Sem categoria

O emocionado discurso de Aline para a vó Laura

Por Nill Júnior
WP_20140329_047-Cópia
Aline, na emocionada homenagem à avó Laura Ramos. Foto: Evandro Lira.

O governador Eduardo Campos (PSB) inaugurou no último sábado com o prefeito José Patriota em Afogados da Ingazeira um conjunto residencial com 275 unidades com o nome de Dona Laura Ramos Brito, matriarca da família Mariano.

Em nome da família Mariano, a vereadora Aline Mariano, da bancada do PSDB na Câmara do Recife, fez o seguinte pronunciamento, emocionando o governador e muita gente presente à cerimônia. Veja abaixo o discurso de Aline:

‘Senhor governador,

Minha avó Laura, cuja memória se perpetua hoje nesta bela e justa homenagem, com o batismo do seu nome neste conjunto residencial, foi um diamante lapidado por Deus, um anjo na sua imensa bondade, a joia mais preciosa da nossa família.

Uma mulher de traços fortes, característica marcante dos sertanejos, extremamente ligada as suas raízes. Altiva, destemida e batalhadora.

Não tinha papas na língua, era uma mulher verdadeira e sincera.

Mas tinha, acima de tudo, uma capacidade de amar invejável, revelada em cada abraço dado e também, nos momentos mais difíceis, em cada lágrima derramada.

Mário Quintana, poeta e escritor que escreveu tanto sobre a vida, disse que a arte de viver é simplesmente a arte de conviver. Ninguém assimilou tão bem esse ensinamento quanto ela.

Minha saudosa avó nasceu e viveu na zona rural até os 32 anos de idade. Tinha tino comercial invejável, tendo influenciado fortemente o seu companheiro José Mariano, que vivia da venda de seus produtos na zona rural, a expandir para a cidade, revelando-se mais tarde próspero comerciante de estivas nesta região.

Mas mesmo vivendo em condições tão adversas, numa época em que o Sertão era um grande isolamento das civilizações, rompeu fronteiras, combateu o bom combate.

Corajosa, obstinada e com visão de quem estava à frente do seu tempo, minha avó foi devotada à família. Com o meu avô José Mariano, que ainda está entre nós, constituiu uma grande família.

Foram 13 filhos, 31 netos, 34 bisnetos. Todos os filhos de partos normais, a maioria deles numa casa de alpendre no sítio São João de gratas lembranças, uns sob a luz do candeeiro, outros no esplendor da luz da lua.

Sertaneja apegada às suas raízes, valorizou a cultura popular, gostava de forró, vaquejada e cantorias. E em celebração a isso, adorava reunir em sua casa familiares e amigos, promovendo grandes festas.

Alfabetizada já tarde na vida, pelas próprias dificuldades do seu tempo e do seu mundo adverso, minha avó Laura deu aos filhos a oportunidade que nunca não teve em vida: o conhecimento das letras.

Parece ter seguido, já naquele tempo, o preceito de Nelson Mandela, o grande líder revolucionário sul-africano, que dizia que a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo.

Se o seu avô, o saudoso governador Miguel Arraes, por tudo que representou, pelo legado que deixou, foi à página mais linda que o destino escreveu em sua vida, para nossa família minha avó Laura foi uma guerreira que transformou sonhos em realidade.

Amor, sinceridade, solidariedade e trabalho gravarão seu nome na História. Guardo da minha avó e madrinha boas recordações no convívio com ela, memoráveis ensinamentos e lições.

Talvez tenha herdado dela, como o meu pai Antônio Mariano, seu filho primogênito, o gosto pela vida pública, à vocação para o mundo incompreensível, mas desafiante, da política.

De temperamento suave, mas duro nas horas necessárias, minha avó Laura tinha a sensibilidade do olhar para o próximo.

Embora não tenha exercido cargos públicos, seu estilo, seu modo de enxergar o mundo, de tratar as pessoas, levaram alguns dos seus herdeiros a abraçar o sacerdócio da vida pública.

Primeiro a ingressar na política, meu pai foi eleito vereador em nossa terra com apenas 24 anos, chegando aos 28 anos a ser prefeito do município. E mais adiante deputado estadual por quatro legislaturas.

Heleno, seu quinto filho, foi eleito vereador em 1988 e seu genro José Ulisses eleito vice-prefeito em 2000.

Como representante da segunda geração, fui eleita vereadora em Afogados da Ingazeira e em seguida eleita e reeleita vereadora da Cidade do Recife. E Igor Luiz, vereador eleito neste município, nas eleições passadas.

Não teria como expressar de outra forma nossa gratidão aos responsáveis por esta homenagem, se não revelando a nossa admiração por essa mulher que tanto amamos.

Mãe, avó tão guerreira, valente, virtuosa. Aquela que mesmo depois dos nossos erros, das nossas falhas, continuava nos amando do mesmo jeito.

Como neta, ela me abrigou, botou de castigo, me fez até chorar às vezes.

Minha avó Laura, saiba que a senhora foi à mulher que nos amou, educou e que nós nunca esqueceremos os seus ensinamentos, as suas lições de vida.

São vinte anos de saudade. Mas parece que o tempo não passou, porque ainda te vejo à minha frente abraçando, perdoando, manifestando o seu amor pelo próximo, como uma grande protetora e defensora da gente sofrida do Sertão.

Muito obrigada pelo amor, dedicação e a devoção à nossa família e a sua gente sertaneja. Te amamos muito e este amor e gratidão serão eternos e guardados na nossa lembrança para sempre.

Governador,

Perdão pela emoção, que contamina a todos nós neste momento. Para encerrar, escolhi este belíssimo poema de Carlos Drummond de Andrade sobre mãe, para homenagear esta mãe guerreira do meu pai:

“Por que Deus permite

 Que as mães vão-se embora?

 Mãe não tem limite,

 É tempo sem hora,

 Luz que não apaga

 Quando sopra o vento

 E chuva desaba,

 Veludo escondido

 Na pele enrugada,

 Água pura, ar puro,

 Puro pensamento.

Morrer acontece

Com o que é breve e passa

Sem deixar vestígio.

Mãe, na sua graça,

É eternidade.

Por que Deus se lembra

– mistério profundo –

De tirá-la um dia?

Fosse eu Rei do Mundo,

Baixava uma lei:

Mãe não morre nunca,

Mãe ficará sempre

Junto de seu filho

E ele, velho embora,

Será pequenino

Feito grão de milho.

 Muito obrigada.

Outras Notícias

Jaques Wagner deixa liderança do governo Lula

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou a saída do cargo de líder do governo Senado após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira (24). “Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança […]

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou a saída do cargo de líder do governo Senado após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira (24).

“Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do governo no Senado Federal”, escreveu em seu perfil do X.

O petista também afirmou que vai focar na sua defesa e reeleição ao Senado.

“Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”, completou.

Nesta semana, a defesa de Jaques apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um recurso para anular a decisão que autorizou a busca e apreensão em seus endereços, sob o argumento de erros graves.

A ação, autorizada pelo ministro André Mendonça, permitiu a retenção de dinheiro em espécie acima de R$ 20 mil, além de celulares, computadores, documentos, joias, obras de arte e outros bens considerados relevantes para a investigação.

Romário cobrado por ausências no Senado para comentar Copa nos EUA

Enquanto comenta diversos jogos direto dos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo, o senador Romário (PL-RJ) continua exercendo seu mandato, podendo receber até R$ 46 mil mensais, valor do seu salário integral. Essa possibilidade acontece por causa do regime semipresencial de votação que os senadores implementaram para esta semana e que pode se estender […]

Enquanto comenta diversos jogos direto dos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo, o senador Romário (PL-RJ) continua exercendo seu mandato, podendo receber até R$ 46 mil mensais, valor do seu salário integral.

Essa possibilidade acontece por causa do regime semipresencial de votação que os senadores implementaram para esta semana e que pode se estender pelo período junino, medida que está sendo considerada por Alcolumbre e algumas lideranças.

Nesta semana, os parlamentares podem votar remotamente por meio do aplicativo Infoleg, que permite ao ex-jogador permanecer no exterior sem precisar se afastar formalmente do cargo e votar em um projeto de lei ou uma proposta de emenda parlamentar, nos intervalos dos seus comentários futebolísticos.

Nas sessões em que não puder registrar presença ou votar, Romário tomará falta, o que pode impactar no salário. Para sua atividade privada, Romário fechou parceria com Cazé TV, dividindo seus comentários com propagandas de casas de apostas. O valor do cachê do ex-jogador não foi divulgado.

Nas redes sociais, os internautas têm criticado a medida. Para a Folha de S.Paulo, o gabinete de Romário respondeu que “o senador continuará acompanhando as pautas do Congresso Nacional, exercendo suas funções parlamentares em defesa da população do estado do Rio de Janeiro”.

A ausência física do senador ocorre justamente quando o Congresso começa a discutir uma das principais pautas trabalhistas em debate no país: o fim da escala 6×1, da qual ele é contra. Ele só poderá aderir às votações quando a sessão for semipresencial, o que talvez não seja o caso da PEC.

Romário deve permanecer nos Estados Unidos até a final da Copa do Mundo, marcada para 19 de julho, e o recesso parlamentar começa dia 18 do mesmo mês.

Enquanto milhões de brasileiros enfrentam jornadas exaustivas e aguardam mudanças nas regras de trabalho, Romário acompanhará à distância as primeiras movimentações sobre o tema.

Duque cobra apuração, reforço na segurança e manifesta solidariedade após episódio de violência no São João de Serra Talhada

O deputado estadual Luciano Duque manifestou solidariedade às vítimas, aos familiares e a todos que foram impactados pelo episódio de violência registrado na madrugada desta quarta-feira (24), durante os festejos juninos em Serra Talhada. O parlamentar afirmou estar acompanhando de perto os desdobramentos do caso e defendeu uma apuração rigorosa dos fatos para que as […]

O deputado estadual Luciano Duque manifestou solidariedade às vítimas, aos familiares e a todos que foram impactados pelo episódio de violência registrado na madrugada desta quarta-feira (24), durante os festejos juninos em Serra Talhada.

O parlamentar afirmou estar acompanhando de perto os desdobramentos do caso e defendeu uma apuração rigorosa dos fatos para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas.

Como representante de Serra Talhada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Duque também cobrou esclarecimentos sobre o cumprimento das medidas de segurança previstas para o evento, incluindo possíveis falhas e o descumprimento de compromissos firmados junto aos órgãos de controle.

“É um momento muito delicado para nossa cidade. Não posso me omitir diante de um fato tão grave. É preciso identificar responsabilidades, apurar o que aconteceu e adotar providências para que situações como essa não voltem a ocorrer”, afirmou.

O deputado destacou ainda a importância do São João para a cultura, a economia e a geração de renda no município, mas ressaltou que a continuidade da programação exige atenção redobrada à segurança.

“O São João movimenta trabalhadores, comerciantes, artistas e toda uma cadeia produtiva. O povo de Serra Talhada merece viver essa festa com tranquilidade. Como a Prefeitura decidiu manter a programação, vou solicitar à governadora Raquel Lyra e à Secretaria de Defesa Social o reforço do policiamento e de todas as ações necessárias para garantir a segurança da população na festa”, concluiu.

São João do Gonzagão vive mais uma noite

O tradicional São João do Gonzagão voltou na noite desta terça-feira (23), em Iguaracy, consolidando mais uma edição de sucesso das festividades juninas promovidas pelo Governo Municipal. A programação é organizada pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Antes dos shows musicais, o público acompanhou apresentações culturais. Subiram ao palco […]

O tradicional São João do Gonzagão voltou na noite desta terça-feira (23), em Iguaracy, consolidando mais uma edição de sucesso das festividades juninas promovidas pelo Governo Municipal.

A programação é organizada pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Antes dos shows musicais, o público acompanhou apresentações culturais. Subiram ao palco a Quadrilha Junina Alvorecer Dourado e a Cia de Dança Filhos do Sol, que fez a estreia do espetáculo “Um Sonho de São João”. As apresentações foram registradas em vídeo e serão disponibilizadas ao público através da Tv Web Sertão em breve.

Na sequência, a festa foi animada pelos shows de Genailson & Banda, um dos principais nomes do forró da região.

O encerramento da festa ficou por conta do cantor Mateus Max.

O prefeito Dr. Pedro Alves prestigiou o evento ao lado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares, de integrantes da equipe de governo e amigos. Durante a noite, o gestor visitou barracas, cumprimentou comerciantes e conversou com moradores e visitantes.

A programação do São João do Gonzagão continua nesta quarta-feira (24). O secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino aproveitou para convidar toda a população de Iguaracy e da região a prestigiar mais uma noite de celebração das tradições juninas.

O evento contará com os shows do Vaqueiro Ktatal e da dupla Heraldo Junior & Emanoel, conhecida como “As Lendas das Vaquejadas”.

Serra: Prefeitura emite nota e mantém programação junina

NOTA OFICIAL A Prefeitura de Serra Talhada manifesta profunda solidariedade aos policiais militares, aos cidadãos feridos e aos seus familiares em razão da grave ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira durante os festejos do São João 2026. Desde o momento em que fomos informados do ocorrido, nossa prioridade absoluta tem sido acompanhar o atendimento às […]

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Serra Talhada manifesta profunda solidariedade aos policiais militares, aos cidadãos feridos e aos seus familiares em razão da grave ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira durante os festejos do São João 2026.

Desde o momento em que fomos informados do ocorrido, nossa prioridade absoluta tem sido acompanhar o atendimento às vítimas, disponibilizar apoio às equipes de saúde e colaborar integralmente com as forças de segurança e demais órgãos envolvidos na ocorrência.

Em situações como esta, é necessário cautela para que nenhuma informação falsa ou não confirmada seja divulgada antes da devida averiguação. Esse processo exige tempo e responsabilidade, especialmente diante da gravidade dos fatos.

Repudiamos toda forma de violência e reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população. O São João de Serra Talhada é uma celebração construída para as famílias, para a cultura e também para garantir o sustento de ambulantes, trabalhadores, equipes técnicas, artistas e demais pessoas envolvidas na realização da festa.

Por esse motivo, a programação desta noite segue mantida, por se tratar da última noite do evento, com toda a atenção voltada para a segurança, com reforço no policiamento e na segurança para o bom andamento das atividades.

O ocorrido trata-se de um fato isolado que não reflete o histórico de tranquilidade do evento, mas que exige resposta firme e não diminui o compromisso da gestão com a realização de eventos seguros. Pelo contrário: reforça nossa determinação em aprimorar continuamente os protocolos de segurança, fortalecer a atuação integrada com as forças policiais e adotar todas as medidas necessárias para proteger a população.

Neste momento, pedimos respeito às vítimas, responsabilidade na divulgação de informações e confiança no trabalho das autoridades que conduzem as investigações.

Prefeitura de Serra Talhada