Notícias

Nordeste discute desenvolvimento econômico, conectividade e Auxílio Brasil

Por André Luis

Coordenado pelo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e 1º secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM), José Patriota, o terceiro Encontro Nordeste Unido Pelo Desenvolvimento aconteceu nesta sexta-feira (12), em Fortaleza, no Ceará. 

A reunião foi promovida pela CNM, em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

O encontro discutiu  meios para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Nordeste, conectividade e Auxílio Brasil. 

O superintendente do Banco do Nordeste (BNB) no Ceará, Lívio Tonyatt, esteve presente e palestrou sobre as políticas de Desenvolvimento para a Região, aliado às pautas sustentáveis. 

Na oportunidade, os gestores reafirmaram a necessidade do fortalecimento do BNB, “tão importante para o desenvolvimento econômico dos municípios”, segundo eles.

O secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Mauro Filho, também participou do encontro e foi o responsável por apresentar o programa Ceará Conectado, responsável por democratizar o acesso da população de todos os municípios cearenses à internet gratuita em espaços públicos. 

No programa há também o Cinturão Digital, que consiste na maior rede pública de banda larga do Brasil, que permite à população cearense o acesso à telemedicina e à educação a distância.

O presidente da Amupe, José Patriota, também discutiu a implementação do Auxílio Brasil, que impacta diretamente os municípios, além das dúvidas que cercam a população. O gestor cobrou uma comunicação mais estreita com as prefeituras. 

“São pernambucanos, nordestinos, necessitados que batem à porta da prefeitura, onde as secretarias de assistência social trabalham diuturnamente para suprir as necessidades. Hoje vemos pessoas em filas em frente aos CRAS para conseguir

Ao final do encontro, os gestores anunciaram uma agenda com o Ministro da Cidadania, João Roma, ainda para esse mês.

Outras Notícias

Carlos Evandro nega diálogo com Sebastião Oliveira

“Jamais faria sem falar com Márcia”. Ex-prefeito diz entretanto que não descartaria uma aproximação e afirma estar com a prefeita inclusive com sua decisão de marchar independende de aproximação com Duque O ex-prefeito Carlos Evandro negou em contato com o blog qualquer diálogo com o Deputado Sebastião Oliveira para uma possível aproximação com o bloco […]

“Jamais faria sem falar com Márcia”. Ex-prefeito diz entretanto que não descartaria uma aproximação e afirma estar com a prefeita inclusive com sua decisão de marchar independende de aproximação com Duque

O ex-prefeito Carlos Evandro negou em contato com o blog qualquer diálogo com o Deputado Sebastião Oliveira para uma possível aproximação com o bloco governista.

A informação foi reproduzida a partir de nota do portal Sertão Notúicias, da parceira Cultura FM.

“Nunca existiu essa conversa. Nunca tratamos acordo. Não iria fazer isso sem conversar com Márcia Conrado”, disse. Carlos acrescentou entretanto não ter nada contra Sebá. “Somos por enquanto adversários políticos, não pessoais”, revelando evetualmente falar com o parlamentar, como no seu recente adversário.

Carlos Evandro disse entretanto que qualquer diálogo deve ser conduzido pela prefeita Márcia Conrado. “Qualquer posição que Márcia tomar tem meu apoio”.

Disse ainda concordar com sua condução e a fala recente, quando perguntada pelo radialista Francys Maya, em que trata Luciano como adversário, ao afirmar que “adversário não se escolhe, se enfrenta”. para Carlos, ela está corretíssima em agir assim. “Concordo em gênero número e grau com ela”.

Daniel Valadares cumpre agenda com presidente da CODEVASF em Petrolina

Por André Luis O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), esteve, nesta terça-feira (31), em Petrolina, participando de uma reunião na CODEVASF, com o superintendente Edilazio Wanderlei e o deputado federal Carlos Veras. Na pauta da reunião, estiveram temas importantes para o município, como a continuidade da obra de saneamento global da cidade, […]

Por André Luis

O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), esteve, nesta terça-feira (31), em Petrolina, participando de uma reunião na CODEVASF, com o superintendente Edilazio Wanderlei e o deputado federal Carlos Veras.

Na pauta da reunião, estiveram temas importantes para o município, como a continuidade da obra de saneamento global da cidade, o projeto de revitalização do rio Pajeú, futuras pavimentações e possíveis máquinas para ajudar a zona rural.

Além disso, Valadares e Veras conseguiram a liberação de 50 mil alevinos para povoamento de açudes e barragens comunitárias do município.

“Meu sentimento é de felicidade pela forma como a pauta foi discutida, pelas conquistas e por continuar no progresso dessa gestão Sandrinho e Daniel, que busca sempre o melhor para Afogados da Ingazeira”, destacou Veras.

“Agradeço ao Deputado Federal Carlos Veras pela articulação e conquistas”, disse Valadares.

O vice-prefeito destacou que a parceria com a CODEVASF é fundamental para o desenvolvimento de Afogados da Ingazeira. “Estamos trabalhando para garantir melhorias para a nossa população e a CODEVASF é um parceiro importante nessa missão”, disse.

A reunião foi considerada um sucesso por todos os envolvidos. A expectativa é que, em breve, as demandas apresentadas sejam atendidas.

Ninguém abriu: nenhum dos cinco postulantes da Frente recuou do desejo de comandar a Câmara de Afogados

Quadro começa a preocupar governistas e animar oposição Em Afogados da Ingazeira, ninguém consegue responder ainda quem será o presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2015-2016. Isso porque, a praticamente dez dias da escolha, dia 12 de dezembro, ainda há seis pré-candidatos. São cinco governistas e um da oposição. A bancada governista tem […]

Raimundo Lima,
Raimundo Lima, Frankilin Nazário, Igor Sá, Zé Carlos e Renaldo Lima: alguém tem que ceder pra alguém

Quadro começa a preocupar governistas e animar oposição

Em Afogados da Ingazeira, ninguém consegue responder ainda quem será o presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2015-2016. Isso porque, a praticamente dez dias da escolha, dia 12 de dezembro, ainda há seis pré-candidatos. São cinco governistas e um da oposição.

A bancada governista tem cinco nomes: Raimundo Lima, Igor Mariano, Zé Carlos, Frankilin Nazário e Renaldo Lima. O bloco, que ao todo tem oito vereadores é favorito por questões matemáticas. Mas a falta de recuo da decisão dos cinco em disputar a Presidência e o curto tempo até a votação são um desafio.

Vicentinho é nome da oposição
Vicentinho é nome da oposição

Já houve reuniões com toda a bancada e uma isolada dos cinco postulantes. Em todos os casos, até agora ninguém disse retirar o nome. Não bastasse isso, apoios isolados já declarados e a estratégia da oposição embolam mais o jogo. Cícero Miguel, por exemplo, já anunciou apoio a Frankilin Nazário. E Luiz Bizorão, a Renaldo Lima.

Nos bastidores, o bloco da oposição que tem cinco nomes e um só candidato, o vereador Vicentinho, estaria estimulando os nomes governistas a não desistirem da disputa. Sonham em “pescar” dois nomes para fazer maioria e criar uma reviravolta no processo.

Se o desejo dos postulantes não ceder para o projeto de grupo, é possível que o prefeito José Patriota, que espera ter maioria tranquila na casa, entre no debate. Mais uma faca de dois gumes: dar predileção a um ou outro nome pode causar insatisfação de parte da base. Certo é que há data limite para a questão ser resolvida: 12 de dezembro. Aí não pode mais haver dúvidas.

Pernambuco teve o melhor mês de julho desde 2010 na geração de empregos

Pernambuco teve o melhor mês do ano na geração de empregos e o melhor julho desde 2010. No mês passado, 49.118 pessoas foram admitidas e 40.005 desligadas, deixando um saldo positivo de 9.113 postos de trabalho, uma variação relativa de 0,70% ante o mês passado, maior que a média do Brasil (0,52%). Os dados são […]

Pernambuco teve o melhor mês do ano na geração de empregos e o melhor julho desde 2010. No mês passado, 49.118 pessoas foram admitidas e 40.005 desligadas, deixando um saldo positivo de 9.113 postos de trabalho, uma variação relativa de 0,70% ante o mês passado, maior que a média do Brasil (0,52%).

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta segunda-feira (29.08). Em 2010, quando o Brasil vivia o pleno emprego, o Estado gerou 9.746 empregos, número semelhante aos dados deste ano.

O crescimento acima da média nacional é resultado de uma série de investimentos e da atração de grandes empresas para Pernambuco. “A tendência é avançarmos ainda mais, pois somente neste mês de agosto já injetamos R$ 370 milhões em obras por todo o território estadual, em áreas que vão da infraestrutura à educação. Também conseguimos iniciativas de grande porte do setor privado, como o primeiro frigorífico industrial da Masterboi no Nordeste, que começou a funcionar em Canhotinho, no Agreste, e a nova fábrica de baldes plásticos da Fibrasa, em Abreu e Lima, no Grande Recife. Continuaremos investindo e captando empresas para trazer cada vez mais emprego para os pernambucanos e desenvolvimento para o Estado”, destaca o governador Paulo Câmara.

No acumulado do ano, de janeiro a julho, o saldo positivo na geração de empregos no Estado atingiu 15.600 profissionais. Para se ter uma ideia, no mês de julho de 2020, durante o auge da pandemia, Pernambuco gerou 5.425 empregos. Naquela época, havia um estoque de 1.143.978 postos de trabalho. Isso significa que, de lá para cá, o estoque de empregos formais aumentou 163.365, mesmo considerando o impacto imposto pelo isolamento social.

“Em julho, todos os segmentos da economia tiveram resultados positivos em Pernambuco, com os primeiros lugares para a indústria (2.764), serviços (2.590), construção (1.679), comércio (1.067) e agropecuária (1.013). No mês passado, os municípios que mais se destacaram na geração de empregos foram Recife (2.389), Petrolina (1.133) e Cabo de Santo Agostinho (1.001). Este período marca o início do ciclo de sazonalidade positiva da geração de emprego no Estado, como mostra a série histórica”, frisou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes. O Novo Caged apresenta também números de Jovem Aprendiz. Foram 393 jovens contratados neste mês, 51 a mais do que em junho passado.

BRASIL – De acordo com o Novo Caged, o emprego celetista aumentou em julho de 2022, registrando saldo de 218.902 postos de trabalho. Esse resultado decorreu de 1.886.537 admissões e de 1.667.635 desligamentos. O estoque, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, em julho de 2022 contabilizou 42.239.251 registros, o que representa uma variação positiva de 0,52% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado de 2022, foi registrado saldo de 1.560.896 empregos, decorrente de 13.554.553 admissões e de 11.993.657 desligamentos (com ajustes até julho de 2022).

Israel Rubis debate temática da violência em Vitória de Santo Antão

O vice-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a deputado federal, Delegado Israel (PP), esteve no Recife na última quinta-feira (19), onde se encontrou com o vereador de Vitória de Santo Antão, André Carvalho (PDT), que foi o parlamentar mais votado da cidade nas eleições de 2020. Na pauta da reunião os graves índices de violência registrados […]

O vice-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a deputado federal, Delegado Israel (PP), esteve no Recife na última quinta-feira (19), onde se encontrou com o vereador de Vitória de Santo Antão, André Carvalho (PDT), que foi o parlamentar mais votado da cidade nas eleições de 2020.

Na pauta da reunião os graves índices de violência registrados em Pernambuco, especialmente em Vitória de Santo Antão, que figura no Anuário Brasileiro de Segurança Pública como um dos municípios mais violentos do país, ocupando a 10ª posição no ranking divulgado em 2021.

O diálogo envolveu problemas de infraestrutura da cidade, atuação de organizações criminosas da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife, graves problemas sociais de distribuição de renda, política habitacional, ausência de oportunidades, empregabilidade, e qualificação profissional para jovens, ausência de efetivo e desestruturação das unidades policiais, além de questões relacionadas à corrupção política.

Segundo nota ao blog, os políticos se comprometeram em construir um debate importante sobre o tema, além de provocar outros órgãos sobre a pauta de segurança pública e prevenção/repressão à violência, buscando investimentos, não apenas em Vitória de Santo Antão, mas também em todo o Estado de Pernambuco.