O Blog e a História: há quatro anos, Márcia Conrado entrava na pré-campanha
A então Secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado, do PT, entregava o cargo há praticamente quatro anos, em 4 de junho de 2020, para se tornar oficialmente a pré-candidata governista à prefeitura. Àquela data, o clima era de paz e amor com Luciano Duque, que era tratado como “aquele que conduzirá o processo com maestria”, e Marília Arraes, então no PT.
Sebastião Oliveira e Carlos Evandro, hoje aliados , eram os adversários a serem enfrentados. Sebá apoiou Vitor oliveira e Carlos Evandro, a esposa, Socorro Brito. Naquele dia, falando a este jornalista na Rádio Pajeú Márcia fez avaliação da pasta e falou de outros temas. Relembre:
Despedida e avaliação do trabalho da Secretaria
“A semana já começou com várias emoções. Teve a despedida do COSEMS, na terça, a última live, hoje a despedida da Secretaria. As pessoas acompanharam tudo. Sei que alguns gargalos não conseguimos destravar, mas já deixamos encaminhados como o SAMU que é um problema não de Serra, mas regional. Já levamos uma solução ao Ministro da Saúde, mas com a pandemia não demos seguimento. A UPA 24 Horas eu também queria ter deixado entregue. A gente reconhece que faltam essas duas conquistas mas estão bem encaminhadas. São 23 unidades de atenção básica, portanto ampliação da atenção básica. Atendimento noturno, primeiro hospital veterinário municipal do Norte e Nordeste. Gestantes parindo na sua cidade, o que não era tão comum. Nova regulação com atendimento mais humanizado, os CAPs. Demos o nosso melhor”.
Enfrentamento à COVID
“Realmente vimos que não tinha condições de lidar com a pandemia só fazendo testes disponibilizados pelo Ministério da Saúde, que só podem ser realizados em profissionais da área de saúde, segurança e idosos. Não tínhamos como ter um perfil correto se 80% da população é assintomática. Decidimos comprar mais testes para testar mais a população e saber como a doença está atingindo Serra Talhada. Até ontem as unidades estavam acompanhando mais de 1300 pessoas com suspeita de Covid-19. Essa semana, deixei o planejamento para testar todos os funcionários dos serviços essenciais. Também testagem por localidade para ter amostragem maior . Essas pessoas estão sendo acompanhadas diariamente. Mais de 1200 pessoas haviam feito o teste, com mais de 900 que deram negativo. Registramos infelizmente o quinto óbito, mas a situação poderia ser bem pior, bem diferente. Estamos tendo transparência e isso ajuda muito”.
Novo nome na pasta
“Luciano Duque está fazendo segredo. Não tenho dúvida que deve ser um homem ou mulher muito competente. Sei o cuidado dele com a Saúde de Serra Talhada. Tivemos alguns embates produtivos, mas nossos objetivos foram sempre os mesmos. Não tenho dúvida que vai fazer uma escolha assertiva”.
De Secretária “incógnita” a preferida do grupo
“A escolha (do nome) teve um processo muito longo. Luciano escutou a população através de muitas pesquisas. Depois ouviu lideranças, vereadores, Deputados. A gente via os números crescendo nas pesquisas. Vi como um reconhecimento da população do que fizemos por amor e com muita gratidão. Recebo com muito carinho essa nova missão. O que a gente precisa sempre é coragem, mais a gentileza de olhar nos olhos da população”.
Críticas de que não tem “cara de PT”
“Pelo contrário, eu sempre fui PT de coração. O PT me abraçou, me recebeu como uma familiar. Não poderia ter outro partido, é o partido de Luciano Duque, um prefeito com 80% de aprovação. A forma petista de governar em Serra Talhada é transparente, honesta , voltada para melhorar o que a gente entrega à população. Não poderia ter outro partido. Agradeço a Cleonice Maria, Doriel Barros, Marília Arraes, Tereza Leitão”.
Perfil “educado” vai se manter na campanha?
“Sempre . Tenho convicção de que a população não merece a politicagem antiga, de crítica pela crítica, pelo atraso. Que a gente oferece o que tem de melhor pra ela. Precisamos respeitar, cuidar, fazer o que Lula fez que é dar moradia, dignidade à população. Essas mesmas críticas ouvia a seis anos, que eu era uma menina, que não saberia cuidar de uma cidade do porte de Serra Talhada. A gente trouxe Serra a um patamar que é referência em Pernambuco. Vou agir com a mesma dedicação e a mesma coragem que sempre tive. Não vou desmerecer ninguém , fazer crítica destrutiva a ninguém. A população não merece aquela politica antiga. Luciano da exemplo quando escolhe uma mulher numa região machista. Quem não conhece vai conhecer a uma mulher determinada e corajosa”.
Como escolher vice sem rupturas?
“A escolha do vice será como a gente sempre fez no nosso grupo. O prefeito com maestria tem conseguido conduzir. Não acredito em ruptura”.
Quem acredita que vai enfrentar na oposição?
“Realmente essa não é uma grande preocupação. Adversário não se escolhe. Estamos cada vez mais unidos. O trabalho vai ser feito corpo a corpo, realizado com planejamento que está sendo traçado”.
Ouça na íntegra a entrevista concedida à Rádio Pajeú:



Prefeitos seguem se queixando
O Farol de Notícias, além de arrancar uma boa entrevista com a prefeita Márcia Conrado, conseguiu um feito que merece registro: a proibição à invasão de assessores, vereadores, cargos comissionados e correlatos ao estúdio onde ocorria o encontro. Nas rádios, virou uma febre esse tipo de comportamento. Estúdio é uma espécie de templo do jornalismo. Receber alguns assessores sentados quando há espaço, silenciosamente, vá lá. Mas o que vinha ocorrendo em alguns encontros era surreal.
Já próximo ao Rio Maniçoba, zona rural de Sanharó, Agreste de Pernambuco, morreu uma andarilha por falta de assistência. Antes, foi vista caminhando pelas cidades de Flores, Ibimirim, Arcoverde e Sanharó. Diante do forte calor, ela, ironizada em vez de ajudada, sofreu um mal súbito e acabou falecendo.
Danilo Simões tem se movimentado como candidato, se reunido com lideranças como candidato, tem costurado possíveis alianças como candidato, mas a quem pergunta se é candidato, responde com firmeza: só digo em janeiro.
Depois que Anchieta Patriota praticamente cravou o sobrinho Berg como seu candidato, restam poucas definições na região. Djalma Alves definiu a sobrinha Rafaela Gomes. Marconi Santana não apontou o seu nome em Flores, Ângelo Ferreira não diz quem tem seu apoio em Sertânia e Zeinha Torres não bateu o martelo (apesar de todos cravarem Marquinhos) em Iguaracy. Evandro entre Augusto e Eclérinston, Sávio pra decidir por Diógenes, e por aí vai…
Frase da semana:

“Já havia um estudo feito por nós com o ex-governador Eduardo Campos para interligar a Adutora a partir de Afogados a São José do Egito e fazendo o sentido inverso, socorrendo essas cidades”, disse Valadares.
Com a divulgação de novos Patrimônios Vivos de Pernambuco pelo Governo do Estado na quinta-feira (10), o deputado estadual José Patriota (PSB) utilizou suas redes sociais para parabenizar os grupos e artistas da região do Pajeú premiados.
O ex-deputado e ex-prefeito de Afogados Antônio Mariano, foi submetido ontem (04), a uma cirurgia no coração, realizada no Hospital Português, pelos médicos Maurílio Rodrigues, Fernando Moraes e equipe, no Hospital Português na capital pernambucana.











Você precisa fazer login para comentar.