal, Manuela Matos, de Alberto Dias e […]

Pré-candidato foi acompanhado por membros do PT local, como a vice-presidenta do partido Manuela Matos 

Por André Luis

O pré-candidato a deputado estadual, Luciano Duque (SD), esteve visitando distritos do município de Itambé, neste sábado (14).

Ao lado da ex-candidata a prefeita do município e vice-presidente do PT municipal, Manuela Matos, de Alberto Dias e do vereador Ronaldo Fernandes (PT), Duque esteve no distrito de Ibiranga, onde visitou a feira-livre e participou de entrevista na Rádio Comunitária Ibiranga FM.

Duque também esteve no distrito de Quebec, onde visitou a Associação de Desenvolvimento Comunitário.

“Vimos o belo trabalho que é realizado pela comunidade e pela nossa companheira Manuela Matos, que tem trabalhado muito para levar esperança aos moradores do Distrito. Entre relatos, ouvimos os moradores clamarem por saúde pública e o depoimento marcante de seu Arlindo, que relatou as conquistas alcançadas no tempo do saudoso Governador Miguel Arraes e, ao mesmo tempo, a sua decepção com os governos do PSB em Pernambuco, que deixam o nosso povo passar tantas necessidades”, escreveu Luciano em suas redes sociais.

Luciano Duque fechou a agenda no distrito de Caricé, onde acompanhou ao lado do PT municipal o lançamento do Comitê Popular de Luta da comunidade.

“O PT de Itambé está junto conosco nessa caminhada, um grande número de pessoas compareceu para reforçar o apoio ao presidente Lula e também a nossa companheira e futura governadora de Pernambuco Marília Arraes”, destacou.

O apoio do PT de Itambé a Duque e Marília, é o retrato do que irá acontecer em várias partes do estado. Petistas divididos em dois palanques. Há aqueles que acusam o PT de ter parado de escutar as bases e não votam no PSB de forma alguma, por isso irão direcionar seus votos a Marília Arraes, e há aqueles mais partidários que acompanharão a decisão do partido em apoiar o pré-candidato governista Danilo Cabral.

Calumbi realiza primeiro Mutirão da Agricultura Familiar

O município de Calumbi promoveu, na manhã desta terça-feira (15), o primeiro Mutirão da Agricultura Familiar. A iniciativa teve como foco o fortalecimento da agricultura local e a oferta de serviços voltados aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A ação contou com a parceria do Banco do Nordeste, do CAP — Centro de Atendimento ao Produtor, […]

O município de Calumbi promoveu, na manhã desta terça-feira (15), o primeiro Mutirão da Agricultura Familiar. A iniciativa teve como foco o fortalecimento da agricultura local e a oferta de serviços voltados aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

A ação contou com a parceria do Banco do Nordeste, do CAP — Centro de Atendimento ao Produtor, e do escritório Eveline Advocacia. Ao longo do mutirão, cerca de 100 agricultores foram atendidos em serviços como Programa Desenrola Brasil, linhas de crédito Agro e Cred Amigo, emissão de CCIR e ITR, Escritura Rural Particular, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e orientações previdenciárias.

De acordo com a Prefeitura, o mutirão buscou facilitar o acesso dos agricultores e agricultoras a serviços essenciais para a regularização documental, acesso a crédito e informações sobre direitos e benefícios.