Nomes da Segurança Pública na região admitem que Pacto Pela Vida esgotou modelo
O Comandante do 23º BPM, Coronel Costa Júnior, o Delegado Regional Alisson Nunes Eulâmpio e a Delegada da Mulher, Andreza Gregório, fizeram uma avaliação positiva da atuação das forças de segurança no Debate das Dez de hoje.
Eles destacaram as ações no combate aos aos CVLIs, Crimes Violentos Letais Intencionais, aos crimes contra o patrimônio, violência contra a mulher e casos de estupro de vulnerável.
Os três destacaram a integração das polícias para redução dos índices. No caso da atuação da PM, o Coronel Costa Júnior agradeceu ais comandados e afirmou que o trabalho preventivo foi muito importante. Ele destacou outras ações como a Patrulha Maria da Penha, para prevenir reincidência nos crimes contra a mulher e Patrulha Rural, de combate aos crimes contra o patrimônio na zona rural.
No caso da Polícia Civil, o Delegado Regional Alisson Eulâmpio destacou a resolutividade dos crimes letais, acima dos 60%. Ele disse que a chegada de novos agentes contribuiu com as operações e o trabalho investigativo. Em relação aos recentes furtos contra o comércio, destacou a prisão de todos os criminosos.
Em relação à atuação nos crimes contra a mulher, a Delegada Andreza Gregório destacou que houve casos de ampla repercussão, como no que a vítima era praticamente mantida em cativeiro. Ela encorajou denúncias através do 180 ou mesmo na própria delegacia.
Outro tema que chamou a atenção foi sua atuação em casos de estupro de vulnerável, com ampla repercussão e até altas condenações recentes. Ela disse que o seu trabalho foi uma reparação a quem, apesar de vítima, foi até criminalizada por parte das próprias famílias. Destacou também o trabalho da Rádio Pajeú e do blog, dando publicidade às prisões e condenações nestes casos.
Os três reconheceram que o Pacto Pela Vida, criado no governo Eduardo Campos, cumpriu seu papel, mas que já vivia um esgotamento. Mostraram confiança no programa “Juntos pela segurança”, do governo Raquel Lyra. Também aprovaram os nomes de Carla Patrícia Cunha para a Defesa Social, Coronel Tibério César dos Santos para o comando da PM e Simone Aguiar como Chefe da Polícia Civil. Ainda mostraram confiança no reforço de efetivo nesse ciclo.
Mudanças: dos três nomes, apenas o Coronel Costa Júnior deixou nas entrelinhas a possibilidade de mudança na função que exercerá na PM. Ele tem proximidade com o novo comandante. Os demais mantiveram o discurso de aguardar a formatação do novo governo.