No Sertão, Tadeu Alencar volta a defender investigação contra Temer
Por Nill Júnior
Durante a agenda de visitas ao longo do final de semana pelo Sertão de Pernambuco, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) constatou que há uma forte pressão popular para que os parlamentares votem pela aceitação da denúncia contra o Presidente Michel Temer na sessão da Câmara dos Deputados do próximo dia 02 de agosto.
Tadeu foi a São José do Egito, Serra Talhada e Serrita, onde acompanhou a execução de obras nos municípios, conversou com a população e se reuniu com lideranças políticas, a exemplo do prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), do vice-prefeito, Eclériston Ramos (PSB), vereadores e secretários municipais, e também com o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT).
Membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o parlamentar recebeu elogios pelo voto favorável à aceitação da denúncia no colegiado e foi estimulado a manter a posição. “Em todos os contatos que fiz ficou evidente o clamor popular para que o parlamento brasileiro não blinde o Presidente da República. Se qualquer cidadão, qualquer servidor, tem o dever de agir com ética, ao Presidente da República cumpre um dever muito maior, porque deveria ser exemplar”, afirmou.
Para Tadeu, há uma forte indignação também ao conteúdo das reformas trabalhista e da Previdência encaminhadas pelo Governo Temer. Sobre a posição do PSB, reforçou que a Executiva Nacional do partido fechou questão contra as reformas e orientou seus parlamentares a votar sim para que Temer seja investigado. Para ele, a pressão popular deve se intensificar, e certamente os demais parlamentares que estão visitando suas bases durante o recesso, estão percebendo isto, o que pode contribuir para a aceitação da denúncia.
Obras e reuniões – Tadeu aproveitou o giro pelo Sertão para intensificar o contato com parceiros políticos, conferir obras e prestigiar eventos tradicionais como a Festa Universitária de São José do Egito e as comemorações pela Missa do Vaqueiro, em Serrita. Em Serra Talhada, reuniu-se com o prefeito Luciano Duque (PT) para tratar de emendas parlamentares que podem ser encaminhadas para o município.
Também em São José do Egito, cumpriu agenda de trabalho, visitando obras que contaram com recursos do Governo do Estado, a exemplo da barragem Guardião e do sistema simplificado de abastecimento d’água do Sítio Barra Nova, que juntas beneficiarão quase 700 famílias do município. “Mesmo diante de um cenário de crise econômica nacional, o governo Paulo Câmara tem mantido o fluxo de investimentos para os municípios, e no Sertão há um olhar especial sobretudo para a universalização do abastecimento d´água, além do grande papel que os recursos do FEM tem cumprido sobre as obras de infraestrutura urbana”, elogiou.
O deputado estadual e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) está concedendo entrevista coletiva a imprensa serra-talhadense e em seguida vai se reunir com as lideranças políticas do seu grupo. Augusto – segundo o Caderno 1 – adiantou que na reunião com seu grupo irão fazer uma análise do momento político local e a […]
O deputado estadual e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) está concedendo entrevista coletiva a imprensa serra-talhadense e em seguida vai se reunir com as lideranças políticas do seu grupo. Augusto – segundo o Caderno 1 – adiantou que na reunião com seu grupo irão fazer uma análise do momento político local e a posição do seu grupo dentro dele.
Esta é a primeira visita do deputado a Serra Talhada depois de eleito vice-presidente da Assembleia. As vindas a Serra Talhada estão sendo intensificadas na agenda do petebista que, garante, vai estreitar ainda mais a relação. “A Assembleia vai estar mais próxima do sertão”, disse. Com isso, quer também estar colado no debate sucessório na Capital do Xaxado.
Foi uma noite memorável que, para sempre, ficará na memória e nos corações dos moradores de Afogados da Ingazeira. A apresentação da Orquestra Criança Cidadã, sob a regência do maestro José Renato Accioly, foi um presente muito especial que Maria do Carmo Lima e Joseph Domingos entregaram aos moradores do Vale do Pajeú para celebrar […]
Foi uma noite memorável que, para sempre, ficará na memória e nos corações dos moradores de Afogados da Ingazeira.
A apresentação da Orquestra Criança Cidadã, sob a regência do maestro José Renato Accioly, foi um presente muito especial que Maria do Carmo Lima e Joseph Domingos entregaram aos moradores do Vale do Pajeú para celebrar os 40 anos do Maria do Carmo Diagnósticos.
Ao ar livre, envoltos pela natureza, a Orquestra compôs um cenário exuberante, na escadaria da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, no coração de Afogados da Ingazeira, que foi decorado por balões brancos biodegradáveis e luzes especiais.
A apresentação, sob regência do maestro José Renato Accioly, passeou entre as músicas clássicas e regionais, com leveza e muita emoção, arrancando muitos aplausos dos presentes, que estavam sentados em cadeiras na praça para assistir ao concerto que foi exibido na catedral.
A celebração dos 40 anos começou com a exibição num telão de led um documentário de oito minutos, que mostrou toda a trajetória de luta e dedicação de Maria do Carmo e seu marido e sócio, Joseph Domingos, para erguer um sólido grupo de saúde que tem quatro empresas e atende todo o Nordeste. No vídeo exibido, emocionantes depoimentos testemunharam a história de sucesso que tanto orgulha o Vale do Pajeú, com entrevistas de colaboradores, de Maria do Carmo, de Joseph Domingos, Laíse Lima, familiares e clientes.
GRATIDÃO
Emocionada, Maria do Carmo esteve no palco e discursou para o público, demonstrando gratidão pelo apoio de sua família e receptividade da cidade de Afogados da Ingazeira com o laboratório.
“Nossa cidade é o centro do Pajeú e o Maria do Carmo Diagnósticos tem a honra de ser referência em nossa região, reconhecido por sua história de compromisso com a qualidade, contribuindo para a medicina aqui exercida por tão competentes profissionais”, destacou Maria do Carmo, aplaudida em seguida por todos que estavam presentes.
“É uma grande honra e alegria estarmos aqui hoje para comemorar esse aniversário tão esperado e tão celebrado”, declarou o maestro José Renato Accioly, na abertura do evento, que teve a apresentação do jornalista Nill Júnior. Em seguida, a orquestra que encantou o Papa Francisco, numa apresentação em 2014 no Vaticano, comoveu os presentes com a apresentação do repertório de músicas clássicas, como a canção Serenata Noturna, de Mozart, Bachianas Brasileiras 4, de Heitor Villa Lobos, e o primeiro movimento da Primavera, do concerto Quatro Estações de Vivaldi, que imita o som dos pássaros e contou com a participação da solista professora Karolyne Cavalcante, uma das mais jovens e promissoras violinistas do país.
No repertório de músicas internacionais e regionais, foram incluídos o tango Por una Cabeza, de Carlos Gardel e a solista Jamile Pamela foi convidada para interpretar a música My Way, de Frank Sinatra. Dedicada pelo maestro para a festa, a música Aleluia ou Hallelujah, composta por Leonard Cohen, impressionou o público, “É uma oração de graça aos 40 anos e a essa festa maravilhosa”, disse o maestro José Renato Accioly. Com a adição do Triângulo como instrumento adicional a orquestra, Lamento Sertanejo, de Gilberto Gil e Dominguinhos, foi a próxima música a garantir a alegria dos que estavam presentes, junto a Aquarela do Brasil e Mourão, de César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira.
A festa seguiu com a entoação das músicas Sabiá e um pout-pourri de xote, ritmo característico da região Nordeste. O final da festa foi marcado pela emoção com a presença dos colaboradores, que se posicionaram à frente da orquestra com balões brancos, vestidos com uma camisa com a logomarca do Maria do Carmo Diagnósticos, nas escadas da Catedral, cantando Asa Branca, de Dominguinhos, junto a um coro de palmas do público. A noite especial de comemoração foi finalizada ao som de frevo. A produção e concepção do evento ficou a cargo da cerimonialista Tatiana Marques.
ABERTURA
O Maria do Carmo Diagnósticos foi inaugurado no dia 13 de setembro de 1982 por Maria do Carmo e Joseph Domingos e, desde então, têm se expandido para cidades do sertão, como Iguaracy, Carnaíba e Ingazeira, completando 40 anos de dedicação junto aos empreendimentos do Grupo JM, que contam também com Centro de Distribuição de medicamentos e materiais hospitalares, além de Clinical Center e Farmácias dos Municípios. Atualmente, mais de 200 colaboradores trabalham para manter a qualidade dos diagnósticos e continuar cuidando das pessoas.
As celebrações dos 40 anos seguem esta semana. Nesta terça-feira (amanhã, 13 de setembro), haverá um evento na sede do grupo, com parabéns, corte de bolo e coquetel durante a manhã. Também nas cidades de Ingazeira, Tabira e Iguaracy, onde há filiais do Maria do Carmo Diagnósticos, haverá parabéns e corte de bolo com os colaboradores do município. As comemorações seguem até sexta-feira.
Para o Padre Luís Marques Ferreira, da Matriz de São Francisco de Assis de Afogados de Ingazeira, que esteve presente no evento de sábado, os 40 anos do Maria do Carmo Diagnósticos devem ser muito comemorados. “A trajetória deste empreendimento erguido com perseverança e dedicação à sociedade deve ser celebrada com festa e agradecimento, pois são 40 anos de lutas e vitórias da vida sobre a morte, da fé sobre a dura realidade e da esperança sobre o pessimismo”, disse.
“O Laboratório Maria do Carmo fez e faz parte da minha vida e da nossa família, sempre nos atendendo com muita cordialidade e presteza. Parabéns por tanta excelência!”, declarou Elza Cristina, que é paciente do Maria do Carmo Diagnósticos e testemunha da qualidade de atendimento e dedicação aos moradores de Afogados da Ingazeira e cidades vizinhas.
Profissionais serão lotados em unidades espalhadas por seis Geres A Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou, nesta terça-feira (17.04), no Diário Oficial, o edital de seleção pública simplificada para contratação de 139 médicos plantonistas de diversas especialidades. A seleção está sendo realizada para atender à situação de excepcional interesse público, já que a SES não […]
Profissionais serão lotados em unidades espalhadas por seis Geres
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou, nesta terça-feira (17.04), no Diário Oficial, o edital de seleção pública simplificada para contratação de 139 médicos plantonistas de diversas especialidades. A seleção está sendo realizada para atender à situação de excepcional interesse público, já que a SES não possui mais banco das áreas que serão contempladas no certame. O edital está disponível no portal.saude.pe.gov.br.
As inscrições, abertas até 02.05, podem ser realizadas via Sedex endereçado à sede da SES, localizada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi – Recife/PE (CEP-50.751-530), ou para a sede das Gerências Regionais de Saúde (Geres) que estão contempladas no certame. O candidato também pode optar pela inscrição presencial nos dias e locais descritos no edital (anexo VII). O resultado preliminar será divulgado em 17.05. Os recursos podem ser interpostos nos dias 18.05, 21.05 e 22.05. Já o resultado final sairá em 8.06. Os candidatos poderão acompanhar as divulgações pelo portal.saude.pe.gov.br.
A seleção de médicos, por meio de avaliação curricular de caráter classificatório e eliminatório, será para as especialidades de cardiologia, clínica geral, intensivista adulto e pediátrico, neonatologia, pediatria, tocoginecologia, traumato ortopedia, radiologia e diagnóstico em imagem e das cirurgias geral, pediátrica e vascular. Os profissionais serão lotados em unidades hospitalares das Gerências Regionais de Saúde (Geres) com sede no Recife (I), Limoeiro (II), Caruaru (IV), Garanhuns (V), Salgueiro (VII), e Serra Talhada (XI).
A remuneração é de R$ 7.514,74, já inclusa a gratificação de plantão. O profissional atuará em um plantão de 24 horas ou dois de 12h por semana. A seleção tem a validade de 24 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
*CONCURSO -* O Governador de Pernambuco tem se empenhado para reforçar as escalas de plantões das unidades estaduais, tanto na capital quanto no interior. Em 2017, foram 2.448 nomeados, entre médicos (457) e outros profissionais de nível superior (395) e médio (1.596). Ao todo, desde 2015, foram 5,9 mil, sendo 843 médicos e 5.062 não médicos (859 enfermeiros, 3.170 de técnicos de enfermagem, 303 de outras categorias técnicas e 730 de outros cargos de nível superior, como fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas). Com isto, o governador Paulo Câmara entra para a história com a maior contratação de profissionais de Saúde concursados de todos os tempos em Pernambuco. Um novo concurso para diversas áreas já está sendo organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A investigação conduzida pela Polícia Federal revelou que o grupo investigado avançou na execução de um plano com o objetivo de abolir o Estado Democrático de Direito no Brasil. Segundo o relatório, Jair Bolsonaro (PL) “tinha plena consciência e participação ativa” nas ações clandestinas promovidas pelo grupo. O texto detalha que, ao dar continuidade à execução do plano, os envolvidos […]
A investigação conduzida pela Polícia Federal revelou que o grupo investigado avançou na execução de um plano com o objetivo de abolir o Estado Democrático de Direito no Brasil. Segundo o relatório, Jair Bolsonaro (PL) “tinha plena consciência e participação ativa” nas ações clandestinas promovidas pelo grupo.
O texto detalha que, ao dar continuidade à execução do plano, os envolvidos realizaram práticas que visavam subverter a ordem constitucional e inviabilizar a transição democrática de poder.
“Dando prosseguimento à execução do plano criminoso, o grupo iniciou a prática de atos clandestinos com o escopo de promover a abolição do Estado Democrático de Direito, dos quais Jair Bolsonaro tinha plena consciência e participação ativa”, escreve a PF.
Segundo a PF, Bolsonaro realizou lives e reuniões para sustentar a narrativa de fraude nas eleições e desacreditar o sistema eletrônico de votação.
As ações clandestinas, organizadas e deliberadas, reforçam o caráter articulado das investidas contra as instituições democráticas.
Além disso, os desdobramentos da investigação trazem à tona a gravidade dos fatos, colocando Bolsonaro como uma figura central no esquema.
As evidências reforçam o comprometimento do grupo com uma tentativa de ruptura institucional que, segundo os investigadores, teve início ainda durante o mandato presidencial.
Bolsonaro, por exemplo, teria recebido um rascunho da ‘minuta do golpe’ diretamente do assessor Filipe Martins e do advogado Amauri Feres Saad, e determinado mudanças no texto.
“O então Presidente da República Jair Bolsonaro teria recebido uma minuta de um decreto, que detalhava diversos ‘considerandos’ (fundamentos dos atos a serem implementados) quanto a supostas interferências do Poder Judiciário no Poder Executivo e, ao final, decretava a prisão de diversas autoridades”.
Na lista, constavam a detenção de ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
O documento inicial também decretava a realização de novas eleições devido a supostas fraudes no pleito.
No entanto, Bolsonaro devolveu o documento impondo alguns ajustes. A pedido do então presidente, ficaram mantidas somente a determinação de prisão do ministro Alexandre de Moraes e a realização de novas eleições presidenciais.
Pressão por apoio
Bolsonaro também teria convocado os Comandantes das Forças Militares no Palácio da Alvorada para apresentar o documento e pressionar as Forças Armadas.
Ele contou com o alinhamento de alguns militares, como o comandante da Marinha, Almir Garnier, enquanto outros, como o comandante do Exército Freire Gomes, resistiram.
De acordo com a investigação, as mensagens subtraídas do celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, provam que o então titular do Planalto participou pessoalmente das ações de “pressão” ao comandante do Exército para que aderisse à trama golpista.
Mas, diante da recusa dos então comandantes do Exército e da Aeronáutica em aderirem ao intento golpista, Bolsonaro teve uma nova reunião com comandante de Operações Terrestres (COTER), general Estevam Theóphilo, que aceitou executar as ações a cargo do Exército, caso Bolsonaro assinasse o decreto.
Marinha tinha tanques na rua prontos para o golpe
De acordo com o contato identificado como “Riva”, o comandante da Marinha, Almir Garnier, era considerado um aliado estratégico, descrito como “PATRIOTA”. Riva afirmou em mensagens que “tinham tanques no arsenal prontos”, indicando uma possível preparação militar para apoiar o intento golpista.
Em resposta, o interlocutor sugere que Bolsonaro, referido como “01”, deveria ter tomado uma atitude mais decisiva com a Marinha, afirmando que, se isso tivesse ocorrido, “o Exército e a Aeronáutica iriam atrás”.
As mensagens reforçam a tese de que havia articulação militar entre setores das Forças Armadas para apoiar ações autoritárias que poderiam culminar em uma ruptura institucional.
Braga Netto estimulou ataques e pressões a chefes das Forças
A Polícia Federal afirma que o candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, general Walter Souza Braga Netto, estimulou ataques e pressões aos então comandantes do Exército Freire Gomes e da Aeronáutica Carlos Almeida Baptista Junior, porque estes não estavam aderindo a ações golpistas.
No relatório final, os investigadores afirmam que Braga Netto orientou Ailton Barros – um ex-capitão do Exército que incitava militares a praticarem um golpe –a incentivar pressões e ataques contra os comandantes do Exército e da Aeronáutica.
Em trocas de mensagens com Ailton Barros no dia 14 de dezembro de 2022, Braga Netto chamou Freire Gomes de “cagão” e que a cabeça dele deveria ser oferecida aos leões.
Ao mesmo tempo em que afirmou que “na vitória ou na derrota, está com Sebastião Dias”, o empresário e ex-candidato a Prefeito de Tabira Elias Manu também deixou dúvidas. “Se o médico e ex-prefeito Josete Amaral for candidato pela oposição, eu voto no Doutor”. Foi o que disse ao Show da Tarde, na Cultura FM. Depois […]
Ao mesmo tempo em que afirmou que “na vitória ou na derrota, está com Sebastião Dias”, o empresário e ex-candidato a Prefeito de Tabira Elias Manu também deixou dúvidas.
“Se o médico e ex-prefeito Josete Amaral for candidato pela oposição, eu voto no Doutor”. Foi o que disse ao Show da Tarde, na Cultura FM.
Depois de ter anunciado em 2012 e em 2016 que disputaria a prefeitura de Tabira e ter desistido nas duas oportunidades, o empresário Elias Manu demonstra que anda meio indeciso.
Você precisa fazer login para comentar.